Star Wars: O Último Comando

Resenhas - Stars Wars: O Último Comando

1 | 2 | 3 | 4

Matheus 31/01/2024

Fechamento perfeito
Esse livro,sem sombra de dúvidas, é o melhor da trilogia thrawn. Acho que deve porque é o livro que tem mais ação de todos os três, e também porque é o último, encerrando toda a história. Ao decorrer da leitura você acaba se viciando em ler porque os acontecimentos são muito interessantes.

asbarros 28/12/2023

Livro muito cansativo segue a história das políticas da nova república com muitas intrigas e traição, porém acaba sendo um pouco chato pois fica sem emoção, de qualquer forma é uma história Star Wars

Gabi.Costa 09/10/2023

O que Disney tirou da gente
Apesar de ter achado esse um pouco mais lento do que os outros, talvez por ter muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e ser preciso ficar pulando de um ponto de vista pro outro o que pra mim sempre quebra um pouco a fluidez da leitura e sempre acaba tendo algum núcleo que eu não estou tão interessada, ainda assim é um livro muito bom é uma conclusão muito cativante pra toda a história.
A reta final e como as coisas vão se amarrando é alucinante e a evolução dos personagens também.
Teria sido lindo ver essa história adaptada pro cinema.

vivy 10/09/2023

?The old Empire was gone. The new Empire,
with Grand Admiral Thrawn at its head, had
been born.?

Boo_ 20/05/2023

Meus olhos não acreditam no que leram.
Muita burocracia MDS, até os contrabandistas sofrem burocracia quem diria.

Muitas coisas novas descobertas nesse livro, principalmente que a medicina lá é muito avançada a ponto de ligar pontos do seu cérebro que foram rompidos.

Han obrigada por nesse livro você ser menos lerdo, e por discutir com o C-3PO, nos rendendo os melhores momentos cômicos, a sensação de ler é a mesma de assistir a essa cena nos filmes.

A força um dia vai matar o Luke se ele continuar a fazer tudo que ela direciona, é umas coisas mais sem cabimento que a outra, e ele ainda faz piada.

Leia você é perfeita, perfeita, perfeita. Ela usando a força gente, que orgulho, quando eu crescer quero ter a diplomacia da nossa princesa.

Gente eu amei o final, foi tão amarradinho, tão certinho, com um plot que se encaixou tão bem. Mara eu super te shippo com o Luke, e agora que você não quer mais matar ele, já que você cumpriu o último comando do imperador, vocês dois podem ficar juntos.

Preciso ler o que vem depois dessa trilogia, saber como estão os gêmeos, se a Mara e o Luke vão se juntar, muitas coisas.

Flavia512 23/04/2023

Final arrebatador
Finalizando com chave de ouro a trilogia do Grão Almirante Thrawn, "O Último Comando" nos presenteia com tudo o que há de melhor na Galáxia muito muito distante.
Depois de anos de conflito entre um Império decadente e a antiga Aliança Rebelde que agora dera origem à Nova República, Thrawn ainda persiste na tentativa de implantar seu império e trazer de volta das cinzas, tudo que o Imperador Palpatine e Darth Vader criaram.
Perspicaz e um estrategista nato e brilhante, nada pode passar pelo crivo de Thrawn sem que saia incólume. Tudo parece ainda estar perdido para a República.
Ao lado de seu fiel escudeiro, o capitão Pellaeon, Thrawn ainda tentará uma última cartada para passar a perna na República de vez e restaurar seu Império de terror e medo. Dessa vez nada poderá detê-lo.

Enquanto isso na República, o trio mais amado da galáxia - Leia, Luke e Han - tentam com suas últimas forças e recursos, vencer de uma vez o Almirante. Uma guerra que parece não terminar nunca.

Escrita muito fluída como é a característica de Timothy Zahn, riquíssima em detalhes, além de personagens muito bem trabalhados, a obra nos leva por uma viagem em que o bem e o mau permanece em uma constante luta e em momentos em que o mau parece sempre prevalecer.
Leo Vieira 13/07/2023minha estante
Essa trilogia é perfeita! Preciso reler logo...
Parabéns pela resenha, muito boa como sempre!

Flavia512 13/07/2023minha estante
Valeeeu. Trilogia zero defeitos ?

Di3gao 27/01/2023

O Último Livro
Os dois outros livros que compõem a Trilogia Thrawn, ?Herdeiro do Império? e ?Ascenção da Força Sombria?, são ótimos e cumprem com maestria os seus papéis na construção dessa história: um estabelece a trama e o outro a desenvolve. Então, coube a ?O Último Comando? encerrar a história com uma conclusão digna de toda a jornada que acompanhamos até aqui. Mas será que ele cumpriu sua função?

