A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Eduarda Mendonça 23/03/2024

Ora, não há ideias mais livres que as do preso.
"Ora, o tal bichinho chamado amor é capaz de amoldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há no mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo às vezes com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante."

Elizabeth 23/03/2024

Um romance para mocinhas do século XIX. A escrita é simples mas não me prende, só leio para saber como são os clássicos.

Luana.rali 21/03/2024

??Augusto é incorrigível. ?Não, é romântico.?
Juramentos na infância de dois jovens apaixonados, que esperam em busca de sua outra metade.

Mini resumo:
Augusto è um homem inconstante no amor, vive dizendo que seu amor não dura mais de três dias. Certo dia, um de seus amigos chama ele e alguns outros estudantes de medicina para uma ilha, pois irá passar um tempo na propriedade de sua avó. Augusto concorda e então Felipe faz uma aposta com ele: ?tenho certeza de que em um mês, se apaixonará por uma de minhas belas primas ou irmã?. Augusto, pensando se tratar de algo do qual ele certamente ganharia, aceita, e quem perdesse iria escrever um romance contando sobre sua derrota. Mas Augusto não contava que uma jovenzinha travessa pudesse conquistar seu coração.

Faixa etária: deve ser uns +12 (ou se duvidar, livre).

O que eu achei:
A moreninha è um clássico muito famoso, que eu li porque não tinha muita opção. O livro em si è bom e o enredo também è maravilhoso. A história è meio clichê, afinal desde o início è meio óbvio quem è o par romântico de Augusto na história. As últimas páginas do livro eu escutei em áudio book, só que como ele pulava algumas coisas, provavelmente tem cenas que eu não cheguei a ver, nem ouvir.

Até agora, dia 21/3/2024, foi o melhor paradidático que eu já li!
Não sou muito de ler clássicos, mas admito que gostei mais do que pensei que gostaria. Achei razoável.

julia 20/03/2024

A moreninha
No começo pensava que ia odiar o livro por ter uma escrita um pouco mais dificil e por alguns personagens, mas com o decorrer do livro acabei gostando da história

Amanda3913 17/03/2024

"Quando há de ele cá vir, para nunca mais fugir?"
Eu fiquei surpresa com o quanto gostei da história. Não sou uma grande leitora dos livros nacionais, mas gostei dessa experiência no romance.

Temos uma história que é bem clichê para os romances universitários. Um estudante de medicina mulherengo aposta com o amigo que não se apaixonará por ninguém durante uma viajem que farão no fim de semana. No entanto, essa viajem acaba mexendo com o coraçãozinho instável do nosso protagonista, já que nessa ilha ele conhece uma menina muito... Cativante.

Me diverti lendo e imaginando Moreninha tão irônica e língua afiada como é, assim como nosso estudante mulherengo.

Uma cena que me emocionou muito, me deixou de olhos marejados, foi a balada no rochedo. Minha imaginação criou uma cena melancólica, emocionante, romântica e perfeita.

O final foi engraçado, adorei o diálogo. Já havia imaginado e nem por isso foi menos interessante. Essa é uma história muitíssimo boa e que valeu a experiência.

Larissa 17/03/2024

2 leitura literária obrigatória do semestre:

Demorei um pouco para ler. São muitos detalhes, muitos momentos descritos minuciosamente.

Henrique767 16/03/2024

A Moreninha
Minha boa avó - exclamou Filipe -, isto quer dizer que Augusto deve-me um romance.
- Já está pronto - respondeu o noivo.
- Como se intitula?
- A Moreninha.

Julia.Donadelli 14/03/2024

Ok
É um livro divertido de ler e me peguei envolvido em muitas partes, fazia tempo que eu não me divertia assim lendo. É uma leitura leve e divertida. Não é O MELHOR LIVRO sobre o tema, mas me surpreendeu positivamente, achei que seria chato e lento, mas foi totalmente ao contrário

Emmilly7 10/03/2024

Bonzinho
A história gira entorno de uma ilha onde um jovem médico e uma moça se conhecem......um clássico da literatura brasileira e do romantismo,um romance bom e leve ??

Hsiwo 10/03/2024

So queria viver um romance ?
Livrozin bem basico. Algumas vezes a leitura é bem monotona, fazendo com que tudo que eu queira é acabar logo com essa tortura, ja em outros momentos é incrivelmente dinamica e te prende por completo, principalnte naqueles atos com dialogos rapidos. Ademais, tem certos detalhes que realmente me incomodam no livro, como o fato de que se, em vez de quatro estudantes, fossem apenas dois a trama nao se alteraria em praticamente nada ou tambem a quantidade desnecessaria de gente naquela festa e como o livro quase sempre faz questao de descrever cada um. Mesmo assim creio que valha bastante a leitura, pena que me fez lembrar que bem dificilmente eu viverei um romance no seculo da putaria.

Taci 10/03/2024

"Ora o tal bichinho chamado amor é capaz de amoldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há neste mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo, faz mesmo, ás vezes, com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante."

Na época em que eu estudava, minha professora de Português sempre frisou a importância de lermos os clássicos, sendo A Moreninha parte da lista de livros em que ela considerava essências.
Apesar de eu não ser muito achegada em romances, gostei da história. O tema central retrata o amor idealizado, apresentando os costumes e atitudes da alta sociedade do Rio de Janeiro.
O final do livro é esperado, mas não deixa de ser empolgante.

César Moura 10/03/2024minha estante
Terminei chorando horrores

grazy 10/03/2024minha estante
Muito bom ??

Fabio 13/03/2024minha estante
Grazi, leia então "Cinco Minutos" e "A Viuvinha", que normalmente saem na mesma edição

grazy 13/03/2024minha estante
Sim Fabio, obrigado. vou colocar na minha lista ??

Fabio 13/03/2024minha estante
De nada querida!!!???

Jhaze 22/03/2024minha estante
Caramba...vc tem se dedicado aos clássicos nacionais ?

grazy 22/03/2024minha estante
Jhaze é sempre bom ler clássicos nacionais, e estou gostando bastante ????

grazy 22/03/2024minha estante
Uma pena que muitas pessoas na minha idade, não gosta de ler clássicos

Jhaze 23/03/2024minha estante
É, eu admito que na minha época eu tive dificuldade em ler os clássicos nacionais...li alguns por obrigação por causa de trabalho para escola... uns dois três anos atrás encontrei na biblioteca do meu trabalho o livro O Cortiço e lembrei que na época que tive que ler desisti... resolvi ler desta vez e a leitura fluiu...li em poucos dias...e achei interessante,fez eu repensar minha visão dos autores nacionais do século 19...

Jhaze 23/03/2024minha estante
Realmente vc é uma pessoa diferente, comparando sua idade com os livros que vc lê...comtinue assim...ser diferente é não estar conformado com a multidão ?

grazy 23/03/2024minha estante
Eu gosto dos clássicos, e espero poder ler mais, e quero ler também o cortiço.

Jhaze 24/03/2024minha estante
Continue...e sim, leia o Cortiço. Realmente me impressionou.

Jhaze 24/03/2024minha estante
A Moreninha foi o último que li na minha época de escola... depois desse desisti ?

Rebeca1331 06/03/2024

A Moreninha
No início achei o livro muito lento, o que me fez pensar que ele era chato, que a história não era boa. No entanto, fui surpreendida, a narrativa foi se desenvolvendo e comecei a tomar gosto pelo livro.
Quando vi, já estava empolgada para saber o que aconteceria no final, que por sinal, não me surpreendeu por já ser esperado, mas de qualquer maneira, foi muito bonito.

ceci 05/03/2024

!!