A Revolução Francesa

A Revolução Francesa Eric J. Hobsbawm

Resenhas - A Revolução Francesa

Madsen 03/09/2014

Uma versão simplificada
Considerando o tamanho do livro (57 páginas), oferece um bom material de estudos. Para alunos de ensino médio ou de graduação que queiram um conhecimento superior ao oferecido por um livro didático, pode ser útil.

Apesar disso, qualquer pessoa que busque um conhecimento mais crítico e aprofundado precisará buscar outros materiais. Embora tenha sido escrito em 1996, desconsidera trabalhos anteriores importantes sobre a Revolução Francesa, como as interpretações de Alexis de Tocqueville, Roger Chartier e Lynn Hunt. Assim, apresenta uma análise superficial e excessivamente ideológica do assunto.

Se quer algo curto e objetivo leia esse livro. Caso contrário, é preferível buscar o "Era das Revoluções", do mesmo autor, que trabalha com mais calma e cuidado o período histórico e oferece explicações mais detalhadas.

Ana Carolina 09/10/2012

A Revolução Francesa
Este é, sem dúvidas, o melhor material para se aprender sobre a revolução francesa. Hobsbawm escreve de maneira clara e precisa e nos conta em detalhes esta revolução, que foi tão importante para a França e para o mundo. Comunista, dos mostra que a "época do Terror" só foi sombria para os que perderam o poder, aqueles que perderam os privilégios e passaram a viver numa terra onde reinava a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
Fábio Landim 19/02/2013minha estante
Isto que dá colocar a ideologia na frente da realidade....... Qualquer biografia ou relato sobre a Revolução Francesa demonstra exatamente o contrário.

Madsen 03/09/2014minha estante
Entre o que o livro oferece e a frase "o melhor material para se aprender sobre revolução francesa" há um espaço grande. O livro é um paradidático que pode ajudar estudantes de nível básico. A discussão sobre Revolução Francesa é muito mais ampla, e o texto não arranha nem a superfície do assunto. Excessivamente ideológico e com pouca discussão sobre as demais interpretações possíveis. Aliás, é um livro que já foi escrito de maneira mais completa em "Era das Revoluções". Não acrescenta muito de novo sobre o assunto.

Lílian 30/08/2012

Um texto pequeno e bem explicativo sobre a Revolução Francesa. Vale lembrar que é de um dos historiadores mais em evidência da atualidade, Eric Hosbawnm. Há quem critique, mas eu gosto muito dele.