Serra da Capivara.com

Serra da Capivara.com Denise Crispun...

Resenhas - Serra da Capivara.com

Paula Maria 19/09/2016

Jurassic Park Brasileiro
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é o maior sítio arqueológico brasileiro de pinturas rupestres e de fragmentos dos tempos dos dinossauros. E é ele que é retratado em “Serradacapivara.com – Os incríveis desenhos desses homens misteriosos”, de Denise Crispun, com ilustrações e fotos de Mariana Massarani, publicado em 2012 pela editora Global.

No texto, em primeira pessoa, uma garota chamada Maria viaja com sua mãe, que é arqueóloga, para a Serra da Capivara. Ali, ela conta para o pai, por meio de cartas, as suas descobertas. Tipo, “Pai, você não tem ideia de como é quente aqui no Piauí”, conta.

O livro é bacana para aquela criança que está estudando o tema, já que o livro trata o local como um museu ao ar livre acompanha a organização do homem, sua mudança de hábito e até mesmo a violência, relatados por meio das pinturas encontradas nas paredes do parque.

Por outro lado, particularmente, algumas observações. Acho que a autora errou na linguagem da obra. Ainda que esta tente ser infantil, não o é. Há termos como “calcinado”, “integrado”, “remoto”, “refinado” e “ritual”, entre tantos outros presentes no livro, que não fazem parte do vocabulário infantil. Parece-me que houve uma tentativa de soar infantil, mas há uma linguagem que beira o técnico nas cartas escritas pela menina.

Os desenhos infantis são bem bacanas. Mas acho que há um descompasso entre o desenho e o texto. É tudo demais, excessivo. De qualquer forma, o livro vale como um complemento a um estudo escolar sobre o tema. Mas é bom que essa criança esteja acompanhada de um adulto durante a leitura. (Paula Maria Prado)