Só o Tempo Dirá

Só o Tempo Dirá Jeffrey Archer

Resenhas - Só o Tempo Dirá

Pequod.3 04/06/2022

Não sei por onde começar neste texto, o livro tem vários pontos positivos, mas, são profundamente feridos pelas conveniências narrativas do texto, o protagonista, que no início era um personagem bastante interessante, toma decisões idiotas apenas para que a história corra da maneira como o autor deseja, assim como a passagem de tempo e a estrutura do livro de mostrar a mesma história sobre diferentes olhares que no fundo apenas servem para tirar a responsabilidade do próprio autor de discutir trechos e se aprofundar em tópicos realmente importantes na história.

Elizabeth 31/01/2021

O primeiro livro das crônicas de Clifton (são sete) é bom, fácil de ler, envolvente.
Acho que o objetivo do autor neste livro é nos apresentar os personagens da série, conhecê-los e passar a torcer por eles. E como a narrativa é intercalada entre os personagens, temos uma visão ampla do que acontece.
Sendo um romance histórico o autor aborda questões da época como o papel da mulher na sociedade inglesa, a desigualdade social, bem como a proximidade da segunda Guerra Mundial.
O lado positivo de ler uma série quando os livros seguintes já foram lançados, é que vc pode continuar logo a leitura, e o gancho final faz com que vc pegue o segundo livro na mesma hora.

gabrielle717 04/02/2022

bom pra passar o tempo
eu li esse livro porque ganhei ele da amiga da minha mãe então já não estava com as espectativas altas e o livro não me surpreendeu muito

a história não é tão ruim, mas poderia ser bem melhor. como eu não sou escritora não posso afirmar em que o autor errou, mas como leitora, a história não me prendeu tanto, e ainda mais pelo fato de ser uma série de livros, não acho que a história pode ser estendida por tanto tempo

a escrita é bem fácil de ler, o que é um bom ponto. uma coisa que me irritou bastante quando lendo foi que na metade do livro as maiores questões ja tinham sido resolvidas, então o que me manteve lendo foi só a vontade de terminar o livro

consegui identificar alguns trechos meio preconceituosos além da falta de representatividade em geral

não é um livro tão ruim mas não consegui gostar muito dele

3,5/5

Gomor 27/01/2021

Só o tempo dirá
Harry Clifton tem uma história de vida complicada, mas ao mesmo tempo cheia de oportunidades. O texto é uma delícia de ser lido. Excelente enredo. Vamos ver como será a continuação.

San... 15/09/2016

Este é o primeiro dos sete volumes de As crônicas de Clifton. Os volumes 2 e 3 já foram lançados no Brasil, a saber, “Os pecados do pai” e “O segredo mais bem guardado” respectivamente.
O autor dispensa comentários. Minha única ressalva é quanto à espera pela tradução dos demais volumes da obra, que é muito interessante, cobrindo um grande período da história, no melhor estilo de uma saga muito bem contada. Personagens fortes e bem traçados, enredo cativante e a certeza de horas prazerosas de leitura. Recomendo.

leonardo420 28/03/2023

Um livro bem escrito, que te prende a cada capítulo e te faz querer ler cada vez mais. Te entrega de tudo mistério, aventura e romance.

Tuca 26/01/2022

Harry
A tempos que não lia um livro assim,aventuras, mistério superação e acima de tudo instigante,não vejo a hora de ler o segundo.

Virgílio César 17/03/2016

Mais um excelente livro do Jeffrey Archer. Nos Estados Unidos esta série já está no sexto livro, chegando este último ao primeiro lugar do New York Times.
Hester1 04/06/2016minha estante
Pois é, e nos estamos no Brasil temos até o segundo, sabe-se lá se continuarao a série, pois aqui no Brasil eles tem a mania de esquecer o restante e nós, leitores ficamos na mao.

Gi 26/11/2020

Vi uma postagem no Instagram sobre esse livro e resolvi ler, gostei bastante da história e de como ela é contada, cada hora por um personagem.
Tudo isso com uma referência histórica incrível, desde o fim da primeira guerra mundial até a ascenção dos nazistas e facistas e a declaração de segunda guerra mundial.
A história é voltada pra um mistério que alguns personagens sabem e outros não, e conforme a narrativa, você percebe como quer falar o que está acontecendo.
E pra completar, o fim de faz querer o próximo na hora.

Ariane.Rodrigues 22/05/2021

Surpreendida fui
Eu amo livros históricos e esse não me decepcionou. Leitura envolvente, com reviravoltas e segredos, personagens que você odeia e outros pelos quais você torce. Como se trata de uma série, já quero ler o próximo pq o final pede isso.

Lucas Alves 03/04/2024

Uma leitura que vale a pena
Apesar de sua biografia controversa, Jeffrey Archer é um escritor fenomenal. Em 'Só o tempo dirá', as crônicas de Clifton mostram-se uma obra surpreendente. O autor consegue, de forma muito envolvente e intercalada, nos mostrar o olhar de cada personagem e apresentar a história de Harry Clifton, que começa em 1920, com os dizeres: 'Disseram-me que meu pai havia morrido na guerra.' Harry não conheceu o pai, um trabalhador das docas de Bristol, e é através do tio que aprende tudo sobre esse universo. Stan, por sua vez, espera que o sobrinho se junte a ele no estaleiro ao concluir seus estudos. Mas acho que nunca tinha lido uma história com tantas reviravoltas. Aqui temos uma história maravilhosa, com um enredo simples e emocionante, que funciona bem. Os personagens são bem escritos e a história prende o leitor durante toda a leitura. O único ponto negativo é ser uma saga! É meu povo cair numa pirâmide rs.

Enkelin 16/07/2016

Boa leitura
Achei a história envolvente e gostei dos personagens. É uma saga familiar contada em 7 livros.
A história cativa desde o início e o final faz com q você queira ler imediatamente a continuação. Recomendo

Hester1 21/08/2016

O livro é muiiiiito bom! Uma boa estória contada por um excelente contador de estórias. A leitura é fluída, a narrativa deliciosa. Alguns pontos sao tao certinhos e redondinhos que tornam-se óbvios demais. Mas nao chega a tirar o brigo da estória. Confesso que nao gosto de séries e se possível, evito. Mas algumas valem muito a pena, e esta parece ser uma dela, entao vamos ao segundo...

Tatiana.Cotrim 19/11/2016

Amei
Dou bastante suspeita pois adoro esse autor, tudo que ja li dele adorei! Você começa e não tem vontade de parar, sempre querendo saber o que vai acontecer... vae muito a pena!

Felipe Seibert 05/08/2018

Leitura q flui
A forma de escrita lembra uma mescla de Game of Thrones e os livros do Dan Brown. Explicando: quando associo ao GOT, faço referência a divisão de capítulos por personagens. Jeffrey Archer conta a história pela visão dos protagonistas e seus respectivos pontos de vista. E no final, gera um embasamento forte, pois todas as pontas q ficam abertas durante o roteiro, se entrelaçam no final.

E quanto à referência ao Dan Brown, foi mais no sentido de composição de capítulos curtos, com finais instigantes. Isso faz com q o livro seja 'consumido' muito rápido. Capítulos longos geralmente não estimulam e aqui, ocorre o oposto.

Mas é nesse sentido a referência aos dois escritores. Pois o enredo e tipo de assunto não tem nada a ver com eles. Lembra mais daí os livros do Ken Follet, onde temos um contexto histórico verdadeiro (Inglaterra e o contexto das 2 guerras) e uma camada de personagens fictícios por cima.

Livro excelente. Já comprei o segundo da saga e começarei a ler agora.