Vida e Morte

Vida e Morte Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Natasmi Cortez 10/11/2015

Uma Breve Opinião: Vida e Morte
A coisa mais difícil ao ler esse livro foi forçar meu cérebro a transformar os gêneros já conhecidos da minha memória em outros.
As 100 primeiras páginas foram difíceis. Eu queria associar os antigos personagens as situações descritas no novo livro e confesso que demorou para eu me acostumar.
As histórias das duas versões são praticamente iguais, como todos já sabíamos, o que torna a leitura cansativa às vezes, ainda mais se você não é muito fã das releituras.
As mudanças referentes aos genêros são sutis, e como a autora mesma disse, ela quis provar que o sexo do personagem não influenciava suas atitudes e pensamentos.
Mas sob meu ponto de vista não deu muito certo. Não pareceu, quando eu estava lendo, que o narrador era um homem. Exceto nas vezes em que ele conjugava o verbo no sexo masculino.
Então Beau, é praticamente Bella, só que com baixa auto-estima em estado mais grave.
Sua auto depreciação, algo que ele mesmo alega fazer, causa irritação durante a leitura, ainda mais se compararmos isso com a quantidade de vezes que ele exalta a perfeição de Edythe.
A relação do protagonista com os demais personagens, exceto Edythe, é sempre apática.
Agora ao invés de Edward temos Edythe. Ela é debochada e está sempre rindo de alguma coisa que Beau falou ou fez. Essas atitudes acabaram deixando a personagem com um ar superior.
Ela passa o tempo todo irritada com alguma coisa e Beau pede desculpas ao menos 1 vez por página quando está com ela e isso até o final.
Então temos o romance propriamente dito.
Aqui vemos Edythe cortejando Beau. Ela é o cavalheiro da relação. Abre portas, pega casaco, carrega no colo (ainda não consegui visualizar a cena já que na descrição dos personagens Beau é bem mais alto que Edythe) e as falas que ficavam tão bem na voz de Edward, imaginada na minha cabeça, não casaram bem em Edythe. Não senti a emoção que sentia nos gêneros originais. Nessa versão tudo pareceu muito forçado, até o amor de ambos.
Mas certamente o ponto alto desse livro é o final que me pegou de SURPRESA...
Aqui a autora tomou a liberdade de fazer mudanças bem drásticas e eu gostei desse novo rumo, embora tenha quase chorando um pouco. NÃO VOU DIZER O MOTIVO!!
Com esse novo final, a Stephenie não deixou brechas para uma sequência. Vida e Morte é um livro único.
Para finalizar, gostaria de dizer aos fãs da Saga, que ainda tenho um carinho muito grande por Crepúsculo. Foi o primeiro romance juvenil e sobrenatural que eu li. Mas não leria novamente.
Há coisas que só são boas na primeira vez. Peço desculpa se alguém se chateou com minha opinião, eu tentei ser sincera e respeitosa.
Se você é fã de Crepúsculo, leia esse livro e mate a saudade de Forks e do amor intenso entre uma vampira e um humano.
**Gostaria de alertá-los caso comprem a primeira edição desse livro. Ele está cheio de erros que presumo serem de tradução ou de revisão, justamente relacionado ao gênero.
Beau se refere a Edythe como ele, e vice-e-versa.

site: http://bibliotecadocoracao.blogspot.com.br/
Patrícia Costa 12/11/2015minha estante
Obrigada por ter me alertado,eu ouvi falar sobre o livro e sinceramente não me interessei nem um pouco,mas foi bom ter um apanhado geral do que se trata. Gostei muito de Crepúsculo,embora a Bella fosse bem irritante. hahahahaha Sinceramente,a Stephenie não devia tentar estragar uma das poucas coisas que deram certo para ela...

Natasmi Cortez 12/11/2015minha estante
Obrigada pelo feedback Patrícia :) Fiquei bem decepcionada com esse livro. Meu favorito dela ainda é A Hospedeira. :D

linemartins 21/01/2016minha estante
Onde posso baixar em pdf ?? Não to achando.

Rubia Zelina 06/02/2016minha estante
to lendo ainda... mas realmente acho difícil ler..nenhuma informação nova que valorize a historia em si, ao menos, até onde li e to quase no final... ate vou acabar... mas ta ali do lado... serviu foi pra eu reler Crepúsculo...e sim eu tenho a primeira edição... comprei na feira do livro assim que foi publicado... e ainda nao consegui acabar....

Mari Bitencourt 18/11/2016minha estante
Estou lendo.
Você disse tufo o que estou pensando.
Li a saga crepúsculo umas 3 vezes. Eu amo, mas acho que agora ja enjoei rs. Ler tudo novamente está sendo bem cansativo, não consigo imaginar Beau sendo do sexo masculino, e Edith sendo mulher, tento imaginar, mas não da. Ele é frágil, assim como a Bella. Ta difícil terminar, mas não deixo um livro pela metade.

Pedro Franco 04/01/2017minha estante
Excelente resenha!
Mas acho que para quem leu Crepúsculo faz muito tempo, a percepção pode ser um pouco mais positiva, já que você relembra aos poucos os acontecimentos do original, não deixando a leitura tão cansativa neste aspecto.
;)

Isa 01/06/2017minha estante
Sua resenha foi maravilhosa, um dos maiores motivos por ela ser maravilhosa, é o fato que ela foi respeitosa...
Eu tenho 18 anos e já li infinitos livros desde C.S Lewis até George R.R.Martin e eu ainda amo Crepúsculo, ele me abriu as portas para a leitura (já ouvi várias pessoas falarem isso) e eu realmente acho a história muito boa, embora a própria Meyer tenha dito se ela pudesse mudaria algumas coisas (eu concordo) mas adoro mesmo assim e cada vez que vamos ler uma resenha é sempre desmerecendo a saga e a escritora,mas você não e sim eu também achei forçada a história e quando imaginava a Edythe me vinha a imagem da Victoria porém com o cabelo dourado, foi difícil, mas até gostei da troca e o final foi...devastador!

a.daniellysilva 05/06/2020minha estante
Estou lendo só agora, apesar de ter o livro há muitos anos não tinha muita vontade de ler exatamente por ser a mesma história de crepúsculo e mudar pouca coisa, agora que estou me empolgado, assim como você só consegui finalmente me prender a leitura depois da página 100 onde temos o capítulo de Port Angeles que é quando começa a haver mudanças em alguns aspectos da história que começa a ajudar a ver os gêneros trocados como sugerido. Entretanto, ainda prefiro a história original, e de todos os livros da saga, crepúsculo foi o melhor para mim.
E realmente, meu livro é da primeira edição e está cheia de erros na troca dos gêneros.

Geek Pri 19/06/2020minha estante
Tive a mesma impressão que você. O final do livro não foi tão ruim quanto pensei que seria.

Mille 01/08/2020minha estante
Eu amei o livro, acho que vai de gosto mesmo.

Renan.Dutra 12/08/2020minha estante
Mds você disse tudo ??

Tessa 15/01/2021minha estante
Estou lendo agora e penso muuuito isso! Acho que o livro seria melhor se ela tivesse de fato marcado o gênero dos personagens (já que essa era a intenção dela), em vez de trocar simplesmente os pronomes.

Elaine 10/01/2022minha estante
Descobri agora a existência desse livro, quero muito ler ele, vou procurar o e-book dele ?. Obrigada pela resenha foi bem esclarecedor.

Suelli.coelho 09/05/2022minha estante
Estou lendo e tambem achei muitos erros de genero que nos faz ter que ler a linha de novo pra saber de quem se refere,mas amei a sua resenha

Lima 02/04/2023minha estante
o final é horrivel

Beatriz3128 02/06/2023minha estante
Como faço para lê? Não estou conseguindo abrir ?

Lima 02/06/2023minha estante
o seriado deveria ser baseado nessa versão.adoraria ver Edythe e Beaufort

Queria Estar Lendo 10/09/2020

Resenha: Vida e Morte
Vida e Morte é uma versão de Crepúsculo reimaginando a história com os gêneros de quase todos os personagens invertidos. Uma releitura interessante que a Stephenie Meyer criou para o seu universo de vampiros - e que me conquistou muito mais que o original.

Aqui, acompanhamos Beau Swan em sua mudança para a cidade fria e chuvosa de Forks. Ele vai morar com o pai, Charlie, por um tempo, e não espera muito dessa mudança além do tédio ocasional. Quando encontra os Cullen em seu primeiro dia de aula, no entanto, em especial a enigmática e fascinante Edythe, Beau percebe que essa mudança talvez não seja tão simples, no fim das contas.

