Beije-me Onde o Sol Não Alcança

Beije-me Onde o Sol Não Alcança Mary del Priore

Resenhas - Beije-me Onde o Sol Não Alcança

1 | 2 | 3 | 4

LucAlio.CAmara 18/04/2023

Beije-me onde o sol não alcança
Primeira vez que leio um romance histórico e da forma que a Mary Del Priore conta é bom de se ler. Ela conta com um linguajar acessível e com uma riqueza de detalhes, curiosidades e peculiaridades da história em si. O romance se passa em 1865 na era do cafezal e da escravidão e finaliza em 1904. O conde Russo se casa com a brasileira Nicotah por puro interesse financeiro e ao longo da história, o leitor perceber isso. Ela praticamente é abandona. Nicotah vive um amor não correspondido e de muito sofrimento. A Escrava que Nicotah criou desde nova traí ela com o marido Maurice. Mas o que a ex - escrava Regina Angelorum faz com sua sinhá é imperdoável assim o que o seu marido Maurice fez com a esposa. Enfim, gostei do contexto histórico, mas achei o livro arrastado apesar de os capítulos serem bem curtos.

Ladyce 02/01/2016

Tenho a impressão de que sempre lerei os livros de Mary del Priore com prazer. A história me fascina e meu conhecimento da história do Brasil tem se beneficiado muito com os livros da autora. Continuei sendo beneficiada pelo seu conhecimento na leitura de Beije-me onde o sol não alcança, o primeiro livro de ficção histórica de Mary del Priore. O volume de informações sobre o século XIX, tanto das fazendas cafeeiras do estado do Rio de Janeiro, como sobre a capital do império; o manancial de informações sobre costumes da época desde o aparecimento do espiritismo no interior ou de como um padre local resolveu essa questão; das roupas, da divisão dos escravos entre aqueles que trabalhavam dentro de casa, dos que trabalhavam no campo e dos que vendiam produtos para seus senhores, tudo isso foi fascinante.

Também de grande valia foi saber como os títulos nobiliárquicos eram adquiridos, por quem; que havia homens negros barões; saber dos paralelos entre a escravidão no Brasil e aquela na Rússia; saber como as fazendas cafeeiras de meados do século XIX no Rio de Janeiro eram organizadas, tudo isso foi de uma riqueza tão grande que no momento reconheço que não posso medi-la porque sei que são informações a que poderei recorrer quando e se necessário no futuro.

Mas como obra de ficção esse livro deixa a desejar. Talvez por querer iluminar o leitor com seu conhecimento Mary del Priore perca a oportunidade de fazer uma história mais lesta, mais dinâmica. Muito do que ela passa talvez fosse melhor administrado através de ações, de diálogo. Tenho a impressão de que deu-se uma batalha entre a autora historiadora e a ficcionista. A historiadora venceu. Não perdemos com isso, como leitores, porque a informação continua lá. O que perdemos foi a sensação de que esses personagens (que foram reais) existiram de fato, em carne e osso. Que a vida, dinâmica, feliz e cruel era vivida. Mesmo assim essa é uma leitura é pra lá de interessante.

Não sei se por marketing, por tentar encontrar uma maneira de popularizar essa vinheta da vida brasileira, acho que a descrição da capa “O triângulo amoroso de um conde russo, uma baronesa do café e uma ex-escrava no século XIX”, um exagero. É claro, tudo isso está no texto, mas a importância desse triângulo amoroso não é tão relevante quanto expresso acima. Foi marketing e desnecessário porque a história é ótima, mesmo antes da amante ex-escrava entrar em cena. Fato é que mais da metade do livro se passa sem que ela entre na história.

De qualquer modo, uma boa leitura e muito enriquecedora.

NOTA: Excelentes notas e bibliografia no final da obra.

Claire Scorzi 02/01/2016minha estante
Obrigada pela resenha :)

Clarissa 05/02/2016minha estante
Gostei da tua resenha! Eu gosto muito da Mary del Priore, mas não tive sorte no livro que eu comprei.
Para minha surpresa as páginas enumeradas abaixo estavam em branco, impossibilitando o entendimento da narrativa.
Páginas faltantes: 162, 163, 166, 167, 170, 171, 174, 175, 178, 179, 182, 183, 186, 187, 190, 191.
Espero que a editora faça um recall dos exemplares.

adjalina.menezes 29/12/2021

Iludida pelo título
É um bom livro. Já sabia se tratar de um romance histórico, mas acho que a autora poderia ter carregado na parte ficcional e o título me induziu a achar que era iria fazê-lo. Fiquei um pouco frustrada confesso. Mas a leitura vale a pena.

