Descubra seus Pontos Fortes

Descubra seus Pontos Fortes Marcus Buckingham

Resenhas - Descubra seus pontos fortes

1 | 2 | 3 | 4

Varga 30/04/2011

O livro 'Descubra seus Pontos Fortes' de Marcus Buckingham e Donald Clifton é uma seqüência de 'Primeiro Quebre todas as Regras' (First Break all the Rules) que Buckingham escreveu com Curt Coffman em 1999

Nossa sociedade durante séculos nos acostumou com a idéia que o caminho para o sucesso, a felicidade profissional e também pessoal está no aprimoramento e correção de nossos pontos Fracos. Isso sem dúvida ficou mais acentuado na sociedade pós-industrial. As fábricas precisavam aumentar sua produtividade que a Administração Científica logrou em codificar e prescrever, demandando cada vez mais processo e passos padronizados. Para executar esses processos padronizados, trabalhadores deveriam também corresponder a um padrão. E para formar trabalhadores-padrão, independentemente do nível hierárquico, a educação também deveria formar pessoas-padrão. O método mais eficaz para se chegar ao padrão é avaliar a performance e depois melhorar os pontos Fracos. Não se precisava de pessoas ou profissionais excelentes em nada, apenas que atendessem ao padrão-mínimo.

Pois bem. Essa padronização e busca pelo padrão levou-nos a essa cultura do buscar seus pontos Fracos e procurar melhorá-los.
Segundo Buckingham e Clifton esse é um caminho equivocado. Muito equivocado. Ainda mais em nossa Sociedade da Informação. Cada vez os trabalhos são menos padronizados. A Cauda é cada vez mais longa. Existe espaço para muita diversificação, a "massificação dos nichos".

Portanto, devemos buscar não a eliminação dos pontos Fracos, mas sim, a melhoria dos pontos Fortes. Pois justamente ao exercer nossos pontos Fortes que conseguimos resultados melhores e normalmente com menor dificuldade. Evidentemente que alguns pontos Fracos que se mostrem críticos para o exercício de algumas atividades devem ser melhorados, mas apenas para um nível absolutamente mínimo para não causar-nos problemas.

Resumindo, o foco é melhorar o que já é bom; trazer o ruim para o aceitável, e voltar os esforços para fazer do bom, ótimo.

A essa conclusão os autores chegaram após uma pesquisa com 2 milhões de profissionais em milhares de empresas mundialmente. Afinal, Buckingham é VP Senior da Gallup, empresa referência em pesquisas de mercado. A principal questão que os levou a aprofundar a pesquisa e chegar às conclusões foi se as pessoas se sentiam com a oportunidade de fazerem o que sabem de melhor em suas empresas. Surpreendentes 20% responderam que sim. Ou seja, 80% dos profissionais entrevistados julgam que não tem oportunidade de fazer o que sabem de melhor em seus trabalhos.
Estudando as respostas qualitativas, mas em uma amostra quantitativa, os pesquisadores conseguiram isolar 34 padrões ou temas em que as pessoas poderiam ter seus pontos Fortes.

Cada pessoa é uma combinação única desses padrões. (Seriam mais de 16 milhões de combinações possíveis com os 34 padrões).

No livro encontramos uma explicação de cada um desses 34 temas, uma descrição de como um profissional com aquele padrão ou tema age e pode ser identificado. Além disso orienta também como lidar com pessoas forte em cada padrão ou tema. Super prático.

A pergunta que você deve estar querendo fazer é:
"Ok. Entendi a sacada dos temas, o lance dos pontos Fortes. Mas... como eu sei quais seriam os MEUS temas ou padrões dominantes?" - Certo?

Pois bem. Os pesquisadores desenvolveram um teste baseado na distribuição dos padrões durante a pesquisa com os 2 milhões de colaboradores e o teste pode ser feito via web em:

O teste dura uns 20 a 30 minutos. São 80 questões rápidas de opção entre padrões extremos aos pares. Ao final, apresenta como resultado os 5 temas dominantes, mas a ordem dos 5 temas não significam importância ou preponderância, apenas que são os 5 mais facilmente identificáveis pelo teste.
O teste é pago. Mas para quem compra o Livro, tem um código impresso (coberto tipo "raspadinha") na contracapa. Com esse código o teste é gratuito.

