Star Wars: O Último Comando

Star Wars: O Último Comando Timothy Zahn

Resenhas - Stars Wars: O Último Comando

1 | 2 | 3 | 4

Didi 29/01/2016

A trilogia cumpre o que promete: possui um ritmo alucinante e que prende, muito parecido com os filmes da trilogia clássica. "O Último Comando" é um bom desfecho para a trilogia, apesar dos capítulos finais ter me deixado com aleve impressão de que o livro foi finalizado um pouquinho as pressas.

Sobre a edição brasileira, um pecado:a tradução e a revisão falharam e acredito que foi por conta da pressa em lançar o livro antes do Episódio VIIchegar aos cinemas. Frases com tradução a desejar em detalhes simples, como o tempo dos verbos, artigos ou advérbios faltando e coisas assim. Algo a ser visto com muito carinho pela editora brasileira numa revisão futura e relançamento do livro.
Henri 03/02/2016minha estante
A revisão desse livro foi extremamente péssima! Houve tantos erros que em vários momentos eu simplesmente perdia a imersão que a história traz a ponto de ficar irritado. Foi de longe o livro com mais falhas na revisão que eu já li. E acredito que na verdade tenha sido lançado às pressas para coincidir com a vinda do Timothy Zahn ao Brasil. Mas enfim, né...

Georgeton.Leal 10/01/2016

Melhor obra do Universo Expandido de Star Wars
Na trilogia Thrawn, Timothy Zahn tece uma trama instigante e rica em detalhes que não perde o ritmo no decorrer de cada capítulo, formando um quebra-cabeças imprevisível que se encaixa perfeitamente em "O Último Comando", volume que fecha a saga à altura de um roteiro digno de ser adaptado para uma obra cinematográfica (a Disney perdeu uma grande oportunidade por não ter aproveitado essa trilogia).
Com excelente competência, o autor conseguiu dar explicação a diversas lacunas deixadas pela trilogia clássica, indo desde os mistérios do planeta Dagobah (descritos no 1º volume da série) até circunstâncias referentes à derrocada e reorganização do Império depois da batalha de Endor. A maneira como Zahn respeitou os elementos da saga original, dando continuidade aos eventos após "O Retorno de Jedi", merece aplausos!
O desenvolvimento dos novos personagens também é algo memorável. Karrde, Mara Jade, Bel Iblis, Jorus C'baoth e, principalmente, o grão-almirante Thrawn, chegam ao ápice de suas performances neste volume, revelando aos poucos uma criativa rede de acontecimentos que, juntamente com Skywalker & Cia, culmina em um desfecho épico.
Sem sombra de dúvidas, essa é uma das melhores obras do universo expandido de Star Wars.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/09/melhor-obra-do-universo-expandido-de.html

Wesley Santos 18/02/2022

Um final digno para a trilogia
Nesse último livro temos o fechamento desta grande saga tendo um desfecho incrível para o almirante Thrawn, vemos a evolução de Luke se tornando menos ingênuo durante o desenrolar do livro, uma pena não terem adaptado essa trilogia para os cinemas.

Rodrigo 29/07/2020

Repleto de derrapadas da revisão.
"No fundo da Luke da mente de Luke"; (sic)
"Então você irá abandona Mara" (sic)
"Leia balanço a cabeça" (sic)
"Para que você puder realmente compreender" (sic)
A saga de Thrawn vale a leitura. Uma história muito rica, com personagens fascinantes. Mas os erros de concordância, conjugação, regência e pontuação são capazes de incomodar os mais relapsos e desatentos. Podemos até alterar o prólogo clássico de Star Wars assim:
"Há muito tempo, numa galáxia muito distante... ninguém entendia a norma padrão."
Maurício / @moc_livrosehqs 02/12/2023minha estante
A quantidade de erros é inacreditável!!!!!!

Alassis 16/06/2020

ok
Bem escrito, a leitura flui tão naturalmente que você nem percebe. Porém, um problema sério que esteve nas outras edições se tornou insustentável nessa: os erros de revisão da editora. Se nos primeiros livros a gente via um ou outro erro de português, neste, todo capítulo tinha um erro de concordância ou de conjugação verbal, além das frases mal traduzidas. Quanto a história, ela parece ir em um marasmo confortável e acelera rapidamente no ultimo terço, deixando a impressão de um final corrido. O arco de Thrawn teve um final brusco (apesar de justificado), acho que o personagem merecia um final melhor trabalhado. É um pouco frustrante o autor ter construído uma parte tão importante da história por dois livros para não lhe dar um desfecho adequado.

