Poemas

Poemas Pier Paolo Pasolini

Resenhas - Poesia de Pier Paolo Pasolini

Adriana Scarpin 08/03/2016

Normalmente em livros de poemas costumo colocar como "resenha" a minha poesia favorita de todo o livro tendo em mente que nada do que eu possa mencionar das qualidades ou defeitos do poeta se equipará a um exemplo prático que o diz por si só. Eu não posso fazer isso com esse livro do Pasolini, pois cada página desse exemplar é elaborado com uma qualidade poética, política e social que é humanamente imposível escolher um trecho que seja. Antologia impecável e nunca pensei que um dia diria isso, mas Pasolini é melhor poeta do que cineasta.
Carlos 30/01/2018minha estante
Estou lendo e gostando bastante.

Emanuel.Silva 01/04/2017

Pier, poeta, Paolo Pasolini
Conhecia apenas o lado cineasta de Pasolini, após ser apresentado a seu ultimo filme "Salò ou os 120 Dias de Sodoma". Fui cativado rapidamente pela historia e o contexto que me contaram de toda a produção deste filme, fiquei intrigado com toda a magia que percorre a historia de seu engajamento politico, social e cultural na Itália e o mistério que permanece referente a sua morte. Algo me manteve preso a Pasolini durante algum tempo, achei o "Salò" um filme pesado, singular, mas ao mesmo tempo um filme com muitas coisas a serem ditas, porém, não me contentei somente com este lado do Pasolini que ele se projetava no fina de seus dias, e voltei para o inicio de sua filmografia, afim de observar de maneira vertical a construção de algumas de suas ideias e etc.

Comecei assistindo seus três primeiros filmes, "Mamma Roma" para mim foi um espetáculo singelo, rico, belo e natural. Dei uma pausa com as obras da sétima arte de Pasolini e fui para suas linhas escritas, Pasolini antes de cineasta era escritor, poeta e um individuo vivendo e existindo em uma Itália nada estável.

A dos escritos de uma pessoa nos permite adentrar um universo subjetivo, mascarado, misterioso, outras vezes verdadeiro, real e único de quem o escreve. Conseguimos isso com facilidade lendo tudo que Pasolini escreveu e esta nessa obra. Um sujeito com a cabeça na sociedade, na movimentação constante, na mutação irrefreável que nos rodeia hoje e rodeava as pessoas do passado. Tive contato com um Pasolini que não para assim como a sociedade que ele vivia, não parava de pensar, analisar, criticas e manter, essa roda girando.

"Neste mundo culpado, que só compra e desdenha,
o mais culpado sou eu, petrificado de pena."
Carlos 30/01/2018minha estante
Bela resenha! Estou imerso nestes poemas e gostando muito.

isa.dantas 19/11/2016

Reunião incrível em uma edição bilíngue, na qual é possível conhecer o trabalho de Pasolini como poeta. Imperdível!

Alexandre Marchito 31/12/2021

Erupção vulcânica de poemas de Pasolini
A organização de Alfonso Berardinelli ficou impecável. (Todo livro de poesia deveria ter tal formato. Principalmente obra completa.)

Apresentação (introdução)
*Pasolini, personagem poeta - Alfonso Berardinelli*, tradução de Maria Betania Amoroso

Segue a erupção vulcânica de poemas de Pasolini.

Concordo com o jovem poeta, Giovanni Rabon, quando fala que: "Pasolini era sempre poeta, mas que era menos quando escrevia poesia". Infelizmente seus poemas são explicitamente estranhos "como um projeto de obras futuras" ou " anotações para poemas a serem escrito".

*Notas* de Maurício Santana Dias completa o entendimento dos poemas.

Maria Betania Amoroso finaliza o livro com chave de ouro. *Nós e ele: Pasolini no Brasil.*

Lana 24/03/2023

Edição primorosa e bilíngue dos poemas do cineasta e escritor Pasolini. Em sua maioria poemas de cunho político/social. Uma boa experiência para quem conhece pouco Pasolini, como eu.