O Cérebro Autista

Resenhas - O Cérebro Autista

1 | 2 | 3 | 4

Sandra452 06/09/2021

Olá, amigos leitores!
Minha indicação de livro hoje é a biografia de Temple Grandin, uma mulher autista que conta, junto com o jornalista e escritor Richard Panek, suas descobertas e experiências como autista e também evidência os estudos e avanços na área.
Temple Grandin nasceu em 1947, logo quando o autismo foi classificado e, por conta disso, enfrentou muitos desafios. Considerada com Asperger, hoje Temple é professora de ciência animal no Colorado e é Ph.D em Zootecnia.
Como alguém que viveu e você na pele o autismo, Temple dá preciosas dicas a pais, professores e comunidade médica em geral.
Observação: A HBO produziu um filme sobre Temple Grandin, cujo título é o nome dela, mas ainda não tive a oportunidade de assistir.

João 17/10/2023

Um pouco de empatia...
Escrito por uma autista conhecemos sua história, e seu ponto de vista sobre o mundo.

Com algumas pitadas de ciência aqui, e ali, deu para entender um pouco como o cérebro de um autista funciona, suas complicações e dificuldades.

Bom livro sobre o assunto, quebrando alguns preceitos e preconceitos.

Ma Trento 16/03/2021

Acabei lendo o livro para a faculdade e decidi fazer histórico de leitura dele também, já que é um assunto muito importante tratar sobre autismo!
Temple sempre é citada nas palestras que assisti e ver a forma que ela lida com o autismo é incrível! Espero que com o avanço dos estudos e da ciência, mais pessoas pensem como ela: a importância de se focar mais nos pontos fortes de pessoas com deficiência, do que na própria deficiência! Essa é a minha meta como futura profissional da saúde ??

Marita13 12/10/2021

Bom mas...
O livro cérebro autista conseguiu me sanar muitas dúvidas pertinentes, é um livro em que autora faz um delineamento da história dos estudos sobre o TEA, entrada no DSM V e critérios diagnóstico e isso Temple faz com muita clareza e estudo, a parte também dos estudos de funcionamento cerebral é muito interessante para pensar sobre o Transtorno. Contudo, quando a autora tenta se livrar de rótulos, ela acaba colocando mais rótulos ainda, destacando um ponto exclusivamente dela na qual ela conseguiu ter um desempenho adequado de suas funções e quer generalizar para as muitas outras pessoas com TEA. Muitas vezes com discurso liberal demais, mas não fico surpresa vindo de um livro norte-americano. Enfim, eu tinha mais expectativas em relação a essa visão de se desprender de um rótulo, mas acabei ficando um pouco frustrada.

Guilherme.Oliveira 14/04/2023

Livro interessante com boa abordagem histórica sobre a evolução dos estudos sobre autismo.
Autora narra suas experiências e descreve seus estudos.

Marília 17/12/2022

Como mãe de um autista esse livro e toda a história da Temple Grandin me enchem de otimismo e esperança.

magiuu 18/06/2023

Se o tema te interessa, leia!
Aprendi muito com esse livro, aprendi a ver o mundo e as pessoas de uma forma diferente, o ponto de vista nunca mais foi o mesmo pra mim. Tem tantos fatos e eu não queria que eles acabassem, eu queria mais e mais.

Um livro sobre o cerebro e o funcionamento da pessoa autista escrito por uma pessoa autista. Realmente uma fonte funda de conhecimento.

Gerson 04/10/2016

Esperança no futuro
Um livro que trás grandes perspectivas sobre diagnóstico e tratamento do autismo. Transmite a sensação de que o conhecimento sobre o transtorno está passando por uma revolução que vai mudar a maneira como vemos os autistas em muito breve.

akio 07/10/2019

O Cérebro Autista
Você já deve ter ouvido que o autista "vive em seu próprio mundinho", como se ele fosse indiferente a tudo que o cerca.

Esse livro, escrito por uma célebre autista em parceria com um jornalista, reúne os avanços científicos mais recentes da área e explica como essas novas descobertas sugerem a existência de diversos padrões de pensamento, que devem ser aproveitados para desenvolver as habilidades das pessoas no espectro.

Quem sabe assim a gente consegue compreender que existem padrões de raciocínio diferentes? Isso porque o autista vive, sim, no mesmo mundo que você habita, mas certamente o vê por uma perspectiva bem diferente da sua.

Instagram: @akio.com.livros

Lizabet 12/06/2023

Tea
Leitura boa, mas um pouco incompleta de certa forma.
Em algumas partes faltou objetividade , fora isso ótimo livro.

WeltonLuis 06/12/2023

Temple Grandin procura, com dados científicos e a própria experiência, pensar sobre o autismo, relatando sobre o que já se sabe, o que está sendo estudado e onde o entendimento sobre o cérebro autista pode chegar. Bom material pra quem já foi iniciado no assunto.

Luisa.Beatriz 29/07/2020

Muito bom, a autora descreve o espectro de maneira singular. Com dados científicos e experiências pessoais, foi uma leitura muito proveitosa.

Giselle 18/02/2024

Leitura interessante
Um pouco denso na parte da ciência - não deixando de ser interessante - mas uma leitura que recomendo a todos, especialmente a parte em que a Dra Grandin fala sobre educação e trabalho (acho que qualquer criança deveria ser observada e estimulada de forma parecida em vários momentos).

Truga 08/08/2021

Livro legalzinho. Não achei excepcional.
Temple Grandin, autista e Ph.D. em Zootecnica escreve esse livro com o jornalista Richard Panek. O texto é em primeira pessoa pois relata os passos da jornada da Grandin e a relação da ciência e da sociedade com o autismo, desde de quando nasceu nos anos 40 até os dias atuais.

Essa construção histórica do livro, a partir da vivência da Grandin deixou o texto claramente com um emocional da autora. Livro estilo diário não é um tipo que estou acostumado.

Enfim, foi legal porque nesses últimos 70 anos ela passou do autismo como doença até à compreensão de uma colocação em um amplo espectro e tentativa social de proporcionar aos autistas a vida mais plena possível. No último capítulo ela dá conselhos (tipo um coach?) para os pais, responsáveis, autistas enfim, em relação à educação, emprego, etc.

O que mais gostei foi que Grandin mostra como a atualização do diagnósticos psiquiátricos publicados no primeiro DSM-I de 1952 mudou, ao longo de suas várias publicações até o DSM-5 em 2013. E como isso foi alterando o significado do autismo dentro da psiquiatria e da sociedade.

Ao longo do texto, Grandin vai apresentando artigos científicos que ajudam a corroborar os conceitos e a imagem que ela vai contando sobre o que acontece dentro do cérebro autista. (Há uma certa tradição americana de categorizar e numerar, colocar em caixinhas. Isso acontece em algumas áreas da psicologia de tradição americana. Achei que em alguns momentos do texto isso também fica visível).

Ao fim do livro fiquei com a sensação de tipo “hmm...ok. Contribuiu para tirar umas ideias bem senso comum sobre o autismo mas não sinto que aprendi muito, embora tenha conhecido outras possibilidades para pensar o espectro autista”.

➡️RESUMO: leitura tranquila, indicado para começar no assunto. Apresenta bibliografia científica séria. Livro estilo diário. Faz uma introdução histórica legal.

1 | 2 | 3 | 4