O Destino

O Destino Lene Kaaberbøl

Resenhas - As Crônicas da Verdade

Iza 22/04/2020

O Destino
Um livro mitológico que me fez imaginar como seria um mundo com dragões. Super recomendo para quem gosta de fantasia,emoção e aventura.

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

AS CRÔNICAS DA VERDADE: O Destino
Se tem algo que me deixa super feliz enquanto leitora é apostar em livros pouco explorados e encontrar obras bacanas. As Crônicas da Verdade vinham passando batido por mim há meses. Eu achava a capa bonita, a trama parecia interessante, mas sempre ficava pra a próxima. Até que dessa vez resolvi encarar. Eu sai de uma ressaca forte de um livro que tinha finalmente terminado a pouco e ele foi exatamente o que eu precisava.

O Destino é uma história de fantasia juvenil, recomendada para maiores de 12 anos, apesar de nossa protagonista ser mais nova que isso. Dena tem apenas 10 anos e quando comecei a ler me perguntei o porquê da idade do leitor precisar ser maior. Mas eis que não foi assim tão difícil de descobrir.

Não se engane pela capa ou pela juventude da protagonista que essa será uma leitura leve. Essa menina vai passar por altos e baixos e há cenas aqui que podem até deixar o leitor incomodado. Eu pelo menos me senti. E é fácil esquecer da inocência de Dina pela forma firme como ela narra a história, mas quando retomamos sua idade, fiquei bastante intrigada com uma cena forte em especial que o livro apresenta.

Alguns podem dizer que há uma falta de caracterização da idade, por ela ter uma voz mais madura. Eu achei que acabou por encaixar bem. Ela é jovem, mas já é calejada, foi rejeitada por todos exceto sua família. Dina tem sim atitudes infantis quanto a algumas coisas, e logo no início temos uma cena que retrata isso, ou por sua teimosia. Mas na hora que ela vê que a coisa saiu do controle, a coragem e seriedade pesa sobre a garota.

“Acho que foi ai que me transformei em gelo. Não sei explicar melhor. Meu corpo não parou de sangrar, latejar e doer. Apenas parecia não ter mais importância.”

O dom que ela carrega não é fácil e já cobrou uma parte de sua juventude. Mas ela jamais achou que a iria colocar em tamanho apuro. Ela mora com a mãe, o irmão mais velho e uma irmã mais nova nos arredores de Birches, um vilarejo. Mas tem que deixar sua casa e irmão pra trás quando é requisitada a juntar-se a mãe na missão em que ela foi chamada.

A partir desse ponto da história descobrimos que a trama tem bem mais desdobramentos do que aparentou num primeiro momento. Aconteceu um assassinato e a pessoa que deveria ser culpada não parece assim tão responsável, o que desenrola uma série de problemas para as Shamers, já que elas que são responsáveis por averiguar isso. Também temos dragões aqui, e eles não são criaturas legais e adoráveis, pelo menos do que se pode ver nesse primeiro volume. Eles estão presos e são tratados como predadores, jogados em arenas para se alimentar de pessoas.

Eu me conectei com Dina logo nos primeiros capítulos e gostei muito de ter sua voz narrando a história. Ela é muito corajosa e vê o bem nas pessoas, mas é apenas uma criança, sente dor e se quebra também aos poucos, conforme é mal tratada e até torturada em um momento específico. Cena essa que me deu as explicações que eu precisava sobre a idade indicada do livro.

Eu confesso que estava esperando uma história boba, mas para a idade que o livro é recomendado, achei a trama super costuradinha e bem escrita. Fiquei até empolgada pra dar continuidade, mesmo não sendo exatamente o público alvo (já faz uns bons anos que sai dos 12 anos, sejamos sinceros). E eu tenho tido uma boa experiência com livros juvenis. São leituras que uso para intercalar com livros mais densos, pesados ou longos, e que ajudam a dar um gás nas minhas leituras, e tem funcionado muito bem.

As Crônicas da Verdade são uma ótima escolha pra inserir jovens na leitura e apresentar uma história de qualidade, com questões importantes. Aqui há um dialogo sobre o quanto somos capazes de encarar a nós mesmos. Do quanto ver tudo o que somos pode ser visto como algo que nos machuca e nos envergonha, porque damos um maior valor a nossas falhas do que ao que temos e fizemos de bom. E, claro, como afastamos as pessoas ao nosso redor que são capazes de ver essas falhas, mesmo que elas queiram somente nosso bem.

site: http://resenhandosonhos.com/as-cronicas-da-verdade-o-destino-lene-kaaberbol/

https.pyyh 27/08/2023

Me surpreendeu de um jeito incrivelmente bom!
Fiquei completamente boquiaberta com o desenrolar desse livro e tenho muito a dizer sobre ele!!

tenho que admitir que foi bastante surpreendente para mim esse livro ter me cativado e eu ter gostado tanto assim da história, já que eu não colocava muitas expectativas nele por puro preconceito de capa (mas quando dizem para você: "não julgue o livro pela capa", às vezes vale a pena dar uma chance).

o livro é voltado para o público infantojuvenil (recomendado para maiores de 12 anos), muito provavelmente por causa da protagonista ser uma criança e a história envolver dragões e poderes, mas os temas abordados estão longe de serem leves e infantis, e envolvem muito mais do que apenas a fantasia mística em um universo encantador poderia...

a personagem principal que tem a sua voz narrando a história, Dina Tonerre, é uma garota de apenas dez anos que possuí poderes de uma Shamer e com um senso de maturidade e coragem invejáveis...
e embora ela seja apenas uma criança e em alguns momentos aja de acordo com sua idade (sendo teimosa e se magoando quando é excluída das brincadeiras), ela, ainda assim, é uma garota muito forte e uma protagonista impressionante!

a trama, ainda que consideravelmente simples, é cheia de reviravoltas e surpresas que conseguem te deixar preso a leitura por horas, com personagens tanto amáveis quanto odiáveis, e com o conteúdo bem escrito.

?As Crônicas da Verdade: O destino? para mim foi uma escolha de livro estranhamente surpreendente e que superou muito mais do que as minhas expectativas estipulavam (o que é algo que, particularmente, me alegra).

espero que no futuro eu tenha a oportunidade de ler a continuação desse livro e descobrir seu desfecho, que com certeza não vai me decepcionar, mas por ora, estou satisfeita com a história e impressionada com a qualidade...

sem dúvidas recomendo a leitura, 5 de 5 estrelas.