Um cometa na terra dos Moomins

Um cometa na terra dos Moomins Tove Jansson

Resenhas - Um cometa na terra dos Moomins

Benetti 05/08/2016

Já conhecia os Moomins por ler algumas historinhas em finlandês, mas quando vi que chegou ao brasil os livros traduzidos foi pura emoção. Devorei o livro no mesmo dia... voltei na livraria e perguntei pro vendedor qual foi a recepção das crianças com a história e a resposta me deixou preocupada. As crianças em geral não se apegaram muito e acham a história cansativa, mas devemos considerar que na época que os Moomins foram escritos o público era diferente.
Recomendo pra quem tem vontade de passar um tempo de descontração junto com esses bichinhos que buscam a resposta sobre a passagem de um cometa na Terra.

Gláucia 24/05/2016

Um Cometa na Terra dos Moomins - Tove Jansson
Publicado em 1946 na Finlândia é o segundo volume da série dos Moomintrols. Comecei errado, pois só descobri no decorrer da leitura que não era o livro 1. Algumas referências ao primeiro volume são feitas e alguns personagens forma apresentados mas nada que interfira na compreensão da leitura.
Traz as aventuras de Moomin, sua família e alguns amigos que descobrem que o planeta está prestes a ser atingido por um cometa que poderá destruir suas casas. Os personagens são bonitinhos, assim como as ilustrações mas os achei meio bobinhos e a história não é tão interessante. Comecei lendo com minha filha de 7 anos mas terminei sozinha pois não estava prendendo sua atenção.
Destaque para o personagem Muskarato que diz ser filósofo e o que mais aprecia é ficar em paz pensando. Com isso a autora brinca com o estereótipo dos pensadores.

Priscila.Senna 31/07/2020

Livrinho bom pra passar o tempo, família dos Moomins. Gostei

Taki 17/06/2021

Mais uma leitura bastante divertida dos Moomintrolls. Bom para descontrair e com certeza agradará tanto crianças quanto adultos.

Aleska Lemos 06/03/2022

Não é um livro com estilo atual, mas gosto do jeitinho terno das aventuras e dos estranhos personagens folclóricos descritos pela Tove. E as ilustrações dela são muito bem feitas.

Dominic nic nic 14/11/2023

Tove faz personagens e um mundo incrível, mas histórias? Nem tanto. O começo é um pouco entediante e o objetivo muitas vezes ficava em segundo plano. Ainda assim, tem tiradas muito boas, desenhos lindos e personagens memoráveis. Pretendo terminar a coleção.

jujuba 21/07/2019

Maravilhoso
Eu recomendo esse livro, ele, é muito bom e um dos meus preferidos, ele tem um jeito gostoso de se ler super bom

Ray 11/09/2022

A excelente continuação, que brilha e te deixa com um pouco de medo por essas criaturinhas
Os Moomins são bem mais do que parecem, mais do que fofos, não são de nenhum modo infantis, por isso é plenamente possível gostar da história em qualquer idade. Um cometa está para colidir com a terra, e a maneira como eles vão lidar com isso é surpreendentemente interessante, e te faz temer, de certa forma, pelo destino dessas criaturas mesmo sabendo que é uma história com um provável final feliz. Boa história pra se ler com crianças sem dormir com elas!

flordequinta 15/11/2023

Moomintrol e seus amigos são cativantes
Eu já havia assistido ao desenho, mas ler um dos livros foi uma aventura para mim. Por já ter amor pela turma dos Moomins, foi fácil me apegar ao ritmo do livro e ainda mais aos personagens.
É uma história cativante e imersiva, tanto pela riqueza de detalhes quanto pelas ilustrações belas e que mesmo em um traço livre, são delicadas e aparecem nas horas certas.
Embora seja um livro infantil, creio que deve ser lido em qualquer fase da vida. Os personagens trazem lições interessantes, especialmente Moomin Mama com seu jeito calmo e singelo, controlado, pronto para resolver tudo; e Snufkin, que tem um espírito livre e aventureiro, mas que é um poeta e a mente pensante do grupo.
Há um romance fofinho e divertido no meio e também muitas sátiras come estereótipos da época (1946), como por exemplo, filósofos.
Achei interessante fazer essa leitura agora que o mundo passa por problemas climáticos, pois vemos muitas referências na década de 40 do que está acontecendo agora; a diferença é que no Vale dos Moomins é um acontecimento natural, um cometa, o culpado, enquanto aqui são os próprios homens e o capitalismo.
Outra referência interessante foi quando eles estavam fugindo, aos fugitivos durante as guerras, de ter que pegar todas as suas coisas e deixar tudo o que você construíu para trás, pois ?algo? irá invadir e destruir isto.. Parece algo que passa despercebido, contudo, é interessante ver que há muito mais por trás dos livros de Tove do que meros contos infantis.
São histórias profundas e complexas se olhadas com um pouco mais de atenção, respeito e carinho, e não se prendendo ao título ?literatura infantil?, como se a literatura infantil também não pudesse mostrar fatos e poesia, ou serem importantes; pois são fundamentais!
De qualquer modo, é uma obra-prima que está muito escondida atualmente, como diz Neil Gaiman. Não é uma literatura reconhecida atualmente pelos adultos tampouco pelas crianças, uma pena, por se tratar de uma leitura excelente. Recomendo muito!

Carina Oliveira 30/12/2023

Uma experiência encantadora
Na obra encantadora de Tove Jansson observamos a incrível Terra dos moomins! Um lugar maravilhoso que permite a imaginação fluir. Acompanhamos a família dos moomins e o seu dilema: Um cometa está vindo na direção da terra, moomintroll e seu amigo e Sniff viajam em uma aventura emocionante para tentar salvar a sua família da extinção.
Sou um pouco suspeita para falar porque eu amo o universo dos Moomins desde criança, sou apaixonada pelos personagens (especialmente pelo Snufkin, que é o meu preferido), creio que é impossível não se envolver por essa narrativa fantasiosa. Porém comprar o livro foi essencial para mim, pois conhecia os personagens apenas pelo filme e desenhos.
Desta maneira é um livro maravilhoso para crianças e para um público infanto juvenil, as ilustrações são maravilhosas e contribuem para a imaginação dos pequenininhos! Recomendo muito!

Liv ð 06/09/2023

Particularmente não gostei muito, talvez pq seja um livro infantil, mas msm assim n gostei muito. Sinceramente só gostei do último capítulo. Não recomendo ao menos que seja para uma criança de uns 8 anos de idade.

skuser02844 24/10/2023

Que Delícia.
APAIXONADO pelos Moomins e já quero ler todos os livros dessa série!
Muito fofo e aconchegante com certeza se tornou um livro conforto para mim!
????

Larysa 01/01/2024

Reconfortante
Que coisa acolhedora, me sinto no Vale dos Moomins, na casa azul, à espera de receitas suculentas da Moomin Mama, para deitar em uma rede e escutar o Snufkin cantarolar com sua gaita e escutar as histórias de Sniff e Moomin.
Na minha cabeça existe uma certa sociedade de coisas delicadas assim de variados conteúdos sendo: livros, filmes e séries. Que acabam subestimados (confundem gentileza com fraqueza), sendo que esta maneira de comunicação e universos leves é algo muito mais difícil se ser criado em um mundo onde a maioria há brutalidade.

Nandinha 26/01/2024

É uma leitura leve para terminar o livro em um dia,tem várias imagens lindas em que eu fiquei apaixonada por cada arte e como ela interligava com a história.Eu quero muito entrar na mente da Tove e entender de onde ela tirou a ideia para esse livro,tem muitas características que poderia ser " cristã ",pelo o que eu percebi,mas também a criatividade para escrever esses personagens tão únicos! Eu adorei conhecer cada um e a sua personalidade tão distinta.