Star Wars: Troopers da Morte

Resenha publicada orginalmente no Baile dos Enxutos

site: http://bailedosenxutos.com/resenha-enxuta-star-wars-troopers-da-morte/

Rafaela B 06/02/2016

Zumbis + Star Wars
Trooper da Morte - Joe Schreiber (ed. Aleph)

Não conseguirei ser imparcial com esse livro pois ele tem 2 coisas que adoro juntas: zumbis e Star Wars!
A história começa com uma nave-prisão do Império que, ao ter um problema mecânico fica parada em uma parte do universo pouco movimentada. A única salvação parece ser um destróier do Império que está flutuando perto, mas algo parece estar errado pois uma nave com capacidade para mais de 10.000 tripulantes parece estar praticamente vazia. Apesar da apreensão uma equipe de 10 homens embarca no destróier em busca de peças para a sua nave. Quando se dividem em 2 grupos apenas um acaba retornando para a nave-prisão e dos 5 que retornam 4 contraíram alguma doença e são encaminhados à enfermaria e à doutora Zahara, a responsável médica e seu droide-cirurgião Waste para tratamento. Mas logo o vírus se espalha a um nível alarmante, matando quase todos, tanto imperiais quanto prisioneiros. Somente 6 pessoas continuam vivas: o imperial Jareth, a doutora Zahara, os irmãos prisioneiros Kale e Trig Longo e dois prisioneiros misteriosos na solitária que ao serem libertados descobrimos que são duas figurinhas importantes da trilogia clássica e do ep. VII.
Essas seis pessoas terão que lutar pela sua vida quando os mortos da nave-prisão ressuscitam e só pensam em uma coisa: devorar quem está vivo. Quando fogem para o destróier descobrirão o que aconteceu com os mais de 10.000 tripulantes e terão que fugir dessa nova ameaça. Talvez nem todos sobrevivam.
O livro é de tirar o fôlego, muita ação e capítulos curtos. Os zumbis são rápidos deixando o leitor com o coração na boca enquanto os heróis tentam fugir. Tem tudo o que um bom livro sobre zumbis deve ter e ainda com aquele tempero especial por acontecer no universo de Star Wars e com personagens que os fãs conhecem bem e amam. Indicado tanto para os fãs de Star Wars quanto para fãs de zumbis e mais indicados para os que, como eu, amam os dois!

Nota: 5/5

samedi 29/03/2018

Doença misteriosa, ambiente confinado, mt gore, mortos vivos e Storm Troopers.
O livro é uma mistura de Star Wars com mortos vivos, o clima td lembra um filme de terror dos anos 80, uma mistura do clássico claustrofóbico Demons com Alien. Foi bem divertido, nave fantasma, doença misteriosa, armas biológicas, mortos vivos e muito gore,

Eu pensei que o livro ia tratar somente de personagens novos, mas no meio da historia tive uma surpresa com a aparição de dois personagens queridos, que foram muito bem descritos pelo autor, parecia que eu estava os vendo nos filmes... Não vou falar quem são pra não estragar a surpresa, mas são personagens da trilogia clássica ;)

Super recomendo pra quem quer diversão descompromissada envolvendo elementos de star wars.

Marcos Pinto 03/03/2016

Zumbis + Star Wars = diversão garantida
A nave-prisão imperial Purgação encaminhava-se a uma prisão definitiva. Estavam na nave centenas de prisioneiros; entre eles: jovens, contrabandistas, assassinos e dois personagens que já conhecemos. Contudo, no meio do caminho, a nave quebra e eles ficam parados em um ponto inabitado do espaço. Aparentemente, ficariam assim por um bom tempo.

Entretanto, acabam avistando um destróier nas proximidades. Com a energia restante, aproximam-se da nave de combate imperial e fazem o acoplamento. O objetivo era conseguir peças que permitissem o conserto da Purgação. Para tal, mandam uma equipe de exploradores para o local. Mas, tudo começa a dar errado quando alguns dos enviados voltam doentes. Pior, a doença começa a se espalhar pela Purgação. Porém, não há nada que não esteja tão ruim que não possa piorar...

Partindo dessa premissa, Joe Schreiber cria um enredo ágil e levemente assustador. A ideia de casar Star Wars com zumbis é inusitada, mas foi bem trabalhada pelo autor, principalmente por causa da justificativa criada para o acontecimento. Os motivos apresentados fazem com que o “apocalipse zumbi” tenha sentido dentro de um universo como Star Wars, superando o que poderia ser apenas uma jogada de marketing.

“Não faltavam pesadelos na nave-prisão imperial Purgação” (p. 16).

Além disso, o fato de Schreiber escrever muito bem favorece demais o enredo. Ele sabe o momento certo de acelerar os acontecimentos e o momento em que deve parar e dar certo aprofundamento aos seus personagens. Isso deixa o enredo mais coeso e convincente, originando um livro que te fará ler por horas sem se cansar.

Contudo, se nos aspectos anteriores o autor foi muito bem, ele parece pecar um pouco na construção dos zumbis e nos momentos de ação que ocorrem por causa desses seres. Tirando o motivo da origem, que foi bem mesclado com o universo Star Wars, como já mencionado anteriormente, o desenvolvimento dos seres fantásticos parece muito familiar com centenas de outras séries que vemos por aí. Ou seja, se por um lado o autor foi bem em justificar a origem, faltou aprofundar as particularidades que uma infecção zumbi poderia causar dentro de uma nave fechada, preferindo apostar em clichês.

Quanto aos personagens, Schreiber faz o básico, mas que funciona bem. Além dos dois já consagrados, o autor dá um aprofundamento há poucos outros, o que deixa a trama mais centrada. Apesar disso, conhecemos apenas algumas informações realmente relevantes do passado desses personagens e que justificam atitudes tomadas dentro do enredo. Isso torna o enredo mais ágil, mas deixa a obra um degrau abaixo das demais do Legends.

“O universo te, senso de humor, só que é mórbido” (p. 121).

Quanto à parte física, eu não tenho o que reclamar. A Aleph, como sempre, criou um trabalho de qualidade. A capa está bonita e representa com perfeição o conteúdo da obra. A diagramação é muito boa, como em todos os livros do Star Wars, além de ser confortável e proporcionar uma boa leitura. A revisão e tradução também estão ótimas.

Assim sendo, diante dos aspectos mencionados, indico Troopers da Morte para quem quer um bom enredo que misture Star Wars e Zumbis. Se o objetivo for passar o tempo com uma leitura agradável, esse livro é uma ótima opção. Porém, se por outro lado, você procura obras mais profundas dentro de Star Wars, a própria Aleph proporciona uma série de outros livros para você.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/03/resenha-troopers-da-morte.html

MarteloMoraes 23/11/2017

Eficiente
Os mais pragmáticos podem encontrar inconsistências ou imperfeições na história, mas para aqueles que buscam uma leitura leve, rápida e divertida do universo star wars, é um excelente livro. Vale a leitura.

Shi 19/04/2016

Star Wars sob uma nova perspectiva
Esse livro me surpreendeu porque conseguiu mesclar zumbis com o universo de Star Wars.
Ele é ótimo para quem quer uma leitura rápida e bem focada, não tem rodeios, cumpre muito o que o livro propõe de uma maneira bem dinâmica.

phendragon 28/04/2016

O MAIOR TERROR DO IMPÉRIO
Sabem aquela sensação de: "Ah! Não há muita coisa mais que pode me surpreender em alguns livros". Foi o que pensei quando peguei o livro TROOPERS DA MORTE de Joe Schreiber. Pensei que, STAR WARS e Zumbis seria um pouco demais e provavelmente a história seria sem sentido, pois como é que colocaria algo que pudesse ser legal?

DEUS DO CÉU!!! QUE LIVRO!!! Eu quase fiquei sem ar. Enquanto lia, não conseguia parar de ficar ofegante. A ação continua, a correria incessante... UAU!! Não são zumbis como os do seriado The Walking Dead, mas mortos que caminham com um objetivo de destruir a vida e propagar a morte. Honestamente muito legal e divertido, ver eles caçando em grupo gigantescos, como "imensa massa de carne, com capacetes e cabeças de troopers, corpos de almirantes e até aquele cara que era meu amigo!"

Sensacional!!! Tenho certeza que, quem deseja ler algo interessante de Star Wars, e que não tem nada haver, vai se deliciar comesse livro. A história tem 2 dos personagens clássicos que atuam basicamente como coadjuvantes, e mesmo assim tudo ficou na medida da perfeição. Não poderia ficar melhor. Mais ainda é saber que essa história faz parte do universo LEGENDS e que pode ou não ser verdade, mas não deixaria de ser uma boa história pra contar, sentado a mesa de uma daquelas tabernas de alienígenas em algum planeta esquisito, nos filmes da franquia.