O livro se passa pouco tempo após o final épico de seu antecessor e consegue continuar muito bem a partir desse ponto. Acompanhamos aqui uma Nova República desesperada realizando suas últimas investidas contra o Império em seu auge para impedir que eles voltem a controlar toda a galáxia. A trama foi bem simples e não teve muita história, são apenas algumas batalhas isoladas acompanhando diferentes grupos de personagens lutando com uma parte especifica do Império. Porém, o enredo foi bem construído e funciona perfeitamente sozinho, os vários núcleos dialogam entre si e são importantes, tem muitas reviravoltas, a escrita do Timothy Zahn é imersiva e faz o leitor imaginar com clareza os cenários, a narrativa é envolvente e tem muitos momentos inesquecíveis. Além disso, outro ponto que eu gostei muito foi o livro mostrar as diferentes perspectivas dentro dessa guerra, como a dos rebeldes, do Império e até dos contrabandistas.

A conclusão da trilogia me agradou bastante, porque explicou todas as pontas soltas, finalizou o arco de todos os personagens e apresentou um final que faz valer a pena ter acompanhado toda essa aventura. Entretanto, achei que foi muito corrido, senti falta de uma importância maior na grande campanha final que o Thrawn estava prometendo ao longo de todos os livros e o Timothy não intercalou bem entre as duas batalhas que estavam acontecendo. Por exemplo, a briga em Wayland consumiu mais páginas do que devia, o que a tornou repetitiva e demorada, enquanto a batalha em Bilbringi teve uma resolução muito fácil e rápida para um problema tão grande como esse que a frota rebelde estava enfrentando.

Os arcos dos personagens receberam conclusões excelentes que respeitaram todo o desenvolvimento que estes tiveram ao longo da trilogia, tanto os que vieram da trilogia original quanto os novos. O melhor exemplo é a Mara Jade: a personagem, que é muito complexa e tem um passado sombrio e interessante, evoluiu muito nesse livro e no final finalmente conseguiu superar seus traumas e se livrar do fantasma do Imperador. Vale ressaltar os dois vilões: o Thrawn que sempre se manteve ameaçador, tem um estilo muito único e é um oponente formidável, mas teve uma conclusão muito anti climática; e o C´boath que também foi um ótimo vilão com uma bela construção, mas se diferencia porque seu arco teve uma boa conclusão, adorei a soberba dele ter sido o motivo de sua falha.

Ao todo, a trilogia é excelente e essencial para todo fã de Star Wars. Os livros desenvolvem e aprofundam na história e na política da galáxia após os eventos do Episódio VI, possuem a essência da trilogia original, faz o leitor se sentir como estivesse assistindo aos filmes e traz uma nostalgia muito forte por mostrar os heróis da rebelião saindo em missões juntos novamente. Além disso, Timothy foi uma ótima escolha pela sua criatividade, o universo rico da saga foi muito expandido e todas as sub-tramas dos livros se conectaram para juntas formarem essa história magnifica que é influente até os dias de hoje.

Portanto, sim, o livro entregou uma conclusão digna para toda jornada que acompanhamos. Além disso, ele tem uma história incrível, uma narrativa muito envolvente e traz a mensagem que é a base de Star Wars: existe esperança até mesmo nos momentos mais sombrios se permaneceremos juntos. Porém, a obra cometeu algumas falhas e deixou a desejar nos últimos momentos. Recomendo muito!!!

Andrezinn 09/12/2022

Thrawn dá seu último comando
Após o final eletrizante de "Ascensão da Força Sombria" , os rebeldes têm desafios maiores pela frente. Com Thrawn preenchendo a frota katana com stormtroopers clones, o poderio militar do Império cresce a cada dia, enquanto a Nova República, desesperada, reforça barreiras planetárias. Luke tem que dar um fim no jedi maluco Joruus C'Baoth, Leia dá luz a seus filhos e Karrde se vê cada vez mais envolto na política dos rebeldes. Com várias tramas secundárias bem entrelaçadas - formando uma admirável tapeçaria - Zahn nos conduz ao tão aguardado desfecho de sua trilogia, superando as expectativas, com sua escrita cinematográfica.

Karrde tem uma história parecida com a de Han. Se envolveu uma vez com a rebelião e percebeu que não havia mais escapatória, já havia se tornado um inimigo mortal do Império. Visto isso, ele começa a buscar novos aliados entre os contrabandistas para formar uma nova frente nessa batalha, que ajudaria a Nova República e atrasaria os planos de Thrawn. Entretanto, esse joga dados e acaba criando uma situação inesperada para Karrde, que põem em risco a confiança que seus aliados depositaram nele.

Luke começa a rastrear a fábrica imperial de clones para tentar acabar com a produção de Thrawn e tentar dar uma chance de vitória sobre o Império, enquanto a sua questão com Joruus C'Baoth, que não se resolveu, o deixa apreensivo. Tendo que unir forças com Mara Jade, Han, Lando e Chewie, eles finalmente avançam contra o Monte Tantiss, mas lá encontram alguém que estavam tentando evitar. No monte, Mara finalmente corta suas ligações com o Imperador, de forma totalmente inesperada, uma surpresa positiva para o leitor.

Leia, agora com seus filhos para cuidar, se encontra ainda mais presa nos jogos políticos de Thrawn, mas ela prova seu valor, ao encontrar e dar um fim na Fonte Delta, o espião do império. A solução desse problema e a própria revelação de quem era a fonte delta só provam a genialidade de Zahn como escritor. Quem pensaria que o espião temido do império estivesse debaixo de nossos narizes e nem suspeitávamos? Também houve um ataque orquestrado por Thrawn em Coruscant que impossibilitou qualquer nave sair ou chegar ao planeta e que foi uma grande pedra no sapato para a República. Além disso, a questão do povo Noghri finalmente se resolve, recompensando os esforços de Leia no livro anterior.

Thrawn continua se provando um excelente líder tático com suas engenhosidades em cada ataque e planeta que ele vem tomando da Nova República. Seus jogos políticos e seus planos de ataque estão mais mirabolantes e complexos, sendo um desafio maior para a rebelião, mas no final, ele, que conseguia prever os movimentos de todos, não conseguiu prever que seu fim estava mais próximo do que ele imaginava, ao seu lado.

Com batalhas espaciais e de sabre de luz emocionantes, diálogos fiéis à saga, personagens complexos e reais, intrigas políticas, "O Último Comando" termina a Trilogia Thrawn com maestria, arrebatando o leitor e sendo uma diversão certa para os fãs de Star Wars. Uma trilogia digna de Hollywood e que, não sem motivos, é a favorita de muitos fãs.

"- A história está em movimento, capitão. Os que não podem seguir serão deixados para trás, para ficar olhando de longe. Olhou para a porta pela qual C'baoth havia partido. - E aqueles que ficarem em nosso caminho - ele acrescentou baixinho - não verão nada."

"- Vamos lembrar à rebelião o que significa guerra."

"- Vamos tentar. O que você tem a perder? Karrde ficou sério. - Com o grão-almirante Thrawn - ele lembrou ao outro - essa não é uma pergunta que se faça nem de brincadeira."

"- A Rebelião inteira foi um movimento altamente ilegal, quase uma traição ao governo, coração - ele lembrou a ela. - Quando as regras não funcionam, você quebra elas."

"Ele não tem padrões, nenhuma estratégia favorita; nenhuma fraqueza identificável. Ele estuda seus inimigos e planeja seus ataques contra pontos cegos psicológicos. Ele não compromete demais suas forças, e não é orgulhoso demais para recuar quando está claro que ele está perdendo. O que não acontece com muita frequência."

P. H. de Aragão 31/07/2022

Cadê a fantasia que estava aqui?
A trilogia Thrawn tem dois problemas principais:
1. Enche muita linguiça. Embora os filmes oficiais também o façam;
2. À medida que essa história de Timothy Zhan avança, tenta ser mais ficção científica (com um tique por explicar como funcionam naves, planetas, armas, idiomas, hierarquias etc.) do que ser uma simples aventura escapista. Porque Star Wars não é Ficção Científica estrita, gente, é só fantasia medieval no espaço. É só princesa e monstro e mago e bandoleiro e cavaleiro com espada laser! Não precisa ficar tentando explicar nada. Isso descaracteriza muito a essência do universo.
Fora isso, essa edição tem muitos (muitos!) erros de revisão.
Só recomendo a leitura (da trilogia toda) para fãs curiosos.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Xandy 26/07/2022

Eu tenho que agradecer a Timothy Zahn por ter nos dado essa trilogia simplesmente maravilhosa. É incrível ver o que uma pessoa que entende da mitologia criada por George Lucas pode fazer com os personagens certos, além da inserção de novos personagem. É uma grande pena saber que essa história agora é fora do cânone, pois só fico pensando em como seria maravilhoso ver adaptado em uma trilogia de filmes.

Mari 07/07/2022

Caiu um pouco a qualidade em comparação com os outros livros da trilogia, e o final meio que deixou a desejar, mas foi um livro bom. Thrawn mais uma vez roubou a cena e o jeito que os personagens agiram em nenhum momento me pareceu OOC.
Se for fã de Star Wars, super recomendo a trilogia inteira, mesmo que não seja mais canônica.
William LGZ 07/07/2022minha estante
Quero mt ler algum dia ??

Matheus Alves Carmo 08/06/2022

Uma trilogia incrível
" - A habilidade de fazer o impossível foi uma das coisas pelas quais o grão-almirante foi selecionado [...]." (Pág. 44)

Bom, como um grande fã de Star Wars, adianto que minha resenha pode ser bem parcial. Mas eu amei demais esse terceiro livro, e aproveitei todo momento livre para lê-lo. Como fechamento de uma trilogia, não tem como não dar pequenos spoilers dos dois primeiros, mas tentarei ser breve.

Começamos aqui não muito tempo após o fim do segundo livro. O império está muito fortalecido, com grande parte da frota Katana, além de ter acesso à tecnologia de clonagem das guerras clônicas, ou seja, está em bastante vantagem. Nesse cenário, Luke busca a origem dos clones, enquanto Leia continua fazendo de tudo, cuidar dos gêmeos, fazer a parte política e ainda partir pra ação. Han também é importante pra todos os acontecimentos, mas dos três talvez seja o com menos desenvolvimento (e menos que Mara e Karde também).

Mara Jade pode ser considerada uma personagem principal nessa trilogia, e aqui tem um ótimo desenvolvimento. Seu conflito com o passado, com suas emoções, onde não sabe o que é real e o que é influência do imperador, funciona bem. Sua interação com Luke também é boa. Karde, por sua vez, também é bem desenvolvido aqui, e nesse livro vira um dos personagens centrais também, tendo pra si todo um arco, com vários capítulos o acompanhando. Seu dilema não é nada novo, nem mesmo na própria saga: o bandido que tem bom coração (Oi, Han). Mas ainda assim é um personagem muito interessante, e suas interações com outros caçadores (de nem tão bom coração) são muito boas.

Agora, o destaque dessa trilogia é com certeza o vilão. Thrawn rouba a cena, tal qual Vader na trilogia original (ainda que não no mesmo nível, claro). O Grão-almirante é implacável e muito inteligente, e esse é até um clichê recorrente. Mas em toda a trilogia, achei sua construção natural, e coerente. Ele descobriu muitas coisas por dedução, mas deixou escapar outras (e várias coisas nesse livro acontecem exatamente por fatores que ele não previu, e até pela sua arrogância). Não me pareceu em nenhum momento o cara que sabe "porque sim". Ele não tem exatamente um desenvolvimento, de ganhar novos contornos e etc, mas foi sem dúvida um grande vilão.

O Jedi sombrio / clone C'baoth é uma boa ameaça também, com toda sua loucura e instabilidade. Não chega a roubar a cena, mas faz bem seu papel. Achei interessante os clones aqui, ligeiramente diferente do que temos na trilogia prequel. O livro dá a entender que as guerras clônicas foram bem antes do que vimos nos filmes, e a tecnologia é mostrada de forma diferente, e seu uso também (vários são clonados, não só um como Jango Fett). Também temos premissas que foram usadas na nova trilogia, como clones sensitivos à força, como o vilão.

Quanto à história em si, ela é bem escrita, e muito interessante, com ação à todo momento. Também temos momentos de intriga política, embora não tantos, mas os destaques são os momentos de manipulação ou dedução de Thrawn. Apenas o final, achei mais apressado do que devia. Sinto que poderia ter tido ao menos mais 50 páginas pra desenvolver um pouco melhor os conflitos finais (um foi bem desenvolvido, outro foi bem mais rápido).

No geral, é um ótimo livro, de uma ótima trilogia. Os personagens são ótimos, a ambientação é incrível, e realmente trás o clima da trilogia clássica - teria sido ótimo ver isso em live action. Super indicado pra qualquer fã de Star Wars, principalmente pra quem deseja começar a conhecer o universo legends (histórias que deixaram de ser canônicas, mas ainda assim são ótimas).

"[...] Quando as regras não funcionam, você quebra elas." (Pág. 209)

Cosmonauta 10/04/2022

Tudo foi feito de modo tão artístico

Tradução de Fábio Fernandes

Um problema desta edição é o excesso de erros de digitação.

Bia 07/04/2022

Um final digno
A terceira parte da trilogia Thrawn retoma a trama tensa que se desenrolou nos dois livros anteriores e dá à sequência um final digno. Recheado de cenas de ações intensas e bem articuladas (que eu particularmente odeio, mas tenho que reconhecer que são bem construídas e apropriadas para quem curte esse tipo de cena), o livro segue um ritmo frenético do início ao fim, resolvendo-se apenas nas últimas páginas, e faz jus a excelente escrita que Zahn entregou ao longo de toda a obra. Antes dessas últimas páginas, porém, temos a oportunidade de aprofundarmo-nos em personagens interessantes e misteriosos, como Mara Jade e Talon Karrde (meus favoritos!) e, junto deles, nos envolver na guerra da Nova República, cada vez mais acirrada e perigosa.

1 | 2 | 3 | 4