Doce Perdão

Doce Perdão Lori Nelson Spielman

Resenhas - Doce Perdão

Nathália Corrêa 21/06/2021

Clichê gostosinho de ser lido
Um daqueles clichês que adoramos. O foco aqui não é o romance em si, e sim o poder do perdão e o amor de uma mãe e uma filha. Aquele livro ideal para um dia de chuva, que te deixa com o coração quentinho e com esperança de dias melhores ?

Larissa 28/12/2021

O começo me cativou , no entanto achei que o final poderia ser mais desenvolvido e trazer mais respostas, o que me fez não amar o livro.

Michele.GaviAo 26/02/2023

Entendi a mensagem do livro, mas senti que ficou faltando algo, parece que nada terminou e nada começou, muitas pontas soltas, como se nada fosse ter um fim.

Maria.Luiza 05/07/2020

Em Doce Perdão, temos a história de Hannah Farr, celebridade local de New Orleans devido a um programa de TV matinal por ela apresentado. Hannah  não fala há mais de 20 anos com sua própria mãe, desde um incidente vivido por elas, capaz de alterar para sempre o rumo de suas vidas. Agora, após ter recebido as Pedras do Perdão, uma espécie de corrente que tem por finalidade propagar o perdão entre aqueles que cometeram algum erro e a consequente libertação da culpa carregada por isso, Hannah começa a reavaliar não só seu próprio passado como também a si mesma e sua vida atual, inclusive no que diz respeito ao seu relacionamento com o prefeito da cidade, Michael.

É perceptível desde o início da trama o toque de leveza e ternura que tanto me conquistaram em A Lista de Brett, e Lori Nelson Spielman cria o enredo sem economizar nessas características. Assim, não demorei a me envolver tanto com a história quanto com essa energia positiva que dela emana. Em primeira pessoa, Hannah nos narra sua atual situação de vida ao mesmo tempo em que relembra os fatos que a marcaram para sempre e, ao retomá-los, dá início a uma longa jornada rumo ao seu auto-conhecimento, na qual embarcamos com ela.

Ao mesmo tempo em que me senti envolvida pelo enredo e por todos os questionamentos feitos por Hannah, também senti que a história se desenvolveu de maneira demasiadamente acelerada em alguns momentos, tanto pelos próprios acontecimentos em si, sujeitos a alguns ?saltos? no tempo, mesmo que em períodos cronológicos relativamente curtos, quanto pelas próprias transformações que a protagonista vive. Acredito que pela carga emocional que ela carrega, tudo pareceria mais convincente e menos, de certa forma, artificial, se explorados com mais calma, mais lentamente, a fim de que o leitor processasse junto de Hannah tais mudanças.

Ainda, alguns pontos levantados pela autora me incomodaram profundamente durante a leitura. A mensagem de Doce Perdão é bela, válida e verdadeira, e de fato se aplica a praticamente tudo exposto por Lori Nelson Spielman. Contudo, não me sinto confortável em ignorar ou aceitar que uma das temáticas abordadas, ligadas ao que Hannah viveu quando adolescente, tenha sido desenvolvida da maneira em que se deu aqui. Infelizmente não poderei entrar em detalhes em soltar spoilers, mas, em minha visão, acredito que a autora deu um tratamento romantizado e maquiado para uma questão séria e extremamente problemática, que não poderia simplesmente ser vista como ?passado? e ter sido deixada de lado em nome do amor e perdão. Embora não haja um esclarecimento definitivo sobre a verdade dos fatos, há indícios bem fortes sobre o que pode ter acontecido, e não acho que a autora tenha sido feliz em inserir essa questão para tratá-la dessa maneira.

Apesar dos momentos muito rápidos para mim e da questão problemática mencionada, Doce Perdão sem dúvidas traz consigo uma bela mensagem, envolta em uma leitura rápida, tranquila e agradável, capaz de enternecer e emocionar em seus momentos mais sensíveis.

Carolina1364 02/06/2017

Esperava bem mais!
Esses livros que tem uma proposta de "auto ajuda" nunca me prenderam... Tenho vários na minha estante para ler ainda. Esse foi um livro regular. Recomendo para quem não tiver nada demais para fazer.

