As Vantagens do Pessimismo:

As Vantagens do Pessimismo: Roger Scruton

Resenhas - As Vantagens do Pessimismo

Dalmo 03/02/2017

Nunca julgue um livro pela capa
Ao contrário do que a capa e o título incorretamente traduzido da versão original em inglês possam parecer à primeira vista, Vantagens do Pessimismo não é uma ode ao derrotismo ou ao negativismo, mas sim um brilhante ensaio sobre o pensamento conservador. Sua crítica às falácias que acompanham o pensamento progressista no mundo atual - onde o "eu" se sobrepõe ao "nós", ameaçando a paz e a liberdade que norteiam as sociedades democráticas baseadas no estado de direito - é um convite à reflexão sobre os principais desafios que enfrentamos no mundo contemporâneo. O pessimismo é tratado no livro como um antídoto intelectual contra os riscos do otimismo inescrupuloso e da falsa esperança que o acompanha. Uma defesa dos limites morais e de comportamento que devem permear a convivência pacífica em sociedade e garantir, assim, o futuro da humanidade.

Luiz.Fernando 01/08/2020

O Pessimismo como exercício.
Este livro não é para quem acha que o mundo tem soluções fáceis, ou que os problemas políticos e sociais podem ser tratados de maneira "progressista" ou "otimista". Cuidado em achar que tudo é progresso, e acabar esquecendo que não tivemos séculos de história, e ainda fazemos muitas das mesmas perguntas que foram feitas a 2.000 mil anos. Cuidado em ser otimista, em enxergar que a pior possibilidade para o seu planejamento nunca vai acontecer.

Uma certa dose de pessimismo nos mantém alertas para as falácias que estão camufladas em discursos proféticos, e livros profundos que são quase impenetráveis.

FLemos 12/12/2017

Ótima didática e cumpre seu objetivo
Primeiro livro do autor e do gênero que eu leio e, de fato, gostei bastante.
O Scruton sabe trabalhar muito bem com as palavras e com a didática. O livro é recheado de exemplos históricos das falácias que ele quer combater. A maioria delas nós reconhecemos nos debates diários, porém eu, pelo menos, não conseguiria sintetizar um nome e uma frase explicativa como ele faz no início de cada capítulo.
Após as falácias, há também um capítulo muito interessante onde ele demonstra as estratégias que o "otimista inescrupuloso", como ele chama, utiliza para se evadir dos confrontos a suas percepções ilógicas da realidade.
Recomendo fortemente uma leitura de mente aberta e com um marca texto nas mãos, pq as sacadas são muito boas.
Dei nota 4,5. Só não dei 5 pois achei que faltaram alguns exemplos do cotidiano, pois houve foco maior em políticas governamentais e movimentos em larga escala.

Pedro 18/03/2018

Ótimas Explicações
Scruton dedica o livro a explicar os comportamentos que justificam os constantes erros de julgamento que fazem com que nossa sociedade aceite as políticas que nos metem, cada vez mais, no caos em que vivemos. Vale a leitura.

Pedróviz 08/02/2020

Dosar bem
Roger Scruton, em As Vantagens do Pessimismo apresentou as diversas falácias nas quais os otimistas historicamente se baseiam para levar adiante seus projetos a qualquer preço e risco, gerando miséria e sofrimento e o pior, sem que haja qualquer aprendizado com os erros.
O fato é que o pessimismo e a prudência andam juntos e bem dosados nos conduzem no bom caminho.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

Até o pessimismo pode ser útil às vezes...
Nesse livro, Roger Scruton trata acerca de algumas "falácias" que certos políticos e professores podem ter te contado, isto é, visões de mundo que, apesar de aparentemente parecerem ser verdadeiras, são visões de mundo falsas em seu núcleo.

Um exemplo disso é o que Scruton chama de "falácia da melhor das hipóteses".

Vou explicar o que é: sabe quando teu amigo te chama pra fazer algo muito louco e descabido e diz assim "ah, na melhor das hipóteses, a gente vai ganhar só um arranhãozinho, relaxa".

Pois é, se você pensou o mesmo que eu, nós dois temos certeza que qualquer que seja o plano desse nosso amigo, vai dar B.O.

É basicamente isso o que Scruton quer dizer. O mais interessante, contudo, é que essa "melhor das hipóteses" não fica apenas entre alunos do ensino médio. O seu verdadeiro perigo aparece quando nossos políticos (a quem elegemos para defender nossos interesses), tentam ser otimistas "demais" quanto a projetos políticos que podem, "na melhor das hipóteses", trazer o bem comum.

Nessas situações, talvez uma pitadinha de pessimismo seja necessária para promover o bem comum (de forma segura) a todos.

Outro capítulo que me chamou a atenção foi o 4°, sobre a "falácia utópica".

Ah, um aviso, se você conheceu Scruton por "Como ser um Conservador", saiba que aqui ele apresenta ideias muito mais refinadas e que podem facilmente serem apreciadas por um espectro maior de pessoas.

Além disso. Gosto muito como Scruton introduz tão ironicamente seu livro. É deveras de uma sagacidade ímpar. Vou deixar para vocês deleitarem-se por si mesmos:

"A crença de que os seres humanos podem prever o futuro ou controlá-lo segundo as suas próprias conveniências não deveria ter sobrevivido a uma leitura atenta da Ilíada, e menos ainda do Antigo Testamento. O fato de que ela sobreviveu é um lembrete discreto de que o argumento deste livro é totalmente inútil". p. 8

Kaique.Nunes 07/03/2019

O otimismo é fundamental para o espírito humano, graças a ele foi possível várias inovações ao longo dos séculos, mas será que existe lado negro? O renomado filósofo e escritor Roger Scruton argumenta que o otimismo descontrolado pode ser perigoso - e que a verdadeira felicidade depende de um saudável pessimismo que reconheça as limitações dos seres humanos, ou seja, um reconhecimento de nossa falibilidade.

O autor traz uma avaliação abrangente e concisa de como o pessimismo pode ser um antídoto para as falácias inerentes à mentalidade otimista e nos permitir viver com nossa própria imperfeição. Abrangendo desde a Grécia antiga até a atual crise econômica, o livro persuasivamente conclui que otimistas e idealistas causaram desastres ao negligenciar as duras verdades da natureza humana e ao adotar expectativas ingênuas sobre o que pode ser mudado.

Scruton nos encoraja a ver o pessimismo não como sombrio e fatalista, mas como um ponto de vista esperançoso que favorece uma avaliação equilibrada da sociedade e da natureza humana, em oposição ao pensamento utópico desejoso.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

gleysonWHO 23/11/2020

Uma dose de pessimismo não mata ninguém
Scruton demonstra que as tragédias e os desastres da história europeia foram consequência do falso otimismo e dos raciocínios enganosos que daí derivam. Enquanto rejeita tais raciocínios, constrói uma forte defesa tanto da sociedade civil como da liberdade, mostrando que o verdadeiro legado civilizacional não é o falso idealismo que, junto com o fascismo, o nazismo e o comunismo, quase nos destruiu. Deve-se, isso sim, proteger a cultura do perdão e da ironia.