Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan

Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan Marco Antonio Coutinho Jorge

Resenhas - Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan

Enzo.Baleeiro 18/03/2024

Ler é ser um analista e o Analisado.
Muito peculiar a estrutura do texto. Por exemplo, o primeiro capítulo tem como proposta elaborar o conceito de pulsão que é muito central para a psicanálise. Começamos então pelo retorno a Freud? como se nem começamos Freud?, tudo bem...

Seguindo adiante, percebo que o texto usa a ideia de pulsão para explicar outros fenômenos sem conceituar muito bem o que é pulsão. Estranho... O autor também fará a mesma coisa com outros conceitos.

Eu estando bastante estranhado e com vontade de criticar o autor, vou lendo e percebendo que a medida que vou lendo e chegando mais próximo ao fim do capítulo é onde vou entendendo melhor a dimensão do conceito trabalhado. É um movimento que se assemelha muito a própria análise, onde a paciência reina, é preciso esperar que o fenômeno se desenrole com calma. O texto todo me fez sentir como é estar na clínica.

Além disso não é nada raso (eu pessoalmente estava com medo que fosse), é cheio de referências a arte que ajudam a entender mais, e muito bem contextualizado historicamente (cheio de fofocas por sinal). Talvez minha única crítica seja alguns conceitos que não foram explicados e aparecem no texto: como libido, objeto a unido pelo nada, gozo estar fora da estrutura psíquica, contrainvestimento... (Novamente, numa análise sempre fica pontas soltas). A psicanálise é imensa e nenhum livro dá conta de tudo, sempre é preciso buscar por for
a. Mas enfim, o livro é sensacional.

Ps: o capítulo sobre os pares antitéticos merece aqui um destaque, eu amei!!!

Mateus 10/03/2024

Fundamentos
Gostaria de inicialmente comentar que esse livro faz parte de uma coleção de 4 volumes, então é esperado que o volume inicial seja uma breve introdução ao pensamento do autor, no caso o Marco Antônio Coutinho Jorge apresenta que o vol.1 fez parte de sua defesa de doutorado.

Na introdução existe uma frase que de meu ponto de vista define esse livro, o autor cita que
- Não se pode a psicanálise transformar-se num discurso dogmático, de cunho religioso, tirando assim sua eficácia e alcance, transformando-a num saber inócuo.

O livro aborda temas caros para a psicanálise, fala sobre pulsão, real, gozo, cria-se um intermédio entre o pensamento Freudiano e o pensamento Lacaniano, de forma que em meu imaginário surgiu um diálogo épico entre esses dois psicanalistas tão importantes.

Tenho algumas criticas quanto ao modo de estruturar o pensamento apresentado no livro, sinto um certo elitismo cultural que é infelizmente comum em alguns meios da psicanálise, tento desmistificar isso em meus grupos de estudo, mas é notório como o livro usa do saber de forma teorizada e um pouco exagerada, uso de linguagem rebuscada e explicações que não dificilmente levarão até algum caminho na clínica contemporânea. Não observo isso como demérito algum do autor, ele fala para o público seleto dele, mas pessoalmente acredito que tornar o conhecimento tocável, entendível e mastigável deveria ser o objetivo primordial de professores.

Por fim, sinto que o livro é sim ótimo, apresenta conceitos úteis e importantes na jornada de estudos eternos sobre o humano que está sempre em (des)construção. Não pretendo ler os demais volumes, pois busco atualmente literatura técnica de aplicação na clínica, na dor do agora.

belaffig 20/01/2024

Ótimo!
Uma boa introdução à psicanálise (às partes boas e às partes loucas); foi gratificante sentir que já tinha me apropriado de algumas coisas e poder ir aprofundando outras. É muito bom ir se percebendo tendo vontade de conhecer mais das coisas pra além do que a faculdade oferece. Muito curiosa pra ler o volume 3, mais voltado à prática clínica.

Victor 30/09/2023

Conceitos muito bem explanados. O que mais me capturou foi essa possibilidade de voltar a Freud e ver como os conceitos de Lacan partiram dessa primeira leitura.

Laura 17/03/2022

As bases conceituais
Uma ótima articulação entre Freud e Lacan, estabelecendo links bem articulados e trazendo a conceituação de aspectos importantes para psicanálise.

Nico 06/03/2021

Meu primeiro contato com um livro sobre psicanálise e já sou introduzido com um "retorno à Freud" sem ao menos ter falado ou chegado nele, porém ele vendo a maneira como ele se introduz tanto no conteúdo como na forma de escrever talvez seja a melhor maneira de se introduzir Freud e Lacan para aquele como eu era(ou melhor, sou) um leigo nesse assunto. Não é uma leitura rápida e que se leia em dois dias, ela precisa de absorção, tempo e silêncio, vários momentos você irá ficar sem entender absolutamente nada, mas se você se ater a cada palavra que está sendo dita, esmiuçá-la, você ira absorver coisas de tamanha riqueza, a parte sobre o amor perto do fim do livro é realmente muito tocante, a forma como autor constrói o arcabouço da pulsão ao objeto a e depois conectando isso ao real-simbólico-imaginário(também a parte sobre a cabeça de Jano) e sem contar as passagens onde ele constrói uma ponte da psicanalise com as artes, em especial as pinturas de René Magritte. Com o passar da leitura e do tempo realizei-me que deveria enxergar este livro não como uma leitura técnica mas sim com uma experiência, que se muda a cada vez que retorno. Experiência que do latim experiri que significa " experimentar, provar" e "periri" que vem de "periculum" significando "perigo" e a raiz "per" que se relaciona com a ideia de "travessia", algo que futuramente irá ser abordado no segundo volume "A clinica da fantasia".

Márcio 06/11/2020

Uma boa introdução
Pra quem quer ser introduzido no pensamento freudiano-lacaniano(mas que não seja totalmente leigo, vale ressaltar) é uma ótima leitura. Você precisa ter uma certa familiaridade com os termos psicanalíticos. Lerei os volumes restantes...

Paulo Silas 23/07/2020

Tendo como escopo apresentar as principais ideias, leituras, propostas, análises, enfim, tal como consta no subtítulo, as bases conceituais da psicanálise, a obra preenche com êxito aquilo que propõe. De forma concisa, mas longe de ser superficial ou rasa, Marco Antonio Coutinho Jorge fornece os fundamentos da psicanálise, compreendendo de Freud a Lacan, abordando diversos tópicos que dizem respeito aos conceitos bases da disciplina, discorrendo sobre vários pontos do saber erigido por Freud com o esmero e a profundidade devidos dentro da pretensão da obra. Trata-se do primeiro volume de uma coleção que visa trazer justamente aquilo que fundaciona a psicanálise.

Dividido em quatro capítulos, na primeira parte do livro, "Pulsão e falta: o real", são trabalhadas questões como a pulsão e a sexualidade freudiana, o recalque e alguns outros conceitos elementares da psicanálise - tanto em sua constituição como em seus desdobramentos. No segundo capítulo, "Inconsciente e linguagem: o simbólico", o inconsciente é estabelecido como saber - que se estrutura como linguagem, abordando-se a relação da psicanálise com a linguística estabelecida por Lacan, tendo-se nesse capítulo a explanação sobre questões como a metáfora e a metonímia no âmbito da condensação e deslocamento a estrutura do 'Real - Simbólico - Imaginário' erigida por Lacan. Na terceira parte da obra, "Freud e os pares antitéticos", significante, significação, chiste, ironia, símbolo e os sonhos são analisados com seus pares antitéticos. No quarto capítulo, "O objeto perdido do desejo", questões como sublimação, amor, desejo e gozo são explicadas pela perspectiva da psicanálise. O livro conta ainda com um apêndice onde o autor discorre sobre a evolução da espécie humana para tecer considerações psicanalíticas a respeito.

Conforme consta na introdução, "precisamente porque não temos podido dar uma resposta mais abrangente à tal questão sobre o que é o inconsciente, a psicanálise tem sido alvo de inúmeros equívocos". Nesse sentido, a obra caminha num sentido totalmente oposto aos apontados equívocos e incompreensões sobre a matéria, elucidando controvérsias, dirimindo dúvidas e explanando pontualmente sobre questões tantas do saber que investiga o inconsciente. Tem-se assim uma obra bastante didática que elucida os conceitos mais importantes da teoria psicanalítica, tratando-se de uma leitura convidativa para toda e qualquer pessoa interessada no estudo do tema. Um livro que efetivamente contribui para a matéria dentro daquilo que se destina.