Muitos elogios a editora Aleph, pois não há nada mais legal do que Zumbis e Star Wars. Adoraria mais histórias assim, dinâmicas, divertidas e sufocantes. A Arte mais uma vez é surpreendente e a capa totalmente chamativa. Só posso dizer mil vezes parabéns.

A vocês que leem as minhas resenhas, não deixem de voltar para ler minhas respostas aos seus comentários. Abraços a todos.

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2016/04/star-wars-troopers-da-morte-joe.html

Ileana Dafne 27/06/2016

Star wars + zumbis = ação e sangue (muito sangue) numa galáxia muito, muito distante!
Imaginem juntar zumbis com o universo de Star Wars? Pois foi essa a proposta desse livro que faz parte do universo expandido e que conseguiu me deixar mais ansiosa pelas próximas leitoras dos livros desse universo que estou aprendendo a amar cada vez mais (mesmo que nunca consiga destronar o Star Trek como dono do meu coração).
Eu sou fascinada com as histórias de zumbis e sempre que surge algo novo no mercado acabo não me segurando e, mesmo tendo uma fila sempre crescente de livros não lido e a eterna promessa de não comprar nada até lê-los todos, acabo comprando-os e colocando-os em minha book jar.
Qual não foi minha surpresa quando essa maravilha em forma de livro foi a sorteada da vez e pude aplacar minha curiosidade sobre como o autor conseguiria juntar esses estilos tão diferentes, afinal zumbis são, em sua grande maioria, frutos de histórias de terror e Star Wars é ficção científica (se bem que por vezes me parece mais fantasia ;D).
Nunca havia lido nada antes do autor, mas amei a forma como ele escreve e pretendo conhecer outras obras suas.
Troopers da Morte é narrado em terceira pessoa, o que permitiu que pudéssemos acompanhar os pontos de vista de diversos personagens e conhecê-los mais. A história se passa a bordo da nave-prisão Purgação que está em rota para seu destino final, alguma colônia para prisioneiros do Império, com mais ou menos 500 prisioneiros.
Nela conheci os irmãos Longo que foram presos junto de seu pai, um contrabandista que havia morrido há pouco tempo no centro médico da nave. Eles são Kale e Trig, onde o primeiro, como irmão mais velho e tenta tomar conta da situação, já que Trig tem apensas 13 anos. Também conheci a Dra. Zahara Cody, a médica responsável pelo centro médico e que não concorda com os métodos do Império de lidar com certos assuntos e está em conflito com o Capitão Jareth Sartoris que é o responsável pelos guardas e pelos interrogatórios.
Uma das coisas que mais gostei no livro foram os capítulos, bem curtos e direcionados que deu tanta dinâmica a leitura que li madrugada adentro até saber o final e nem percebi que já eram quase 4 horas da manhã rsrsrsrsrs
A história vai mostrando os acontecimentos de acordo com cada um dos personagens principais e como é algo bem conciso e fluido que parece que as cenas estão se desenrolando na sua frente. Amei ler algo tão ágil e que realmente me pareceu algo digno de um bom filme.
A nave Purgação sofre uma pane perto das Regiões Desconhecidas e sua única chance de conserto é um destróier estelar aparentemente abandonado nas proximidades de onde a nave-prisão encontra-se. Contudo o que chama a atenção dos tripulantes da Purgação é que o destróier está com quase nenhum tripulante e, sendo a nave de tão grande porte como é, causa espanto e incredulidade, mas como precisam de peças novas para o conserto, a única alternativa é vasculhar o enorme destróier e encontrar tais peças.
Contudo em sua ida ao destróier faz com que entrem em contato com algo que desconhecem e trazem a morte junto. Em pouquíssimo tempo a nave-prisão encontra-se quase deserta, pois as mortes acontecem sucessivamente e nada que a Dra. Cody faça tem resultado. A doença fatal que dizimou a tripulação do destróier e da nave-prisão é totalmente desconhecida e acaba poupando poucos que são imunes a mesma.
Quando a Dra. Cody parte pela nave em busca dos sobreviventes encontra um personagem que conseguiu me fazer abrir um sorriso imenso porque acreditava que nesse livro não haveria nenhum dos personagens que fazem parte da história contada nos filmes e essa surpresa foi extremamente gratificante porque se encaixou como uma luva na história e deixou tudo melhor!
Em outra parte da nave os irmãos Longo estão em busca de fugir dessa nave que se tornou um cemitério quando percebem que todos os corpos dos mortos desapareceram... A partir de então os acontecimentos se tornam mais angustiantes, pois temos a certeza que todos irão morrer nas mãos dos zumbis.
Gostei bastante da forma como o autor conseguiu desenvolver os personagens capítulo a capítulo, revelando aos poucos quem é quem de uma forma que depois de um tempo parecia que já os conhecia de antes do livro e que estava, tão somente, revendo-os.
Sobre as explicações de como os zumbis surgiram e porque agem como agem não é algo novo, mas foi muito bem encaixado no universo de Star Wars e tornou a leitura bem original (para algo de Star Wars), mesmo que siga alguns clichês básico de histórias de zumbis. A história é contada de forma bem fechada e todas as pontas são atadas no final, o que me agradou bastante.
O final não foi minha parte preferida da história e só por isso não entrou para meu rol de favoritos =D
Super recomendo para quem quer se aventurar no espaço com alguns zumbis, ler algo bem escrito e se angustiar um pouco, mas é bem pouquinho!!!

