Amor Entre Guerras

Amor Entre Guerras Marianne Nishihata

Resenhas - Amor Entre Guerras

William.Alves 07/06/2020

"ao se recompor, virou-se para a vida"
Gostei do livro (tirando umas cartas e tramas de Ilma), comprei por não gostar de romance e acabei mudando (um pouquinho) minha opinião. Recomendo sim.

Vivi Moreno 03/02/2022

Um amor que superou barreiras e incertezas
Tomiyo é um jovem nascido no Brasil e de família tradicional japonesa que conhece Ilma na estação ferroviária de Mogi das Cruzes - SP, onde o pai dela foi transferido para trabalhar. Já na estação os dois trocam olhares, mas só voltam a se encontrar tempos depois, e após um único um encontro no cinema, começam a namorar.

Porém esse romance é ameaçado pela convocação de Tomiyo para a guerra. Ele, que já tinha servido ao Exército Brasileiro, foi convocado para participar da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que seria enviada para Itália e se juntaria às forças aliadas dos EUA contra Alemanha, Itália e Japão.

Esse romance conta com uma pesquisa detalhada da autora sobre a participação do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial. A autora relata o treinamento precário, as fardas e botas usadas por soldados brasileiros e que não era compatível com o frio da Europa, além das dúvidas e incertezas de nem saber porque o país estava entrando em guerra.

Mesmo diante da convocação, Tomiyo e Ilma ficaram noivos, e uma outra batalha o casal precisava enfrentar, que era a aceitação da família de Tomiyo, que muito tradicional não aceitava a relação do rapaz com uma estrangeira.

Será que o amor deles sobrevive a essas guerras?

Eu super recomendo esse romance, além do amor ingênuo e puro de Tomiyo e Ilma, é uma história de fé no próprio sentimento que os dois nutriam e na certeza de que eles ficaram juntos. No romance existe uma troca de cartas, o que deixa mais encantador essa história.

Outro aspecto que me deixou presa ao livro foi as informações históricas sobre a FEB e todo o contexto da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial.

biasampaioooo 10/06/2024

Ótimo livro e é baseado em fatos reais!!
Esse livro conta a história de um casal que realmente existiu!! Não fica somente no romance, aborda temas como história do Brasil, política e fatos históricos. Se passa no interior de São Paulo na década de 40, uma carioca chamada Ilma acaba chamando atenção de um imigrante japonês chamado Tomiyo, depois de um tempo eles começam a namorar mesmo sem a aprovação da família de tomiyo, eles não apoiavam o relacionamento pelo fato da moça ser brasileira e eles preferiam uma japonesa para ser a companheira dele. O livro traz muitos detalhes sobre a vida naquela época, a política, Era Vargas? é tanto que Tomiyo acaba sendo recrutado pela FEB para servir ao exército brasileiro no norte da Itália e ao longo da leitura é possível acompanhar um pouco da experiência dele na guerra como um pracinha.
No livro contém cartas reais trocadas pelo casal, leitura muito boa e muito reconfortante saber que é uma história verdadeira!!

Ale 05/03/2024

Li esse livro esperando uma história romantica com cartas, completamente influenciada por Querido John. E eu não estava errada, até certo ponto. Há muitas cartas e um amor verdadeiro. Mas ainda assim, eu acho que é um otimo livro para se entender sobre a Segunda Guerra Mundial vista sob olhar de um brasileiro naturalizado. É intenso entender como foi a guerra, sem a versão americanizada como eu já conheço. É doloroso saber que tudo isso foi vivido e não é somente ficção. A história é incrivel e merece mais reconhecimento. E se não fosse a foto do casamento dos dois na capa, eu com toda certeza ficaria aflituosa o livro inteiro pra saber se ele sobreviveu ou não.

Edden 03/04/2024

Depois de quase 2 anos uma nota 8.5
Estava no aeroporto de Curitiba em maio de 2022 e me surpreendi ao ver uma biblioteca que não tinha atendente. A pessoa ia lá, comprava os livros e tinha que ter a honestidade de pagar ou não. Peguei um livro pra minha esposa e coloquei o valor errado na maquininha do cartão, pagando um valor a mais do que era . Obviamente não ia conseguir pegar a diferença de volta, então escolhi esse esse livro para não ficar no prejuizo e só agora fiz sua leitura.
Dou meus parabéns a escritora, é uma obra bem escrita e com riqueza de detalhes. O excesso de cartas acaba tornando a obra as vezes melosa, mas ainda assim continua boa. A relutância de Ilma em acreditar na morte de Yamada mostra que o que existia entre eles era muito forte. Valeu a pena a leitura e com certeza recomendo a todos a obra.