A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


912 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Bia Fontes 27/01/2024

Carolina é diferente!
Diferentemente de Iracema, Carolina é uma moreninha muita esperta e bem diferente das outras moças. Vê-se logo que não quer se deixar enganar por Augusto de maneira alguma e que, este por sua vez se apaixona perdidamente pela mocinha (coisa difícil para ele já que é um grande namorador).
Recomendo muito a leitura deste livro. Além de tudo, possui no final uma surpresa que me impressionou e jamais imaginaria ?
comentários(0)comente



Caetano37 27/01/2024

????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



sfmnz_ 25/01/2024

A moreninha
Demorei muito para começar a ler pois achava que seria bem entediante, mas confesso que me enganei!

Com uma leitura super fluida e de fácil entendimento, o livro traz um romance entre Augusto e Carolina (que aborta uma pauta um tanto problemática para os dias de hoje, mas que na época era visto como algo normal). Gostei bastante e achei o final genial, por mais que já desconfiasse... Recomendo!!

"- Amor?... Amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e étudo, tudo isso ao mesmo tempo; é uma coisa que... sim... finalmente, para encurtar razões, o amor é o diabo!"
comentários(0)comente



Evelin Graceffi 25/01/2024

Cativante
No início pensei que não levaria adiante, mas esse romance foi me surpreendendo a cada página lida. Adorável por ser uma história de amor leve e divertida. Recomendo !!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dorothy.Guerra 24/01/2024

Uma história encantadora sobre o romance entre Augusto e Carolina. O cenário em Paquetá e a descrição dos personagens tornam a trama mais rica. No entanto, em uma parte da história, a narrativa fica um pouco lenta, podendo deixar alguns leitores impacientes. O final já era esperado por mim, e o livro é uma experiência agradável, sendo uma contribuição importante para a literatura romântica brasileira.
comentários(0)comente



RHG 22/01/2024

Livro fantástico
Leitura prazerosa e divertida, retrata os costumes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX, linguagem simples e muitas vezes coloquial.
comentários(0)comente



LAvia 12/01/2024

A Moreninha
Recomeçando a ler os clássicos, são bem diferentes, escrita rebuscada, algumas vezes cansativo, mas assim conheço outra época, outra maneira de pensar, falar e agir. O amor toma sempre grandes proporções.
comentários(0)comente



Lucas Mart1m 11/01/2024

Romance brega e chiclete do século XIX
Um dos primeiros livros românticos urbanos feito de autoria brasileira, o livro discorre de uma maneira um tanto previsível e noveleira, com seus clichês, humor leve e exagero de romantismo repleto de adjetivos, apesar de já se adivinhar o enredo da obra, observar os indícios no narrador é gratificante, além de seus personagens que são simples mas espirituosos.

Entretanto, a diferença de idade do par de protagonistas é bem discrepante (20 e 14) e a cena dele vindo da faculdade de medicina para brincar de bonecas deixa bem pior, além disso, também se vê racismo bem explícito na obra principalmente com os personagens escravizados na obra (Rafael, Tobias e Paula).

E, em relação a tudo isso, recomendo sim esse livro (com as devidas precauções) que ajudou na formação de leitores na camada média da população através de sua linguagem coloquial. Por fim, o autor fez um ótimo texto antes do livro ter chamado duas palavras, a história ser parecida com "10 coisas que eu odeio em você" e "xote das meninas" mostra a temática na atualidade, e a própria ilha de.. junto com a sua história mística é o cerne da beleza desse livro
comentários(0)comente



Alana... 11/01/2024

A moreninha
Esse foi um livro que ganhei e foi meio um desafio pra mim ler; o vocabulário é bem diferente por ser um livro antigo e até eu me acostumar fui meio lenta na leitura.
O início do livro foi meio entediante mas pro meio do livro eu amei a história! Me prendeu muito e foi muito lega conhecer o vocabulário mais antigo e as palavras diferentes!
A história do Augusto e a D. Carolina é muito bonitinha e fofa e por mais que eu não seja tão fã de romance esse foi um dos livros de romance mais bonitos que eu já li!
comentários(0)comente



Elisa 10/01/2024

Foi uma experiência muito interessante
Fiquei impressionada que realmente gostei da história. Foi um livro que já abandonei (por conta da escrita, talvez), mas eu ter pego ele de novo e conseguido terminar de ler me surpreendeu demais.

Gostei do casal e, principalmente, gostei do humor que o Joaquim traz na maior parte do livro.

Os únicos motivos para eu não aumentar a nota são porque:
1. não acho que essa edição é simples o suficiente para um adolescente. A maioria dos jovens não tem paciência para a leitura e essa enrolação com o vocabulário não ajuda, tem que ser persistente para concluí-lo.
2. me incomoda muito ver como os personagens falam e tratam os escravos. Eu sei que não tem como fugir disso por conta da época que passa a história, mas não deixa de ser desconfortável.

No geral, eu considero um bom clássico nacional para quem tem vontade de ler ou possui curiosidade.
comentários(0)comente



Adriele102 10/01/2024

???????
Gente é um romance de um homem de uns 20 anos com uma criança de 14 mesmo ? ? Achei meio problematico mas entendo por ser de tempos com cultura totalmente diferente da de hoje em dia.

Se for ignorar o fato da idade, até que é um romance legal,e é rápido mesmo a linguagem sendo difícil por ser de outra época.
comentários(0)comente



Kotowari 06/01/2024

Me surpreendeu positivamente! Não sou uma grande fã de clássicos, ainda mais com esse linguajar, porém foi uma experiência adorável.
comentários(0)comente



Nscalazans 31/12/2023

Leve
Li pela primeira vez em 2019 de forma corriqueira porque era para um projeto escolar e esse ano tive a vontade de relembrar essa história. É um livro leve, arrematador e inspirador. Traz virtudes, diversão e aprendizado num romance romântico que retrata o período do romântica brasileiro.
comentários(0)comente



luapei 31/12/2023

De fato, um romance!
Livro sobre um romance entre uma garota e um estudante de medicina que não se considera apto a amar uma única dama, ainda mais, por mais de 15 dias.

A moreninha é um livro que me deixou confusa pelo tanto de personagens que foram expostos sem nem me deixar respirar, no entanto, o resultado é você não saber se a moreninha foi um livro lido ou uma novela assistida.

O livro retrata bem a alta sociedade do século XIX, tem até mesmo fatores que hoje seriam problematizados, por exemplo, a diferença de idade entre os dois personagens centrais do livro.

Gosto da construção da história e da dinâmica dos personagens, gosto também dos sentimentos presentes.

É um romance gostoso e leve, não considero clichê, consigo captar o romance da vida real lendo este livro.

Para finalizar a resenha, uma frase preenchida da condição que é se apaixonar:

"... fazer do minha alma peteca, do meu coração pitorra!"
comentários(0)comente



912 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |