Trainspotting

Trainspotting Irvine Welsh

Resenhas - Trainspotting

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria675 08/04/2024

?Não tinha nem graça. To falando do iggy pop.?
Eu sou suspeita a fazer a resenha desse livro porque sou SUPER fã dos filmes, pensei que não tinha tradução aqui no Brasil e quando descobri fui imediatamente ler. A escrita é grotesca e impropria, vulgar e nada certeira, mas consegue passar exatamente a agonia e o que é ser um jovem-adulto viciado nos anos 90. Adoro as referências ao Bowie, Iggy, the smiths misturando com a loucura da heroína, maconha e outras drogas. No livro existem bem mais personagens que no filme, foram condensados apenas no grupo de 5 jovens. O Tommy era e ainda continua meu protegido junto com o Spud e confesso que fiquei chocada quando li que o primeiro se drogava bastante ??? mas a heroína também foi sua queda infelizmente. Achei legal também o jeito que o livro foca mais em contar sobre o que se passa na cabecinha de cada um dos personagens individualmente, tirando a ênfase que o filme da para a venda daquele pacote de heroína. Adorei também as pequenas histórias mostrando o pânico de pessoas que não se envolviam muito nas baladas, shows e pontos de droga com medo de pegar HIV, adendo também para o foco maravilhoso que as mulheres tiveram em alguns capítulos do livro mostrando o quão difícil é lidar com HOMENS, e não digo especificamente só os drogados mas sim todos. Esse livro é maravilhoso, maravilhoso e maravilhoso. Quem leu garota interrompida com certeza vai gostar desse também.

milena1118 06/02/2024

Escolha a vida, escolha não escolher a vida
Uma surpresa muito agradável. Chega um ponto da leitura que você apenas tem que admitir que é um bom livro, pois cumpre todos os requisitos de um, embora desafie todos esses aspectos: escrita boa, mas desconfortante -, história envolvente, mas imoral, nojenta, absurda -, personagens interessantes, mas grotescos, detestáveis (menos o spud, estarei com ele nas trincheiras), e o pior de tudo, reais!

Incrível pensar que um conteúdo desse nível pode ter saído da mente de um ser humano, mas gosto da maneira como o Irvine Welsh não pega leve ao escrever as coisas mais perturbadoras que você irá ler em sua vida simplesmente por querer fazer.

Gosto também da maneira como cada narrador tem suas especificidades e da pra perceber, mesmo sem citação de nomes quem é cada um, isso é uma habilidade de escrita muito admirável e faz com que um laço (de amor ou ódio) seja criado com cada personagem.

Adorei o capítulo com protagonismo feminino. É muito bom ver a discrepância entre o universo de drogas e violência dos homens e como eles agem frente a isso e o mesmo contexto aplicado na visão das mulheres. Pena que foram pouquíssimas páginas mostrando isso e acredito que as personagens mais complexas poderiam ter sido muito mais desenvolvidas (principalmente a Lesley com a morte da filha, particularmente foi um plot que me interessou muito).

Enfim, realmente muito bom!

salles27 17/01/2024

???????
O começo do livro eu fiquei meio perdido com os personagens e os apelidos, depois que me acostumei me diverti bastante com algumas histórias e ao mesmo tempo tive bastante nojo de outras.

Alguns personagens como o Rents são bem complexos e interessantes de acompanhar, mas em algum momento você fica meio cansado de toda essa transição entre eles.
Phil.Surniche 17/01/2024minha estante
Tem a continuação. Recomendo!!!

bieussauro 25/12/2023

Quanto custa a liberdade?
O livro é definitivamente uma montanha russa de momentos e emoções pra qualquer um que o leia e nos traz uma reflexão importante sobre o valor da liberdade e o que estaríamos dispostos a fazer para alcançá-la.

Edirlan 30/10/2023

Um retrato do fim do estado de bem estar social Britanico
Abordar o vício na perspectiva de usuários viciados assumidos e conformados me convenceu de cara a ler esse livro, e fiquei satisfeito com a leitura ao saber que o livro trata de coisas muito além disso. O livro também fala de:

-A questão trabalhista pós neo liberalismo e como isso afetou uma geração inteira a se torna blase e pessimista.
-Nacionalismos em conflito no Reino Unido, IRA, conflito de católicos e protestantes na escócia.
-Questões de gênero, como o machismo obriga os homens a terem uma aparencia mais ''bruta'' e como isso fode a cabeça deles.
- Estado de bem estar social e sua decadência para assistencialismo
- Xenofobia e racismo

E todos os assuntos se misturam de maneira orgânica, no livro um dos personagens cita uma frase de teceiros que se drogar é auto-defesa. Como latino americano eu tendo a achar esses europeus privilegiados de merda que não sabem o que estão dizendo ao concordar com uma frase dessas, mas entendo que questões históricas e sociologicas mais profundas permeiam o termo ''sobrevivencia'' do que a mera questão material. A sociedade britânica apresentada no livro possui estratificações sociais bem sedimentadas, onde desde de criança o cidadão já tem mais ou menos determinado o seu destino. A resignação de ser sempre avaliado pelo que produz frente a sistema de métricas, e de se comportar sempre pelo que se espera da sua classe social, não chegou para todos os jovens que viram o mundo da ''era de ouro'' do capitalismo implodir durante o neo liberalismo. Uma geração que cresceu com amplo acesso a bens materiais e informação como nunca antes chegava na vida adulta e via que seu destino era bem limitado, mas que nas drogas encontraram uma miragem de deleite infinito das coisas... Esse é o retrato que tiro da obra de Irvine.

