Morreu e não sabia

Morreu e não sabia José Manuel Fernandez




Resenhas - Morreu e Não Sabia


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Mila 28/11/2015

Encontro
João é um jovem ainda na flor da idade, pronto para entrar na vida adulta. Do nada, ele se vê dentro de casa à procura de sua mãe e não a encontra. Sente-se meio tonto e aos poucos procura relembrar dos acontecimentos anteriores. Ele acaba conhecendo um militar que aos poucos vai revelando para ele o ocorrido de forma bruta. No entanto, ele continua a seguir seu amor Elisa e não compreende ainda sua situação delicada. Ainda se vê em situação complicada, seu amigo desde a infância Marcelo junto com Elisa. Então ele se apodera do ciúme e tem vontade de vingar-se. A situação começa a ficar atordoante quando ele se depara com espíritos inferiores...
Gente, esse livro parecia muito com outros que já li e aos poucos fui descobrindo que era muito mais muito diferente mesmo.
É a situação invertida com detalhes extremamente importantes sobre a alma humana.
Um misto de sentimentos e sensações que se misturam fazendo com que João se sentisse completamente perturbado, até que aprende a dominar a nova vida e torná-la equilibrada para só então seguir seu rumo.
Leiam e tenho certeza que vocês vão amar!

site: http://scraplivros.blogspot.com.br/2015/11/resenha-morreu-e-nao-sabia-de-jose.html
comentários(0)comente



Fernanda 14/05/2021

VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVROOO
Aí, esse livro é perfeito de mais, esse é o meu segundo livro espírita e eu tô completamente apaixonada...
O livro fala de um jovem de 16 anos, recém desencarnado e ele descobrindo o que tá acontecendo...
Eu acabei me indenticando muito com o João, talvez pela idade, pelas atitudes, pelos sentimentos... Eu fiquei extremamente feliz com a evolução do João??
Eu amei a amizade que o João e o Eusébio criaram, fiquei com o coração quentinho???

OBS. Provavelmente no começo tu não vai gostar do Eusébio, mas depois que tu descobrir a história dele tu vai entender ele.
Farsura 27/01/2024minha estante
Alguém tem esse livro em pdf por favor




Erika656 16/01/2024

Livro espírita. Mostra como o desprendimento de sentimentos e ações carnais(enquanto material) são importantes para a evolução espiritual após a morte.
comentários(0)comente



Fernanda @condutaliteraria 28/05/2016

Resenha - Morreu e Não Sabia
Morreu e Não Sabia - A história de um jovem desencarnado trata-se de um livro espírita, porém, um pouco diferente. A história não é sobre uma vida passada, mas sim da trajetória de um jovem que acaba de desencarnar, ou seja, morre, não compreende de imediato sua nova realidade e assim o acompanhamos até ele ter essa elucidação e seguir seu caminho.

João, nosso protagonista, cego pelo ciúmes em relação à garota que ama e seu melhor amigo, acaba perdendo a vida de forma brusca e precoce.

Com apenas 17 anos, João se vê em outro plano e não entende em nada o que lhe ocorreu. Nesse momento encontra o espírito de um militar que o ajuda a compreender seu desencarne. Mesmo assim, João continua a nutrir forte ciúmes e o imenso desejo de vingança, principalmente contra o seu amigo.


"Trata-se de sua liberdade e decisão. Só pretendia deixar claro que cada ação praticada por você é seguida de uma reação equivalente."


Com João temos a visão de um recém-desencarnado, suas dúvidas, o choque ao constatar a morte do corpo, o achar que está só, a mistura de sentimentos. E vemos que ninguém fica desamparado. Em sua jornada ele encontrará o auxílio de espíritos evoluídos que o ajudarão em sua nova condição e redenção.


"Não sei o que pensar, mas estou convencido de que os bons companheiros nunca nos deixam sozinhos diante das dificuldades nem nas piores circunstâncias, inclusive depois de mortos."



Morreu e não sabia traz bons ensinamentos para nossa vida e a relação com as outras pessoas. Fala sobre amizade, perdão, amor. Faz refletir sobre o modo como vemos as coisas e as conclusões que tiramos.

Para mim, a maior mensagem do livro foi sobre as escolhas que fazemos e a nossa responsabilidade sobre essas escolhas e suas consequências.


" O amor não tem barreiras, está livre delas, e tenho certeza de que não importa o plano em que se esteja, nem o lugar onde se viva."



O único ponto é que achei que algumas mudanças foram um pouco rápidas mas nada que atrapalhe a compreensão do leitor. Fora isso, a leitura flui bem e o autor é claro em suas explicações.

