O Livro dos Peixes de William Gould

O Livro dos Peixes de William Gould Richard Flanagan

Resenhas - O Livro dos Peixes de William Gould

Patrick 23/09/2020

Peixes...
Particularmente achei a narrativa bem arrastada. E senti vontade de abandonar a leitura (em mais de um momento). Mas, em um determinado ponto a história proposta fica mais clara e há aspectos intereressantes. Um deles é um viés filosófico e psíquico diria: quantas pessoas não constroem uma vida, uma identidade aparente, fundamentada em fantasias e mentiras, para sobreviver as frustrações cotidianas, fugindo daquilo que chamamos realidade?
O livro apresenta também, de certa forma, como se deu a colonização britânica na região da Oceania. O modelo de "civilização" eurocêntrica levado ao chamado novíssimo continente, sem dúvida, recebe bem vindas críticas.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

O falsário William Gould, " homicida condenado, pintor & numerosas coisas desimportantes", cumpre pena numa cela que é invadida diariamente pelas marés da ilha da tasmânia. Na prisão, é obrigado a executar uma insólita tarefa: pintar um livro de peixes. A partir desse personagem real do século XIX, Richard Flanagan cria uma hilária galeria de colonizadores, ladrões e cientistas, num épico tragicômico e picaresco que mistura alta literatura com o tom dos livros de aventura. Neste premiado romance, arte, ciência e história se confundem com a imaginação delirante de Gould, seu único meio para sobreviver ao período mais cruel do colonialismo inglês.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525060617

Letícia 30/07/2013

...
O livro é muito legal, uma história cheia de aventuras!!! muito empolgante e divertido! Mas o primeiro capítulo e o último, escritos por quem encontrou o livro são muito cheios de mimimi...

Julio.Argibay 21/01/2018

Viiiiixe
A estoria se passa na Tasmania, antiga colonia inglesa de condenados. Um prisioneiro encontra um livro com gravuras de peixes e reproduz algumas delas pata o chefe local. Os capitulos sao divididos em diversas estorias, aparentemente sem ligacao. Tem q ter sangue no olho. Boa sort
e.

marcadeods 29/04/2023

Uma grande e feliz surpresa
Narrando a perspectiva de alguém que é marginalizado desde o seu nascimento, William Gould conta sobre toda sua trajetória de vida que o fez, no começo da fase adulta, ser condenado a prisão. E dentro do regime carcerario em que lhe é imposto ele clandestinamente expõe tudo que cerca uma colônia penal: como é sua estrutura física e hierárquica, o que a mantém (socialmente, economicamente e estruturalmente) e como isso é um reflexo histórico dos processos sofridos de países que sofreram com invasões e imposições de países eurocentrados.

Através de uma narrativa quase que epistolar, acompanha-se a história do William Gould através dos seus manuscritos escritos comparando suas situações, aprendizados e traumas através de uma comparação com os peixes que pintava, vemos a complexidade e a profundidade do autor em buscar comparações não somente na estrutura e modos de vivências e sobrevivência dos peixes citados, como também comparando (de forma direta ou indireta) suas cores, formas e até últimos suspiros de vida com as fases, sentimentos e intensidade que o protagonista descreve tudo que lhe transpassa.

Em uma narrativa muito mais densa que o esperado por mim encontrei um apego e desprezo por personagens que vão representar o preconceito (principalmente com negros e estrangeiros) vivenciados de modo exacerbado pelos prisioneiros (literais ou do sistema) na ilha da Tasmânia.

Uma experiência literária muito mais difícil de descrever pois não parece ser viável por em palavras tudo aquilo que o livro me causou e impactou. Confiem em mim e leiam.

CAMBARÃ 02/11/2023

O Livro dos Peixes, escrito por William Gould, é uma obra primorosa que explora com maestria a delicadeza e complexidade do mundo marinho.
Com uma narrativa refinada, o autor nos conduz por um mergulho profundo nas profundezas dos oceanos, revelando não apenas a diversidade de espécies de peixes, mas também as diversas questões que permeiam esse universo aquático.

Gould apresenta uma abordagem única ao tratar dos diferentes tipos de peixes, revelando suas peculiaridades físicas, hábitos de vida e até mesmo mitologia associada a eles.
Por meio de uma escrita descritiva e ao mesmo tempo poética, o autor consegue transmitir ao leitor a beleza e a fragilidade desse ecossistema marinho.

Além disso, O Livro dos Peixes não se limita apenas a ser um guia sobre a vida marinha.
O autor consegue explorar questões mais amplas, como a preservação do meio ambiente e a importância de cuidarmos dos oceanos.
Através das páginas do livro, somos questionados sobre nosso papel na proteção dessas espécies e na conservação dos ecossistemas marinhos.

A escrita de Gould é envolvente e poética, transportando o leitor para um mundo de cores vivas e criaturas exóticas.
Suas descrições minuciosas permitem que visualizemos cada peixe em sua plenitude, quase sentindo a água salgada em nosso rosto enquanto nadamos ao lado deles.

Como um crítico literário, é impossível não reconhecer a beleza e a relevância de O Livro dos Peixes.
Gould nos presenteia com uma obra que combina conhecimento científico e sensibilidade artística de forma excepcional.
É uma leitura indispensável para os amantes da natureza, os apaixonados pelo mar e aqueles que desejam aprender mais sobre a diversidade do reino animal.

Em suma, O Livro dos Peixes de William Gould é um verdadeiro tesouro literário.
Com sua prosa vívida e sua abordagem única sobre o mundo marinho, o autor nos proporciona uma experiência enriquecedora, uma verdadeira imersão nos mistérios e maravilhas do oceano.
Recomendo essa obra a todos que desejam se encantar com a natureza e refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos.