O Enfermeiro

Machado de Assis

Resenhas - O Enfermeiro

Regis 09/06/2023

Literatura Brasileira em Quadrinhos
Mais uma HQ de Literatura Brasileira em Quadrinhos com Machado de Assis.

Li esse conto há um tempo e ao me deparar com a HQ tive vontade de ver a história com traços e cores.
A HQ tem traços simples e cores pálidas, mas é uma ótima forma de ler ou revisitar os contos de Machado. E farei isso toda vez que me deparar com algum conto dele que gostei nesse formato.

O Enfermeiro é um conto curto e que causa reflexões pelo lado dúbio do papel do personagem principal e de como ele começa temeroso de seu erro, para logo depois tentar se convencer que não fez nada de tão horrendo. A história mostra a manipulação mental que o personagem faz para justificar atos terríveis e continuar vivendo como se matar alguém não fosse nada demais. O realismo Machadiano ajuda a identificar o exército necessário para manipular a realidade e apaziguar a culpa.

É uma boa história em um formato acessível que recomendo com certeza para quem quer conhecer, ou assim como eu, revisitar os contos de Machado.
Fabianne 22/06/2023minha estante
Estou viciada nesses HQs...esse já vai para minha lista

Regis 22/06/2023minha estante
É muito bom para revisitar as histórias favoritas, Fabianne. ??

Fabianne 22/06/2023minha estante
Sim. Esse ano já matei saudade de duas. Amei

Regis 19/10/2022

Uma maravilhosa narrativa de horror psicológico apresentada pelo ponto de vista da consciência do próprio culpado.

É impressionante como Machado consegue em poucas páginas demonstrar com precisão as fazes que a mente humana atravessa até chegar ao estágio de convencer a si mesmo de que: talvez o mais provável é que tenha prestado um favor à vítima.

"Considerei também que o coronel não podia viver muito mais; estava por pouco; ele mesmo o sentia e dizia. Viveria quanto? Duas semanas, ou uma; pode ser até que menos. Já não era vida, era um molambo de vida, se isto mesmo se podia chamar ao padecer contínuo do pobre homem..."

Esse conto também me levou a pensar em um aspecto muito peculiar da psique humana: a capacidade de distanciar-se da culpa, criando justificativas para os atos, como uma forma de proteção contra a cobrança imposta pelos próprios pensamentos.

"A imaginação ia reproduzindo as palavras, os gestos, toda a noite horrenda do crime...
    Crime ou luta? Realmente, foi uma luta, em que eu, atacado, defendi-me, e na defesa... Foi uma luta desgraçada, uma fatalidade.
Fixei-me nessa idéia."

A cada livro do autor me sinto mais surpresa com a vastidão de seu talento em retratar a verdade do caráter humano de forma tão precisa, a ponto de nos levar a reconhecer em nós mesmos tais características.

O conto me lembrou um pouco: O Gato Preto, de Edgar Allan Poe (meu conto favoritodo autor); Mas salpicado da genialidade da mente e da escrita de Machado

Estou adorando ler os contos do Machado de Assis, e adorei esse. Recomendo.
Max 19/10/2022minha estante
Ótima resenha!?

Regis 19/10/2022minha estante
Obrigada, Max. ?

HenryClerval 20/10/2022minha estante
Quando for fazer maratona de Machado com o grupo, farei com vocês. Que venham os contos. Kk

Regis 21/10/2022minha estante
Faremos juntos então. ?

Maria, lua do Lucy 05/11/2022minha estante
Conheço uma amiga que ama a literatura brasileira. As obras do machado de Assis, principalmente.

Janaina Edwiges 14/12/2020

Este conto me fez refletir sobre um aspecto muito interessante da condição humana, que afeta qualquer um de nós. Muitas vezes, as pessoas cometem atos pelos quais se arrependem e são corroídas pelo dolorido sentimento do remorso. Porém, como uma forma de sobrevivência, de conseguir afastar a forte sensação de culpa, elas acabam criando desculpas, tentando de alguma maneira justificar o ato errado que cometeram. É um modo que os indivíduos encontram de seguir em frente.

Por isso amo tanto os contos do Machado de Assis! É tudo muito real. Não tem mocinho ou vilão. Tem pessoas, como eu e você, que não são perfeitas, que são humanas, que carregam uma dualidade dentro de si. Cada conto que leio é um aprendizado e me faz entender melhor e com mais clareza tanto o meu comportamento, quanto dos outros.

Leia Machado de Assis! Vai te ajudar a compreender muito melhor os aspectos da vida.

Thaiss 09/04/2022

li por causa do colégio kkkkk
li esse livro quando em uma aula a professora pediu pra gnt fzr uma apresentação sobre um conto do machado de assis e me surpreendi quando realmente achei a história interessante e realmente gostei de ler

Lara.Bia 29/11/2023

Rapidinho de ler e esse formato em quadrinhos realmente ajuda a despertar o interesse para ler a obra integral. Agora na minha concepção, o personagem errou, mas o outro mereceu kkkk

lucas rocha 22/07/2021

Resenha L21.202
Procópio José Gomes Valongo
"... não maltrate muito a Arruda, se lhe não cheira a rosas."

Pág. 5

Marcinhow 06/06/2021

Crime e castigo, será?
Machado de Assis nos presenteia com esse conto, recheado de mistérios e charadas.
Você pode lê-lo tranquilamente, mas se prestar atenção nos detalhes, vemos que Machado nos diz bem mais do que o conto, a princípio, parece nos contar.

emclara 27/08/2023

"Caim, que fizeste de teu irmão?"
? //

"O Enfermeiro" é um conto curto que nos apresenta Procópio José Gomes, um homem que decide aceitar cuidar de um coronel enfermo, por estar cansado de seu trabalho atual. Contudo, quando chega na vila, descobre que o doente tem uma personalidade insuportavelmente difícil.

Uma leitura rápida e fácil, dependendo do seu costume de ler clássicos brasileiros ? aqui os quadrinhos ajudam. Adoro como o autor consegue prender a atenção, principalmente em seus contos.

Raquel Paixão 06/01/2024

Um dos melhores contos do melhor escritor
Eu já tinha lido esse conto no Ensino Médio e me lembro de que adaptamos para um teatro. Mas minha memória apagou completamente a história e hoje resolvi ler essa versão em quadrinhos, que ganhei de uma amiga, no fim do ano.

O conto é muito curto, mas está lá toda a presença das características de escrita do Machado.
Eu não me lembrava, mesmo, da história e fui pega de surpresa com os acontecimentos.

Recomendo demais! Essa versão adaptada em quadrinhos, inclusive, é um chuchu para quem quer começar a ler clássicos.

Carol 31/01/2022

não gostei do livro apesar da base da história ser diferente das outras. é uma leitura rápida, de alguns minutos.

Robert Alvees 27/08/2021

??????
Gostei muito do conto, mas acho que pelo fato de ter ?lido? em audiolivro, porque se tivesse com livro físico talvez não teria terminado.

No conto temos Procópio, um enfermeiro que tem a difícil missão de cuidar do rabugento e ranzinza Coronel Felisberto, homem conhecido por sua fama insuportável, incapaz de manter alguém para seus cuidados por mais que alguns dias.

Jaqueline.Melego 16/10/2020

Nunca vale a pena pagar o mal com o mal.
Essa é a mensagem q consegui tirar desse conto.

Clara 27/02/2023

É o quarto conto q eu leio do Machado para o vestibular
Tô gostando
Mas esse não é um dos meus favoritos
Gostei mas tem melhores como A igreja do diabo

Mr. Jonas 04/11/2021

O enfermeiro
O Enfermeiro é um conto de suspense publicado por Machado de Assis de forma avulsa, depois fazendo parte do livro Várias Histórias, publicado em 1896. Procópio aceita a oferta de trabalho: cuidar de um coronel enfermo, que tem um temperamento insuportável. O relacionamento é complicado e dramático, levando os personagens a um final surpreendente.