site: http://www.livroseflores.com/2016/06/resenha-star-wars-troopers-da-morte-joe.html
Vitor Silos @vitus_livrus 27/06/2016minha estante
Zumbis?? Nunca imaginei que veria essa mistura de SW e zumbis....que legal!

Ileana Dafne 27/06/2016minha estante
Pois é! Também nunca havia imaginado algo assim. E gostei muito!

Daironne 21/12/2019

Impressões sobre a leitura de Star Wars: Troopers da Morte
Quando a nave prisão Purgação quebra antes de chegar ao seu destino, a única esperança parece ser um destróier abandonado em sua rota, já que uma nave cheia de prisioneiros, escória, dificilmente contará com esforços de recuperação pelo Império. Mas acontece que algo ainda pior pode ter acontecido com o destróier estranhamente deserto.

Me surpreendi positivamente com este livro, que insere muito bem o atualmente pop tema Zumbis no universo Star Wars. A boa escrita do autor contribui bastante, com ótimas descrições, nem extensas demais, nem curtas demais, e com uma trama bem amarrada, quase sem pontas soltas e sem o característico deus "ex-machina" que tanto me incomoda em obras Star Wars. Não posso deixar de citar que também está cheia de clichês do gênero zumbi, o que, em minha opinião, não desabona, mas dá o gostinho específico deste.

Leitura obrigatória se você é grande fã de Star Wars e Zumbis, e recomendada para aqueles que gostam apenas do primeiro tema. É um livro de Star Wars com zumbis, não o inverso: se você curte apenas zumbis, talvez não seja indicado.

Dexter 13/08/2016

Excelentes Zumbis
Primeiro uma informação importante: Se passa antes do "Episódio IV - Uma Nova Esperença".

Agora sobre o livro: O autor soube escrever uma história muito boa e dinâmica de forma direta, utilizando capítulos curtos e com personagens capazes de conquistar mesmo sem muito aprofundamento dos seus passados. Eu sinceramente não sabia nem esperava a participação de personagens principais de Star Wars, o que se tornou uma surpresa agradável e bastante pertinente, combinaram com a trama e não pareceu forçado. Os Wookies estão me conquistando pois foram responsáveis pelas minhas cenas favoritas do livro mesmo sem uma compreensão muito clara do seu idioma e pelo que li a respeito, nos outros livros eles se destacam mais ainda. Sobre os zumbis não tem muita novidade, mas a trama de origem e o comportamente da "doença" me agradou bastante, acredito que os fãs do gênero vão gostar muito. Esse foi um ponto que achei bastante positivo, não me pareceu necessário ser fã ou conhecer muito Star Wars para gostar da história, o universo SW serviu apenas de cenário para uma boa história de zumbis.

Rodrigo Ramos 14/08/2016

Joe Shcreiber mostra o que aconteceria se o Universo de George Lucas encontrasse o universo de George Romero!
Quando George Lucas deu início a uma das maiores sagas espaciais da cultura pop, lá nos anos 70, outro George – o Romero – já estava trabalhando no segundo filme de uma das sagas de terror mais importantes do gênero. Mais de trinta anos depois, as duas sagas se encontrariam – não oficialmente, claro – em Troopers da Morte, de Joe Schreiber, livro que leva os zumbis para o universo expandido de Star Wars, escrito em 2009 e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Aleph, em uma edição que conta com o já reconhecido capricho da editora.

