Beleza Cruel

Beleza Cruel Rosamund Hodge

Resenhas - Beleza Cruel

nicolly462 09/03/2024

Faltou alguma coisa
Um livro tem uma ótima narrativa que te deixa cativado pela história que você pode devorar em um dia, porém com um final corrido que poderia facilmente ser dividido em dois ou até mesmo ser um livro mais extenso.
o casal, ou os personagens individuais, são incríveis e gostei de cada um.

indico pra quem quer sair de uma ressaca literária e de quem gosta de corte de espinhos e rosas pois lembra bastante.

Hevellin.Sara 12/08/2023

Bom, mas dava pra ser ainda melhor
Essa foi uma adaptação brilhante de A Bela e a Fera, e também percebi muito de "O Castelo Animado" da Diana Wynne, tanto na construção do castelo do Lorde Gentil quanto na personalidade desse mesmo personagem, que diga-se de passagem lembra muito o Howl. A história traz um tom dark ao clássico e adiciona elementos que a distanciam de todos os clichês, criando toda uma mitologia por trás. Foi muito fácil de ler, a escrita é muito imersiva e desperta a curiosidade, e a Nyx foi uma personagem interessante de se acompanhar porque ela foge muito ao padrão de mocinha boazinha, sendo quase uma vilã na história, e por isso gostei bastante dela. Porém, acho que essa personagem foi escrita com muitas falhas na estruturação da personalidade dela, entendi o que a autora quis passar mas ela escreveu de uma forma confusa, a Nyx era extremamente instável e as vezes era difícil de engolir as mudanças bruscas dela. A história tem muitas reviravoltas surpreendentes que abrem margem pra um mistério cada vez maior e no decorrer da leitura eu me vi procurando por conexões e pistas junto com a protagonista. Por ter esse tom de mistério, e levando em conta que a autora criou um universo completamente novo, espera-se que até a metade do livro você tenha entendido mais ou menos o que tá rolando, mas infelizmente não foi o caso. Ela mistura mitologia grega com alquimia e maldições, mas tenta desenrolar tanta coisa que acabou não desenvolvendo nada direito, ficou tudo muito confuso, o final, apesar de fazer sentido, ficou extremamente corrido e não explicou nada, o que torna muito difícil se conectar com a história. O que traz uma emoção maior é apenas o romance, as interações entre a Nyx e o Lorde Gentil são sempre divertidas e apaixonantes, mas todo o contexto por trás é difícil de acompanhar e te deixa numa expectativa de que logo você vai entender, mas na realidade acaba e não tem nada que explique. Uma coisa que eu gostei muito foram os detalhes deixados nas entrelinhas sobre os personagens ao longo do livro, como se a Bela fosse também a Fera, mas no fundo sempre quis ser apenas a Bela, e quem parecia ser a verdadeira Bela carregava uma Fera no coração. Foi uma leitura cativante e interessante, embora não tão bem executada. Acho que Rosamund quis criar um universo muito complexo em poucas páginas de um volume único, um livro que poderia ter sido bem melhor aproveitado em uma duologia ou simplesmente em mais alguns capítulos bem feitos.

Andrea141 27/07/2023

Mitologia e romance
Esse livro é pura mitologia grega. Se não gosta, nem comece.
Trata-se de uma "releitura" da Bela e a Fera, de fato; mas isso é o menos importante porque a obra é toda centrada em Deuses e suas mitologias.
Eu amei! Tirei uma estrela porque achei o final "apressado". A autora poderia ter feito, fácil, fácil, uma duologia com essa história. E teria sido muito boa!
Mas, mesmo com esse final corrido, o livro é muito bom!

Celeste Gansos 15/07/2023

"Distantes a Amantes", invés de Inimigos
Aqui realmente há motivos deles serem inimigos ou não se gostarem, entretanto, por conta da mecânica do Castelo (Que muda de cômodos, criando um labirinto), eles passam mais tempo distantes do que rivalizando um com o outro.
Essa questão me fez causar estranheza no romance que surgiu tão repentinamente.

