Aliança do Crime

Gerard O'Neill

Resenhas - Aliança do crime

Bruno.Oliveira 21/05/2022

A terrível aliança entre o FBI e um Notório Mafioso
Aliança do Crime Narra a Vida do Lendário Gangster James Bulger, Um dos Criminosos mais Cruéis e Notórios da História dos Estados Unidos.

Mary 15/04/2020

A história do famoso mafioso irlandês
Ótimo para quem gosta de livros sobre a máfia, uma leitura envolvente com muita ação do começo ao fim,conta a história de Whitey Bulger e seu envolvimento com o FBI algo que vale muito a pena colocar em sua lista de leitura

Erick Macedo Pinto 01/04/2024

Um tapa na cara
Tags recomendação: não-ficção; true crime; policial; biografia;

Um livro reportagem sobre um caso absurdo de corrupção e formação de organização criminosa envolvendo um poderoso gângster de Boston, James "Whitey" Bulger, seu parceiro de crime, Stephen Flemmi, e um agente do renomado FBI (mais especificamente a unidade de Boston), John Connolly.
Durante anos, Bulger e Flemmi, cabeças de uma gangue, foram recrutados e passaram a ser informantes do FBI. Tal procedimento é comum e aceito pela lei, mas não era comum que chefes de grupos se tornassem dedos-duros. Peculiar foi como essa relação foi sendo desenvolvida até virar um escândalo e uma mancha na história de Boston e do FBI.
Com a finalidade de derrotar a máfia essa união conseguiu atingir seu objetivo, mas as vantagens para os envolvidos eram tantas que logo passou a ser uma coisa só. Não existia mais o homem da lei e os criminosos que estavam cooperando. Eram todos criminosos agindo em benefício próprio.
E é claro que outros agentes foram cooptados. É incrível ver como a corrupção vai se entremeando pela agência do FBI e atingindo outros nomes. Pessoas que passaram a ganhar com essa relação promíscua ou que simplesmente fizeram vista grossa para o escândalo evidente que estava ali e que só crescia. Mesmo que pudesse parecer inacreditável, até de certa forma irreal, que aquilo ali era de fato uma relação criminosa. Quem deveria supervisionar ou passou a ser envolvido também ou ignorou todos os sinais claros de que aquilo não deveria estar acontecendo ou simplesmente fecharam os olhos para a realidade.
Para quem tem a ilusão de que esse tipo de situação não acontece em outros lugares, esse caso é um sacode.

Jefe 02/01/2021

Gostei
Comprei o livro achando que era apenas mais um livro com alguma história qualquer. Não pesquisei sobre nada e me surpreendi ao ler. Bastidores do crime e do FBI que a cada página te faz querer saber mais.

Rael 21/05/2020

O Filme foi melhor
Essa é mais uma história que se saiu melhor sendo contada na tela do cinema do que mas páginas de um livro. Não que o livro seja ruim, mas é que as informações sobre estes mafiosos de Boston não gerou tanta atenção em mim como foi com o filme. No tocante ao conteúdo, é estarrecedor saber que houve um aliança criminosa entre a mais famosa polícia do mundo (FBI) e o crime organizado durante quase 30 anos. Apenas um tolo acredita que os órgãos de segurança estão acima do bem e do mau, nunca se corrompendo. Um bom livro cheio de detalhes sobre o poder que a máfia exercia na América dia anos 70 e 80.

Tharlley 09/03/2021

Conta a história de um mafioso que vira informante do FBI e usa dela para prosperar nós negócios ilícitos praticamente sem ser importunado pela lei.

madu.justino 22/03/2022

eu tentei...
Bom, sempre fui do tipo que gosta de tentar ler diversos gêneros e esse livro nas primeiras páginas foi super fluido. Contudo, após um tempo tornou-se deveras maçante para mim. Recomendo para quem gosta de histórias criminais baseadas em fatos reais.

RaianaFinamori 03/10/2018

Gostei muito do livro, a história é contada em detalhes junto com os depoimentos, leitura muito envolvente e interessante, ainda mais pra quem gosta de histórias de máfias e coisas do tipo. Realmente um ótimo livro.?

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

O mafioso irlandês John "Whitey" Bulger é convencido pelo agente do FBI John Connolly a fechar um acordo de colaboração para exterminar um inimigo comum: a máfia italiana. Durante boa parte da vigência do contrato virtual, a agência permite que Whitey ignore as leis e consolide seu território. Aos poucos, ele se torna um dos gângsteres mais temidos, influentes e poderosos da história. Mas uma traição faz sua posição se inverter e o coloca como o criminoso mais procurado da América.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580578317

Pamela 28/03/2019

Aliança do Crime
O livro conta a história do gângster James "Whitey" Bulger e seu aliado no crime Steve Flemmi, a partir do momento em que os dois aceitam se tornar informantes do FBI, trabalhando diretamente com os agentes Connolly (colega de infancia de Bulger) e Morris.
A história envolve muitos interesses individuais, a imensa teia de corrupção que aconteceu dentro do FBI com relação a essa aliança com Bulger e a grande ascensão de Bulger como principal criminoso no submundo de Boston.
O livro conta detalhadamente sobre processos, conversas, documentos, entrevistas e gravações. Escrito por dois jornalistas, a obra conta com uma extensa fonte para tudo que foi escrito.
É uma leitura um pouco lenta, conta com incontáveis personagens, mas me parece o mais fidedigna possível.

@kawabookish 05/10/2020

Eu pessoalmente tenho um sério problema com livros baseados em fatos reais porque eu sempre morro nós primeiros, mas depois que eu engato aí já era... Leiam, mas leiam com paciência e o mais importante, leiam com atenção

Ana 01/08/2021

O livro descreve a polêmica história de como certas alianças podem ser extremamente perigosas.
Um relato muito interessante, apesar de ser um tanto quanto cansativo devido as inúmeras informações descritas, afinal de contas a aliança infame entre o FBI e dois gângsters durou mais de anos

anysilva 31/01/2024

História envolvente, porém como já está escrito é uma TERRÍVEL aliança entre Whitey Bulger e o FBI!

Laurínios 09/02/2024

Realmente um livro que me tirou do sério, não gostei muito desse livro pois tem um ritmo muito devagar quase parado que me irritou profundamente.