A Revolução Francesa Eric J. Hobsbawm

Resenhas - A Revolução Francesa

Madsen 03/09/2014

Uma versão simplificada
Considerando o tamanho do livro (57 páginas), oferece um bom material de estudos. Para alunos de ensino médio ou de graduação que queiram um conhecimento superior ao oferecido por um livro didático, pode ser útil.

Apesar disso, qualquer pessoa que busque um conhecimento mais crítico e aprofundado precisará buscar outros materiais. Embora tenha sido escrito em 1996, desconsidera trabalhos anteriores importantes sobre a Revolução Francesa, como as interpretações de Alexis de Tocqueville, Roger Chartier e Lynn Hunt. Assim, apresenta uma análise superficial e excessivamente ideológica do assunto.

Se quer algo curto e objetivo leia esse livro. Caso contrário, é preferível buscar o "Era das Revoluções", do mesmo autor, que trabalha com mais calma e cuidado o período histórico e oferece explicações mais detalhadas.

Ivan. 03/02/2021

Interessante, informativo e fácil de ler.
De forma muito concisa esse pequeno livro nos fala primeiro de como a revolução francesa se situa em relação a algumas outras revoluções. A revolução industrial inglesa, a revolução russa e a independência dos EUA recebem especial atenção.
Em seguida os fatores que levaram a revolução são apresentados e um pouco explicados. Esse livro é um resumo de um trabalho maior e mais minucioso apresentado no "Era das Revoluções", então dá pra entender o porquê da falta de detalhes, mas mesmo assim há explicações sobre temas importantes como os privilégios feudais que ainda vigoravam na França do século 18.Finalmente temos a própria revolução narrada e seus principais personagens apresentados. De forma rápida e objetiva temos Robespierre e vários outros nomes famosos sendo analisados. Fico bastante curioso se as referências citadas pelo Robsbawm sustentam as opiniões dele. Para finalizar temos o final da revolução e o pós-revolução em que entra a figura de Napoleão. Gostei bastante da análise do mito de Napoleão e do mito da revolução popular pela liberdade influenciando o mundo ao longo do tempo.No geral é um livro pequeno e fácil de ler que traz bastante informação sobre esse capítulo tão importante da história. Pra quem quer ter uma noção sobre o período e poder traçar alguns paralelos com a atualidade talvez seja o suficiente. Pra quem gosta de detalhes ele é uma boa introdução.
Recomendo!

Ruanna 23/04/2022

A Revolução Francesa
Uma das melhores obras de Eric J. Hobsbawan. Neste pequeno livreto ele nos insere dentro do contexto da Revolução Francesa explicando desde os eventos que antecederam ao evento até as consequências dele tanto para a França quanto pras sociedades ao redor do mundo que foram influenciadas pelos seus ideias! Vale salientar, que a Revolução Francesa é um marco na história mundial. A maneira que Hobsbawn escrever é tão maravilhosa que ele acaba prendendo o leitor até o final, além de ser uma obra curta.

Karen453 10/11/2023

Essa edição é um excerto de "A era das revoluções", do Hobsbawn. O autor faz um resumo sobre os principais aspectos da revolução francesa e sobre os diferentes grupos sociais e políticos que a compõem, enfatizando a importância dessa revolução sobre o mundo todo, sob a ótica marxista. Ainda há uma contextualização geral sobre o Napoleão, no pós-revolução.

Lílian 30/08/2012

Um texto pequeno e bem explicativo sobre a Revolução Francesa. Vale lembrar que é de um dos historiadores mais em evidência da atualidade, Eric Hosbawnm. Há quem critique, mas eu gosto muito dele.

Ana Carolina 09/10/2012

A Revolução Francesa
Este é, sem dúvidas, o melhor material para se aprender sobre a revolução francesa. Hobsbawm escreve de maneira clara e precisa e nos conta em detalhes esta revolução, que foi tão importante para a França e para o mundo. Comunista, dos mostra que a "época do Terror" só foi sombria para os que perderam o poder, aqueles que perderam os privilégios e passaram a viver numa terra onde reinava a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
Fábio Landim 19/02/2013minha estante
Isto que dá colocar a ideologia na frente da realidade....... Qualquer biografia ou relato sobre a Revolução Francesa demonstra exatamente o contrário.

Madsen 03/09/2014minha estante
Entre o que o livro oferece e a frase "o melhor material para se aprender sobre revolução francesa" há um espaço grande. O livro é um paradidático que pode ajudar estudantes de nível básico. A discussão sobre Revolução Francesa é muito mais ampla, e o texto não arranha nem a superfície do assunto. Excessivamente ideológico e com pouca discussão sobre as demais interpretações possíveis. Aliás, é um livro que já foi escrito de maneira mais completa em "Era das Revoluções". Não acrescenta muito de novo sobre o assunto.

Ingrid.Pardinho 17/05/2021

Um ótimo resumo
Em poucaa páginas se tem o resumo da Revolução Francesa sob uma ótica marxista.

Beatriz3345 11/10/2023

O livro
Ótimo livro, adoro esse tema de história ainda mais quando se trata da Revolução Francesa.
Livro muito bem dividido e retratado. Para 57 páginas ele explica muito bem o que foi a Revolução e suas consequências, eu adorei! Entretanto, achei a linguagem um pouco mais difícil, por isso a demora da leitura.