Confira a lista dos 34 temas ou padrões (em ordem alfabética):

Adaptabilidade - Analítico - Ativação - Auto-afirmação - Carisma - Comando - Competição - Comunicação - Conexão - Contexto - Crença - Desenvolvimento - Disciplina - Empatia - Estudioso - Excelência - Foco - Futurista - Harmonia - Ideativo - Imparcialidade - Inclusão - Individualização - Input - Intelecção - Organização - Pensamento Estratégico - Positivo - Prudência - Realização - Relacionamento - Responsabilidade - Restauração - Significância

Note que as vezes o tema é descrito com um adjetivo por vezes um substantivo, mas apenas para facilitar a compreensão.

O conceito é muito interessante e realista e o teste traz uma luz diferente ao tema motivação e desenvolvimento pessoal.
O livro tem muita aderência com as idéias de Daniel Pink em 'Motivação 3.0', uma vez que se você se dedica a trabalhar usando seus pontos Forte, sua motivação intrínseca é amplamente usada e não depende de fatores motivadores externos, normalmente ineficientes.

'Descubra seus Pontos Fortes' de Marcus Buckingham & Donald Clifton está entre 'Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos' de Todd Sattersten e Jack Covert.
Excelente leitura!

< / >.
Mel 11/01/2022minha estante
Não comprei o livro, adquiri de um site que disponibiliza em PDF, sabe como posso fazer o teste?

Rapha 07/11/2021

Temas, talentos e pontos fortes.
Ao invés de olhar para nossas fraqueza e tentar transformá-las em pontos forte, deveríamos focar em nossos talentos e lapida-los com conhecimento e técnica para que estes - que já temos um pré disposição de ser bons - virem pontos fortes.
O livro é um teste que te mostra os seus 5 "temas" (esses temas não são os seu talentos ou seus pontos fortes, são apenas a sua forma de pensar.) E baseado neles você pode descobrir os seus talentos.
Sobre as fraquezas o livro fala que devemos apenas dar um controle de danos para elas e não focar nelas.

Haydée Navarro 14/06/2020

Tem que comprar
Cada livro vem com um código único para acesso a um teste on-line, por isso é preciso comprar o seu! Muito interessante: ao invés de trabalhar naquilo em que você não é bom, o livro (e o método) sugere que você foque e trabalhe sobre os seus talentos natos - são eles que irão te destacar e influenciar o seu sucesso.
vinicius.araujo 25/10/2020minha estante
O Meu teste deu: Restauração, Prudencia, Foco, Intelecao e significancia.

Bella Corradi 23/04/2022

Precisa comprar o livro original para ter acesso ao teste. Sem o teste, o livro não dá para ser muito bem aproveitado.

Silvio 01/01/2012

O que achei bastante interessante nesse livro foi o fato de ele deixar de lado toda aquela baboseira de todo livro de autoajuda, tipo: tudo é possível, pense grande, pense positivo, você pode, você consegue, é só acreditar, não obstáculo intransponível, e outros montes de besteiras. Ele não diz o óbvio ululante, nem coisas impossíveis de serem feitas,ao contrário, num certo ponto ele diz: "Se na primeira vez você não se sai bem, tente de novo. Depois desista. Não há sentido em fazer papel de bobo"
Os "augustos curys" da vida diriam: nunca desista... (faça papel de bobo).

Thiago Leôncio 26/03/2023

Bem direto
No início achei que ele seria um guia de como encontrar e potencializar os nossos pontos fortes porém não é bem isso que ele entrega.
Para determinar os pontos fortes é necessário fazer um teste que não está no livro, além disso ele trata muito sobre a importância de administradores e gerentes utilizarem a metodologia de pontos fortes para direcionar o crescimento das empresas. Resumindo, eles é mais direcionado para gestores e administradores do que para pessoas que buscam um guia para focar o desenvolvimento próprio.

Vanessa.Alessi 04/07/2022

Interessante
"...a verdadeira tragédia da vida não é cada um de nós não ter suficientes pontos fortes, é fracassarmos em usar os que temos."

Não me identifiquei muito com o estilo de escrita, às vezes me pareceu repetitivo, cansativo. Porém, a proposta do livro é bem interessante: focar nos pontos fortes que já temos.

O livro apresenta a descrição 34 pontos fortes, exemplos práticos para facilitar a compreensão e a melhor forma de lidar com cada um deles.

Como eu não tinha o livro físico, não consegui fazer o teste, mas quem tem um pouquinho de autoconhecimento consegue identificar em quais perfis se encaixa mais.

Eu Sou Bastos 05/07/2022

Um livro que devia ser o manual de qualquer gerente,saber qual o ponto forte de seu funcionário,e assim extrair o melhor dele,e inclusive saber onde você pode dar o seu melhor.

Joás Alves 13/05/2020

Descubra Seus pontos fortes
"A prova dos nove de um ponto forte? A capacidade de fazer uma coisa só é um ponto forte se você consegue se imaginar fazendo aquilo repetidamente, com alegria e com êxito"

Um leitura bastante interessante, e de fácil entendimento, sem dúvida podemos tirar muitos proveitos das ideias abordadas pelos autores.

Beatriz.Cruz 04/02/2018

Interessante, mas ordinário
Sou uma entusiasta dos livros de desenvolvimento pessoal, e, entendo que em alguns momentos é difícil escrever um título motivante sem ressaltar autoridade em todos os capítulos. Entretanto, no caso de "Conheça seus Pontos Fortes", o livro é mais um caso de longo merchan para vender consultorias e testes, não acrescentando nada realmente transformador ao leitor.

Outro ponto irritante é a tradução de relatos em primeira pessoa do Inglês, tornando mais difícil a assimilação do conteúdo para o cotidiano no Brasil.

Ponto forte é que é uma boa introdução ao assunto para os iniciantes mais dispersos, pois de fato traz alguma interatividade e dinâmica ao tema por meio dos testes e identificação de perfil.

Nelson 10/10/2020

Resenha
É um livro interessante, porém se você realizar apenas um teste online e realizar irá dar quase no mesmo.

Nanci 23/01/2022

Amei, descobrir os pontos fortes em vez de olhar os pontos negativos, um olhar diferente faz toda diferença

Nani 06/10/2014

Fonte de aceitação
No inicio tive dificuldade em lê-lo. Mas, após o terceiro capitulo me prendi de forma absurdamente produtiva. Há um teste no livro que revelou mais do que eu supunha a meu respeito.

Se você está se lapidando profissionalmente te indico este livro. Leitura super valida!

Nati Cerejinha 10/06/2021

Livro de autoconhecimento e autoajuda.
Define que os pontos fortes são os que você realiza bem e de forma contínua e uniforme.

Incentiva a desenvolver pontos fortes, não os fracos.
Existem tipos de conhecimento
- factual- teoria
- empírico - experiência e prática
- técnicas - estrutura ao conhecimento com passo a passo
Por isso cada pessoa tem pontos fortes diferentes das outras.

Mas o talento é uma aptidão natural e recorrente; mesmo que incialmente negativos, desde que bom uso, podem ser utilizados para algo mais utilizável no dia a dia.
O ideal é termos a frequência de execução e qualidade em tudo o que fazemos.
Ao exercer o nosso talento, temos a sensação de satisfação.

No livro, indica o Teste descubra os seus pontos fortes.
Vale olhar para a infância, pq aparecem cedo, devido a conexões fortes, bem como aprender rapidamente, e trazem a satisfação.
Para descobrir se te agrada não tem fórmula, é testando mesmo.

Outro teste e livro indicados são os 34 temas do teste, baseado nos livro 'descubra a fonte dos seus pontos fortes'
Na análise, iremos notar que as fraquezas são maior quantidade, e as fortes são poucas.

Renata1004 11/06/2021

O livro é interessante, sobre focar em nossos pontos fortes. Não chega ser aquela coisa de positividade toxica de todos são capazes e vc tbm é, tem uma forma mais prática da coisa, que nos ajuda enxergar aplicações práticas de habilidades que já possuimos

1 | 2 | 3 | 4