A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Duda 28/02/2023

Um livro divertido e de fácil leitura. Acho importante termos em mente o ano em que ele foi escrito para compreendermos costumes e ideias que estão presentes nos livros. O final foi um plot bem interessante.

Maria.Barreto 27/02/2023

A moreninha
Um belo conto para ser apreciado em poucas páginas.
Romântico, envolvente e curtinho
Amei a experiência.

juju queen 26/02/2023

A moreninha
Um romance que me cativou muito, apesar das inúmeras problemáticas que acercam a história. um grande exemplo, a diferença de idade entre o casal. mas de resto eu gostei muito, e foi criado um suspense no final que fez toda a previsibilidade da narrativa cair por terra. fiquei sem acreditar que com duas páginas Macedo me fez questionar tudo que eu havia assumido que sabia sobre o desenrolar da história, sendo que no fim eu estava certa sobre o que havia presumido. amei esse final enigmático (que não devia ser). em resumo, gostei muito do livro, mesmo com a linguagem erudita e a escrita arrastada.

Laianne0 24/02/2023

É um livro bem interessante
Eu comecei a ler esse livro para uma prova que eu ia fazer, no começo do livro eu achei muito ''lento'' as coisas entre os personagens, e no decorrer da história foi começando a me prender, é um livro de prosa romântica, logo, podemos notar nitidamente o romantismo da época e como ''normalmente'' funcionava. O final do livro ja era esperado rsrs, por ser da prosa romântica. Eu gostei bastante ate do livro, ele é uma leitura boa e leve, de bom entendimento. Super recomendo. :)

Bia 24/02/2023

Gostei bem mais do que achei que iria!
Vou fazer uma confissão: achei que não gostaria da leitura, uma vez que já havia lido outros livros do período que não me agradaram. Comecei a ler mais pela relevância histórica (foi o livro que marcou o início do Romantismo no Brasil) do que qualquer outro motivo.

A linguagem é simples e fácil de entender, além de ser uma história gostosinha de ler, com um romance fofo de fundo. É claro que, como o livro foi escrito em 1844, tem alguns absurdos que hoje não seriam aceitos. A começar pela diferença de idade dos personagens, Carolina tem 15 e Augusto 20 anos. E ainda há uma passagem bem da racista no meio da leitura.

Por fim, o casal principal é muito cativante e meio maluquinho, o que faz a gente se apaixonar por eles. Adoro quando eu leio um livro nacional e vejo várias referências da nossa cultura.

nimoriarty 22/02/2023

Se eu tivesse que definir esta obra com uma palavra seria: brando.

Mas a história não se passa por desleixo, eu esperava uma leitura lenta e defasada, mas errei completamente. É suave, me surpreendi por tamanha fluidez para um livro do Romantismo.

Com certeza algo que me marcou foi a descrição de cada personagem. Carolina, a menina atrevida e sem papas na língua, enquanto Augusto é o estudante de medicina arrogante e imaturo.

Cristiane 21/02/2023

Para muitos, um dos terrores do ensino médio! ??
É de se espantar com a capacidade dos professores de "estragarem" grandes experiências para seus alunos, as tornando em rígidas obrigações.
Os alunos do ensino médio tornam-se adultos receosos de obras clássicas da literatura brasileira por terem sido obrigados a lê-las, o que é um pecado, falando francamente.
A Moreninha é mais uma obra injustiçada por essa obrigação, assim como "O Cortiço", "Dom Casmurro" e etc.
Quando você lê uma obra por puro prazer e curiosidade, sem ter de fazer um trabalho sobre, a experiência pode ser uma das melhores.
A Moreninha é um doce romance, carregado de questões sobre o poder de uma promessa, de um amor antigo. E sobre quando saber se chegou a hora de seguirmos em frente com as questões do coração.
Gostei bastante do ambiente no qual se passa a história. Os personagens também são cativantes, e a astúcia e esperteza da Moreninha diante de tudo o que ouve e vê, é muito legal, bacana de acompanhar.
Ela é nova, e para muitos abobada e ingênua, mas quem lê sabe que ela é muito mais do que isso, moldando com maestria seus caminhos, ela vai seguindo os passos de um amor antigo, dando uma ajudinha para o destino, colocando o amor de volta aos trilhos que outrora se perderam.
Uma história envolvente, fluida e gostosa de ser lida.
Recomendo muito!

