Twist

Twist Tom Grass

Resenhas - Twist

Ester.Ferreira 13/07/2020

Faz muito tempo que venho postergando esta leitura, e realmente não achei muito cativante. Logo no início, a história já mostra que só poderá ter dois caminhos para o personagem principal. Achei o enredo previsível, de certa forma.

Vanessa Estelita 30/10/2021

Demorei para pegar o gosto, todo dia dizia que ia abandonar e tentar em outro momento, mas no último dia pra largar mesmo as coisas mudaram e enfim ficou interessante.

Os capítulos são curtos (o que é ótimo) e sem enrolação (?).

Um livro legal de ação que daria um bom filme (assim eu pensei... até que fui pesquisar e descobri que na verdade já há um filme lançado agora em 2021 na HBO).

Teu 01/11/2021

Incompreensível no início mas maravilhoso no final
Vou ser bem direto, o livro é bom, ele cumpre seu papel de atualizar o clássico, a história começa confusa mas logo que vc se acostuma e se apega aos personagens a coisa deslancha, a escrita é interessante, e a reta final das coisas da uma boa revirada, o final só e um pouco acelerado, mas eu gostei. Recomendo a leitura.

Karini.Couto 02/04/2016

Twist é baseado no clássico de Charles Dickens (Oliver Twist) publicado originalmente em 1837, que recebeu inúmeras adaptações para o cinema e que agora chegou pela Agir Now em uma releitura que tem mais a cara do nosso século.

"FBoss disse que a gente faz a própria sorte, mas é mentira. Você pode estar com tudo sob controle e mesmo assim merdas podem acontecer.."

A história se passa em Londres do século XXI e já começa na adrenalina, com Harry, um ladrão também conhecido como H-Bomb, fugindo de uma armadilha e disposto a voltar para a gangue de Fagin (FBoss colecionador de artes), porém ele acaba na mira de um atirador e traído pelos próprios companheiros de crime. Seu intuito era encontrar Dodge, que poderia lhe arrumar dinheiro para escapar. Sem ele a gangue fica sem um elemento importante já que ele é um artista.

".. a 'família' que era o mundo daquele garoto dera as costas a ele, ou pior, se livrara dele de propósito quando a exposição tornou Harry um risco em vez de uma vantagem."

Ao mesmo tempo, temos também Red uma jovem que se vê no meio da Máfia Russa e que é salva por um acordo feito por Bill Sikes. O acordo inclui o roubo de obras de arte raras. Caso essas obras não sejam roubadas, Red terá de lidar com a prostituição e viver um inferno inimaginável. Ela é uma jovem bonita e inteligente e auxilia nos roubos executados pela gangue de FBoss.

"O homem e a mulher que trouxeram você aqui não são seus pais verdadeiros. Não se importam com você de verdade, e vão abandoná-la, assim como sua mãe a abandonou. Porque você é uma mentirosa e uma ladra, e eu soube disso só de olhar para você."

E aí conhecemos Twist que tem dezoito anos, órfão e completamente solitário e artista nato, recém-fugido e uma instituição acaba indo parar nas mãos de Dodge que tem interesse nos dons dele para o próximo roubo. O caminho de Twist e Red se cruzam e além do quesito profissional surge um clima entre os dois.

"Estampando as antigas pichações dele como uma placa pendurada no pescoço de Twist que dizia: Twist. Sociopata. Infringiu condicional. Espanquem-no. Prendam-no. Devorem-no vivo."

A história é narrada em terceira pessoa e um livro que já chega causando não temos sequer tempo de respirar e algo novo acontece. É adrenalina do começo ao fim. Apesar de ter gostado muito dessa releitura, achei o livro em partes um pouco confuso no começo, mas depois consegui entrar no ritmo do autor.

AndradeFS.Ju 25/02/2021

A história é cansativa durante boa parte do tempo, demorando para que algo interessante aconteça. Quando a sombra da ação aparece, já é tarde.

Niptipdip 04/12/2017

Curta Resenha [infinitivo]
Uma historia enjoativa e sem nada mais que motivos fúteis. Sobre alguem perdido demais para fazer algo interessante no enredo. Ponto final.

Charles.Araujo 22/08/2021

Péssimo
A clara representação de um livro de ingleses pretensiosos... Acho que o autor é inglês, se não for continua sendo um homem branco pretensioso, um livro nada marcante, chato e sem propósito.

Who's Thanny 08/04/2016

História rasa
Twist, livro de estreia do britânico Tom Grass, é uma releitura moderna do clássico Oliver Twist, de Charles Dickens, com um toque cinematográfico, já que o autor tem anos de experiência na indústria de entretenimento e, inclusive, planeja produzir a adaptação da sua própria obra. Curiosos?

A história acompanha a vida de Twist, um garoto órfão de 18 anos, que é aspirante a artista e exclama sua arte por meio de grafite. Após conhecer um padre, que deu um pouco de instrução e conhecimento por intermédio de um livro com fotos de pinturas famosas, Twist fica fascinado e tenta reproduzir as obras clássicas em seus grafites com uma excelente memória fotográfica, o que implementa suas técnicas artísticas. Suas habilidades são notáveis, além de também ter talento para fugir utilizando técnicas de parkour e free running na selva de pedras londrinas.

Do outro lado, vemos Harry, ou H-Bomb, que fora pego num de seus roubos a obras de artes, porém, mantido vivo e não entregue a polícia. Você acredita? Seu comparsa não acredita nem um pouco e termina por apagá-lo para manter a integridade do grupo, que é coordenado por Cornelius Fagin, conhecido por FBoss.

O destino de Twist é ligado a Fboss quando o grupo necessita de um novo artista para participar de um esquema de roubo a artes. E lá, ele faz amigos como Dodge e Nancy, e o seu mortal inimigo, Bill Sikes.

O primeiro furo da história vem aí: mesmo que Twist fosse um gênio do grafite, a sua capacidade de reproduzir a arte de forma adequada, numa tela, a fim de os donos originais não perceberem são bem baixas, fora que o tempo da operação foi muito curta para aprender e, além disso, ele teve que aprimorar suas técnicas de parkour neste meio tempo para executar o roubo com perfeição e não cometer o mesmo erro que HBomb cometeu.

Apesar de sentir que FBoss e seu grupo fossem uma nova família, o passado deles é obscuro para Twist e logo ele percebe a ameaça que está correndo, com chances de ter um fim similar a HBomb, tendo que sair o mais rápido possível de Londres. A polícia tenta auxiliá-lo, mas ele usa sua astúcia para sair desta situação.

Apesar de toda a ação do meio para o fim, Twist não foi uma obra que me agradou. A história é muito rasa, assim como seus personagens, com acontecimentos sem sentido, elementos em excesso, e, se a história fosse um pouco mais pé no chão talvez fosse melhor.

site: http://whosthanny.com/twist-tom-grass

Vanildo 25/03/2020

Oliver Twist no Século XXI
Uma releitura moderna do clássico Oliver Twist (escrito em 1837) de Charles Dickens. Aqui, em vez de roubar joias, a gang de ladrões mira seus roubos em obras de arte e usa a tecnologia do século XXI para conseguir realiza-los.

Ewerton 21/12/2023

Twist
A história em si é super interessante e instigante, porém o livro é muito difícil e confuso de acompanhar 100%. Isso pelo fato de ter personagens que se confundem entre si nas descrições. A maneira como o autor descreve as coisas com excesso de detalhes também é outro fator que torna laboriosa a leitura e extremamente arrastada, não fluida. A maior parte das cenas em planos abertos, durante fugas ou que contenham ação são muito difíceis de entender. A verdade é que o livro fica interessante depois de umas 150 páginas, mas isso não elimina todos os contras citados acima que tornaram essa leitura chata, enfadonha e totalmente esquecível. O livro tenta superar um clássico, mas é uma releitura tão confusa que não sei se a homenagem foi boa.

ManoelAguiar 18/04/2023

Narrativa confusa
O livro conta a história clichê de jovens órfãos que cresceram nas ruas, fugindo de orfanatos e da polícia e que acabam cometendo alguns delitos, até serem recrutados por uma mente criminosa com planos de grandes roubos de artes.
Muitas partes da narrativa eu fiquei confuso, sem entender direito o que estava acontecendo nas cenas, principalmente nas cenas de ação, onde o detalhamento dos acontecimentos foram espressos de maneira complicada de se entender.
Comprei o livro pq estava de 1,99 aí não registi. Sabendo de seu conteúdo, não indico comprar por mais de 10 reais.