A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Grazie mille 14/04/2024

??
Meu primeiro contato com literatura brasileira, acho que tinha meus 12/13 anos, lembro que fiquei presa na leitura, pretendo reler ainda esse ano.

Ale 09/04/2024

Um livro previsível, com o começo do livro, eu ja tinha adivinhado o fim. O meio foi arrastado, com muita descrição e conversas que confesso não entender. Mas o começo e o fim foram bons. Um romance de época.

Carlos531 09/04/2024

A Moreninha, ambientado no Romantismo brasileiro, explora o papel da mulher através de personagens como Carolina, que desafia as normas da época com sua inteligência e charme.

leah7 09/04/2024

Um verdadeiro enemies to lovers...
Esse livro fica ainda mais legal quando a gente tem em mente o contexto histórico em que o autor produziu. Pra quem não sabe, A Moreninha foi escrito no contexto inicial do romantismo brasileiro, uma época em que a literatura (e todo meio artístico) destacava os interesses da burguesia no século XIX, por isso, para a época, era super comum a figura dos escravos nas histórias.
Enfim, o livro é lindo, fala sobre como Augusto, um estudante de medicina, se apaixonou pela irmã do amigo, Carolina, A Moreninha. Só que a história fica ainda mais interessante quando o protagonista traz um fato do passado que vai ser a chave para o romance se concretizar.
Só leiam. 10/10.

Jheny.CorrAa 05/04/2024

Mediano
Achei o livro bem mais ou menos, não é bem desenvolvido, as coisas começam a ficar interessantes somente da página 120 pra frente, aí o final é meio conturbado, parece que foi feito de qualquer jeito.
É um livro bom pra distrair a mente e ler em um dia (se tiver paciência)
Já tinha desistido desse livro no ensino fundamental, quando a prof me obrigou a ler, dessa vez eu venci e não me arrependo de ter tirado um tempinho pra ler.

Kamyll4 03/04/2024

Não tenho uma opinião certa sobre esse livro, a escrita é muito difícil, MUITAS palavras que eu não conheço, aí dificultava bastante a leitura. A história é uma bagaceira, apesar deu ter gostado muito de algumas partes e diálogos, mas a maioria eu nn entendi nadinha, sem contar que o final não faz sentido.

Isadora Roman 01/04/2024

Tive que ler para escola e achei que seria uma leitura horrível, mas me enganei.
Não é aquela história incrível, mas também não é tão terrível assim kkkkk
Por ser considerado um clássico (muitas vezes são uns porres) é uma leitura tranquila e fácil de entender.
Hyslei.Roman 03/04/2024minha estante
Eu odiei, tô admirada

Eduarda Mendonça 23/03/2024

Ora, não há ideias mais livres que as do preso.
"Ora, o tal bichinho chamado amor é capaz de amoldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há no mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo às vezes com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante."

Elizabeth 23/03/2024

Um romance para mocinhas do século XIX. A escrita é simples mas não me prende, só leio para saber como são os clássicos.

Luana.rali 21/03/2024

??Augusto é incorrigível. ?Não, é romântico.?
Juramentos na infância de dois jovens apaixonados, que esperam em busca de sua outra metade.

Mini resumo:
Augusto è um homem inconstante no amor, vive dizendo que seu amor não dura mais de três dias. Certo dia, um de seus amigos chama ele e alguns outros estudantes de medicina para uma ilha, pois irá passar um tempo na propriedade de sua avó. Augusto concorda e então Felipe faz uma aposta com ele: ?tenho certeza de que em um mês, se apaixonará por uma de minhas belas primas ou irmã?. Augusto, pensando se tratar de algo do qual ele certamente ganharia, aceita, e quem perdesse iria escrever um romance contando sobre sua derrota. Mas Augusto não contava que uma jovenzinha travessa pudesse conquistar seu coração.

Faixa etária: deve ser uns +12 (ou se duvidar, livre).

O que eu achei:
A moreninha è um clássico muito famoso, que eu li porque não tinha muita opção. O livro em si è bom e o enredo também è maravilhoso. A história è meio clichê, afinal desde o início è meio óbvio quem è o par romântico de Augusto na história. As últimas páginas do livro eu escutei em áudio book, só que como ele pulava algumas coisas, provavelmente tem cenas que eu não cheguei a ver, nem ouvir.

Até agora, dia 21/3/2024, foi o melhor paradidático que eu já li!
Não sou muito de ler clássicos, mas admito que gostei mais do que pensei que gostaria. Achei razoável.

julia 20/03/2024

A moreninha
No começo pensava que ia odiar o livro por ter uma escrita um pouco mais dificil e por alguns personagens, mas com o decorrer do livro acabei gostando da história

Amanda3913 17/03/2024

"Quando há de ele cá vir, para nunca mais fugir?"
Eu fiquei surpresa com o quanto gostei da história. Não sou uma grande leitora dos livros nacionais, mas gostei dessa experiência no romance.

Temos uma história que é bem clichê para os romances universitários. Um estudante de medicina mulherengo aposta com o amigo que não se apaixonará por ninguém durante uma viajem que farão no fim de semana. No entanto, essa viajem acaba mexendo com o coraçãozinho instável do nosso protagonista, já que nessa ilha ele conhece uma menina muito... Cativante.

Me diverti lendo e imaginando Moreninha tão irônica e língua afiada como é, assim como nosso estudante mulherengo.

Uma cena que me emocionou muito, me deixou de olhos marejados, foi a balada no rochedo. Minha imaginação criou uma cena melancólica, emocionante, romântica e perfeita.

O final foi engraçado, adorei o diálogo. Já havia imaginado e nem por isso foi menos interessante. Essa é uma história muitíssimo boa e que valeu a experiência.

Larissa 17/03/2024

2 leitura literária obrigatória do semestre:

Demorei um pouco para ler. São muitos detalhes, muitos momentos descritos minuciosamente.

Henrique767 16/03/2024

A Moreninha
Minha boa avó - exclamou Filipe -, isto quer dizer que Augusto deve-me um romance.
- Já está pronto - respondeu o noivo.
- Como se intitula?
- A Moreninha.