O Cérebro Autista

Resenhas - O Cérebro Autista

1 | 2 | 3 | 4

Giselle 18/02/2024

Leitura interessante
Um pouco denso na parte da ciência - não deixando de ser interessante - mas uma leitura que recomendo a todos, especialmente a parte em que a Dra Grandin fala sobre educação e trabalho (acho que qualquer criança deveria ser observada e estimulada de forma parecida em vários momentos).

WeltonLuis 06/12/2023

Temple Grandin procura, com dados científicos e a própria experiência, pensar sobre o autismo, relatando sobre o que já se sabe, o que está sendo estudado e onde o entendimento sobre o cérebro autista pode chegar. Bom material pra quem já foi iniciado no assunto.

Anderson873 28/10/2023

Excelente livro!
Após fazer o teste de QA algumas vezes e tirar, uma média de pontos, 38, resolvi, de fato, ler esta obra. O livro é excelente e superindico para autistas e pessoas que querem entender o autismo e ajudar alguém.
O livro é repleto de informações, podendo colaborar para todos que em seu contidiano necessita lidar com o público autista ou que tem autismo e quer se encaixar melhor na sociedade.

João 17/10/2023

Um pouco de empatia...
Escrito por uma autista conhecemos sua história, e seu ponto de vista sobre o mundo.

Com algumas pitadas de ciência aqui, e ali, deu para entender um pouco como o cérebro de um autista funciona, suas complicações e dificuldades.

Bom livro sobre o assunto, quebrando alguns preceitos e preconceitos.

Lud 13/08/2023

Muito bom! Gosto muito de ler sobre autismo e achei as reflexões da autora muito pertinentes, muito interessantes a se pensar sobre as diferenças entre pessoas autistas. É muito louco como é tão diferente as características de cada pessoa autista e portanto tão mais difícil de achar um único jeito de ajudá-las. Não dá pra generalizar. É um livro cheio de referências acadêmicas, de pesquisas e afins, porém é um livro muito interessante, cheio de informação e reflexão sobre o tema.

Morais18 01/08/2023

Um livro esclarecedor
Um livro que me surpreendeu muito positivamente. Esperava um apanhado geral de informações sobre Autismo e recebi uma discussão sistemática sobre as capacidades e discapacidades autistas, na visão de uma autista. Realmente um livro fantástico.

magiuu 18/06/2023

Se o tema te interessa, leia!
Aprendi muito com esse livro, aprendi a ver o mundo e as pessoas de uma forma diferente, o ponto de vista nunca mais foi o mesmo pra mim. Tem tantos fatos e eu não queria que eles acabassem, eu queria mais e mais.

Um livro sobre o cerebro e o funcionamento da pessoa autista escrito por uma pessoa autista. Realmente uma fonte funda de conhecimento.

Lizabet 12/06/2023

Tea
Leitura boa, mas um pouco incompleta de certa forma.
Em algumas partes faltou objetividade , fora isso ótimo livro.

Luis 30/05/2023

Leitura obrigatória
Neste livro, Temple Grandin explora o que se conhece sobre o autismo e quais seriam as melhores acomodações para a população autista. Como autista de sucesso mundial em sua área, ela se submeteu a vários experimentos para entender seu cérebro e mantém grande curiosidade sobre o tema, citando estudos recentes para entender como os autistas raciocinam e percebem o mundo. Embora o livro não esteja imune a alguns vieses socioculturais, é uma excelente defesa da inclusão de pessoas diferentes como forma de potencializar o desenvolvimento da humanidade.

Aly 24/05/2023

Ótimo livro para entender o autismo com a visão de uma pessoa autista, com a visão científica e dos médicos e com a experiência de quem está lidando com todo esse processo desde o início quando o autismo era considerado um "problema psicológico".

Guilherme.Oliveira 14/04/2023

Livro interessante com boa abordagem histórica sobre a evolução dos estudos sobre autismo.
Autora narra suas experiências e descreve seus estudos.

Shirley.Barros 29/03/2023

Incrível
Um ótimo livro para quem quer compreender mais sobre o espectro. Acho interessante quando Temple busca trazer o fator de não ressaltarmos a dificuldade que o diagnóstico pode trazer, o foco no rotulo, mas sim reforçarmos os pontos fortes de cada autista, de habilidades, gostos, aptidões, personalidades, assim também como compreendermos a sensibilidade de cada um e como funciona seus pensamentos, trabalhando e ensinando através disso. Ela também reforça a ideia de que questões básicas devem ser ensinadas através de tutores, ou os pais (cujo apoio e suporte é muito importante), que a aprendizagem pode ocorrer através do reforço contínuo, e que o enfrentamento para lidar com situações adversas se torna necessário. A autora fala também como a genética pode influenciar em possíveis diagnósticos mas alerta o quanto ainda somos despreparados em estudos, e para lidar com o diferente, principalmente na educação.

nicookie 31/01/2023

Atípicos
Muito se fala hoje sobre autismo, podemos ser gratos pela ciência ter avançado tanto as pesquisas em relação ao tema, somos hoje muito mais capazes de entender a como lidar com o transtorno e em como facilitar a vida de pessoas que o possuem, isso é bom, mas, melhor ainda, é ler sobre autismo na visão de uma pessoa autista. Que marcante pode saber exatamente o que sentem, como compreendem e como agem, por quais motivos, com quais habilidades. Essa leitura foi um presente. Muito necessária!

Thaísa G. 11/01/2023

Alguém tem um ego enorme...
Algumas curiosidades. O histórico do autismo é bem contado. Há várias referências de artigos científicos. Mas o resto...

Meu deus, que mulher que se acha maravilhosa... É daqueles chatos que a gente torce para nunca encontrar pela rua. E não vou dar todo o mérito a ela, mas também ao coautor (que foi quem colocou as ideias dela no papel), que escreve de um modo bem sem graça. A estrutura do livro (que ela mesma elogia muito) é uma "não-estrutura", só pode, e eu que não entendi, sei lá. Li até o fim apenas porque ficava esperando vir a parte interessante - que nunca chegou.

Resumindo: você gosta de assistir palestras estilo TED com apresentador estrelinha? Bom, se sim, esse livro é para você.
Uiara 19/09/2023minha estante
Eu sou autista e tive o mesmo pensamento, a parte que ela fica incomodada sobre os resultados de um teste me incomodou tanto que resolvi dar um tempo e ler outra coisa até me animar a terminar esse.

Giselle.Paula 31/12/2022

Informação de Qualidade sobre o Autismo
Comecei a ler porque existia a suspeita de autismo com meu filho, de forma leve.
Achei fantástica a riqueza de detalhes da autora. Ela conta a historia de descoberta desde os primeiros casos até hoje. Nos ajuda a compreender como um autista se sente e porquê.
Descreve de forma técnica e simples como o cérebro funciona. Perfeito. Obrigada.

1 | 2 | 3 | 4