Johnny vai à guerra

Johnny vai à guerra Dalton Trumbo

Resenhas - Johnny Vai à Guerra

Isabelly389 09/02/2024

Johnny vai à guerra
Johnny vai à guerra foi um livro que eu comprei por acaso numa feira de livros, a sinopse chamou-me muita atenção e eu esperava um drama, uma história triste sobre um soldado ferido durante a guerra, mas consegui muito mais que isso, o livro conta a história de Joe, um soldado que foi gravemente ferido e com isso perdeu a sua visão, sua audição, sua fala e muito mais, e agora não tem mais contado com o mundo além da sua cama de hospital.
O livro inteiro se passa na mente confusa de Joe, e para retratar isso da melhor forma possível, o autor não utiliza vírgulas, fazendo com que a leitura seja corrida e um pouco confusa, mas está é a maneira perfeita de descrever uma mente perturbada após os acontecimentos de uma guerra. Esse livro sofreu censura na época de publicação porque tem o objetivo de denunciar as graves consequências de uma guerra e como ela pode transformar negativamente a vida de inúmeras pessoas e famílias. Nessa obra a guerra não é romântica e nem idealizada, ela é verdadeira e cruel.
Johnny vai à guerra foi um dos livros que mais me marcou, eu me senti presa a história do início ao fim, chorei em vários momentos e em todos senti o desespero e a angústia de Joe, sinceramente um dos melhores livros que li em toda a minha vida e mais tristes também.

Coquidré 26/01/2024

Johnny vai a Guerra é um livro sensacional que me traz um sentimento ambíguo. Eu tenho vontade de indicar a todo mundo sua leitura pela escrita impecável, pelo tema e pelo sentimento que ele causa. Ao menos tempo não tenho vontade de indicar sua leitura pois é muito pesada, ele me afetou de uma maneira muito forte que me deixou super mal por muito tempo, nunca um livro ou qualquer obra tinha me deixado tão triste quanto ele. Então leia, mas apenas se você estiver em um momento bom

BaroonaVK 11/01/2024

Dramático e conscientizador
Eu já conhecia um pouco da história do livro antes de começar a ler (por conta do filme, e da música do Metallica), mas ter a experiência de consumir a obra original foi sensacional.

O livro tem um ritmo frenético por conta dos grandes parágrafos escritos sem nenhuma virgula. Trumbo faz você sentir toda essa atmosfera claustrofóbica e acelerada que é a mente do protagonista. Você se sente na pele dele, e chora, ri e se desepera com ele.

Enquanto isso você também reflete sobre os horrores da guerra e o quão desnecessárias elas são na percepção de simples cidadãos que nada tem a ver com elas, mas são forçados a seguir ordens de gente poderosa que nunca botaria os pés na linha de frente.

Super recomendo essa obra! Instantaneamente se tornou uma das minhas favoritas...

Lucas Salsicha 08/10/2023

Escuridão
Imaginar que tua visão, tua audição e tua fala lhe foram roubadas é assustador. Some a isso o fato de que não tens mais pernas, braços, parte da face e que agora tu te encontras em um local sobre o qual não se sabe de nada. O corpo é uma prisão. Não vive, mas está vivo; não morre, mas está como morto. É um inferno no mundo carnal.

Esse livro mostra toda a consequência de uma guerra, da violência, do medo e dos conflitos.

Kezices 28/08/2023

Que livro forte e bem-escrito! Daqueles que geram reflexões para além da última página lida.

Um texto anti-guerra, com estratégias textuais criativamente aplicadas, como a ausência de vírgulas que transmite muito bem o tom de angústia e o aprisionamento sentido pelo protagonista.

Não é uma leitura fácil, e nem teria como ser, visto que discute o absurdo das guerras, em que "elites" destroem tantas vidas sob falsos pretextos. O monólogo interno que delineia o livro é transmitido de forma muito eficaz.

Ainda não assisti à versão cinematográfica (mas quero ver), dirigida pelo próprio autor do livro (roteirista de várias obras em Hollywood e perseguido na época do Macarthismo).

Livro excelente!

Lucas 26/07/2023

Cru, Honesto e Sufocante.
Johnny vai à guerra foi um livro que eu descobri porque ele serviu de inspiração pra musica One do Metallica, esperava um drama, uma história triste sobre um soldado ferido,mas consegui muito mais que isso, o livro conta a história de Joe Bonham um soldado que foi gravemente ferido na guerra e agora não tem mais contado com o mundo de certa forma,o livro inteiro se passa nos pensamentos de Joe, e pra ilustrar isso o autor faz uso de uma ferramenta muito inteligente,o livro inteiro não possui nenhuma virgula a leitura é corrida e as vezes desconexa mas é o jeito perfeito pra ilustrar uma mente torturada e desesperada, esse livro sofreu censuras em epocas de guerra justamente porque possui os temas de mostrar o que realmente pode acontecer pra quem participa dela, aqui a guerra não é romantica, a guerra não é idealizada ela é verdadeira e terrivel,esse foi um dos livros que ficou na minha cabeça desde o capitulo inicial ate o finalzinho do ultimo capitulo, quase chorei em certos momentos e em todos senti o desespero e angustia de Joe, sinceramente um dos melhores livros que ja li, com certe,a vou ler de novo algum dia e nunca mais vou ouvir one do Metallica da mesma forma.
RChicago 26/07/2023minha estante
Ótima resenha, fez jus a esse livro tão intenso, não sei se teria maturidade emocional para ler... Ah, parabéns pela leitura rápida, leu em 1 semana!

Lucas 27/07/2023minha estante
Livro curtinho tbm né kk

Sofia688 22/04/2023

Devastador!
Amei esse livro e chorei do início ao fim! A leitura comove, agonia, entristece! É incrível como o autor foi sensível em fazer um livro que consiste nos pensamentos do Joe incomodado em estar preso dentro do próprio corpo! Ele não morre mas também não vive! É uma história extremamente triste e agonizante do Joe, um garoto que participa da Primeira Guerra Mundial e é atingido por uma bomba. Ele acorda sem ver, ouvir, sentir cheiros, sem as pernas e braços, mas a mente dele continua trabalhando perfeitamente! Lúcido, o personagem vive momentos de desespero e refúgios mentais para o passado, tentando conviver com a sua nova realidade. Não consigo mais tirar esse livro da minha cabeça, a leitura mudou a minha forma de enxergar a morte e a vida! Uma leitura sem vírgulas durante todas as páginas transparece a sensação de pensamentos acelerados do Joe. Devastador!

alaniel 20/02/2023

Precisei de alguns dias pra digerir o que li
No começo foi um pouco difícil para se acostumar com o estilo narrativo, mas depois de um tempo simplesmente fluiu. um livro muito pesado, no entanto, extremamente necessário. faz alguns dias que li e ainda me pego pensando sobre as reflexões apontadas na obra...

NickMiyo 05/01/2023

metallica mandou bem nessa
o negocio inteiro é só um cara atormentado fisica e mentalmente sem absolutamente capacidade de fazer NADA a respeito é pessimo é horrivel e vale cada pagina mesmo assim

MarioJnr 23/12/2022

Uma obra agoniante (com tons de horror e suspense) com bastante peso emocional. Falha um pouco quando se estende nas divagações de memória do personagem, instigando o leitor a pular parágrafos para retornar à sua descrição física da condição atual.
O filme, de 1971, aproveita melhor o cenário do hospital (claro) e oferece um final muito mais elaborado do que o livro. Como o roteiro é do próprio Trumbo, os méritos cabem a ele também.

Jesus 19/10/2022

Montanha Russa de Emoções/Decepções
Duas coisas me incomodaram demais nessa leitura:

1. Ausência total de vírgulas e travessões para delimitar/destacar diálogos. Em vários parágrafos a leitura se tornou um caos, me fazendo reler várias vezes pra entender o sentido do que foi escrito ali.
Isso pode ser um estilo narrativo, pra causar mesmo essa desorientação, mas pra mim não funcionou, só tornando a leitura chata mesmo;

2. Quebras narrativas frequentes, alternando de momentos de aflição e angústia para outros totalmente desconexos e desnecessários. Se o autor tivesse focado apenas na parte interessante, esse livro teria metade das páginas.

Superando isso, o tema do livro é interessante e me fez refletir bastante, a partir de um ponto de vista inimaginável, a ponto de chegar ao final de alguns capítulos, ter que fazer uma pausa pra respirar e deixar pensamentos como ?imagina o desespero dessa pessoa? visitarem minha mente algumas vezes.

Mariana Destacio 20/07/2022

Johnny vai à guerra - Dalton Trumbo
Essa leitura caiu na minha curiosidade devido ser a história que inspirou a música "One" do Metallica. Se você conhece a música, já sabe mais ou menos em que estado se encontra o protagonista - seriamente mutilado, incapacitado de se comunicar com alguém, e ainda assim totalmente consciente.

A narrativa é escrita sem vírgulas, dando assim uma sensação de sufoco, ansiedade, aceleração dos pensamentos que são apresentandos. Pior ainda quando ele está pensando em algo aleatório e começa a perceber qual parte do corpo está faltando.

Vamos discorrendo assim, nesse turbilhão de pensamentos / emoções sobre seu passado simples, seu alistamento e a tentativa de entender o que o levou a isso. Pouco se fala do "acidente" em si, a preocupação é em torno de como se comunicar naquele estado, como medir o tempo quando se é privado de praticamente todos os sentidos do corpo humano?

No fim ele está vivo, e isso que dizer melhor do que morto... sim?

Bom, apesar de pesado, não é tão explícito, e assim esse peso é melhor sentido depois que a leitura termina. Recomendo livro e música (de preferência, versão do S&M).

brenobebeto 30/01/2022

Horror
Talvez o livro mais pesado escrito sobre as guerras, sem relatar nenhum combate.
Não sei o que dizer além disso! Apenas leiam!
Johnny foi a guerra, mas dela nunca voltou e dela nunca conseguiu se livrar ?

Paulo 12/12/2021

Thriller que te faz pensar
Intrigante, reflexivo, caustrofóbico. A história (sendo real ou não) te faz pensar sobre a vida. Ao mesmo tempo te causa uma sensação de caustrofóbico e desespero.