Ah e ela é livre pra andar pelo local, sem restrição alguma... basicamente ela pode desfazer a magia que o mantém vivo, mas é plenamente livre ?

Jessiliades 10/05/2023

Boa releitura
Beleza Cruel é uma releitura diferente e de volume único de a Bela e a Fera, e embora a ideia seja super interessante e não convencional, ela não é executada da melhor forma possível perdendo assim, o seu incrível potencial.

Nos primeiros capítulos, o leitor é introduzido a um mundo onde a mitologia grega é real e toda a concepção da fantasia é construída através de suas lendas. O problema é que tem muito texto de introdução e pouco diálogo o que deixa a leitura cansativa e monótona.

Nyx é uma personagem meio chatinha e com um caráter deturpado, mas que eu pessoalmente não julgo e sua relação com o seu marido prometido é muito bem construída. Marido esse que é um show de sarcasmo e ironia e juntos eles entregam um slow burn de respeito.

Algumas coisas ao longo da trama foram bem previsíveis, mas o desfecho foi uma surpresa agradável. Infelizmente o livro não tem hot o que deixa o livro em uma categoria Jovem Adulto que para a minha faixa etária já não me agrada tanto.

No entanto, por ser uma fantasia volume único e com uma história bem construída, vale a pena a leitura.

Pjmluvx 13/04/2023

Ai, tenha a santa paciência ne pqp livro insuportável cheio de info dumping n me conformo com uma coisa dessas