C_moon 14/02/2023

Eu fui ler esse livro crente de que não iria gostar e comecei não gostando. Porém a história foi crescendo cada vez mais, foi ficando mais viciante e, querendo ou não, a relação entre os protagonistas teve uma evolução muito emocionante. O livro também trouxe momentos muito engraçados e realmente parecia que eu estava assistindo a uma novela.
Adorei essa edição também, o texto de apoio e notas acrescentaram bastante à leitura.
A história tem bastante clichê, mas aquele clichê de qualidade. É uma obra de romance muito importante para a nossa cultura e literatura, não tive problemas lendo, não achei chato e nem "difícil". Eu super recomendo esse livro porque ele é curto, envolve e, sinceramente, muito bom.

Grande.Leitora 13/02/2023

Bom eu gostei
A história é interessante e tem vários momentos que parecem aleatórios mas no final serão utilizados pelos personagens, a capa desse edição tem significado e gosto de como acabou, não amei a história, mas a leitura é tão fofa e agradável que merece ganhar ??? e ½.

Lukas_Gabriel 10/02/2023

Não consigo nem fazer piada sobre isso.
Não sei em que época da minha vida teria sido melhor apropriada para ser convencido por esse livro. É um romance bem "bobinho" devido a inocência que ele propõe. Os personagens são cativantes sem muito esforço mas o começo me freou com sua monotonia, a escrita não me satisfez e eu não consegui tirar da cabeça a idade dos envolvidos nessa relação.

Ela tem 14 anos e ele é universitário, enquanto ela brinca de boneca ele estuda medicina... Isso poderia ser considerado normal na época, mas pedofilia é crime hoje em dia, e esse livro ser recomendado como paradidático nas escolas, para crianças com a faixa etária da Carolina (a Moreninha), é tão "não precisamos pensar sobre isso?".

Além de ter um pouco de bloqueio com clássicos literários, o romantismo foi uma das escolas literárias que pouco me chamou a atenção. Ignorando as idades, a trama é bem atemporal, não me surpreendeu ter feito parte do pioneirismo do romance brasileiro.

A motivação desse romance é bem clichê, apesar de ser de 1844 ainda vemos todos os dias na Sessão da Tarde. Atribuo seus valores para a literatura, mas não consegui me identificar com nada pra ter a chance de me aproximar da história.
Bruno Gordiano 13/02/2023minha estante
Recomendaria você ler Memórias de um Sargento de Milícias, vai amar.

Lukas_Gabriel 14/02/2023minha estante
obrigado pela indicação! vou ler brevemente.

Luað 09/02/2023

A Moreninha
Um clássico da literatura brasileira. É um livro bom, mas não chega a ser espetacular, mas no geral é bom, um pouco difícil de entender por causa da linguagem, mas apenas isso.

Jeane Tertuliano 05/02/2023

Necessário
É relevante que as vozes das mulheres ecoem, e Joaquim foi responsável por tal feito, nesta obra, numa época em que a classe feminina ainda não era tão empoderada.

crowlleyf 31/01/2023

clássicos brasileiros...
Terminei tem pouco tempo meu ensino médio, mas lembro que não gostava muito dos clássicos brasileiros. Não entendia o motivo. Agora sei... a literatura brasileira é bem complicada e acaba fazendo com que muitos de nós adolescentes acabe optando por literaturas de fora, com diálogos mais fáceis. Lendo "Moreninha" tive a experiencia novamente de me irritar com a escrita, mas isso não me impediu nenhum pouco de terminá-la. E um romance simples, mas com muitos detalhes. Algumas palavras desconhecidas, mas de alguma forma sei que serve para enriquecimento. Mesmo com dificuldade gostei do desenrolar da história. Acredito que clássicos não são para todos, muito menos para mim hehehe.

Hidalberto 30/01/2023

Romântico a moda antiga
O Livro é aquele romance típico de Sessão da Tarde com o garotão namorador e uma bela garota que não se entrega fácil aos lances do amor és que temos "A Moreninha". Gostei muito dele, o enredo como disse é esse já tão batido, mas nos leva, e olha que era uma linguagem informal, a conhecermos um pouco da linguagem do início do século XIX.

Conhecemos também a moda do época que era os Folhetins. Que seria os episódios de hoje da Netflix, só que naquele tempo era lançado um de cada vez para prender os leitores desse tipo de gênero.

Gostei também dos conceitos que ele trazia sobre amor. Muito poético e bem interessante. Vale a pena dá uma lida nesse romance. É uma verdadeira aula sobre nossa cultura de antigamente.