O livro está muito bem escrito, as folhas são brancas, com o tamanho da fonte adequado para um boa leitura, e não encontrei erros de revisão. O trabalho da editora é impecável.

Uma leitura edificante e com grandes lições.

Indico a todos que apreciam a literatura espírita e para aqueles que têm curiosidade sobre o assunto.
comentários(0)comente



mayrathos 06/03/2024

Livro introdutório para doutrina espírita
Este foi o primeiro livro que li sobre a doutrina espírita e sempre indico para pessoas que estão começando nos ensinamentos.

Retrata a história de um jovem que desencarna abruptamente.

João, personagem principal, desencarna através de um acidente de trânsito e leva algum tempo até perceber o que de fato lhe ocorreu.
comentários(0)comente



Bru | @umoceanodehistorias 23/12/2015

Mais difícil do que falar de um livro que você gostou é falar de um livro que não te agradou em praticamente nada L

Morreu e não sabia é um livro que, pelo título e sinopse, despertou muito minha curiosidade e foi uma grande decepção.

O livro conta a história de João, um jovem, que, ao descobrir que o melhor amigo está namorando sua amada, sente-se absurdamente incomodado e, com isso, começa a cometer loucuras, tais como seguir os amigos e não se ater ao caminho. Essas loucuras o levaram de encontro a morte, mas ele não sabia que havia morrido, daí o título, Morreu e não sabia.

A partir dessa morte, ele segue a vida por um dia, vai para casa, dorme e tenta falar com pessoas, mas nota que ninguém mais o vê e conversa com ele. O desespero toma conta dele e é nesse momento de desespero que ele conhece um militar que lhe apresenta à sua nova condição: de morto.

Resumidamente, essa é a história, então, não consigo entender o motivo do título do livro, é bastante incoerente. Bem, o personagem descobre que está morto nas primeiras 20 páginas dos livros e o resto é sua busca, bastante louca, por vingança contra o amigo que lhe causou isso.

O livro não é de todo ruim, ele fala sobre a busca de se encontrar, de perdoar, mas tudo acontece muito rápido. Em uma página o personagem está louco para se vingar e em outra perdoou o amigo e está tentando convencer as pessoas que devem fazer o bem (??), isso, em minha opinião, não tem lógica.
“- Está bem, mas leve em conta – Observou Gonçalves – que tudo o que semear, mais tarde produzirá o fruto correspondente. Nesse sentido, não há diferença entre o plano físico e o espiritual. Trata-se de uma lei antiga que sempre, e em todas as circunstâncias, funciona. Ao menos precisa saber disso. Por isso não vou acompanha-lo em sua missão. Apenas se lembre de que frutos doces nunca brotam em sementes amargas.”

Por fim, não posso dizer que não recomendo o livro eu recomendo, mas, em comparação a outros livros que seguem a mesma linha ele é bastante fraco e deixa muito a desejar.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2015/12/resenha-morreu-e-nao-sabia-jose-manuel.html
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 15/01/2016

O que vem depois da morte?
O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de João, um rapaz que nutria uma paixão quase doentia pela jovem Elisa. Porém, Elisa acabou se apaixonando por Marcelo, melhor amigo de João. João não conseguia aceitar o envolvimento do casal e, de certa forma, cego por sua obsessão por eles, acabou morrendo de forma abrupta, tão abrupta que ele inicialmente não se deu conta de que estava morto, e depois não conseguia aceitar o fato, tornando se um fantasma perambulando pela cidade.

"- (...) não é fácil admitir que uma estupidez como a que me ocorreu me levou a abandonar meu antigo lar e a renunciar de súbito tantos sonhos e projetos." (página 70)

Após a morte, João encontrou um "general" que decidiu treiná-lo, lhe ensinando algumas coisas sobre sua nova condição, coisas que João queria usar para se vingar de Marcelo. Mas como será que João se vingaria de seu melhor amigo? Quais consequências trariam suas ações depois de morto, para ele e para as pessoas ao redor? Seria o "general" o único ser capaz de vê-lo (aliás, quem era o general?)? Qual seria o desfecho da história de João, Marcelo e Elisa?

Essas perguntas eram minhas principais curiosidades ao longo da leitura.