LetAcia1104 30/11/2022

aprendi várias lições
algumas pessoas são difíceis de lidar, mas lembre-se que você também é.

eu simplesmente amei o livro, é aquele tipo de leitura leve que ao mesmo tempo que te diverte, te convida a reflexão.

me senti perto da hanna e me comovi com a sua história.

sério, ainda bem que eu li esse livro.

Carol Ribeiro @carolcombina 29/01/2019

Que livro foi esse...
Para quem admira um bom romance regado à outros sentimentos, essa é a receita!!!
Me peguei engasgada duas vezes, realmente querendo chorar!
O livro nos faz refletir MESMO sobre perdão, sobre perspectiva, sobre a importância das pessoas em nossas vidas...
Super recomendo.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 29/09/2018

"Você nunca vai encontrar seu futuro enquanto não se reconciliar com seu passado."
Título: Doce Perdão (Sweet Forgiveness)
Autora: Lori Nelson Spielman
Classificação: 4,5/5

Hannah Farr leva uma vida confortável: é uma apresentadora de um programa em New Orleans, possui milhares de fãs e namora Michael Payne, o prefeito da cidade. Mas, o que ninguém sabe é que Hannah carrega consigo um passado extremamente cheio de angústia e questões mal-resolvidas.

"Dentro de cada um de nós, existe um alçapão. Embaixo desse alçapão, estão nossos segredos mais sombrios. Nós o mantemos firmemente trancado, tentando, de forma desesperada, enganar a nós mesmos, fingindo que esses segredos não existem." (p.30)

As pedras do perdão viraram uma "mania" no país inteiro. O conceito é: envie duas pedras para alguém que, de alguma forma você causou algum mal. Se a pessoa lhe enviar de volta uma delas, significa que você foi perdoado.

"Às vezes, não há maquiagem que possa encobrir nossos defeitos mais feios." (p.177)

Quando Hannah recebe as pedras, ela apenas ignora e guarda. Anos depois, situações à obrigam a tomar alguma atitude com relação à isso. Ela não quer de forma alguma desenterrar seu passado: é como se ela revivesse toda a dor que sentiu e os erros que cometeu.

Agora, ela se vê nessa encruzilhada entre consertar os seus erros, ou viver eternamente numa fachada de felicidade e plenitude que ela criou para si mesma.

"A verdade é que sou apenas uma menina diante de uma plateia, esperando perdão. Uma pessoa comum, como todo mundo, que só quer ser amada." (p.271)

Em Doce Perdão, Lori Nelson Spielman apresenta aos seus leitores uma história autêntica e repleta se significados. À vista crua pode parecer só mais um drama, mas definitivamente é mais do que isso.

Hannah é o tipo de personagem que se guardou por tanto tempo em um casulo, que quando a realidade bate de frente, ela não consegue reagir ou acreditar. Então ela faz o que sempre fez: foge, foge e foge... mas não é surpresa pra ninguém que, não importa o quanto fujamos de algo, essa coisa sempre vem bater de frente conosco.

"Causamos muito mal quando tentamos esconder nossa dor. Porque, de uma forma ou de outra, ela sempre vaza." (p.270)

O livro traz mensagens importantíssimas sobre perdão, relatadas numa delicadeza que é de partir o coração e abrir os olhos ao mesmo tempo. Eu NUNCA tinha lido um livro que sequer se aproximasse de expressar a importância desse ato, a importância que o perdão tem para que possamos nos tornar seres melhores e deixar de carregar fardos que nos sufocam diariamente.

"Eu sempre imaginei a vida como um quarto escuro cheio de velas. Quando nascemos, metade delas está acesa. A cada boa ação que fazemos, mais uma se acende, criando um pouco mais de luz. Mas, ao longo do caminho, algumas chamas são extintas por egoísmo e crueldade. Então, veja bem, nós acendemos algumas velas e apagamos outras. No fim, só podemos desejar ter criado mais luz que escuridão neste mundo." (p.47)

Foi uma leitura INCRÍVEL, onde eu aprendi muita coisa, chorei, e me questionei sobre quem eu sou, e o que tenho feito. É o tipo de livro que leva o leitor a fazer uma autoavaliação, algo muito importante, afinal nos dias de hoje, quando nos olhamos no espelho, vemos algo que a sociedade quer que vejamos, e não nós mesmos.

Tudo bem que o final foi vago e eu realmente NÃO gosto disso, daí o desconto de meia estrela. Mas confesso que ainda descontei com dó (o que não acontece com frequência) pois houve uma justificativa muito plausível pra tudo aquilo. Eu realmente não entendo o porque de tanta gente engrandecer "A lista de Brett" e ignorar a existência desse. Eu gostei de Brett e traz mensagens importantes, mas NEM DE PERTO é tão autêntico e comovente quanto esse aqui.

Recomendo muito. Se prepare pra se desmanchar em pedacinhos e se remontar após a leitura dessa obra magnífica.

"Um pedido de desculpas não apaga nossos erros. É mais como passar uma borracha sobre eles. Sempre sabemos que o erro está ali, logo embaixo daquela aspereza do papel. E, se olharmos direito, ainda o vemos. Mas, com o tempo, nossos olhos começam a ignorar o erro, e só enxergamos o texto novo, mais claro desta vez, e escrito com mais reflexão." (p.150)

Pedro.Morais 20/09/2018

Um livro surpreendente que todos precisam ler...
É necessário reconciliar com o passado pra ter um futuro.
Perdoar não é fácil, mas é necessário diante de uma nova realidade. Hannah está com 34 anos e já passou por um caso de traição e agora apresenta um programa de TV famoso, porém surge a famosa temática das pedras do perdão criado por Fionna, porém no passado a própria criadora causou grandes marcas na vida dela e Hannah não coloca muita fé neste pedido de perdão.
Porém incentivada por sua amiga Dorothy ela mergulha num passado que queria deixar para trás e precisa perdoar a mãe.
Mas em busca deste pedido Hannah verá que ela precisa ser perdoada e que causou muito mal na vida da pessoa que tanto deu amor e apóio.
Com um namorado que não assume a relação e só pensa em sua participação política e a filha rebelde que provoca os piores sentimentos, Hannah partirá em uma jornada onde em meio a tantas armadilhas ela verá a luz no fim do túnel quando conhece RJ, porém mais uma vez o destino é sagaz e colocará Hannah diante de verdades que terão que ser apagadas e aprender a deixar para trás o passado e ser feliz no presente liberando o perdão mesmo tendo razão.
Lori Nelson Spielman me surpreendeu mais uma vez com este romance que trouxe temas tão delicados e proporcionou uma leitura cativante e inesquecível. Agradeço também por ela estar sempre respondendo minhas mensagens...

Nayarapeixoto 07/07/2022

Doce perdão
O ruim desse livro é que ele acaba e você quer saber mais sobre o que aconteceu com Hannah! Quer continuar lendo o desenrolar da história dela (ainda mais depois da virada que a história teve).
Achei que no final do livro as coisas aconteceram um pouco sem explicação e até entender o que aconteceu, fiquei um pouco confusa, mas tirando isso o livro é emocionante. Me fez suspirar e torcer por Hannah e RJ, chorar (como é normal nos livros da Lori hahahaha) e refletir muito sobre perdão!

Fabi | @ps.leitura 22/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Se você tivesse oportunidade de pedir perdão, para quantas pessoas você pediria?

Em Doce Perdão conhecemos Hannah Farr - ela tem um próprio programa de TV chamado The Hannah Farr Show. É adorada por milhares de pessoas e tem um namorado, que no seu ponto de vista, é perfeito. Michael é o prefeito da cidade e eles já namoram há dois anos e ainda não há planos de casório - o que deixa Hannah sempre aflita. Mesmo tendo conquistado quase tudo, sua vida vai mudar após a aparição das Pedras do Perdão.

As Pedras do Perdão foram criadas por Fiona Knowles. O intuito dessas pedras é enviar para as pessoas que você um dia causou algum dano e, se recebe-las de volta, significa que você foi perdoada. No passado Fiona causou certo sofrimento em Hannah, então decidiu envia-la para ser perdoada. E é onde Hannah sente-se pressionada em ter que enfrentar novamente o passado que sempre temeu. O passado que ela sempre temeu não é só com Fiona, mas, principalmente, com a sua mãe.

