Beije-me Onde o Sol Não Alcança

Resenhas - Beije-me Onde o Sol Não Alcança

1 | 2 | 3 | 4

Eliane406 09/02/2024

Romance histórico
?A história do Brasil é repleta de figurantes que fizeram da trajetória desse país colonizado a nação que somos hoje, não podemos nos orgulhar de onde viemos, porque nesse processo de posse e evolução cívica houveram crueldades sem perdão.

E através de cartas guardadas por pessoas que preservam o acervo histórico, aliada as pesquisas de documentos legais, a autora montou a base do romance factual que narra a trajetória vivida por um conde russo e uma herdeira do café brasileira. O contexto histórico mostra as faces das classes sociais do Rio de Janeiro de 1893, enquanto de um lado há opulência de mansões imponentes grandes festas, do outro ocorre a escravidão de seres humanos, o saneamento básico inexistente, a miséria e um país em confronto.

Usando documentos reais, o romance mostra como os casamentos daquele tempo eram apenas um negócio, um contrato para aliar famílias ricas e manter suas heranças, e apesar de todo o contexto não é agradável ver o quanto uma mulher era usada como objeto, o quanto era engana e até morria por esse amor jamais correspondido, mostra também quando o conde abusa de uma criança ex-escravizada e como ela se torna sua esposa anos depois, tudo isso relatado em 1° pessoa, de forma epistolar, jornalística e em diário dos personagens.

?"Aqui não há liberdades. Os pais ou seus substitutos discutem as futuras alianças em segredo. E uma vez passado o ar gélido das negociações, a moça é avisada. Ou melhor, cai o veredito sem discussões. Ela é convencida de que a promessa do amor surgirá com o passar dos anos. Não há nada de clandestino ou de cínico nesse tipo de decisão prática. Todos precisam ter a garantia de um seguro financeiro. Trata-se de uma fusão de fundos, não de corações."pag.58

Samara 29/10/2023

"Beije-me onde o sol não alcança" é a estreia de Mary del Priore no mundo dos romances, e ela o faz de forma magnífica. Conhecida por seu trabalho meticuloso como historiadora, del Priore tece uma trama envolvente centrada em três personagens reais que nos transporta para o cenário do século XIX. O leitor é conduzido por cidades icônicas como Paris e São Petersburgo, mas é no Rio de Janeiro que a atmosfera do livro se destaca.

A narrativa, rica em detalhes, nos apresenta a complexidade das relações amorosas, dos triunfos e quedas, da sedução e traição em um contexto histórico fascinante. É uma história de paixões, mas também um retrato fiel de uma época, revelando o cotidiano e as nuances culturais da segunda metade do século XIX.

O que mais impressiona é a habilidade da autora em combinar uma pesquisa histórica rigorosa com a fluidez da prosa ficcional. "Beije-me onde o sol não alcança" não é apenas um romance, mas uma viagem ao passado, mostrando que as emoções humanas, suas paixões e tragédias, são eternas e universais.

Recomendado para quem ama histórias de amor embasadas em fatos reais e para aqueles que desejam mergulhar em uma época retratada com precisão e sensibilidade.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/10/2023

Um conde russo, a herdeira de um barão do café do Vale do Paraíba e uma ex-escrava. Unindo as pontas do triângulo, paixões, tragédias, a moral hipócrita de uma época, grandes fortunas, falências, derrocadas... Neste romance que parte de fatos e personagens verídicos, Mary del Priore cria uma narrativa que prende o leitor desde a primeira página. O olhar da historiadora faz um retrato vivo do tempo e dos acontecimentos que o marcaram, mas é a história de amor de Maurice Haritoff, Nicota Breves e Regina Angelorum (nomes reais que parecem inventados) que nos arrebata. Com descrições de uma riqueza impressionante, Mary del Priore nos faz mergulhar na narrativa, nos carrega para dentro da história. Sentimos os cheiros, ouvimos os sons, vemos pelas frestas dos casarões um mundo onde convivem dramas, angústias, ambição, sensualidade, opressão feminina e religiosidade. Somos levados, ou nos deixamos levar. Difícil é voltar da viagem quando o livro acaba.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542205886

Bruna.Ciesielski 30/09/2023

Nicotah....
O livro relata o triângulo amoroso entre um conde russo, uma baronesa do café e uma ex-escrava.

Nascida Ana Clara Breves de Morais, neta do Barão de Piraí, mais conhecida por Nicotah. Casou-se com um conde russo chamado Maurice Harithof e viu sua vida minguar dia após dia em um relacionamento fadado ao fracasso.

Desde os primeiros relatos não simpatizei com Maurice, veio ao Brasil em busca de riqueza e encontrou em Nicotah a chance perfeita de adquirir uma bela fazenda, cafezais e escravos. O golpe perfeito.

Nicotah sempre teve uma saúde frágil e infelizmente não pode ter filhos, ajudou a criar uma ex-escrava que viria a apunhala-la pelas costas no futuro.

Enfim, embora o livro aborde fatos históricos: tempo do império, abolição da escravatura, a história do café tive vontade de desisitir inúmeras vezes, mas não é do meu feitio fazer isso kkkk

Vejo muita tristeza, amargura, deboche, soberba, sentimentos ruins.

Setembro/2023

Mi_lendo23 24/09/2023

Uau!
A autora me surpreendeu com essa obra! Nunca vi algo semelhante: (re)criar um romance através de cartas, notícias e diários pessoais. Sendo todo esse material verídico, mantendo inclusive os nomes verdadeiros dos personagens.

