As mentiras que as mulheres contam

As mentiras que as mulheres contam Luis Fernando Verissimo

Resenhas - As Mentiras que as Mulheres Contam

1 | 2 | 3 | 4

Cinara... 21/06/2022

Nada memorável.
"Depois de uma certa idade
é temerário
fazer aniversário.
Que agonia! Todo parabéns soa,
mesmo dito numa boa,
como ironia."

Bom passatempo, mas pra mim nada memorável, 48 histórias que ja comecei a esquecer.
Só o fato de ter uma Cynara e uma Berenice entre as histórias me cativou.
Rafa Mendes 20/10/2023minha estante
O bom de esquecer é poder ler de novo.

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Engraçado
Concordo com o erico que tem algumas mentiras que falaram neste livro, que até eu já contei mesmo mas como digo eu são somentes mentirinhas pequenas kkkk

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

DaniBooks 19/03/2020

As Mentiras que as Mulheres Contam
Crônicas de Veríssimo, um autor consagrado no gênero, As Mentiras que as Mulheres Contam deixa muito a desejar.

Muitas crônicas sem pé nem cabeça, conceitos machistas, abordagem problemática de violência doméstica e, para surpresa de todos, as histórias presentes nesse livro não são apenas sobre mulheres; muitas são sobre mentiras masculinas.

Há histórias interessantes e divertidas também, mas confesso que gostei de poucas. Depois dessa leitura, desisti de comprar As Mentiras que os Homens Contam. Foi decepcionante!

Henrique Fendrich 02/12/2015

As mentiras que o Verissimo conta
Se há um gênero que se ocupa do embaraço é a crônica. Aquelas pequenas situações constrangedoras do dia-a-dia e que nos colocam em apuros diante do julgamento alheio. Distanciadas pelo tempo ou pelo simples fato de não terem acontecido conosco, essas situações são importante matéria-prima para o cronista que pretende divertir os seus leitores. E se há um cronista em nossos dias que se tornou mestre nesse tipo de relato é o Luis Fernando Verissimo. É por conseguir nos revelar como somos realmente, sem as máscaras que a tanto custo tentamos manter, que se explica grande parte do seu sucesso literário. Não admira que ele tenha feito outro livro com o tema da mentira – que é, afinal, o caminho mais rápido pelo qual nos livramos de circunstâncias embaraçosas.

Ah, e nós mentimos, como nós mentimos. Ainda que agora o recorte do cronista privilegie mentiras contadas por mulheres, não há nelas motivações muito diferentes daquelas que compuseram a sua coletânea masculina. Em “As mentiras que as mulheres contam” (Objetiva) mente-se para impressionar, mente-se para manter um relacionamento, mente-se para se vingar, mente-se até para não passar por mentiroso. E a coisa começa muito cedo, desde a mentira inaugural, aquela do “olha o aviãozinho”, que a mãe diz para o filho ainda bebê.

Mas não se espere do livro de Verissimo aquelas mentiras óbvias que são atribuídas à mulher, como diminuir a sua própria idade: em suas crônicas, há mulheres que mentem para aumentar a idade, e tem lá suas razões para isso. O absurdo, nessas crônicas de Verissimo, é um caminho possível se as mentiras forem levadas às últimas consequências. E por vezes elas são mesmo. Muitas vezes perde-se o controle de uma mentira e o resultado não é dos mais agradáveis. Aliás, mais do que ao falar das mentiras dos homens, neste livro são muitos os finais trágicos, e pode-se até falar em certo humor tétrico do autor.

Também é interessante observar o que o livro tem a dizer a respeito das novas formas em que se dá o relacionamento entre homem e mulher. Nesse quesito chamam a atenção crônicas bastante criativas, como aquela em que o cronista relata um encontro entre as antigas heroínas dos contos de fadas, ou aquela em que dois homens, cansados de suas esposas, procuram uma casa suspeita onde as mulheres não fumam, não falam palavrão, ruborizam e só deixam beijar depois de um mês.

De resto, o livro permite muitas risadas, e nem se poderia esperar outra coisa diante de tal profusão de mal-entendidos a que o cronista se dedica. Quando se ocupou do sexo masculino, Verissimo chegou a dizer que “só o vexame é autêntico no homem”. Por esse novo livro, talvez possa se falar efetivamente em igualdade dos sexos.

site: http://rubem.wordpress.com

Gabrielle 01/03/2021

Péssimo
Conseguiu ser pior do que As Mentiras que os homens contam. Achei pouquíssimas crônicas boas. Grande parte delas tem bastante machismo, humor negro e algumas parecem que faltam pedaços no final. Fazer "humor" com violência doméstica, assassinato, esquartejamento e coisas do tipo? Me poupe, né, Veríssimo?!
Não recomendo.

