The Sandman: Overture

The Sandman: Overture Neil Gaiman

Resenhas - The Sandman: Overture

Coruja 22/12/2015

Sandman: Overture começou a ser publicado em fascículos a partir de 2013 – lembro de ter visto a edição especial que foi dada como item exclusivo para participantes da Comic Com em San Diego naquele ano e ter pensando com meus botões “quanto tempo levará até que isso chegue aqui?”.

Decidi esperar para que todas as seis partes – que deveriam ter saído a cada dois meses – tivessem sido publicadas, para então ir atrás do encadernado completo. Considerando que a última parte da história foi publicada já no segundo semestre de 2015, não preciso dizer que houve alguns percalços no caminho, não é mesmo? Mesmo assim, tenho de dizer que a espera valeu à pena.

Não sei bem explicar como me senti quando foi anunciado esse prequel. Por um lado, tenho certa cisma com autores retornando a mundos que os consagraram após o término das histórias oficiais: parece-me jogada de marketing desnecessária. Por outro, Gaiman nunca me decepcionou e eu tinha fé que ele não voltaria ao universo dos Perpétuos se não tivesse uma boa história para contar.

Sendo uma prequel, é óbvio que a história desse volume se passa antes do início dos eventos de Sandman. Os acontecimentos dessa história explicam o motivo pelo qual Morpheus foi capturado com tanta facilidade: ele estava retornando de uma missão bastante exaustiva envolvendo uma estrela que enlouquecera, a guerra de todas as guerras e o próprio fim do universo e do tecido da realidade.

Overture é repleta de detalhes fascinantes. Conhecemos aqui os pais dos Perpétuos – o Tempo e a Noite. Há uma rápida aparição de Daniel, e sua participação na história é uma perfeita demonstração da relatividade do tempo. Há pistas sobre os planos de Desejo para o irmão. E somos testemunhas dos motivos que levaram à transição de Deleite para Delírio.

Gaiman está em sua melhor forma na maneira como costura todos esses elementos e nos coloca ao lado de Sonho em sua jornada até os confins do Universo. Embora seja uma introdução, uma explicação para o que veio antes, é também um epílogo, um perfeito encerramento para a história que, quase trinta anos atrás, nos levou pela primeira vez ao mundo do Sonhar.

A arte de J. H. Williams III é simplesmente DESLUMBRANTE. Fiquei MALUCA no painel com todas as diferentes versões de Sonho – devo ter passado uma hora perscrutando os detalhes de cada uma das encarnações de Morpheus.

Minha edição é a Deluxe em inglês, com capa dura e luva, cada uma com arte das capas originais de Dave McKean e ao final da história ela vem repleta de material extra - entrevistas, rascunhos, detalhes de todo o processo de criação. Aqui no Brasil, a Panini começou a publicar - também em capa dura - os fascículos separados e provavelmente vai lançar também, depois, a edição com todos compilados. Seja como for, em inglês ou português,The Sandman: Overture é para se ter na estante e revisitar de tempos em tempos.

O único problema é que você termina de ler esse aqui e fica morrendo de vontade de ir reler os dez volumes originais da série original. E agora, cadê tempo?

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/12/para-ler-sandman-overture.html

wednesdayeve 21/01/2021

como sempre gaiman nos entrega tudo, conhecemos mais sobre os endless de forma fantástica e arte perfeita

Uni 09/09/2021

não sei pq demorei tanto a ler esse depois de ter terminado toda a saga sandman, absolutamente perfeito

goodbyedarth 28/12/2022

Uma história psicodélica e onírica. Já acho Neil Gaiman um dos autores atuais mais talentosos, a mente dele é brilhante mas aqui ele transcendeu! Foi muito bom acompanhar um outro lado de Morpheus, um lado humano, sentimental, um lado que está cansado de não ter um "felizes para sempre" mesmo sendo o príncipe das histórias, um lado cansado de carregar todo o fardo dos sonhos humanos mas que não abandonaria isso por nada. Ele é um anti-herói cruel certas vezes, cruel até consigo mesmo, mas agora vendo o lado dele não é difícil de entender. Amo, amo, amo.

Vinicius39 06/06/2023

Sandman: Overture
Um início que fecha perfeitamente a história de Sandman.

Não que eu achasse necessário, mas não foi desnecessário após a leitura.

Trouxe respostas para alguns pontos que não me incomodavam e reafirmou outros pontos que viriam a acontecer na série principal.

Luana:) 06/09/2023

Que edição linda
Amei ler essa história. Explica bastante coisa sobre antes dele ser capturado.
Gostei muito de saber quem são os pais dos Eternos, pois não fazia ideia de quem eles eram.
Além da história incrível e interessante, as ilustrações dessa edição são maravilhosas. Vale muito a leitura.