João 25/09/2023

Ótimo
Um livro que traz de forma impressionante e realista a realidade dos jovens pobres da periferia de Edimburgo.

sofia124 22/09/2023

Trainspotting tem a linguagem mais abrasiva que eu já lidei, e também os personagens mais complexos. spud e bagbie pra mim são grandes destaques positivos da história (principalmente o spud!). aula de construção de personagem. e eu gosto até mesmo da narrativa não-linear, que eu sei que incomoda algumas pessoas.

Ronan 13/08/2023

Essa é uma história que eu gosto muito, adoro a adaptação desse livro e o livro não me decepcionou.
A única coisa que eu não curto muito é a forma do Irvine escrever, eu entendo o motivo dele escrever da forma que escreve, mas me cansa muito ler livros assim.
Mas em geral é um ótimo livro!

Vitória 01/08/2023

Caótico
É meio caótico no começo até vc entender qual pov vc tá lendo, e de um capítulo pra outro tem uns saltos temporais sem contexto só no feeling.
Não é uma leitura leve, mas é bem imersiva. Você simpatiza por um ou outro personagem, outros vc quer que se virem com um copo de água, limão e duas colherzinhas de cloro.

Guilherme 18/02/2023

O livro é caótico, e isto é bom.
Em um capítulo está tudo bem e no outro já se passou 3 meses e todo mundo está na merda novamente.
E uma das melhores coisas desse caos é você não saber de quem é o capítulo, rola um joguinho onde você tenta descobrir de quem é o capítulo, principalmente nos capítulos onde não citam diretamente o nome do protagonista, então você avalia as ações, os pensamentos ou até mesmo o jeito de falar para descobrir de quem é o POV.

Fábio Morcego 05/02/2023

Bem diferente do filme.
Como não poderia deixar de ser, o livro é bem diferente do Filme.
Algumas personagens do livro não existem no filme, algumas passagens foram adaptadas para outros personagens, várias outras histórias paralelas foram suprimidas no filme, mas é claro que muita coisa do filme tambem tem por aqui.
Vale a curiosidade se você é fã do filme ou da literatura do Irvine Welsh.

Manuela 22/01/2023

Bem,eu escolho não escolher a vida.
A escrita é ótima, o sotaque que eles têm é muito bom kkkk conseguiu me passar emoções, me peguei rindo da situação dos personagens algumas vezes, mas algumas coisas deixam a desejar, eles citam muitos personagens desnecessários e o livro não tem um objetivo em si,o que me incomoda um pouco. Há mais de um personagem que narra a história e é meio complicado se acostumar com isso, é complicado saber quem está narrando já de cara. Foi uma leitura com autos e baixos, havia momentos em que eu me sentia dentro do livro, outros em que achava desnecessário e raso, o que deixava a leitura mais lenta e me fazia viajar em pensamentos sem nenhuma relação com o livro kkkk Bem não recomendo para todos, tem partes pesadas e é uma história meio "vazia".

Camila 14/11/2022

Trainspotting
Eu demorei um pouco para terminar esse livro, pois é necessário se acostumar com os diferentes narradores e a não lineariedade da história. Mas assim que isso passa, até que é uma leitura interessante, ainda que incômoda em bastante parte, já que tudo é descrito sem muitos filtros.

Porém, eu estava até curtindo e rindo com as situações inusitadas e precárias que os personagens iam narrando e passando, a linguagem deles tem um humor obscuro e que me arrancou risadas.

É um livro que definitivamente vai a fundo ao mostrar esse grupo de amigos que, entre tantas coisas que poderiam ter em comum, têm o uso de drogas como o fio condutor de suas vidas. O Mark Renton é meio que o protagonista e está sempre parando ou voltando a usar drogas.

Gostei que o livro em momento nenhum busca romantizar os atos dos personagen, mas sim apenas mostrar de maneira bastante realista como é a vida deles em meio a altos e baixos. Em grande parte momentos baixos, de fraqueza, de morte de amigos, de doenças, dificuldades financeiras e mais uma penca de problemas. Não é um livro que amei, mas a leitura foi muito boa!

giuly 23/09/2022

horrível 10/10
definitivamente um dos livros mais PODRES que eu já li, e uma das melhores experiências que já tive. preocupante o quanto me identifiquei com algumas partes kkkkkkkkkk (isso não é um pedido de socorro estou melhor)

Paprica 12/09/2022

Choose a life. Choose a job. Choose a career. Choose a family.
Esse é um dos meus livros favoritos.
Acho incrível que cada capitulo é um personagem diferente e com o passar do tempo você começa a identificar eles só pelo modo da escrita, é muito característica e é muito interessante ver a história por diversos ângulos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6