Hannah e sua mãe não se falam há 20 anos. Os seus pais se separaram quando ela tinha 13 anos. O motivo da separação? Sua mãe conheceu Bob quando se mudaram por um período para Michigan. Devido aos acontecimentos, Hannah sentiu-se perdida entre os dois e sua mãe escolheu ficar com Bob ao invés de ficar com ela. Mas será que isso mesmo aconteceu ou foi o que Hannah decidiu acreditar? Agora Hannah vai ser obrigada a enfrentar seu passado para poder viver o futuro em paz.

Sabe aquele livro que te faz sentir várias emoções a cada página? Então, Doce Perdão é assim. Em muitos momentos eu ri, pois Hannah é uma personagem engraçada, mas ao mesmo tempo, inocente. Muitas vezes senti vontade de bater para que ela "acordasse para a realidade". E em alguns momentos senti algumas lágrimas aparecendo e aquele apertinho no coração por algumas revelações.

O que mais me cativou na escrita de Lori foi como ela não esqueceu de nenhum personagem, nem dos secundários. Ela descrevia cada acontecimento com tanta naturalidade que ficava fácil você se sentir como se estivesse vivendo no meio deles. Foi o primeiro livro que li dela e já posso dizer que ela ganhou infinitamente meu coração!

O livro, como vocês podem perceber pelo título, fala sobre perdão. Mas não apenas perdoar as pessoas, mas em perdoar você mesmo. E que talvez, para perdoar, não é sempre necessário esquecer.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/05/resenha-doce-perdao.html

eubeingeu 23/09/2020

Doce é o sentimento, mas o ato ...
Esquecemos que o perdão não é, muitas das vezes, para quem foi perdoado mas para curar e salvar o quem perdoa.

site: https://www.youtube.com/watch?v=32NFDLcNZU4

felicia. 01/04/2018

Mais um livro emocionante
Eu tenho um carinho imenso por Lori Nelson Spielman, por isso não pensei duas vezes quando decidi comprar Doce Perdão e mais uma vez não me arrependi.
Hannah Farr é uma apresentadora em New Orleans, sua vida há muito tempo foi marcada por um acontecimento terrível e vinte anos depois ela se vê obrigada a um tipo de acerto de contas. Tudo porque Fiona Knowles uma advogada e escritora de um livro intitulado "As Pedras do Perdão" envia duas pedras a Hannah, elas significam perdoar e ser perdoado. Você envia uma pedra pedindo perdão sobre algo no qual se arrepende e envia outra para que a pessoa possa fazer o mesmo, se ela enviar a sua pedra de volta significa que ela te perdoou.
Fiona procurava o perdão de Hannah pelo bullying que fez com ela quando elas eram crianças e tais ações segundo Hannah fizeram com que seus pais se separassem e isso causasse todo o desenrolar da história. Agora ela tem que lidar com uma concorrente no trabalho, seu relacionamento decadente com Michael Payne, o prefeito da cidade e a decisão se deveria percorrer o caminho até seu perdão.
Eu fiquei brava com a ingenuidade da Hannah em diversas momentos, mas às vezes nós também não somos cegos diantes de certas situações? Hanna foi uma personagem inspiradora que me fez ver facetas em mim que até então não enxergava. Amei a Dorothy que embora fosse ex sogra de Hannah era com uma mãe para ela, e que personagen excepcional, mesmo com seus erros ela irradiava luz.
Quando as pedras do perdão ameaçaram destruir a carreira e relacionamento de Hannah ela ainda não desistiu, quando tudo desmoronou vi uma mulher perder tudo o que acreditava, mas finalmente enxergar o que era realmente importante e dar a volta por cima. Ela ainda tinha dúvidas, mas a sua busca pelo perdão não parou mesmo quando ameaçava seu futuro.
Na minha opinião muitos personagens são incríveis nessa história, RJ por quem fiquei apaixonada um pouco, ou talvez muito, Jade, Jack, Marilyn e até mesmo Abby, quem ler vai me entender, rs. No entanto apesar de amar toda a história eu preferia que o acontecimento central da história fosse totalmente esclarecido, não sei se consigo viver na ambiguidade.
É uma história que te faz refletir muito sobre sua vida, me peguei muitas vezes pensando para quem eu enviaria minhas pedras do perdão e se eu realmente estava pronta para acertar minhas contas com meu passado.