Durante a febre de Crepúsculo, eu me dividia entre odiar muita coisa da história principal e amar tudo a respeito dos coadjuvantes, principalmente os lobos (Team Jacob até o fim da vida!). Depois que a adolescência passou, eu criei um carinho especial por essa história - por mais problemática que seja, ela é formadora de uma geração de leitoras apaixonadas, encaminhou muita gente pro mundo da literatura. Fez o que Harry Potter fez comigo e por isso eu dou muito crédito.

A gente sabe que o relacionamento Bella e Edward é bem problemático e tudo mais, mas essa resenha não tá aqui pra falar sobre eles. Tá aqui pra comentar o quanto a Edythe e o Beau deram de dez a zero no casal original, e realmente me conquistaram com sua pamonhice.

A inversão dos gêneros é uma coisa bem comum em Universos Alternativos nas fanfics, então Vida e Morte seguiu bastante da vibe que eu já conhecia. Foi interessante notar as conversões que a Meyer precisou fazer para dar vida ao Beau. Achei legal que não ficou tão escrachado em esteriótipos do gênero. Por exemplo, o Beau é delicado. Ele é atrapalhado. Ele tropeça nos próprios pés e se machuca sozinho. Ele é delicado com as pessoas que ama.

Eu li alguns comentários de que "é difícil perceber que o Beau é um homem pelo jeito como ele narra a história" e, bom, é basicamente essa a parte interessante de quebrar arquétipo de gênero. Ele é um garoto delicado, bagunçado e cheio de baixa-estima. Ele é a Bella em todos os seus trejeitos; por que é um problema ter um garoto com a personalidade dela, mas é normal ter uma garota com essa mesma personalidade?

A Edythe, a meu ver, foi muito mais editada (ba tum tss). O Edward é muito possessivo e controlador e é quase sufocante ler o modo como ele trata a Bella no primeiro volume - motivo pelo qual eu sempre detestei esse casal. A submissão da Bella para tudo em relação ao Edward, até mesmo sua vida, está presente no Beau. E dá pra acreditar que ele é um garoto completamente apaixonado e entregue a esse amor doentio - é doentio, sim, mas é crível. O modo como a Edythe reage a isso, suas declarações sobre os acidentes e as perseguições e o "eu vejo você dormindo todas as noites" é bem mais sutil e menos controlador.

Eu seguiria a Edythe para a morte sem pensar duas vezes. Ô vampira apaixonante!

Sim, ainda é um relacionamento muito bizarro e dependente, o Beau se curva a umas coisas que você fica ??????? meu filho ??????? mas não fiquei incomodada como fiquei ao ler Crepúsculo. A inversão de papéis deu tons mais controlados e sutis a Edythe e tornou todas as andanças da história mais suportáveis.

Porque sim, ainda é um porre ler sobre esses dois, mas ao mesmo tempo é divertido.

Pra mim, Crepúsculo é aquela história que de tão ruim, é boa.

Os coadjuvantes continuam maravilhosos e tudo para mim. Os Cullen, principalmente, foram a parte mais divertida. Archie (Alice) continua saltitante e cheio de energia, Jessamine (Jasper) é aquela figura contida e sombria com um coração grandioso; Royal (Rosalie) ainda bate o pé sobre segredos e indiscrição e eu continuo vivendo pela sua personalidade e desenvolvimento. Eleanor (Emmet) é... Bem, Emmet. Divertida e forte e um pouco destemida demais. Carine e Earnest (Carlisle e Esme), por fim, continuam como as peças centrais da pose e da família unida.

As mudanças mais notáveis em relação a plots estão nas sutilezas, como comentei. Nos comportamentos da Edythe, ainda que as cenas em que ela se comporta como o Edward sejam iguais; nos pensamentos do Beau, ainda que ele aja como a Bella o tempo todo. É um livro idêntico, mas ao mesmo tempo bastante original por isso.

E o final! Fiquei bem surpresa com o andamento e com a mudança drástica que a Meyer deu pra história. Seguiu pra um mundo paralelo do que seria Crepúsculo se uma coisinha tivesse sido decidida de maneira diferente, e deu um tom mais soturno e deprimente, mas curiosamente maduro pra história.

A verdade é que eu gostei. Muito. Ainda é Crepúsculo, com suas enrolações gigantescas, mas tem uma narrativa gostosa que flui fácil, tem coadjuvantes que tornam toda a baboseira do casal principal uma aventura interessante de acompanhar. E tem um fim alternativo fascinante de seguir.

Fã da saga ou não, eu acho uma leitura super válida pra matar a saudade desse universo de vampiros brilhantes e lobos fofos. Já tô pronta pra Sol da Meia-Noite e para embarcar em Crepúsculo, mais uma vez, sob outra ótica (e talvez sofra muito por isso, porque é o Edward. Vem aí!).

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/08/resenha-vida-e-morte.html
Fernanda309 10/09/2020minha estante
li sol da meia-noite mes passado e amei, acabei de reler eclipse e bree tanner e vou reler amanhecer agora... vou deixar esse pra dezembro!

Emilia.Reis 10/09/2020minha estante
fiquei com vontade de ler

Izabela.Fabro 05/10/2021

Ótima experiência
Foi um pouco difícil imaginar os personagens com o gênero invertido, muitas vezes me pegava imaginando o Archie como Alice, Jessamine como Jasper, entre outros.
Por ser fã da saga, eu adorei. Foi uma experiência incrível.

Jéssika Dayana 11/09/2020

Melhor Que o Original Sim.
Será que é errado dizer que gostei dessa história mais do que da original? Tinha me esquecido do quanto Stephenie escreve bem, os personagens ficaram muito mais legais com as trocas de gêneros. Beau foi uma Bella mil vezes melhor e muito mais interessante de acompanhar. O jeito que tudo terminou no final, com basicamente Stephenie juntando todos os livros num só me prendeu tanto que li metade do livro em uma tarde. Favoritado e uma das melhores leituras do ano.

Juliana 23/08/2020

O final vale a pena
Pra ser sincera, foi muito difícil me adaptar à inversão do sexo dos personagens. Acho que eu realmente só consegui parar de imaginar os originais no capítulo do jogo de baseball. Isso foi ainda mais difícil, porque a tradução tem MUITAS falhas. Muitas. E não acredito que esses equívocos estejam presentes na versão em inglês, simplesmente porque a maioria dessas palavras não tem flexão de gênero nesse idioma. Então isso foi algo que me incomodou bastante durante a leitura. Dito isso, a maior parte da história é a mesma, mas o final muda significativamente. E eu gostei desse rumo. Fez muito mais sentido que Amanhecer, porque nunca consegui realmente concordar com a história da Renesmee. Enfim, se você é fã de Crepúsculo, a leitura vale a pena, só pelo final. Se não gostar tanto assim... não faz tanta diferença.

Aline 09/10/2022

Para sempre
Crepúsculo fez parte da minha adolescência, é uma saga que eu guardo no coração, então não poderia deixar de ler Crepúsculo Reimaginado.
A ideia toda é muito boa, inclusive o final.
Queria muito novas histórias, mas me contentaria com a continuação dessa ou de O sol da meia-noite.
Vou acompanhar meus vampiros para sempre.

Oi, eu sou a Mila ^^ 16/05/2020

APENAS LEIAM
O último capítulo e o epílogo foram totalmente inesperado ( E o posfácio? " um olho na minha lágrima ", sim, eu li TUDO Kkkk ), nada que tivesse em crepúsculo, tinha que fechar com chave de ouro, né Stephenie!? Observei que muita gente julga esse livro, acha uma loucura.. Posso falar? também achei bem de início, na introdução. Achei que iria "destruir" a minha lembrança de Edward e Bella. Porém, na medida que fui lendo, fui me encantando, até mais do que o velho crepúsculo kkkk. APAIXONADA DEMAIS NESSE LIVRO

Aluma.MAcia 09/11/2022

Esperava bem mais dessa história, demorei muito para terminar porque a vida de Beau era mesma de Bella e por isso achei a leitura muito forçada, já sabia dos acontecimentos e isso causou uma chateação, mas compreendo a autora por ter escrito esse Crepúsculo Reimaginado, ainda bem que o final foi totalmente diferente, porém, o final me deu uma certa angústia por causa da escolha do personagem.

MiCandeloro 24/11/2015

Com um final surpreendente!
Beau era um jovem de 17 anos e filho de pais separados. Durante quase toda a sua vida, morou com a mãe, Reneé, uma mulher muito atrapalhada e meio maluquinha que, mesmo inconscientemente, obrigou Beau a amadurecer muito cedo, já que ele assumiu rapidamente as tarefas e responsabilidades do lar, bem como os cuidados para com ela.

Porém, pelo visto, a presença de Beau não era mais necessária. Reneé havia se casado de novo e Phil estava cuidando bem dela. Em razão disso, Beau quis dar espaço aos pombinhos e resolveu ir para Forks viver com Charlie, seu pai, pelo menos até concluir o ensino médio.

