Grande Magia

Grande Magia Elizabeth Gilbert

Resenhas - Grande Magia

Paulinha 11/04/2023

Inspirador
Um livro de auto ajuda, totalmente voltado para artistas.
Onde a escritora faz uma auti biografia e encoraja as pessoas a fazer sua arte.
Legal, mas não é para o público geral.

Aline no mundo das maravilhas 07/04/2023

Sobre a vida criativa
Esse livro é um leque de possibilidades e inspiração. Faz você querer enxergar o mundo com uma nova perspectiva.
Gostei muito.

Tatiana449 31/03/2023

Enquanto você lê, você descobre que tinha muitas inseguranças que nem sabia que existiam em relação ao seu processo criativo.

Na verdade, pode até descobrir que sempre foi uma pessoa criativa mesmo quando não se achava uma pessoa criativa

Vick 26/03/2023

Criar projetos
Eu simplesmente amei o livro e foi uma verdadeira inspiração em vários momentos.
Olhando para os projetos que manifesta quem nós somos!

Glaucia 12/02/2023

A criatividade pode ser algo que vem de dentro.. mas vai se aprimorando a cada nova tentativa. Não se cobre tanto ... quanto mais leve for, mais resultado terá.

Denise.Salla 12/02/2023

Elizabeth Gilbert conversa conosco através deste livro. Foi o que senti lendo Grande Magia.
Ela conta histórias interessantes e fala da criatividade como se fosse muito simples inventar, ter ideias e colocá-las em prática. Sempre tive vontade de escrever, mas tenho receios e não sei por onde começar. E através deste livro, através de suas experiências, a autora instiga e incentiva o leitor a realizar seus sonhos sem cobranças, sem julgamentos, deixando claro que frustrações não podem nos limitar pois no final vale muito a pena.

Janayna 07/02/2023

Leitura despretensiosa, mas que rende bons insights.
Inicialmente é bom destacar que A Grande Magia não se destina apenas a pessoas que trabalham no meio artístico (escritores, bailarinos, cantores, artistas plásticos etc.).
Acima de tudo, o livro é para todo ser humano que se interesse por uma vida plena e com significado. Já na primeira página, Elizabeth Gilbert apresenta a sua definição de criatividade: é o relacionamento entre um ser humano e os mistérios da inspiração.

A partir desse conceito, e ao longo das 192 páginas, ela abre as portas de seu processo criativo. Para construir esse caminho, a autora decidiu apresentar seus argumentos em 6 grandes temas/capítulos: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e Divindade. Com esse formato, Elizabeth traz à tona suas ideias sobre quais seriam as premissas para a construção de uma vida com mais criatividade, ao tempo em que se esforça para desmistificar certos pensamentos preconcebidos que se encontram no imaginário popular.

No meu ponto de vista, um dos melhores pontos de reflexão do livro é saber que uma vida com criatividade é possível para qualquer pessoa que tenha a coragem de acolher o medo e expor o tesouro que já tem dentro de si. E para descobrir esse tesouro, é essencial sermos mais curiosos no dia a dia, pois quando temos um olhar diferenciado para atividades rotineiras podemos nos surpreender. Ou seja, a magia pode ser encontrada onde menos se espera.

Não obstante os aspectos positivos, minha avaliação do livro é mediana. Apesar de bons momentos de reflexão, a narrativa é superficial e por vezes, repetitiva. Um fato curioso é que não há Prefácio ou Introdução. Dessa forma, no meu ver, a leitura perde um pouco a credibilidade e dificulta o entendimento do contexto. Ao abrir o livro, o leitor já se depara com o primeiro capítulo, sem ao menos imaginar o que poderá encontrar nas páginas seguintes.

Para concluir, acredito que o livro é uma boa leitura para aqueles de mente aberta, interessados em autodesenvolvimento e em outras formas de pensar. Ou ainda para os fãs da autora de Comer, Rezar, Amar, pois esta obra é praticamente um diálogo franco e leve com Lizz Gilbert.

Monique 03/02/2023

A grande magia é abrir espaço
Algumas obviedades, mas a gente sempre está precisando revisitar as obviedades não é mesmo? As vezes leva-se tanto tempo pra apreender alguma coisa realmente.

Esse livro foi uma verdadeira benção pra mim durante este mês de Janeiro, tenho muitos pensamentos intrusivos em relação ao lugar que eu estou agora na vida, e ele me ajudou a reajustar minha perspectiva às vezes dizendo exatamente o que eu precisava no momento da leitura.

Ele me relembrou que existe um lugar pacífico e ao mesmo tempo caótico dentro de mim que eu posso acessar e que é daí que vem o que a autora chama de A Grande Magia, pra mim é conseguir tirar o entulho da ansiedade (no meu caso social) da melancolia e da exaustão que podem descolorir os dias. E depois de limpar começar a criar. Criar um sentido.