"De repente, já não desejava nenhum mal ao namorado de Elisa, mas, ao contrário disso, pretendia fazer qualquer coisa, fosse o que fosse, para aliviar a comprometida situação de seu companheiro de infância." (página 111)

"Morreu e não sabia" é o terceiro livro espírita que leio, e foi o que mais me agradou em alguns pontos, principalmente pela ausência de didatismo: as crenças e ensinamentos espíritas estão bem colocados na história. Gostei também do desenvolvimento da trama e da construção dos personagens. Foi uma leitura fluida, com capítulos curtos e que me deixavam sempre curiosa para saber quais seriam os próximos acontecimentos e o que aconteceria com os personagens.

Sobre a parte visual, achei a capa bonita e gostei das cores e fontes escolhidas, há alguns detalhes na diagramação e no início de cada capítulo; as letras, o espaçamento e as margens tem bom tamanho, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/01/resenha-premiada-livro-morreu-e-nao.html
comentários(0)comente



Livros Encantos 16/01/2016

Morreu e não sabia
Muitas vezes não enxergamos a situação como ela é verdadeiramente ...

João um jovem de 17 anos, Marcelo e Elisa são grandes amigos desde pequenos, conforme o tempo vai passando a amizade com Elisa vai mudando e os sentimento aflora por parte dele, mas Elisa não corresponde a esse amor, nutre por João uma linda amizade.
Está obcecado por Elisa e quando percebe que entre seu amigo e ela, há um forte sentimento, ele irá perder a prudência na rua e acaba sofrendo um acidente.
O jovem não percebe que perdeu a vida e ainda tenta de todas maneiras fazer contato com sua mãe, ao encontrar um general desencarnado que vai explicar como as coisas acontecem.
Com o coração regado a muita raiva e vingança. ele pretende se vingar de Marcelo.
Após perceber seu grande erro, vai perceber que suas atitudes causaram muitos danos.

O melhor caminho sempre será o perdão e praticar o bem.

Com uma escrita que fluiu muito bem , o autor vai colocando ao leitor situações de João que nos fazem refletir.

Muitos tem a mania de culpar os outros por nossas atitudes, fiz isso porque fulano fez algo para mim, até percebemos que somos os protagonistas de nossas escolhas, não podemos reconhecer nossos erros, tudo em nossa vida é de livre arbítrio. Eu escolho carregar pensamentos positivos ou não comigo.

Outro grande ponto discutido no livro são nossas portas de entradas a espíritos, existem lugarem que são regados de espíritos que se alimentam de vícios. e nesses momentos nos tornamos uma presa fácil a maus pensamentos e podemos ser induzidos a atitudes não usuais.

João irá conhecer uma pessoa de muita luz que irá orienta-ló a enxergar toda a clareza da situação.

Uma historia repleta de ensinamentos, aprendizagem e muitas reflexões sobre nossas escolhas , acertos e erros, João irá crescer muito espiritualmente, assim como General que teve sua história contada terá um grande aprendizado e evolução a seguir.

Um leitura edificante e com grandes lições de vida.

Capa linda e perfeita para o livro, não encontrei erros de revisão, com uma diagramação simples e bela.

site: http://www.livrosencantos.com/2016/01/morreu-e-nao-sabia-jose-manuel-fernandez.html
comentários(0)comente



Batata 02/03/2016

Um bom soldado tem que aceitar a realidade como ela é. O contrário seria covardia, estupidez.
João é um jovem estudioso, mora com a mãe viúva, Zilda. Ele vive em um bairro de classe média, juntamente com seus amigos de infância, Marcelo e Elisa, esta, uma moça encantadora por quem João nutre um amor quase que platônico. Quando criou coragem para se declarar, recebeu um não da sua amada.

Algum tempo depois, descobriu que Elisa e Marcelo estavam apaixonados. Andavam de mãos dadas quando João decidiu segui-los pelas ruas, em sua obsessão não viu quando dele se aproximava em alta velocidade um carro, vindo a atingi-lo em cheio. É a partir daí que se inicia a aventura do nosso personagem.

João não percebe o ocorrido, e volta para casa como se nada tivesse acontecido, descansa e sequer se lembra porque saiu de casa naquele dia. Após uma noite de sono pesado, ele acorda e busca por sua mãe. A procura em todos os lugares, inclusive, busca informações mas as pessoas o ignoram. Então é surpreendido por um militar, que rindo da sua cara, lhe dá as piores das notícias: ele está morto.

Logo se lembra da raiva de Marcelo por ter lhe roubado Elisa, foi por causa dele que teve o fatal acidente. A partir dai, João busca de todas as formas se vingar do amigo de infância. Em sua cabeça, Marcelo não só o tinha traído ao amar Elisa, como havia causado sua terrível morte.