Beau ainda não acreditava que havia tomado àquela decisão. Ele odiava Forks, a paisagem verde claustrofóbica da cidade e, principalmente, os dias constantemente nublados e chuvosos. Sem contar que ele e Charlie nunca foram íntimos. Como seria dividir a casa com um quase completo estranho? Apesar de tudo, Beau achava que estava fazendo o mais acertado, pelo bem de sua mãe.

Ao chegar em Forks, as coisas não pareceram tão ruins quanto ele imaginou. Charlie foi muito receptivo, a ponto de lhe dar um carro como presente de boas vindas. No colégio, logo fez muitos amigos e até conquistou o interesse de muitas pretendentes, algo nunca antes ocorrido. Mas nada disso se comparou ao fascínio que ele sentiu ao ver Edythe pela primeira vez.

Rapidamente, Beau desenvolveu uma obsessão pela menina de pele marfim, com os traços mais perfeitos que vira na vida.Todavia, desde logo, Beau percebeu que Edythe não era uma garota comum, e nem mesmo se parecia humana. Resoluto em querer se aproximar e descobrir tudo sobre ela, mal sabia Beau o risco que corria. Nunca a morte lhe pareceu tão tentadora.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Quando soube que a Edição comemorativa de 10 anos de Crepúsculo contaria com um bônus completamente inusitado, consistindo na história que eu tanto amava escrita com o gênero dos personagens invertido, fiquei muito desgostosa. Havia acabado de sair de uma grande decepção com Grey, um livro que considerei desnecessário, e estava com medo de Stephenie Meyer macular a memória incrível que eu tinha de Crepúsculo. Estava decidida, eu não ia ler Vida e Morte.

No entanto, depois de eu muito me informar sobre essa nova trama e sobre os motivos que levaram a autora a escrevê-la, fiquei curiosa e até animada em conferir. Logo que o exemplar chegou em minhas mãos, enorme e lindo, não resisti e tratei de lê-lo.

Na medida em que conhecia Beau, fui me apaixonando. Ele é um fofo! Um garoto magricela, branquela quase albino, altão e desengonçado, com TOC por organização e limpeza, inteligente e irônico e com um coração maior que o mundo. Por mais que ele tenha características similares as de Bella, não consegui achá-los parecidos. Beau não é reclamão e depressivo, nem todo cheio de mimimis. Ok, ele tem seus maus momentos, afinal, é comum que um jovem que se ache feio e nada de especial tenha certas crises de autoestima e se sinta inseguro, mas nada que seja incomum a um adolescente, independente do sexo.

Assim como Beau, Edythe tem as suas particularidades. Apesar de sua aparência belíssima e impecável, e de seus traços delicados e de sua estrutura mignon, em seus trejeitos, ela parece ser uma adolescente como outra qualquer. Seu palavreado não é rebuscado e sua postura não é pomposa, além do que ela fala umas coisas que tenho certeza de que Edward nunca diria. Também tive a impressão de Edythe ser mais passional e de expor com maior facilidade do que Edward, os seus sentimentos e pensamentos para Beau.

Fico feliz com a existência dessas diferenças. Acho que teria ficado muito incomodada se Meyer tivesse simplesmente tentado reproduzir Edward em "outro corpo", porque, afinal, Edward é único e insubstituível. A única coisa que me atrapalhou um pouco foi o fato de que não consegui criar uma imagem mental de Edythe, portanto, demorei um pouco mais para me apegar a ela.

Afora isso, me diverti demais com a inversão de papéis de todos os personagens do enredo (com exceção de Charlie e Reneé, que se mantiveram os mesmos). Fiquei tentando identificar cada um e me senti meio perdida ao tentar comparar os dois textos na medida em que faz muito tempo que li Crepúsculo, e não conseguia me recordar de todos os detalhes. Senti que, para a leitura funcionar, precisava enxergar Vida e Morte como uma obra independente e me entregar a ela exclusivamente e, depois que fiz isso, deu super certo.

Entretanto, foi impossível não me lembrar de Edward ao ler diversas falas de Edythe que, confesso, para mim soaram meio estranhas e artificiais ditas por uma mulher, mas, enfim. Isso fez com que me desse uma vontade súbita de reler Crepúsculo.