A obra narra a época dos cafezais no Brasil e todas as suas vivências: a escravidão, a luta pela abolição e por fim a declaração da República. E é nesse cenário histórico que acontece a narrativa (real) sobre a vida de Maurice Haritoff, russo, imigrante que se casa com Nicota, herdeira de um barão de café de Piraí. Nicota é moça frágil, sempre doente e que ama seu marido apesar do casamento arranjado.

Com o tempo, Maurice vai perdendo sua fortuna, pois dentre outros acontecimentos, a produção de café no Brasil vai perdendo sua força assim como Nicota, que a cada dia está mais doente.

É nessa época que Maurice começa a ter um caso com uma ex-escrava e a saúde de sua esposa então se deteriora de vez levando-a à morte (não é spoiler. Isso já é dito no início do livro).

Diversas vozes se intercalam nessa narrativa nas cartas, diários e jornais publicados. Uma obra histórica mas também de amor, devoção e crítica à sociedade hipócrita da época.

IG @mi_lendo23

Elis.Naiara 23/06/2023

É uma leitura enfadonha, muitos nomes e lugares, para meu gosto literário muita informação desnecessária para o enredo da história. Espero que logo se torne uma história interessante.
Com o passar das páginas se tornou uma leitura mais fácil, cada página mostrando um ponto de vista. Conta bem por cima como o casal se conheceu e casou, tudo por interesse como era na época. A preocupação da esposa por não conseguir gerar um filho, que entendia-se na época ser uma das obrigações da mulher.
Tive dificuldade de saber quem está escrevendo as cartas, cada capítulo é uma pessoa, e não está descrito de quem é, por muitas vezes li achando que era um e quando cheguei ao final descobri que era outra pessoa. Para mim ficou confuso. Não gostei da leitura.

LucAlio.CAmara 18/04/2023

Beije-me onde o sol não alcança
Primeira vez que leio um romance histórico e da forma que a Mary Del Priore conta é bom de se ler. Ela conta com um linguajar acessível e com uma riqueza de detalhes, curiosidades e peculiaridades da história em si. O romance se passa em 1865 na era do cafezal e da escravidão e finaliza em 1904. O conde Russo se casa com a brasileira Nicotah por puro interesse financeiro e ao longo da história, o leitor perceber isso. Ela praticamente é abandona. Nicotah vive um amor não correspondido e de muito sofrimento. A Escrava que Nicotah criou desde nova traí ela com o marido Maurice. Mas o que a ex - escrava Regina Angelorum faz com sua sinhá é imperdoável assim o que o seu marido Maurice fez com a esposa. Enfim, gostei do contexto histórico, mas achei o livro arrastado apesar de os capítulos serem bem curtos.

Brina 02/02/2023

A pessoa casa de forma arranjada, e por incrível que pareça gosta do marido, anseia pelos seus carinhos, é quase um milagre. Mas o "Zé mané" não quer ?
Trai a mulher de tudo quanto é jeito , aff?
O contexto histórico é bem interessante e rouba a cena diante do Romance apresentado.
Com um ritmo bem lento, é um bom livro.

ElisaBrubs 01/02/2023

Gostei da leitura! É um livro extenso, quase 400 páginas, as cartas ou textos escritos tem vários autores: Maurice, sua mãe, Nicotah, o jornalista, algumas amantes e a Regina.
O mais importante são os fatos históricos e forma de vida da sociedade ao longo desse tempo e que são retratados pelos olhos desses personagens.
Achei inteligente, mas o romance não empolga e fica em segundo plano.

Debora 17/01/2023

Um romance com pano de fundo histórico
Quer conhecer a história do Brasil no fim do século XIX? Há livros muito melhores.
Quer ler um romance? Há livros muito melhores...
Quer entender um pouco sobre como são os russos e entender a ruína da aristocracia e sua fuga para a Europa? Melhor buscar um autor russo.
Neste, a leitura é chata. A história se resume a uns episódios e algumas cartas irrelevantes. Realmente não vale o tempo de ler as 320 páginas.

Eledir Gonçalves 21/12/2022

Mistério passados
Um conde russo, a herdeira de um barão do café do Vale do Paraíba e uma ex escrava.Unindo as pontas do triângulo, paixões, tragédias, a moral hipócrita de uma época, grandes fortunas, falências, derrocadas... É a história de amor de Maurice Haritoff, Nicota Breves e Regina Angelorum (nomes reais que parecem inventados) que nos arrebata. Com descrições ricas sentimos os cheiros, ouvimos ossos, vemos pelas frestas dos casarões um mundo onde convivem dramas, angústias,ambição, sensualidade, opressão feminina e religiosidade. Somos levados, ou nos deixamos levar. Difícil é voltar da viagem quando o livro acaba.

Daniel Lucca 09/12/2022

Historico
Nessa ficção histórica a autora trás muito conteúdo em forma de cartas e pensamentos das personagens, envolvendo o leitor em um Brasil colônia pré proclamação da República e abolicionista.

Apesar do enredo ser um 3 amoroso isso só se desenha na parte final do livro.

Ivy 29/07/2022

Beije-me onde o sol não alcança
Adoro ler livros que me contem um pouco mais sobre a nossa história? Baseada em documentos reais, o livro conta a história de amor entre um conde russo, uma baronesa do café e uma ex escrava no século XIX. Enquanto fazia a leitura imaginava o potencial que o livro teria se fosse adaptado para a tv, através de uma novela ou mesmo uma minissérie, daquelas históricas e grandiosas que o Brasil sabe ter?

1 | 2 | 3 | 4