Fernanda631 05/01/2023

Beleza Cruel
Beleza Cruel escrito por Rosamund Hodge e foi publicado em 28 de janeiro de 2014.
Pra quem não conhece, "Beleza Cruel" se trata de um reconto de A Bela e a Fera, o que por si só já serve pra deixar qualquer fã do conto original com as expectativas meio que divididas.
Nessa recontagem do clássico somos apresentados à Nyx Trikelion, uma jovem de 17 anos prestes a se casar com o Príncipe dos Demônios, ironicamente conhecido como Lorde Gentil. E se você já acha estranho o fato de uma moça tão jovem se casar e, ainda por cima, ser com um demônio, aí vem a pior parte: tudo isso foi arranjado por seu próprio pai antes mesmo de Nyx nascer.
Não está fácil pra ninguém, mas para a pobre da Nyx está pior ainda, sendo obrigada a cumprir um destino cruel imposto pela pessoa que mais deveria amá-la e protegê-la. Isso é o que chamamos de um pai.
Como casar-se contra a sua vontade com um demônio temido por todos na ilha de Arcádia já não fosse ruim o bastante, o querido pai da Nyx acaba arranjando mais uma pra ela: a jovem ficou incumbida de destruir Lorde Gentil.
Apesar de Beleza Cruel ser uma releitura de A Bela e a Fera, ele tem uma trama um pouco imprevisível e repleta de reviravoltas. Nyx, a protagonista, é uma garota cheia de ódio e ressentimento que tem como objetivo de vida matar o monstro de governa sua região. Para isso, ela se casa com tal monstro, mais conhecido como Lorde Gentil (apelido sarcástico), e planeja mil maneiras de matá-lo.
E é partindo daí que a história tem início e vamos conhecendo mais dos personagens e da trama criada por Hodge.
Nyx foi criada desde seu nascimento e prometida para se casar com Lorde Gentil, o ditador e perverso demônio dono de Arcádia, tudo por conta de um acordo sem escrúpulos do seu pai. Nyx foi treinada desde pequena, ciente que aos 17 anos seria entregue a ele, sua missão: vingar sua família e matar o “imortal” e quebrar a maldição de 900 anos. Mas o que ela não esperava, era que ao encontrar com Lorde Gentil séria seduzida pelo charme e mistérios de seu novo marido.
Tudo começou quando...
Arcadia é um país isolado do restante do mundo, onde as pessoas lutam todos os dias pela sua sobrevivência após uma maldição ter caído sobre eles há mais de 900 anos. Onde atualmente o governante é um homem cruel que vive nas sombras e aterroriza a todos. Lorde Gentil vive fazendo negócios com a população, ele é conhecido pelo seu poder das trevas e sempre que alguém precisa de algo, recorre a ele. Mas o que muitos não sabem, é que como moeda de troca sempre haverá mortes envolvidas, ou um favor que deverá ser retribuído algum dia.
Foi no desespero de um senhor que ele foi atrás do Lorde Gentil a fim de fazer um acordo. Sua esposa não podia engravidar e o casal sentia que apenas com filhos eles seriam felizes por completo. Assim, Lorde Gentil disse que sua esposa ia engravidar, mas não de um menino, e sim de duas meninas, e quando uma completasse dezessete anos, seria prometida como sua esposa. Para a imensa felicidade do casal, a mulher engravidou de gêmeas. O nascimento de Nyx foi tranquilo, mas quando Astria veio ao mundo, sua mãe faleceu.
Assim foi dado o destino de Nyx, ela seria a futura esposa do Lorde Gentil e a partir dos seus nove anos, ela já começou a treinar para destruí-lo a fim de vingar a morte da mãe. Nyx cresceu com muita amargura dentro de si, ela não aceitava seu destino cruel enquanto sua irmã crescia na bondade e teria uma vida boa e tranquila, e apenas ela iria pagar o preço. Então, quando completou dezessete anos, foi feita uma cerimônia para o casamento e logo se mudou para o castelo do Lorde.
Nyx está disposta a fazer tudo o que for necessário para honrar a morte de sua mãe, ela passou dezessete anos ouvindo que o Lorde Gentil era a pior das criaturas que podia existir, ela foi treinada para matá-lo. Mas o que Nyx não sabia era que o Lorde poderia mudá-la. Qual será o destino de Nyx? Será que ela irá fazer o prometido e matará seu marido? Será que Nyx irá se apaixonar e tudo mudará de rumo?
Um romance que começa leve e cresce de uma forma que nos tira suspiros com seu desenvolvimento. Somos inseridos através de Nyx e seu desejo de vingança, e sua rebeldia, faz com que ela faça suas escolhas, confesso que houve momentos em que eu vibrei e me peguei pensativo com certas atitudes da protagonista, mas isso logo passou quando, entendi o porque de certas situações. O cenário trazendo a mistura de magia e mitologia grega deram um atrativo, mais do que necessário para que o romance não fosse clichê.
Nyx foi uma personagem parcialmente difícil de engolir. Ela realmente não era uma pessoa incompreendida ou "boazinha no fundo". Nyx poderia, em outras circunstâncias, ter sido uma vilã, tamanho o seu ódio. Ela tinha raiva da irmã, que parecia ser a pessoa mais doce do mundo, do pai, do Lorde e do mundo em geral. Ainda assim, a protagonista tinha algumas qualidades interessantes, sendo extremamente corajosa, dona de um humor sarcástico e independência invejável. Porém, mais do que tudo, ela acreditava ter um "coração negro" e essa foi a característica que realmente a definiu por boa parte do livro.