Algumas das frases que marquei:

" Não quando falo de 'viver criativamente', estou falando de maneira mais ampla. Estou falando de viver uma vida mais motivada pela curiosidade do que pelo medo".

"O medo e a criatividade dividiram o mesmo útero, nasceram ao mesmo tempo e ainda compartilham alguns órgãos vitais"

"Seja como for sempre tive a impressão de que enquanto o artista atormentado está fazendo birra ou dando chiliques, sua musa está sentada tranquilamente em um canto, lixando as unhas esperando o pacientemente que o sujeito se acalme e toma juízo para que todo mundo possa voltar a trabalhar".

"Porque você nunca conseguirá criar nada de interessante na vida se não acreditar que merece ao menos tentar"

Ivad 27/01/2023

Traz boas reflexões!
No livro: Elizabeth Gilbert aborda a criatividade e o processo criativo através de suas vivências e perspectivas pessoais de maneira leve e descontraída.

Tabita.Maier 20/01/2023

Nunca decepciona!
Grande Magia é um livro pras criativas mentes inquietas, mas que tem medo de colocar pra fora o seu potencial.

Elizabeth Gilbert nos faz lembrar o importante fato de que todos nós somos criativos e que a ideia de sucesso e fracasso é só uma invenção imposta a nós para ficarmos longe - por muitos motivos - da Grande Magia.

É um livro muito gostoso de ler, mistura experiências pessoais da autora, experiências de outras pessoas que cruzaram o caminho dela e algumas analogias precisas sobre a interação humana com o universo e a criatividade.

É o livro perfeito para qualquer pessoa que queira se conectar com o seu lado criativo e queira viver a vida de forma mais leve e, claramente, mais mágica!

Thayna.Vervloet 10/01/2023

Inspirador
Faz a gente ter vontade de encontrar o nosso lado criativo, o que está escondido em cada um de nós :)

oraculws 09/01/2023

Só faz sentido, se você coloca em prática
Não adianta comprar um livro de autoconhecimento e não colocar em prática ou exercitar isso na mente e no dia a dia. Por isso muitos livros considerados de autoajuda não são tão queridos quanto os romances. Mas ainda sim, não deixam de ser menos importantes, se não fizessem sentido para alguém eles não seriam vendidos. Esse é um ótimo livro, mas em partes, acho forçado alguns comentários. Mas costumo relevar e entender a mensagem por trás do mesmo. Vale a leitura sim, mas para quem quer criar e não ler por apenas colocar como "lido" aqui no skoob ou em qualquer plataforma.

Nickx :) 14/12/2022

Nhé
Super rápido de ler, é mais um monólogo do que uma leitura inovadora em si. Dá pra usar como livro de transição quando se está lendo algo muito pesado em paralelo.

Lu Labella 29/11/2022

Um guia para voltar a ter criatividade e magia na vida de forma leve e divertida. Vale a pena ler ?..

Ingrid 29/11/2022

Resenha - Grande Magia
“Grande Magia” é um livro de não-ficção escrito pela autora do best-seller “Comer, rezar, amar”. Eu nunca li esse livro, o mais famoso da autora, e nunca tive interesse. Mas depois de ler “Grande Magia” fiquei bem curiosa com os outros livros de Liz Gilbert.

Esse é um livro que pode-se considerar autoajuda, ele tem a proposta de nos ensinar como viver uma vida mais criativa.

E não é uma leitura que eu faria normalmente, até por não me achar uma pessoa tão criativa. Mas, participando de um grupo de leitura tive a oportunidade de conhecer essa obra.

E a escrita da autora é daquelas que nos prende, pois ela traz os ensinamentos com base em histórias vividas por ela e outras pessoas. Ela nos mostra o “passo-à-passo” para a vida criativa por meio de práticas reais.

Eu adoro livros de autoajuda que são assim, que não trazem apenas teorias e coisas muito técnicas. Livros que nos mostram histórias, e daí trazem os ensinamentos e reflexões.

Então, como vocês podem ver pela nota que dei ao livro, 3 estrelas, não foi a minha melhor leitura do ano. Mas eu não gosto tanto de ler não-ficção, e esse foi o motivo das 3 estrelas. Ele é um livro bom, para quem gosta do gênero, tenho certeza que vai gostar da leitura.

Ressalto também a divisão do livro, que nos mostra os passos para a vida criativa, que são: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência e Confiança. Nós devemos ter coragem para ser criativos, nos abrir à magia que traz a criatividade, ver que não precisamos de permissão para viver uma vida criativa, persistir naquilo que queremos e confiar em nós mesmos.

No capítulo “Encantamento”, que foi o meu preferido do livro, ela fala da Grande Magia, que seria realmente algo sobrenatural/mágico que existe no nosso mundo. Só pela autora ter mostrado que existe magia no mundo real, eu já achei o livro incrível.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/