Operação Impensável Vanessa Barbara

um amor
nascendo & morrendo
queimando silenciosamente
assim como foi o conflito entre a URSS & EUA

parece uma comparação impensável?
mas é isso que a historiadora lia faz ao comparar seus estudos para o mestrado com o declínio de sua relação

uma escrita sóbria, envolvente & com uma diagramação que faz a diferença pra história

um livro fluído
assim como conversar com uma amiga do peito

leia
- operação impensável de vanessa bárbara
ps: favoritado

Myla 10/04/2022

A história de um relacionamento tóxico contada através de um paralelo com a guerra fria.

Narrativa composta por cartas, bilhetes, telefonemas, fotos históricas da Guerra Fria, trechos de outros livros, textos teóricos e até tirinha em quadrinhos.

Linguagem refinada, com ironia e humor inteligente.

Fabiano1980 18/01/2022

Dos gracejos ao manejo
Sinceramente, esperava muito mais deste livro. Os fragmentos de textos, de filmes de diversas épocas, tiraram um pouco do foco o tema em si.
Mas dos gracejos iniciais de Tito para sua noiva Lia, que os colocavam como um casal perfeito e divertido, com o passar do tempo os transformou em um casal que tinha tudo para dar certo, mas não deu.
Traições de Tito, minaram com este casamento e Lia, consequentemente, caiu na realidade que não existe conto de fadas.
O manejo de Tito é consequência de seus atos, e para um homem casado, com o projeto de construir uma família com Lia, que virou ruína.
As histórias de vingança dos traídos X traidores na minha opinião foi a melhor parte deste livro ( ri muito), deixando a leitura um pouco mais leve, porém não me empolgou.
E tal qual a Guerra Fria, tensões eram visíveis entre o casal.
Mas Tito e Lia não foram uma potência como casal. Apenas mais um que teve seu tempo de duração. E ciclo encerrado.

Wayner.Lima 19/12/2021

Uma grata surpresa
Esse livro merece uma resenha melhor do que geralmente faço aqui no skoob, só pra contar no desafio e na meta anual.

Como sempre, comprei esse livro numa promoção, só porque estava barato, só porque gostei da sinopse, só porque a capa me agradou. Ficou figurando na minha estante por uns bons meses até que precisei de algo fino e de leitura leve para me distrair durante uma espera de mais de hora. Peguei no uni-duni-tê, botei na mochila e fui. Comecei a leitura num ônibus e já nas primeiras linhas estava rindo alto, a ponto de ter passageiro me olhando estranho. Levei dois dias para ler. Sim, é um livro curto, mas terminei rápido porque a escrita da autora me capturou.

Em Operação Impensável encontramos um casal, Lia e Tito, que sabemos de antemão, passará por um período de 'guerra fria' e posterior divórcio. O livro se divide em duas grandes partes: Período de 1) Paz e 2) Guerra, sendo que o segundo subdivide-se em outras três partes, em analogia com a Guerra Fria. O período de paz é engraçado, leve, sem noção alguma, contado a partir de conversas telefônicas, emails, bilhetes, resenhas de filmes e narrativa direta, em que em sua grande maioria são de autoria da Lia. O período de guerra, em contraste, é cansativo, direto, tenso e tem notas históricas além do que minha paciência foi capaz de suportar. Não, eu gostei da inserção das notas, mas queria muito saber o que aconteceria entre Lia e Tito, acontece que a cada entrada pessoal, seguia-se uma entrada histórica. O final foi morno, foi real, provavelmente muita gente se viu retratada ali tal e qual, mas foi morno se comparado com o que se construiu na primeira parte do livro.

Agora, vamos discutir a história em si, então se você não quiser spoiler, pare de ler aqui e retome na tag de fim de spoiler.

[SPOILER COMEÇA AQUI]

Como já disse, o livro começa alto astral, Lia é cheia de brincadeirinhas com Tito, que por sua vez promete mundos e fundos para Lia. Eles veem filmes com muita frequência e escrevem num 'diário' sobre suas impressões, criando sinopses cheias de piadas internas e referencias truncadas. Tudo é muito engraçado, chegando ao ponto de eu começar a me questionar se tudo aquilo não era delírio da Lia, que em determinado momento deixa escapar um registro de seus problemas de saúde, onde constam diversos códigos de doenças psicológicas/emocionais. A coisa é simplesmente surreal, na metade da fase de paz eu tinha certeza que chegaria o momento em que o texto descambaria aos poucos para um relato extremamente absurdo, como no conto 'Diário de um Louco' de Gogol e Tito assumiria o restante do livro para ou contar o final da história ou dar sua versão dos fatos já narrados. Bom, nada disso aconteceu. Lia e Tito viajam para o Maranhão, ela quase se afoga e bum! Começa a guerra. Sem indícios, sem ameaças, sem atos suspeitos. Um belo dia Lia descobre um indicio que leva à uma busca, que exige uma explicação que leva à outra suspeita e assim se segue até que se revela que Tito é um grande [*****], que todos ao redor sabiam disso (quase sempre é assim quando se trata de traição conjugal) menos Lia, que precisou travar uma guerra para alcançar a verdade. Eu simplesmente me recuso a acreditar que Tito tenha virado uma chave e se tornado um [*****] assim de repente. Penso ser muito mais plausível que ele sempre foi esse babaca mas que Lia, apaixonada, não enxergava os defeitos e indícios ao longo dos primeiros anos de relacionamento. Como é ela quem narra os fatos, acabamos presos à uma visão otimista de Tito, que relata as coisas boas e ignora as ruins. Isso é muito comum quando revisitamos as lembranças daquele relacionamento que terminou de forma drástica, aos xingamentos, palavrões e acusações, mas que depois fica envolto na névoa da saudade que ressalta os bons momentos.