A história de fato começa muito bem, nos apresentando à Nyx e sua família, o modo como ela sente falta do amor e carinho do pai, a raiva que sente de sua tia, Telomache e, principalmente, todo o ódio e inveja que sente de sua irmã gêmea, Astraia, que, apesar de compartilhar da mesma data de nascimento, não compartilha do mesmo destino que ela.
Achei realmente sensacional a forma como a autora trabalhou os sentimentos da Nyx com relação a própria família e ao destino que seria obrigada a cumprir. A narrativa em primeira pessoa foi muito bem empregada ao retratar a diferença entre o modo como a Nyx respondia e agia com sua família, demonstrando uma atitude educada e conformada, e o que de fato se passava dentro de sua cabeça e coração, preenchidos do mais puro ódio e ressentimento para com cada um deles.
É inevitável para o leitor compartilhar do mesmo rancor e raiva da personagem, já que acompanhamos de perto todos esses sentimentos pela perspectiva da Nyx, não é possível como uma família faz isso. Com uma família dessas ninguém precisa de inimigos.
Um dos pontos que mais se destaca nessa história é o fato da Nyx não ser a típica personagem boazinha e de coração puro. Essa foi a característica que mais me chamou a atenção logo de cara, já que é algo bem raro de acontecer mas, dado o contexto da história e da personagem, não teria como esperar algo diferente sem achar forçado.
Eu realmente gostei muito do quão humanos e complexos eram os sentimentos da Nyx já que, ao mesmo tempo que ela tinha plena consciência do quanto seu coração era tomado pelo ódio, ela também se sentia mal por odiar aqueles que deveria amar.
Eu gostei da maneira como o suspense foi se revelando aos pouquinhos, o castelo de Lorde Gentil é cheio de passagens secretas e significados ocultos. A trama começa em um ritmo lento e introdutório, porém gostei do desenvolvimento, enquanto Nyx vai explorando os segredos por trás do monstro e descobrindo que nem tudo é o que parece. Entretanto, não gostei do final, acho que a conclusão do livro foi bem estranha, a explicação para tudo o que aconteceu ficou confusa.
Os personagens são um misto de emoções, tanto Nyx quanto Lorde Gentil são bem trabalhados e o crescimento de cada um fez a estruturação na trama, os personagens coadjuvantes são essenciais para que a história tenha o seu desfecho.
O Lorde Gentil era um suspense embrulhado em mistério escondido em um enigma. Em outras palavras, toda vez que eu pensava que estava começando a entendê-lo, ele revirava tudo. A irmã de Nyx parecia ser uma ótima personagem, apesar de superficial, assim como seu pai. Escuridão foi um daqueles personagens que você já sabe que não vai gostar na primeira frase, e de fato segui "aturando-o" até o fim.
Entretanto, apesar de ter me sentido fisgada pelo começo dessa história, preciso dizer que nem tudo são flores e a narrativa acaba se perdendo um pouco com o avançar das páginas. Acredito que, por se tratar de uma fantasia de volume único, a autora deveria ter feito um uso melhor de todas as páginas que tinha disponível, afinal, já acho bem ambicioso (pra não dizer um pouco audacioso) querer estruturar todo um novo universo fantástico utilizando apenas 317 páginas para tal feito, então realmente não fez muito sentido para mim ela ter desperdiçado tantas páginas pra não chegar a lugar nenhum e, de quebra, ainda cansar o leitor.
Não me levem a mal, Rosamund Hodge foi extremamente criativa ao pensar em toda a história desse reconto, mas, talvez por ser o seu primeiro livro, ou pela escolha ousada de querer estruturar uma narrativa fantástica com universo próprio em tão poucas páginas, acabou que eu não consegui me conectar com os personagens ou com a história da forma que deveria. Com exceção da raiva que a família da Nyx me despertou, é com muito pesar que digo que fiz essa leitura de modo surpreendentemente apático.
As cenas românticas me despertavam um misto de emoções, num mix de alegria e total de zero emoção, surtos ou sorrisos – o que é essencial em um romance, ainda mais se tratando de um reconto de A Bela e a Fera. Eu me mantive em duvida por boa parte da leitura, com a família da Nyx e os diálogos sarcásticos trocados entre ela e o Lorde Gentil sendo os únicos momentos em que eu esboçava alguma reação.
Isso pra mim foi um grande problema, já que, sem me importar com os personagens ou com a história, a leitura acabou sendo um pouco arrastada.
Eu não sabia que esse livro era inspirado no clássico da Bela e a Fera, Beleza Cruel é formidável, mágico e tentador, que nos seduz de uma forma sutil. Uma história de amor de como desejos e vontades podem mudar completamente nosso destino
Foi um livro bem interessante, apesar das falhas que já citei. Ele poderia ser melhor, mas ainda gostei bastante e não me arrependo de ter lido, especialmente porque não é todo dia que me deparo com uma protagonista com instintos assassinos.