JuStifler 05/05/2023

Faltou mulher nessa história
Segue o exemplo do primeiro livro sobre as mentiras dos homens, também encontrei aqui histórias curtas e bem elaboradas onde consigo até mesmo ver conhecidos, mas o universo feminino é tão rico e criativo que no meu ponto de vista faltou um pouco de protagonismo nas mulheres das histórias.

Raquel726 12/11/2022

Gostei bastante mas não o suficiente pra das 5 estrelas. Teve contos que gostei pra caramba e outros que fiquei "ah legalzinho".
Mas, não posso dizer que o cara não é bom! Inteligente pra caramba!

Wallace 04/11/2022

Eu ri
Dei boas gargalhadas no ônibus durante a leitura. Nem tudo é muito engraçado, mas é capaz de arrancar vários sorrisos de canto de boca

Homero.Camargo 12/06/2022

Gostei de 1 conto e deu pra ''aproveitar'' outros 2. O resto chega a ser triste de tão ultrapassado.

Fabi_Colaco 30/09/2021

AS MENTIRAS QUE AS MULHERES CONTAM
Ler Luis Fernando sempre me faz bem, seus personagens, mesmo os malvados, me despertam simpatia e risos.

Os contos desse livro são pequenos e muito engraçados, há quem vai dizer que alguns são ofensivos para mulher, mas se você leu a versão masculina desses contos, escrita 10 anos antes, fica evidente que se trata apenas de um padrão de escrita, que o autor não está descriminando nenhum gênero, trata-se apenas de piadas, histórias engraçadas observadas no cotidiano e que provavelmente você vai se identificar com muitas delas. Tem flertes despropositados, amores mal resolvidos, amores bem-resolvidos, traições, aniversários e aniversariantes, paixão, o impacto da diferença de idade entre os sexos, mães, pais, surpresas, gastronomia, filhas, cunhadas, desentendimentos, entre outros tipos de pessoas e situações, tudo simpaticamente muito bem escrito.

O autor nos faz rir de histórias simples, mas carregadas de sarcasmo como da mulher que compra uma bolsa verdadeira de grife mas fica irritada porque a amiga comprou uma falsa, e se você é mulher e tem mais de 40 anos, provavelmente você já viveu ou presenciou algo parecido. Como tudo que Veríssimo escreve seus personagens tem muito de pessoas que conhecemos, homens e mulheres, que se comportam muitas vezes de forma correta e outras vezes errada, pelos mais diversos motivos, seja eles justificáveis ou não. Enfim, os contos não vão muito longe da realidade, a qual muitas vezes é injusta, mas esbarram num humor único, mas por vezes meio sarcástico.

Rafa Mendes 20/10/2023

Ótimo para curar ressaca literária
Eu sempre fui apaixonada por crônicas e para mim as melhores são as do Ver!ssimo, essas histórias tratam de coisas do dia a dia que são fáceis de identificar, nos arrancando assim boas risada, elas dariam maravilhosas esquetes de humor.
Essas crônicas têm piadas e críticas sutis, são rápidas e fáceis de ler, você com certeza já ouviu ou já viu alguma história parecida em algum lugar.
Se você está precisando sair de uma ressaca literária, quer ler algo nacional, gosta de histórias curtas e bem humoradas, esse livro é para você. Boa leitura!
Tamires Souza 12/02/2024minha estante
Uma dica: leia crônicas da Martha Medeiros, tenho certeza que irá se apaixonar!

AAnacruz 26/05/2020

Não gostei muito
Não entendi porque o livro de chama As mentiras que as mulheres contam, se boa parte dos contos são sobre homens. Enfim não recomendo a leitura, mas arrancou uma risada ou duas.

WJAY 11/02/2020

Crônicas com ousadia
Anos antes, o autor revelou algumas mentiras contadas pelo homem médio brasileiro. Agora, em um período onde felizmente o feminismo está em pauta, o autor teve a ousadia de publicar a versão feminina das mentiras contadas pela mulher média brasileira. Mais uma vez, reúne diversas crônicas inteligentes, que variam entre "bem humoradas" até "muito engraçadas".

Stella.Oliveira 20/07/2016

Veríssimo sabe mais das mentiras que os homens contam do que das mulheres... a versão masculina do livro é muito melhor!
Fran Oliveira 26/10/2016minha estante
Será que só eu achei a versão feminina um pouco machista? rs

Monica Monte 09/03/2017minha estante
Você com certeza não foi a única. Achei fraquíssimo comparado com As mentiras que os homens contam e muito machista.

Ana Lívia 02/08/2018minha estante
Eu tbm achei muito machista, me decepcionei com Veríssimo dessa vez.

1 | 2 | 3 | 4