[SPOILER TERMINA AQUI]

Uma coisa que muito me incomodou foi a diagramação do livro. Talvez a autora tenha pensado em fazer o livro parecer um diário, com folhas de fotocopias ou impressas, fotos e outras coisas coladas nas páginas, e por isso tenha optado por formatar o texto de forma a ocupar uma área semelhante à uma página de agenda e a editora tenha chegado à conclusão de que não valia a pena produzir o livro num formato menor, adequado à formatação, e acabou imprimindo no formato comum. O fato é que da forma como esta, uma área considerável das páginas fica em branco e desperdiça papel. Me arrisco a afirmar que o livro teria 30% menos páginas se o texto fosse formatado adequadamente.

Enfim, o livro não decepciona, faz rir por mais da metade de suas páginas, informa algumas curiosidades sobre a guerra fria, algumas das quais eu ainda estou reticente em aceitar como verdadeiras dado o absurdo que são. O final pode ter sido comum, mas era isso o que se esperava de uma história que tenta ser pé no chão e relatar um problema recorrente da sociedade. Aliás, parabéns à autora pelo senso de humor que me lembrou bastante Douglas Adams em seu Guia do Mochileiro.

Letras.Libras 16/08/2021

Operação mais ou menos
A história central é muito boa... mas tem muita informação sem relação com ela. A autora quis escrever um romance e ao mesmo tempo curiosidades de filmes e da guerra fria, e isso deixou o livro um pouco confuso. Mas a leitura não foi muito arrastada e em algumas partes dá pra se envolver bastante com os personagens principais.

Nilton 31/05/2021

I'm not a crook
"How Could You Believe Me When I Said I Loved You, When You Know I've Been A Liar All My Life?". Este trecho da comédia musical "Royal Wedding", de 1951, estrategicamente mencionado em "Operação Impensável", bem poderia ser o slogan da referida obra. Acho que não existe referência melhor que a supracitada frase para resumir o trabalho da Vanessa Bárbara, que foi brilhante e extremamente criativa ao estabelecer um paralelo entre dois eventos tão incomuns e distantes entre si. Um deles é, nada mais nada menos, que um dos conflitos mais indefinidos dos tempos modernos: a Guerra Fria, uma disputa ideológica e amplamente conspiratória. O outro evento seria simplesmente o relacionamento amoroso de Tito e Lia, dois indivíduos que pareciam ter sido feitos um para o outro, mas que, no fim das contas, tornaram-se rivais em decorrência das circunstâncias da vida e do tempo. "Operação Impensável" é aquela obra que nos faz sentir pena, raiva e desgosto. É o tipo de história adequada para causar espanto quanto à capacidade que as pessoas têm de mentirem tão bem e a todo custo. De fingirem uma persona de forma tão impecável que é quase impossível acreditar em outra versão senão naquela. O livro é relativamente curto, mas é rico em informações e detalhes que servem tanto para alinhar o enredo dos dois eventos supracitados, evidenciando a metáfora existente entre ambas as situações, quanto para trazer movimento à obra. Este último ponto, no entanto, ficou, ao meu ver, ligeiramente desalinhado, já que percebi que essa dinâmica me fazia perder um pouco o foco sempre que a autora alterava o sentido de seu relato. Não achei ruim a mescla de gêneros textuais na obra (cartas, e-mails, conversas telefônicas, glossários, etc.), apenas senti, certas vezes, que algumas informações eram trazidas de forma aleatória e desconexa. Por outro lado, gostei das comparações entre algumas situações do relacionamento do casal e o desenrolar do conflito entre EUA e URSS, mas achei que faltou mais desse teor, especialmente nos instantes finais do livro. "Operação Impensável" é um bom livro nacional e merecedor dos prestígios recebidos. É uma obra criativa, empolgante, mas, em certos momentos, carece da cronologia típica de romances, ou do aprofundamento da trama comum a esse gênero. Não fosse isso, acho que a "Guerra Fria" de Tito e Lia poderia ser um evento de proporções mais históricas ainda.

Carol Vidal 15/04/2021

Apesar do excesso de fragmentação da narrativa ter cansado a leitura em alguns momentos, adorei como a autora usou a Guerra Fria pra contar a derrocada do relacionamento do casal protagonista. Pelo tema, tinha tudo pra ser um livro pesado, mas não é (o que é torna tudo ainda mais legal).

LuisaEu 31/01/2021

"Sorrindo com os braços abertos:

I'm not a crook."

Leiturasdamarina 12/05/2020

Operação Impensável
Achei o livro confuso, estranho...e, na minha humilde opinião, a história demorou pra acontecer de verdade. Praticamente, só nas últimas 60 ou 70 páginas é que as coisas foram aparecendo, acontecendo de verdade. Mas, vale a ressalva que nessa parte final, trata de assuntos complexos e eu diria, atuais como: violência contra a mulher (não necessariamente física), amizades, depressão...Enfim, não me cativou muito, então, não recomendaria.

LinLourenço 27/04/2020

Operação Impensável
A autora escreve de uma forma muito gostosa de ler. Mas as informações entrecortadas na história me deixaram cansada do livro. Tive um pouco de dificuldade para terminar a leitura

Estêvão Moraes 10/04/2020

Guerra Fria e Divórcio
Ótimo livro! Me surpreendi! Faz um paralelo muito interessantes sobre a Guerra Fria e a história fictícia da autora. Porém, há pouco texto nas páginas, configurando-se como desperdício. Traz muitas referências da vida da autora e que instiga o leitor a pesquisa-las, recomendo fortemente o livro para aprender um pouco mais sobre a Guerra Fria ou para conhecer coisas novas que podem ser utilizadas em vestibulares e em conversas do cotidiano.

site: https://www.instagram.com/estevao_moraes/