Brina 02/02/2023

A pessoa casa de forma arranjada, e por incrível que pareça gosta do marido, anseia pelos seus carinhos, é quase um milagre. Mas o "Zé mané" não quer ?
Trai a mulher de tudo quanto é jeito , aff?
O contexto histórico é bem interessante e rouba a cena diante do Romance apresentado.
Com um ritmo bem lento, é um bom livro.

Carol 30/06/2022

Livro de fácil e rápida leitura, tem algumas partes picantes, mas em alguns momentos não deixa claro quem está narrando. Porém, há riqueza de detalhes de como era, principalmente, o Brasil naquele tempo.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 13/06/2022

Resenha: Beije-me Onde o Sol Não Alcança | Uma História de Amor no Século XIX | Mary del Priore
Beije-me Onde o Sol não Alcança é um romance de época/histórico escrito pela Mary del Priore, corresponde a Editora Planeta sendo de literatura nacional. Eu li esse livro em ebook. Eu li esse livro na lc do #clubedaspaginas no mês de Maio e sempre é uma excelente experiência participar dessas leituras coletivas.

"Beije-me, Maurice, beije-me onde o sol não alcança."

Esse livro contém: sumário, capítulos nomeados com o conteúdo e sobre a escritora. Capa e projeto gráfico: Angelo Allevato Bottino, Revisão: Jane Pessoa e Silvana Salerno, Preparação de texto: Manoela Sawitzki. Essa obra é epistolar, ou seja, escrita por cartas com um triângulo amoroso, uma história de amor no século XIX. Triângulo amoroso: de um conde russo, baronesa de café e ex-escrava do século XIX.

"Ele diz que quando eu durmo, ronrono como um gato sobre um tapete, diante da lareira."

Um casamento por interesse e Maurice conhece ela no dia do casamento, para se livrar da situação difícil da família na Rússia e resolve casar com a Nicota. Como é por catas sabemos a história com cortes. A Regina faz parte da vida da Nicota que tem relacionamento com o Maurice. Muito interessante o contexto histórico. Regina fica doente pela traição, é uma história ficcional com fatos históricos reais e muito bem pesquisado, a história do Brasil com incríveis detalhes.

"Depois, ela advertiu, será preciso ler toda a obra de Victor Hugo: romances, sátiras, dramas, poemas, crítica e discursos."

Eu gostei de ler esse livro mesmo que eu não dei a nota máxima em destaque foi uma leitura rápida para mim por ser epistolar em cartas e o rico conteúdo histórico abordando sobre o Brasil. Também não tenho avenças com triângulos amorosos, foi uma leitura bem interessante e foi minha primeira leitura com essa escritora e futuramente poderei ler mais obras dela. Eu indico esse livro e foi ótimo o debate no @clubedaspaginas também indico essa leitura coletiva se quiserem conhecer. E esse livro está disponível na Amazon e outros sites facilmente encontrado.

"PS.: Manuel e compadre também mandam lembranças."

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/06/resenha-beije-me-onde-o-sol-nao-alcanca.html