Ao me aproximar das últimas páginas do volume, dei um grande berro quando percebi que a titia Meyer havia alterado o desfecho. Sim!!! O final de Vida e Morte é inédito e, posso dizer, eu surtei, no bom sentido. A autora tomou coragem para fazer tudo o que eu sonhei para Crepúsculo, apesar de que o rumo que ela tomou deixou claro que a obra não terá continuação, o que me deixou um pouco triste, porque sim, fiquei ansiando por mais.

Para quem não sabe, a ideia de escrever este exemplar surgiu do interesse que a Editora de Stephenie tinha em fazer algo de interessante para comemorar os 10 anos de Crepúsculo. Como Meyer sempre se incomodou muito com os comentários preconceituosos que faziam sobre Bella, acusando-a de ser a legítima donzela em apuros, decidiu reescrever a trama do livro invertendo o gênero dos personagens para nos provar que a história continuaria a mesma, independente do humano ser homem e do vampiro mulher.

Neste novo trabalho, Stephenie se divertiu muito e aproveitou para corrigir diversas coisas que a incomodavam, arrumando palavras erradas, explorando ideias que na época não passaram pela sua cabeça, reparando erros na mitologia vampírica e adicionando detalhes novos em razão de seu protagonista atual ser menino e precisar de certos ajustes para o enredo ficar mais coerente. Achei que todas as modificações foram válidas e a autora foi muito bem sucedida em sua empreitada.

Para quem quiser saber mais sobre a Edição Especial de Aniversário / Vira-Vira / Crepúsculo e Vida e Morte, cliquem AQUI.

Esta é, certamente, uma excelente oportunidade para aqueles que sempre torceram o nariz para Crepúsculo ou passaram a odiar a Bella por causa dos filmes, lerem Vida e Morte e conhecerem finalmente essa história sobre a magia, a obsessão e o frenesi do primeiro amor. E para quem já leu Crepúsculo e é fã, leiam Vida e Morte e surpreendam-se com esse presente que a Stephenie Meyer trouxe para gente.

site: http://www.recantodami.com/
Aninha 29/04/2018minha estante
Nossaaaaaaaa! Iniciei a leitura e a primeira sensação que tive foi de Déjà vu... a segunda coisa que achei é que se tratava de uma mudança forçada... Considerei parar de ler, até que cheguei aqui! Agora estou em frenesi me perguntando o que será que houve...

Realmente, preferia Midnight Sun, mas vou ler tudinho hoje mesmo e descobrir!!!!

Obrigada!

Leticia.Liesenfeld 17/08/2023

Apenas Frases
Deixando o gênero e a espécie de lado, Crepúsculo sempre foi uma história sobre a magia, a obsessão e o frenesi do primeiro amor. Então pensei: E se eu testasse essa teoria? Poderia ser divertido. Como costuma acontecer comigo, comecei acreditando que faria um ou dois capítulos. (É engraçado/triste o fato de que ainda não me conheço bem.) Lembra que falei que não havia tempo? Felizmente, este projeto, além de ser divertido, foi rápido e fácil. Acontece que não tem tanta diferença entre uma humana apaixonada por um vampiro e um humano apaixonado por uma vampira. E foi assim que Beau e Edythe nasceram.

lareS2 31/03/2023

Outra perspectiva, outra história
Tive que ler essa perspectiva pra matar um pouquinho a saudade da saga original e eu adorei. É supernostalgico ler essa versão do clássico de Meyer e, mesmo com um final diferente ( que eu super amei) relembra o bom e velho crepúsculo.

Cássia 12/11/2020

Vida e Morte
Crepúsculo sob uma outra perspectiva, mas dessa forma pude perceber que o original é muito melhor.

Carla865 10/09/2020

Foi melhor do que eu esperava
Gostei bastante dos diálogos desenvolvidos, gargalhei bastante, e foi legal ler a história reformulada, eu amei a Edythe, gosto bastante de personagens femininas fortes, e achei muito bonitinha a forma como o Beau é totalmente rendido por ela, mas quem não seria né? Me atrapalhei um pouco pra descobrir quem era quem mas consegui me acostumar, foi melhor do que eu esperava, gostei demais do final alternativo, eu nunca em um milhão de anos conseguiria magoar o Charlie dessa forma, ele é um paizão, sou muito sensível quando se trata desse personagem.

César 21/07/2021

Li por pura curiosidade, nunca me interessei muito pela saga de filmes nem nada do tipo, mas a proposta desse livro me chamou atenção... e sla... só gostei...