A capacidade descritiva de Schreiber cria cenas nojentas e apavorantes que parecem saídas dos melhores filmes de terror atuais, recheadas de gore, mortes violentas e inesperadas, e muita, muita gosma! O que poderia soar estranho em uma história passada no universo de Star Wars, mas funcionam muito bem graças ao domínio do autor em descrever os cenários familiares das grandes espaçonaves da saga com seus intermináveis corredores, seus fossos de ventilação e suas passarelas sem corrimão.

O livro não faz mais parte do cânone de Star Wars, revisado quando a Disney adquiriu os direitos da saga. Apesar disso, o leitor vai se surpreender ao se deparar com personagens tradicionais da saga, jogados a contragosto em meio aos terríveis eventos de Troopers da Morte, ocorridos cerca de um ano antes da Batalha de Yavin vista em Uma Nova Esperança.

Porém, ao mesmo tempo em que a descrição da infestação zumbi funciona muito bem para o leitor, ela também soa deslocada uma vez que o autor se utiliza muito de anatomia e patologia humana para descrever os avanços das infecções e seus efeitos. O leitor mais familiarizado com o universo da saga vai sentir falta do “space mumble jumble” tradicional das histórias do gênero.

A mistura, apesar de parecer bastante improvável, funciona perfeitamente, graças à imaginação afiada e escrita ágil de Schreiber, fã confesso de Star Wars e zumbis, que dão um ritmo alucinante à leitura com ganchos de tirar o fôlego ao final de cada capítulo que fará o leitor devorar o livro na velocidade com que um Trooper zumbi faminto devoraria um tenro bebê Wookie.

site: http://bocadoinferno.com.br/literatura/2016/06/star-wars-troopers-da-morte-2015/

Jess 03/05/2018

Purgação é uma nave-prisão imperial, residência temporária dos maiores assassinos, rebeldes e ladrões. Em seu trajeto, a nave enfrenta problemas e ao parar, encontra um destróier estelar. Uma equipe de inspeção é enviada para buscar recursos para o conserto, mas só metade retorna.

Mas não tão bem, eles trouxeram algo letal. Uma doença que em horas traz à morte aos passageiros a bordo.

A morte é só o começo...

"O patógeno já se espalhou por toda a Purgação. Estou acompanhando diversos relatos de sintomas vindo de toda a zona comum: presos, guardas, equipes de apoio..."

Troopers da morte faz parte da coleção Legend, histórias escritas antes da Disney adquirir os direitos. Eu não li nenhum livro antes desse, mas acho que é interessante conhecer o universo pra ter uma leitura mais prazerosa; saber que de passa em uma galáxia muito muito distante, que Lorde Vader é imperador, que existe um conflito Império x Rebeldes, e conhecer personagens da trilogia clássica pode trazer uma maior identificação com acontecimentos aqui.

Os capítulos são curtos, com imagens de divisão e uma diagramação bem confortável. A edição ajuda muito a leitura fluir.

O livro é completo, com começo/meio/fim. Não sei bem o que esperava, achei que já ia começar com sangue/tripas e tudo mais, mas não... Ele apresenta os personagens, mostra a contaminação e evolução, até ter um desfecho. Depois que me acostumei, achei mais incrível.

Não é só uma história de zumbis no universo Star wars (só isso já me fez desejar ler), o livro traz personagens incríveis, com muitas reviravoltas. Além da luta pela sobrevivência, temos conflitos internos, atitudes de lealdade e companheirismo, dróides, muitos tiros e situações que te faz pensar "puts, lascou tudo".

"Aquela doença era pior do que qualquer coisa de que ele já ouvira falar; fazia Darth Vader e seus exercícios infinitos parecerem quase inocentes, em comparação."

Faz muito tempo que você serve ao Império? Então não vai se assustar com tanto horror. Embarque na Purgação! É eletrizante. Mesmo conhecendo o universo e já tendo lido livros de zumbis, pra mim, foi uma história única.

Cristina 17/07/2020

Leitura fluída
Nossa!! Devorei essa história em poucos dias, fácil de ler com seus capítulos curtos, e misturou o que mais gosto, universo SW e mortos-vivos!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6