Últimos sonetos

Últimos sonetos Cruz e Sousa

Resenhas - Últimos Sonetos

Leandro.Bonizi 19/12/2022

Nesta obra é expressada religiosidade, outros sonetos são sombrios até tenebrosos. Também de amor. Quanto à forma, em muitos sonetos há um interessante jogo de palavras, com repetições, muitas vezes invertendo a ordem, usando quiasmos. Usa imagens sinestésicas de sons e cheiros e dos outros sentidos como eu suas outras obras. Temas comuns são: sonhos, morte, vinho, boemia, pecado, carne e sangue, fala muito dos astros e utiliza-se de muitas figuras celestiais. O éter é uma imagem comum. Também o inferno. Usa muito a palavra quimera. Usa-se de termos musicais, cita muitos instrumentos. Usa com frequência o termo "nirvana". Há um significado especial para a cor branca, também algo que se manifesta em suas outras obras. Usa o adjetivo virginal para elementos da natureza. É visionário. Fala do infinito e da eternidade. Dá adjetivos eróticos aos astros. Fala de serpentes e tudo que elas simbolizam.

Faz um metapoema, que vou postar na íntegra:

"O Soneto

Nas formas voluptuosas o soneto
Tem fascinante, cálida fragrância
E as leves, langues curvas de elegância
De extravagante e mórbido esqueleto.

A graça nobre e grave do quarteto
Recebe a original intolerância,
Toda a sutil, secreta extravagância
Que transborda terceto por terceto.

E como um singular polichinelo
Ondula, ondeia, curioso e belo,
O Soneto, nas formas caprichosas.

As rimas dão-lhe a púrpura vetusta
E nas mais rara procissão augusta
Surge o Sonho das almas dolorosas..."

sophi 31/12/2021

não gostei,os poemas são meio ruins e eu não me identifiquei em nenhum,acho que isso que não me deu uma experiência boa

Val Alves 22/01/2021

Últimos Sonetos publicados postumamente
Cruz e Souza teve uma vida curta e trágica. Morreu aos 36 anos de tuberculose, mas antes disso viu os três filhos pequenos morrerem também vitimados pela doença e a mulher ter um surto psicótico em decorrência do drama familiar.
Ele foi filho de escravos e, ainda menino, foi adotado pelo senhor da casa e assim pôde ter uma boa educação e estudar nas melhores escolas, aprendendo a falar três idiomas. Mesmo sendo um aluno destacado nunca conseguiu um bom trabalho, consequência do racismo ainda muito forte, e morreu na miséria. E, como não deixa de ser na maioria dos casos, só conseguiu reconhecimento depois de morto, sendo hoje considerado o poeta mais importante do Simbolismo brasileiro.
Enquanto eu lia Últimos Sonetos fiquei imaginando em que momento dessa vida amarga surgiu tanta inspiração para escrever coisas tão bonitas. Os poemas dessa obra publicada postumamente tem imagens recorrentes de estrelas, seres celestiais, chamas, a Alma, a Luz (que parece aqui substituir "o branco" das outras poesias), os sonhos, Céu, Inferno, dentre outros. O tema central é a Morte, que é retratada tanto como um abismo sombrio que causa tremores, ou como a morte em vida de alguém velho e cansado ou mesmo como a possibilidade de dar um abraço em quem já se foi.

Mesmo no leito de morte conseguiu ainda escrever seu último soneto que, como os outros, é carregado de beleza:

Sorriso interior

O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila

Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo?
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.

Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.

O ser que é ser transforma tudo em flores?
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!

Luciano 31/12/2020

Razoável.
Talvez o livro do Cruz e Sousa no qual eu melhor consegui identificar a ideia de libertação da alma através da morte. A obsessão com a cor branca já quase não dá as caras por aqui, o que é um ponto bem positivo.