Tamara 06/12/2015

Uma história riquíssima em detalhes sobre o Brasil do século XIX
Esse foi um dos livros que mais me causou ansiedade e expectativas durante esse ano. Gosto muito de enredos históricos, e este aliado ao Brasil e escrito pela autora Mary Del Priore, uma grande historiadora de quem já li várias outras obras, deveria ser um prato cheio e um livro maravilhoso. Porém assim que comecei ler percebi que não seria tudo aquilo que eu esperava.
Esse é o primeiro livro de romance da autora, ela já possui vários outros publicados porém todos são apenas de história. E toda essa carga histórica que ela trás durante sua carreira afetou um pouco o romance, uma vez que durante a leitura temos a impressão por muitas vezes de estar lendo algo muito técnico, ao invés de uma história de ficção. Senti por várias vezes uma história muito amarrada, com vários monólogos, sem diálogos para dar uma quebrada na dureza da narração.
Por outro lado o livro é impecável em suas descrições. Essa foi uma das obras mais perfeitas que já li a respeito do século XIX em relação a descrição da época, costumes, pessoas e por vezes até a linguagem comum na época foi colocada no livro. O leitor se sente dentro das fazendas de café, ao lado das mulheres que não tinham voz e dos homens autoritários. Se sente nas festas dos escravos e em meio as mobílias antigas, além de que a descrição da cidade do Rio de Janeiro é sensacional.
Os personagens foram muito bem retratados, porém não me senti atraída por nenhum em especial. Nicota é a típica mulher submissa que sofre por não receber o amor que deseja. Maurice é também um homem típico da época que pensa ser justo traições. Regina, a responsável por criar todo um triângulo amoroso me causou raiva por não evitar as investidas do conde.
A ambientação no rio de janeiro foi muito boa, a descrição das fazendas, dos bairros, do centro da cidade. Já paris que é um dos ambientes em que Nicota e o marido viviam alguns meses não foi tão explorado e senti falta disso.
O livro é narrado em primeira pessoa por três personagens distintos: Nicota, Maurice e um jornalista aspirante a escritor que não tem sua identidade revelada mas que é alguém que convive com Nicota e observa todos os acontecimentos da vida do casal e também ambienta o leitor nos acontecimentos do país. A divisão em capítulos é por lugares, sendo eles: Rio de janeiro, trem, Paris, Redação do jornal e etc.
O título, Beije-me onde o sol não alcança é o que mais me chamou atenção, mesmo antes de eu saber sobre o que tratava o livro. É muito elaborado e criativo, e acaba ilustrando todo o desespero e a carência de Nicota.
Recomendo para todos os leitores que gostam de livros históricos e que desejam conhecer um pouco do Brasil por meio de ficção, e que querem ter em mãos uma obra bem escrita que prende o leitor do início ao fim.
Espero que Mary continue por esse caminho de romances históricos e nos presenteie com muito mais do seu vasto conhecimento.

site: Reflexões sobre a história e mais sobre o enredo em: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beije-me-onde-o-sol-nao-alcanca.html
MarioLuiz 07/04/2016minha estante
É um romance, porem não é ficção, os personagens, com nomes que parecem fictícios, mas são quase todos reais, talvez não o jornalista, já que a autora usa pesquisa de jornal da época dos fatos ocorridos para ilustrar ainda mais os fatos e usa este jornalista. As cartas escritas são todas de autorias dos personagens reais, leiam o livro alem da bibliografia e encontrarão as explicações da autora.

Eloiza Cirne 13/01/2023minha estante
Concordo com sua opinião. Tudo muito desconectado.

Debora 17/01/2023

Um romance com pano de fundo histórico
Quer conhecer a história do Brasil no fim do século XIX? Há livros muito melhores.
Quer ler um romance? Há livros muito melhores...
Quer entender um pouco sobre como são os russos e entender a ruína da aristocracia e sua fuga para a Europa? Melhor buscar um autor russo.
Neste, a leitura é chata. A história se resume a uns episódios e algumas cartas irrelevantes. Realmente não vale o tempo de ler as 320 páginas.

Daniel Lucca 09/12/2022

Historico
Nessa ficção histórica a autora trás muito conteúdo em forma de cartas e pensamentos das personagens, envolvendo o leitor em um Brasil colônia pré proclamação da República e abolicionista.

Apesar do enredo ser um 3 amoroso isso só se desenha na parte final do livro.

Aniquele 11/06/2021

Apesar de ser descristo como um romance, um triângulo amoroso, essa relação fica em segundo plano. O livro é incrivelmente interessante por mostrar como se deu o fim da escravidão e a passagem da monarquia para a república, mostrando como todas essas mudanças foram recebidas pela alta sociedade e os impactos que sofreram.
É um livro que você não quer parar de ler, é escrito através de algumas cartas com, tem uma narrativa fluida e interessante. Além disso, trata um pouco sobre o patriarcado, adultério entre tantas outras coisas que pertenciam a cultura da época.

ElisaBrubs 01/02/2023

Gostei da leitura! É um livro extenso, quase 400 páginas, as cartas ou textos escritos tem vários autores: Maurice, sua mãe, Nicotah, o jornalista, algumas amantes e a Regina.
O mais importante são os fatos históricos e forma de vida da sociedade ao longo desse tempo e que são retratados pelos olhos desses personagens.
Achei inteligente, mas o romance não empolga e fica em segundo plano.

1 | 2 | 3 | 4