João é adestrado por Eusébio, o militar que grosseiramente lhe deu a pior notícia de sua "vida". São passados formas de influenciar os vivos bem como lições valiosas para sobreviver nesse novo estado. Com tais ensinamentos, ele os usa para vingar-se de Marcelo, de uma forma muito dolorosa, para ambos.

Este livro nos expõe a dor de alguém que morreu muito jovem e que não se conforma por ter sido de uma maneira tão repentina. O modo como João de choca com a realidade não é única dele, muitas vezes, nós em plena vida temos atos parecidos e culpamos outras pessoas pelos nossos erros. Além de não aceitar sua situação, e não querer acreditar na realidade. Várias vezes nos vemos tentando prejudicar alguém, por não sermos capazes de enxergar a verdade diante de nossos olhos.

Vários questionamentos são levantados no enredo, ainda mais se tratando de um livro espírita.

Morreu e não sabia nos traz ensinamentos sobre nossa vida e cotidiano, bem como a nossa relação com as pessoas. Também traz reflexões do modo como ponderamos certos fatos. Também esclarece alguns mistérios da morte, mas que só você pode concluir.

Confira a resenha na íntegra com fotos e citações da obra no blog O Casulo das Letras.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2016/01/resenha-premiada-morreu-e-nao-sabia.html
comentários(0)comente



Lucinha 26/04/2016

Aplicativo
Boa noite. Alguém pode me dizer como funciona este aplicativo? Eu entrei aqui achando que através do aplicativo eu poderia ler livros.... qual a finalidade?
Letiolive 10/05/2017minha estante
Lucinha, aqui é app do Skoob. Nele você organiza suas leituras, marca os livros que quer ler ou deseja, resenha livros e até concorre a cortesias de livros! Não é possível ler livros aqui, mas pode organizar suas leituras!




Nu e As 1001 Nuccias 17/06/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
A primeira coisa que lemos ao abrir o livro é uma breve introdução feita pelo autor. Nela, José Fernández explica que o livro foi escrito quase como uma compulsão: João queria que sua história fosse conhecida.

Somos apresentados ao jovem adolescente João no exato instante em que acontece um acidente na rua. Confuso com o que estava a fazer antes do acidente, João decide retornar à sua casa, mas não encontra sua mãe. Já desesperado, achando que sua mãe caiu doente e foi internada no hospital mais próximo, corre até o prédio para tentar localizá-la.

Estranhamente, ninguém no hospital fala com ele. Ninguém sequer o escuta: João é completamente ignorado. Decide, então, fazer um tour sozinho pelo hospital e acaba parando no subsolo, onde fica o necrotério. E, o susto: é o seu corpo que está na maca coberto por um lençol.

Nesse instante, somos apresentados a mais um personagem, também desencarnado: o "coronel" Gonçalves, um ex-militar que teve sua vida perdida de forma brutal e não conseguiu fazer a passagem, pois não obteve ajuda para entender o que precisava ser feito. Ele, no entanto, é quem explica a João o que lhe aconteceu (e que aprendeu sozinho) e o ensina a lidar com os sentimentos e com aqueles que continuam vivos.

Os problemas começam quando João decide, por si mesmo, usar tais ensinamentos para se vingar do seu amigo de infância Marcelo, pois descobriu que ele se apaixonara e estava namorando com Elisa, a menina a quem João amava.

Não dá muito pra comentar como são os personagens de um livro com este gênero. Afinal, foram pessoas comuns, com problemas comuns (não está em pauta o fato de acreditarmos ou não. Este fato é o que o livro nos diz e eu estou me atendo ao livro). Chegam a ser personagens? Nem sei. João é um tipico adolescente inteligente, que aprende rápido, mas que se tornou obsessivo com a garota que foi sua amiga desde a infância.

Era um trio de amigos, e para não estragar a amizade, Elisa recusou sair com João. Pouco tempo depois, ela e Marcelo se apaixonaram, mas mantiveram o namoro em segredo para não chatear o amigo. Infelizmente, a coisa não deu lá muito certo. E desencadeou os traumas da história.

Os demais personagens são fortes e instruídos. São apresentados mais do meio para o fim do livro, quando há uma reviravolta nos sentimentos do rapaz. Conhecemos, então, Dr. Humberto, médico cirurgião e espírita, bem como seus espíritos mentores. São eles que auxiliam João.

Enfim, o que eu achei? É uma boa leitura, tem ótimos ensinamentos. Os personagens foram bem inseridos, são todos bem característicos, com opiniões e personalidades distintas.

