É possível salvar a Europa?

É possível salvar a Europa? Thomas Piketty

Resenhas - É possível salvar a Europa?

casteloale 06/12/2022

Economia Europeia de 2007 à 2011
Neste livro que reúne alguns textos do célebre economista francês Thomas Piketty, nós acompanhamos todo o desenrolar sobre o sistema fiscal europeu e sua economia bastante complicada.

Thomas nos apresenta os diversos problemas do sistema fiscal europeu, como por exemplo, a taxação sobre os mais pobres e a falta de um imposto efetivo sobre as fortunas das pessoas mais ricas da França.

Apesar de trazer um debate que recai sobre toda a Europa, ele também traz discussões específicas de seu país, França, bem como traz críticas duras e consistentes sobre seus governantes, a exemplo de Sarkozy, que é duramente criticado ao longo do livro.

A linguagem do livro não é difícil, pelo contrário, é bem razoável de se compreender, porém, os termos que se referem aos impostos europeus, que são bem diferentes dos impostos brasileiros, acabam deixando o leitor meio confuso e às vezes é necessário recorrer à ajuda do dr. Google, para melhor compreensão.

No mais, se você se sente interessado por esse tipo de leitura e quer conhecer um pouco mais do sistema fiscal e econômico da Europa, então certamente você deve ler esse livro!

Daniel Rolim 08/11/2016

O autor escreve de maneira clara, didática e objetiva, fazendo com que muitos não familiarizados com Economia se sintam experts no assunto após ler suas obras, pelo menos no que se relaciona aos seus pontos de vista.
E, no que se refere a estes pontos de vista, apesar de concordar com muitos deles, como a progressividade fiscal como principal solução para a redução das desigualdades sociais, de outros discordo, pois vejo neles uma tendência um pouco obsessiva para o excesso de regulamentação dos mercados, o que poderia levar a uma paralisação dos mesmos, já saturados com tantas amarras.
Ainda, se Piketty nos cansa algumas vezes com sua ferrenha parcialidade, passando a mão na cabeça da esquerda quando ela erra e vociferando loucamente contra o centro e a direita quando estes fazem a mesma coisa, pelo menos ele não tem uma visão marxista de mundo, abominando-a, e isto não é pouco, pois representa um passo adiante que os socialistas precisam dar para serem mais respeitados.