Alice 07/12/2022

Entendi foi nada
A sinopse do livro foi mais interessante kkkk não entendi foi nada do que se passou aqui, muito arrastado e confuso, contrução de fantasia meio doida, toda hora aparecia um elemento diferente, personagem feminina irritante, o que salvou mesmo foi o personagem masculino, apesar de ter me decepcionado um pouco pq faltou profundidade em certa parte da história, não entendi o que rolou no final tbm, e isso não recomendo.

Iparisclarke 31/07/2022

Razoável
O livro em si é bem mediano, a protagonista tinha um grande potencial, mas infelizmente isso não foi explorado e o protagonista e o vilão até que foram bons, entretanto pelo final corrido acabou desvalorizando.

Gabi Babita 08/07/2022

Confuso
Que livro foi esse? Me peguei no meio de uma leitura bem confusa e sabe de uma coisa? Gostei. Hahahahaahahah
Quando eu achava que estava entendendo, tudo mudava e eu ficava: ?o quê?? E conforme a história foi desenrolando, curti bastante. Foi confuso e inesperado.
Ah, detalhe importante: parece ser uma fantasia de volume único.

Sereia.literaria 07/05/2022

Nem Bela nem Fera ...
Nyx foi criada por seu pai para destruir Lorde Gentil , ela tem apenas 16 anos é uma responsabilidade enorme , carregar um fardo que não é seu, abrir mão de sua vida . Nyx é uma protagonista forte, determinada, corajosa , cruel quando necessário, destemida. O livro narra a história de Nyx e Lorde Gentil , os dois lembram muito a Bela e a Fera , enfim não tem como , acredito que a autora quis construir algo neste sentido , meio Alice país da Maravilhas, deu certo , a leitura flui gostosa, porém no final a autora destrói a construção perfeita de sua personagem . Vai Entender. Mas vale a pena , no final tudo se encaixa, todas perguntas são resolvidas

Mafê 09/01/2022

Razoável
Como a classificação da minha nota (3.5) já diz, achei o livro extremamente razoável. Lendo a sinopse, e observando as resenhas de outros leitores, achei que tinha encontrado o livro do meu ano. Quem não ama um ?enemies to lovers? onde eles são literalmente inimigos um do outro, com frases ?Irei te matar? ou ?Te odeio?????? De qualquer forma, não me decepcionei com isso, já que o romance, ao meu ver, foi muito bem tecido, apesar de as vezes me confundir com alguns detalhes da história. E é aí que entra minhas decepções. Cenas muito detalhadas, muita informação para pouca página e sempre voltávamos ao início, parecia que nada ia para frente. Não admiro a personagem feminina, porém admito que ela foi extraordinariamente corajosa a sua maneira, afinal, ninguém está preparado para casar com um demônio. Mas faltava algo nela, sabem? Ela teve decisões muito firmes, mas era só certo personagem entrar em cena que ela perdia essa postura de ?girl power?. Trauma? Talvez, não sei. No final, não culpo o livro, não culpo a pessoa que o escreveu e nem ninguém que me influenciou a ler. Livros são descobertas. Alguns só se revelam para um grupo selecionado de pessoas. Outros pra uma grande maioria. Uma pena que esse não se revelou para mim.
É isso. Não recomendo se você quer um livro para se aprofundar ou para favoritar, defino esse livro como uma leitura básica, entre um livro e outro ou para se livrar da depressão de terminar um livro muito bom.

Mas digo isso tudo baseado em minha experiência, a experiência de uma menina de 17 anos que é apaixonada pela trope de ?enemies to lovers? mas que ainda tem muito chão pela frente, e muito livro para ler.

Carol 08/01/2022

Wtf?
Gente, que surto de livro foi esse? Uma história tão confusa, tão sem pé nem cabeça, achei difícil de absover a história e me envolver com os personagens, bem fraco.