Enfim, 30

Enfim, 30 Camila Fremder

Resenhas - Enfim, 30

Juliana Ribeiro 31/10/2015

Leitura rápida e despretensiosa.
Comprei esse livro porque havia lido "Como ter uma vida normal sendo louca", das mesmas autoras é achado engraçado. E também porque acabei de fazer 31 anos.

O livro tem 184 páginas, daquelas leituras fáceis e rápidas, que você lê em um dia.
Alguns capítulos são bem engraçados, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada, pois não é nem de longe tão divertido quanto o "Como ser normal...".

Na minha opinião o deslize do livro é se levar a sério em alguns trechos. Esperava mais humor e escracho, mas as autoras optaram por inserir entrevistas com alguns "especialistas" (astrólogos, sociólogos, filósofos etc.). Em alguns momentos o livro tem um tom de auto ajuda, que me desagradou um pouco.

Enfim, recomendo a leitura para mulheres na faixa dos trinta, certamente se identificarão com algumas passagens e darão algumas risadas. Mas não espere a graça do primeiro livro das autoras.
andre 14/11/2015minha estante
Elas comentaram numa entrevista que este seria um livro diferente do outro porque elas não se reconheciam mais no Como ter uma vida normal sendo louca. Mas do mesmo modo, devo ler. Admiro muito o que as duas fazem e gostei do humor sutil dos trechos que li.

Cássio Cipriano 21/10/2022

Legalzinho
Por ter foco no público feminino, é um pouco difícil, como homem, me identificar com muitas questões. No entanto, é uma leitura divertida e descontraída. Tem uma tonelada de bobagens? Tem! Confesso que pulei algumas partes, mas é uma leitura legal.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Amanda 17/09/2021

Leve e divertido
Um bom livro para tirar as nóias da cabeça que aparecem quando se está próximo de fazer 30 anos. Reflexões engraçadas e necessárias. Vale a pena a leitura (rápida e fácil).

Tabata Luiza 12/01/2022

Amei.
Consegui este livro na troca do skoob.
Recomendo a Leitura.
Muitas vezes entramos na pilha de que aos 30 sua vida tem que ser perfeita.

Enfim, 32 já

Limmakarol 02/04/2024

Gostei, mas esperava me surpreender. Esperava ser mais leve, engraçado, legal. Muitas citações de ?especialistas? que deixam ele um pouco técnico, auto ajuda, no geral gostei mas achei que seria melhor ?

NathBe 14/01/2016

Despretensioso e divertido
A leitura é leve e despretensiosa, é como uma conversa com amigas. Bom para ler quando quer se desligar sem se prender em um grande enredo. Tem muitos toques de ironia e muito bom humor. Dá para rir muito em alguns capítulos e logo nas primeiras páginas perdi o receio de ser um livro de autoajuda.
Os temas são desenvolvidos sem drama, mesmo os grandes dilemas como casamento, carreira, filhos, tudo é leve e descomplicado. Enfim, recomendo a leitura para quem está beirando (como eu) ou chegou nos 30, certamente vai se identificar. Sobre as autoras, virei fã!

Maria.Analia 04/03/2016

Superficial e divertido
O foco do livro é ser engraçado e mostrar que você só deve fazer e ser o que você quiser (independente da idade e do que pregar a moda/mídia/sociedade). É de leitura super rápida ( li em 2 dias de modo despretensioso). Entretanto, depois que a leitura recém acaba, já não resta muita recordação marcante. O que mais curti foi relembrar com ela da infância anos 90 que vivemos.

@livrodegaia 24/10/2016

"Enfim, 30"

Separei "Enfim,30", de Camila Fremder e Jana Rosa, para ler na véspera de completar três décadas de vida. Foi uma leitura leve, despretensiosa e bem-humorada sobre os vários temas que permeiam a tão famosa “idade da maturidade”. O livro conta com depoimentos de vários profissionais: coach de carreira, nutricionista, filósofo, consultora de moda (Costanza), maquiador e cabeleireiro (Duda Molinos), sociólogo, numeróloga (Aparecida Liberato), astróloga (AGORA SÓ VIVO FALANDO DO RETORNO DE SATURNO) etc. Reconheci e me diverti com os dilemas e neuroses que toda mulher enfrenta (NÃO SOU SÓ EU, UFA!) ao se tornar uma balzaquiana. Seguem alguns trechos:

“Aos trinta o mundo nos apresenta um “pacote de cobranças” que começa dizendo que agora temos que finalmente ser maduras e adultas e, por adultas, o mundo entende que temos que ter sucesso profissional, amoroso, financeiro, pessoal e ainda pensar em constituir uma família nessa década que começa. Ao mesmo tempo, o “pacote de cobranças” começa a exigir uma juventude eterna, como se fosse nossa obrigação ser adultas, maduras, bem-sucedidas, casadas, com filhos, e ao mesmo tempo jovens, magras, maternais, femininas e doces”.

“... você ainda é muito jovem, mas está começando a conhecer a palavra “velha”, está entre o fique madura automaticamente” que a sociedade cobra e o “não fique velha jamais” que a sociedade cobra mais ainda...”

“O número 30, termina em 0, tem a proteção divina. É um número de expressão e comunicação. Manifesta a alegria de viver. Traz a graça, a simpatia, a beleza e o entusiasmo. A exuberância, a vitalidade e a vontade de se sentir apreciada e valorizada. A liberdade faz parte desse número, que não permite que a pessoa se sinta bem em ambientes fechados ou controlados. Aos trinta a pessoa quer voar como uma borboleta. Cheia de cores, bela, quer conhecer outros jardins”.

“Chegamos aos trinta e não somos as velhas ricas que imaginávamos quando crianças – nem velhas somos aos trinta, muito menos ricas”.

“...porque você já não tem mais paciência nem saúde para ir em tudo e quer render no trabalho pra ficar rica e se isolar da sociedade vendo séries. Muito melhor aos trinta”.

Bom para descontrair, rir e levar toda essa "pressão" dos 30 numa boa.

IG literário: livrodegaia
Elaine 13/01/2017minha estante
Amei sua resenha!!

Tubarãozinho 09/06/2021

É sobre isso?
Um livro de auto-ajuda, nada contra. Talvez o erro seja meu de ler algo destinado a mulheres de 30 anos, comigo tendo apenas 20.

A intenção das autoras foi boa, mas muita reflexão sobre temas simples e cotidianos demais, me fazendo questionar aonde estavámos indo o tempo todo

Podia ser facilmente resumido em um roteiro de vídeo pro YouTube, com 15/20 mins sobre mulheres adultas e como ser bem mais resolvida

Andrea Fernanda 27/03/2021

livro leve, divertido, curto pra ler rapidinho.
Acho que foi meu primeiro livro de cronicas entao estou ainda me acostumando com isso.

Alan.Schecter 27/08/2020

Rir é sempre o melhor remédio.
Eu nunca ri tanto lendo um livro em toda a minha vida. As autoras escrevem de maneira leve e descontraída os mitos que giram em torno dos 30 anos. É sim um momento de crise na vida de muitos nós, mas que pode ser vivenciado de maneira tranquila e prazerosa. Destaque para o capítulo sobre Retorno de Saturno que foi muito esclarecedor. Lembrando que aos 30 a sua vida só está começando, você se torna mais centrado e pode ainda não saber o que quer, mas definitivamente sabe o que não quer.

Lylian 19/01/2021

Nunca imaginei me identificar tanto com um livro igual me identifiquei

JuBarbosa 20/07/2017

Esperava mais
O livro é engraçadinho, mas fui com uma espectativa que não alcançou!