Achei que, para um adolescente, João se expressava sério demais. A justificativa no livro foi o fato de ser bom aluno e gostar de literatura. Achei meio forçado, mas levo em consideração que estou mais acostumada com ficção, e isso pode ter interferido no meu julgamento.

Além disso, como a narração é feita toda pelo autor e médium, estava em terceira pessoa. Em alguns pontos, o autor literalmente fala com o leitor, explicando a passagem narrada.

A editora fez o livro com capricho. A capa é em brochura, mas tem orelhas. No final, temos uma lista com os personagens, temos links para sites do autor e para os centros espíritas citados na obra.

Para quem curte o gênero ou quem tem curiosidade de saber mais sobre o assunto (mesmo que seja apenas para escrever uma fantasia sobre espíritos), a leitura é muito recomendada.

*Leia a resenha completa, com imagens e citações, no blog.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-morreu-e-nao-sabia.html
comentários(0)comente



Graça 07/08/2016

O livro narra a historia de João, que motivado pelo ciúmes em relação a sua amada Elisa e seu amigo Marcelo, acaba perdendo a vida de forma brusca e precoce.

Aos 17 anos se vê no outro plano, e precisa perceber a sua situação. Nesse processo encontra um militar que o ajuda a entender sua situação atual, mas ainda é obsessivo em relação ao casal a quem atribui a morte prematura, especificamente, seu amigo Marcelo. Em contra partida o amor pela mãe é intenso e mesmo com o desejo de vingança não oculta o sentimento e a vontade de diminuir a dor da sua amada mãe.

“O rapaz não sabia como consolar aquela criatura tão amada e admirada. Que situação triste ver chorar aquela que lhe deu a luz, guiou seus passos, deu-lhe animo nos momentos de duvidas e o apoiou nas dificuldades. João era pura impotência personificada.”

No decorrer da história ele vai esclarecendo fatos da vida em outro plano, sobre uma visão de um recém-desencarnado. O choque inicial, as dúvidas, a solidão e o apego ao plano terreno. E dessa forma acompanhamos sua trajetória em busca vingança e rendição.

Bom, eu achei que o livro fosse estilo o filme Sexto Sentido, que leva um bom tempo para o personagem perceber que está morto, mas esse fato em si foi rápido, ele trata mais da percepção da morte e as escolhas feitas a partir desse ponto. Continuar com sentimentos egoístas e mesquinhos, desejando o mal das pessoas ou compreender que tudo faz parte do destino e procurar fazer o bem, aprendendo e evoluindo nesse processo.

“... Considere que o pensamento é sempre mais rápido. Ele antecede a tudo, é a força mais poderosa de todas as existentes no universo. Repare que ele é inclusive fundamental para a relação entre as pessoas.”

A narrativa é gostosa e leva o leitor a entender tudo pelo que João está passando. É um livro espírita, como vocês perceberam, aqui, além dos valores humanos existentes, também vamos encontrar os valores da religião que o livro atribui.

A capa é muito bonita, simples e com orelhas. Demonstra com sutileza o sofrimento e solidão descritos na história. Possui páginas brancas e letras em tamanho adequado, com divisores de capítulos e boa diagramação. Achei que o livro possui algumas palavras difíceis e pouco usuais. Mas não atrapalhou muito a minha leitura.
Uma visão diferente dos livros desse gênero que já li.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/12/resenha-morreu-e-nao-sabia-jose-manuel.html#.V6dMPdIrLIU
comentários(0)comente



keilasue 03/01/2017

Recomendo
Um trágico acidente ceifa a vida do jovem João, transferindo-o para outro plano, no qual ele terá que se adaptar e compreender coisas totalmente novas, coisas que pareciam meras invenções, mas não o são. Uma linda história que além de acompanharmos o amadurecimento do protagonista, nos revela e reforça os fundamentos do espiritismo. Excelente!
comentários(0)comente



Volnei 10/11/2017

Morreu e não sabia
"Esta obra conta a história de um adolescente que sofre um acidente e vem a desencarnar em plena flor da idade; Sua morte foi tão violenta e repentina que ele nem se dá conta de que seu corpo já não tem mais vida. Quem vai mostrar a ele sua nova condição é um sargento que também desencarnado age como se ainda fizesse parte do exercito. O romance mostra as dificuldades e os muitos percalços pelos quais passa um individuo que não se prepara para a morte.

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Lu Candido 04/05/2024

Tudo nesta vida tem sua razão de ser, nada acontece por sorte, seja ela boa ou má. Pense nisso. As leis divinas nos livram da tirania do azar, apesar de muita gente achar que é o acaso que rege seu destino. Tudo tem um porquê.
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR