Grande Magia

Grande Magia Elizabeth Gilbert

Resenhas - Grande Magia

Ana 24/05/2022

Comprei o livro por um acaso em Março de 2020
Sabe aquele livro que você lê e muitas partes dele fazem um ?booom? na sua cabeça??? Então, isso é exatamente o que eu senti em cada capítulo que eu lia de A Grande Magia.
Primeiramente, chocada, passada que essa autora é a mesma do livro ?Comer, Rezar, Amar? e que a história é baseada na sua vida. Diversas vezes ela cita o livro (Comer, Rezar, Amar) no livro (A Grande Magia).

Segundamente, eu comprei esse livro por um acaso no site da Amazon em Março de 2020 pois eu estava entediada artisticamente falando e comprei o livro pensando que falaria sobre criatividade de uma forma voltada a vida artística, mas não. Óbvio que muitos exemplos e histórias contadas no livro tem um lado artístico, mas não se resume a isso. A Grande Magia ficou mais de 2 anos na minha prateleira e em nenhum momento (até Março de 2022) eu sequer abri para ler uma página. Tinha uma baita obra de arte no meu quarto e nem sabia.

Terceiramente, esse é daqueles livros que a autora sabe escrever e interpretar histórias de uma maneira que a gente sempre tenta mostrar e falar, mas não consegue. Quantas vezes queremos falar de algo ou expressar nossos sentimentos em frases, mas não sabemos escolher as palavras certas para isso??? Pois bem, a autora faz muito bem e eu ficava tipo: UAU CARAMBA É ISSO MESMOOOO!!!!

Eu estou encantada com o que li em A Grande Magia, literalmente, faz jus ao título, ele é mágico. Nos faz refletir sobre muitas questões e comportamentos que temos diante da nossa criatividade e como podemos lidar com situações de fracasso, frustrações e de vergonha como por exemplo, quando algo não dá certo ou até mesmo quando não estamos ativamente criativos. E aprendi que todos nós temos um tesouro perdido dentro de nós mesmos e que podemos/devemos ir à caça para alcançarmos a Grande Magia.

O livro não foi escrito para que somente pessoas do ramo artístico possam ler. Ele foi feito para qualquer ser humano ler e poder se inspirar. Seja um médico, um cantor, um escritor, um engenheiro ou até mesmo um mero estudante de final de ensino médio com crise existencial que está prestes a entrar na faculdade, mas não tem certeza se o que escolheu é o que quer cursar. É uma obra para qualquer idade. E arrisco em dizer que não será a única vez em que lerei esse livro. Levarei comigo ao decorrer dos anos da minha vida.

Termino com o seguinte trecho do livro:
?Morremos de medo e somos corajosos.
A arte é um trabalho devastador e também um maravilhoso privilégio?.

Amanda.Bandeira 12/12/2021

Bem mais ou menos
Eu esperava muito mais do livro. Achei a leitura extremamente pesada, o que foi bem frustrante. Não é um livro que eu recomendaria.

Thayza.Karen 06/09/2023

Muito mágico
Parecia terapia levei uns 3 tapas na cara, no geral foi uma boa leitura, fala de criatividade de forma leve, beira o assunto da tal da síndrome do impostor.

Beatriz 21/09/2020

Livro inspirador
Para quem é do mundo das artes e depende do processo criativo esse livro é um presente.

Flavinha 02/05/2020

Um livro leve e que retrata a criatividade nas suas mais diversas formas. Explorando o que podemos fazer e como devemos aceitá-la em nossas vidas. Maravilhoso! Livro que deve ser relido quando achar necessário.

Gisele567 08/04/2020

Grande Magia
Nessa obra de não ficção, a autora conta um pouco da "magia" de ser escritora, sua experiência e traz dicas para quem, como ela, ama escrever.
Recomendo,pois é uma leitura rápida, fácil, interessante e fluida.

Ana 07/09/2021

Uma volta pelo universo da criatividade
O livro traz reflexões muito interessantes acerca do processo criativo e da criatividade em si, que Elizabeth Gilbert traz como a Grande Magia. Contém relatos divertidos a respeito da vida dela e da sua relação com a criatividade enquanto escritora, além da narrativa gerar uma proximidade com o leitor.

Ele tem um quê de autoajuda, mas sem aquele otimismo forçado, a autora tenta trazer uma visão mais realista da coisa.

Entretanto, não sei se pelo fato dela transmitir o assunto de uma forma meio lúdica, ou pela sensação de não sair do lugar que tive em algumas partes, não me prendeu, eu lutei pra terminar, demorei bastante, pensei em deixar de lado várias vezes.

Mas ele teve o que acrescentar, achei o final interessante e tive alguns insights preciosos. Definitivamente não é um livro que eu indicaria a todo mundo, mas para quem tem algum contato direto com o processo criativo ou deseja estimular a criatividade pode ser bom!

Senhorita Universo 03/06/2021

Perfeita
Convenhamos, essa mulher é simplesmente perfeita, eu sabia disso quando comecei o livro e sei quando terminei.
Mas no começo foi conturbado, eu sabia o quanto tudo aquilo era incrível mas ao mesmo tempo sabia que não estava aproveitando como deveria.
Decidi dar um tempo, e hoje voltei.
E pulei do 28% ao 100% em um dia, o tanto que fluiu.
Talvez a Grande Magia precisou de um tempo para realmente se apresentar?

Paulinha 11/04/2023

Inspirador
Um livro de auto ajuda, totalmente voltado para artistas.
Onde a escritora faz uma auti biografia e encoraja as pessoas a fazer sua arte.
Legal, mas não é para o público geral.

milli.g 20/11/2021

É uma leitura boa, inspiradora, bem esclarecedora, bem objetiva e conta com muitos exemplos.
A grande magia é a criatividade, esse livro nos mostra como lidar com ela e como deixar que ela lide conosco.

"Os tesouros escondidos dentro de você estão esperando que você diga sim."

eu li por indicação do shawn mendes e posso dizer que recomendo a leitura.

Naturopata 13/11/2021

Leitura fluida e divertida
Gostei muito desse livro, uma leitura que mais lembra uma conversa, você da risada, para pra refletir, se percebe concordando com a cabeça e até pensando em pessoas que você conhece que tem tudo a ver com o que ela exemplifica.
Um livro gostoso de ler que traz inspiração.

Paula @bookflags 16/05/2021

Leitura leve, mais parecida com uma bate papo com a autora. Aborda o autoconhecimento, e a busca por seus sonhos em um mundo criativo. Um tanto interessante, embora tenho sentido falta de uma abordagem do criativo não vinculado diretamente as artes; me pareceu um grande enfoque para leitores que vivem no tradicional mundo das artes.

Robtavares 17/08/2023

Não gostei
Não gostei... o livro fala sobre a definição da autora sobre criatividade e a forma como conduz seu processo criativo. Imagino que deve ser interessante e importante pra alguém. Pra mim,no momento, não acrescentou em nada. Eh um livro de auto ajuda.

Amanda2041 19/04/2023

Eu amo a criatividade
Olhar com outros olhos a vida criativa era algo que eu nunca imaginaria fazer ao longo da minha vida.
Elizabeth Gilbert conseguiu trazer um tema tão delicado, que afeta inteiramente nosso ego, de uma maneira leve, às vezes engraçada, mística, quase como uma divindade: como se ela fosse viva.

E de fato, sinto que ela seja e me senti ainda mais conectada comigo mesma e me pego olhando para as criações minhas e de outras pessoas de maneira mais leve, amorosa e alegre.

O livro comenta muito da própria experiência dela, citando principalmente a criatividade no mundo da escrita, mas podemos aplicar isso para toda a extensão da nossa vida.

Super indico para quem quiser ter contato com o mundo criativo, seja para inspirar o próprio trabalho, ou para encontrar uma inspiração de vida baseada em algum hobbie.

Espero que a sua jornada de vida seja incrível!!

clarimoreira 13/05/2021

Grande Magia - Elizabeth Gilbert
Com histórias próprias, de amigos e pessoas que a inspiram, Elizabeth Gilbert fala sobre o que significa levar uma vida criativa. Uma vida movida a curiosidade. ?Grande Magia? inspira a correr atrás do que sonhamos, do que faz a alma se sentir aconchegada.

É linda a forma lúdica que ela usa pra falar sobre a criatividade e a importância dela na nossa vida - que não se resume ao lado profissional, ao trabalho artístico -. Faz refletir sobre o quanto estamos de fato nos abrindo a curiosidade, a magia das coisas, ao buscar aprender? sobre pra onde estamos direcionando nosso olhar e o quanto isso interfere na leveza (ou falta dela) na vida.

?A vida tem uma regra simples e generosa: você melhorará em tudo aquilo que praticar.?

Escrito numa linguagem simples, dá a impressão que estamos sentados num café com uma amiga que admiramos e que nos encoraja a buscar, movimentar, criar. E, apesar de muitas das histórias envolverem escritores, serve pra tudo na vida.

"Ao simplesmente correr atrás do que ama, pode ser que você acabe inadvertidamente ajudando muito os outros. (...) Portanto, faça aquilo que o estimula. Siga suas fascinações, obsessões e compulsões. Confie nelas. Crie aquilo que faz seu coração bater mais forte. O resto virá por si só."

Um livro inspirador, que entrelaça a vida criativa com a leveza, confiança, movimento e liberdade. A gente precisa se abrir mais pra curiosidade, pro que nos desperta o interesse. Ser quem de fato se é. Olhar o que pulsa em nós. Aproveitar o caminho e viver a experiência da jornada, com encantamento, curiosidade e um olhar atento à magia a nossa volta. ?