Flavia512 23/04/2023

Final arrebatador
Finalizando com chave de ouro a trilogia do Grão Almirante Thrawn, "O Último Comando" nos presenteia com tudo o que há de melhor na Galáxia muito muito distante.
Depois de anos de conflito entre um Império decadente e a antiga Aliança Rebelde que agora dera origem à Nova República, Thrawn ainda persiste na tentativa de implantar seu império e trazer de volta das cinzas, tudo que o Imperador Palpatine e Darth Vader criaram.
Perspicaz e um estrategista nato e brilhante, nada pode passar pelo crivo de Thrawn sem que saia incólume. Tudo parece ainda estar perdido para a República.
Ao lado de seu fiel escudeiro, o capitão Pellaeon, Thrawn ainda tentará uma última cartada para passar a perna na República de vez e restaurar seu Império de terror e medo. Dessa vez nada poderá detê-lo.

Enquanto isso na República, o trio mais amado da galáxia - Leia, Luke e Han - tentam com suas últimas forças e recursos, vencer de uma vez o Almirante. Uma guerra que parece não terminar nunca.

Escrita muito fluída como é a característica de Timothy Zahn, riquíssima em detalhes, além de personagens muito bem trabalhados, a obra nos leva por uma viagem em que o bem e o mau permanece em uma constante luta e em momentos em que o mau parece sempre prevalecer.
Leo Vieira 13/07/2023minha estante
Essa trilogia é perfeita! Preciso reler logo...
Parabéns pela resenha, muito boa como sempre!

Flavia512 13/07/2023minha estante
Valeeeu. Trilogia zero defeitos ?

Daironne 30/08/2020

Impressões sobre a leitura de Star Wars: O Último Comando
No livro final da trilogia Thrawn, com poderio militar reestabelecido e a genialidade de seu grande líder, o império ameaça de igual para igual a Nova República. No entanto, a consolidação de sua expansão territorial não será fácil, principalmente em função da insanidade de seu louco mestre jedi.

O encerramento da saga não é grandioso ou (megalomaníaco) como eu esperava e mantém o mesmo ritmo e sentimento dos outros dois volumes. As soluções que surgem do nada para problemas continuam lá me incomodando, mas isso é comum em todo cenário de Star Wars. Esta edição da Aleph está repleta de erros de revisão, coisas que chegam inclusive a atrapalhar a experiência de leitura, uma pena.

Recomendo a leitura da trilogia se você gosta de Star Wars. O espírito da trilogia inicial de filmes está muito presente aqui em suas qualidades e defeitos também, embora eu ache particularmente que o uso da Força foi bem extrapolado, dando poderes incríveis aos mestres jedi. Considero esta uma continuação muito melhor para o filme Episódio VI do que a nova trilogia.

Albuquerque 19/05/2016

O fim da saga!
Foi excelente, realmente a trilogia "Thrawn" foi muito bem escrita e merece um lugar especial na minha estante. Os personagens novos, principalmente Thrawn e Mara Jade, são encantadores, e a trama prende o leitor do primeiro ao último livro...

Vamos então aos "poréns"...

O final poderia ser muito melhor trabalhado! A coisa toda acaba muito de repente. Fiquei com uma sensação de "mas e agora? E o fulano? E o ciclano?".

Outro ponto negativo no livro 3 especificamente são os erros de português. Faltou uma revisão de texto ali...

Tirando esses dois fatos, a saga foi espetacular! Zahn está de parabéns pelo excelente trabalho!

pabloegc 05/01/2021

Trilogia impecável
O último comando encerra a trilogia thraw em um rítimo muito mais "frenético" que o segundo livro , nesse encerramento da obra, temos arcos maravilhosos como do : Luke,Mara,leia e thraw e arcos não tão bom como do Han.
A leitura flui bem, é gostosa e prazerosa a ponto de você passar horas imerso no livro sem se dar conta. Recomendo muito esse universo cânone que foi criado pós os eventos do episódios seis.

Anny Barros 23/02/2020

3.5/5

Cosmonauta 10/04/2022

Tudo foi feito de modo tão artístico
"Ele não tem padrões, nenhuma estratégia favorita; nenhuma fraqueza identificável. Ele estuda seus inimigos e planeja seus ataques contra pontos cegos psicológicos. Ele não compromete demais suas forças, e não é orgulhoso demais para recuar quando está claro que ele está perdendo. O que não acontece com muita frequência."

Tradução de Fábio Fernandes

Um problema desta edição é o excesso de erros de digitação.

Rafah 29/01/2021

Final perfeito para trilogia!
É sensacional como Zahn soube trabalhar as fraquezas dos personagens e dar espaço a novas perspectivas às artimanhas do Império. Claro que, assim como os outros, ele tem uma estrutura parecida com o Episódio IV, mas muito brevemente. Eu diria que ele tem uma BOA vantagem se comparado ao filme.

O final é muito bem estruturado, tendo direta origem nos acontecimentos do segundo livro. É importante recordar deles, caso contrário os últimos parecem corridos, mesmo não sendo.

É realmente um livro espetacular, e com certeza essa trilogia será relida daqui uns anos.

1 | 2 | 3 | 4