As Crônicas de Pindorama

As Crônicas de Pindorama Rafael Buarque Montenegro

Resenhas - As Crônicas de Pindorama

LivMessias 12/11/2015

Fantástico!
O autor nos convida a acompanhar Annabel em sua aventura pela "terra das palmeiras", no ano de 1590. Annabel se encanta com o Brasil, essa terra tão cheia de beleza, mas logo descobre que o lugar tem muito mais do que beleza... Sem entender por quê, Annabel vira alvo de Jurupari, o deus dos pesadelos, que a reconhece como a grande Piná. Annabel, então, se envolve numa grande aventura ao lado de Taci, seu mais novo amigo, conhecendo grandes figuras mitológicas e enfrentando graves perigos para salvar a própria vida. Uma viagem ao mundo mitológico brasileiro, numa narrativa de tirar o fôlego!
rafaelbuarquemontenegro 12/11/2015minha estante
Líviaaaa! :D que coisa mais linda! Como eu já lhe disse: fiquei muito feliz que você tenha gostado! E espero que você continue gostando das viagens por Pindorama! Um xero bem grande!

Eliton 09/05/2016

Original e excelente
Acabei de ler este livro. Ele é fantástico por sua narrativa trazer nosso povo, nossas lendas, nossa história numa trama empolgante da primeira à ultima página. Um "must read" nosso!!!
Altamente recomendável a sua leitura!!!
rafaelbuarquemontenegro 09/05/2016minha estante
Eliton, fico muito feliz que você tenha gostado do passeio por Pindorama. Obrigado pelo comentário. Grande abraço e saudações literárias! :D

Phrt 14/11/2015

A História que nos faltava
Enfim uma literatura que se utiliza de nosso mitologia indígena, sem cultuação a seres estrangeiros, mas demonstração de quão fodasticos os já conhecidos Curupira, Iara, Tupã...
Me apaixonei pela simples ideia do livro, e ao ler me envolvi e encantei com o desenrolar dos personagens.
Srta Annabel vem p personificar-me, pq descubro com ela a maravilhas das terras brasileiros, e o poder do seus deuses, e encontro na mescla de sua Cia a diversidade almejada no circular de um grupo, desde o negro rei Uke, até a empregada Raquel, passando pelo indio Taci, e tantos outros.
Infelizmente o livro apresenta alguns erros de revisão, coisa pequena, mas infelizmente presente, e tem-se a impressão de um erro, já q no final do livro os personagens passam a se falar meramente pelo português atual, sem nenhuma palavra q remete ao português mais dificultoso do início da história, entretanto tais coisas de forma nenhuma desmerecem a magnitude da criação e dos personagens.
Foi realmente muito bom, poder lê-lo!
rafaelbuarquemontenegro 26/11/2015minha estante
Phagner, muito obrigado pela excelente resenha! Fico muito feliz que você tenha gostado pelo passeio através de Pindorama. Quanto aos erros de revisão, agradeço a crítica, já estou providenciando uma nova revisão para corrigir o máximo possível. E sobre o português, também é algo que está sendo revisado. Novamente agradeço suas palavras. Também gostaria de avisar que dia 25 de dezembro estarei liberando de 40 a 50 páginas de material inédito sobre As Crônicas de Pindorama em meu blog, o www.pindoramageek.com.br. Abraço forte e obrigado!

Daniel.Silva 21/12/2015

Um livro surpreendente!
É incrível a forma como o autor descreve as imensas belezas naturais de Pindorama, o posicionamento de cada personagem nos ambientes e como a trama se desenrola, com várias reviravoltas, prendendo o leitor da primeira à última página. Faz-nos voltar os olhos para o Brasil, mas não com essa visão estereotipada que temos de nossa terra, e sim como um Brasil de mitos e mistérios, um "Brasil desconhecido".
rafaelbuarquemontenegro 02/01/2016minha estante
Valeu Daniel! Fico muito feliz que você tenha gostado da história e do passeio por esse "Brasil desconhecido". Aguarde as novidades! Abraço!

Thigobraga 06/02/2016

Impressionado!
É o primeiro livro de literatura fantástica nacional com autor vivo que eu conseguir ler em menos de uma semana, li em 4 dias uteis de trabalho e fiquei agoniado para continuar lendo a continuação da história. Estou esperando muito os próximos livros (sim tudo que indica no final do livro tem continuação). Para um livro independente, com a temática diferente da nossa literatura nacional habitual, o livro é uma raridade.

O livro aparenta se pequeno pela quantidade de páginas que possui, e pelo tamanho dele. Mas a leitura e a quantidade de descrição e informação que vamos obtendo em cada página faz com que fiquemos presos a ele. A narrativa é bem escrita, e fluente faz até dá gosto de ler em voz alta trechos do livro para pessoas que estão perto. É uma ótima história para ser lida de forma pessoal e também para ser contada para alguma criança, ou senhores de idade.

O tema foi muito bem escolhido pelo autor, valorizando a cultural nacional, e regionalista dele próprio, eu que sou conterrâneo dele não esperava que seria um livro onde nossa cidade séria o principal cenário da obra. Isso fez minha barbar arrepiar e me emocionar, quando li o trecho: "Embarcaram no galeão Santa Edwiges rumo à Flipeia. Era de Agosto de 1590".

Falei pros meus fantasmas, "o barato vai ser louco".

Belíssimo livro! Emocionante, empolgando, ritmado, não engasga a gente. Se o segundo for assim lerei todos!

Parabéns pela obra Rafael Buarque Montenegro! Boa sorte! Sucesso.
rafaelbuarquemontenegro 06/02/2016minha estante
Muito obrigado, Thiago! \o/
Muito feliz que você tenha gostado desse jeito! Abraço! :D

francineide.rei 04/11/2016

Um Livro que é uma Lição
As Crônicas de Pindorama é o primeiro livro que eu li sobre a mitologia brasileira e amei, estou muito ansiosa para ler o próximo desta trilogia. Para quem curte mitologia super recomendo, mas na boa se você não curte der uma chance você pode se surpreender. O livro narra a história de uma garotinha portuguesa que ao chegar ao Brasil colonial se ver em uma jornada de aventuras místicas por Pindorama. Ela começa a entender que Pindorama é mais do que uma simples terra recém descoberta, o lugar possui magia e de alguma forma ela faz parte disso.É aqui no Brasil que a magia dentro dela desperta e ela descobre ser disposta a tudo para salvar seus amigos e família. Amigos que ela faz nesta nova terra e que também estarão disposto a tudo para ajuda-la.Tudo contra o poderoso senhor do pesadelo Jurupari. Será mesmo este o vilão por trás de tudo? O que ele deseja com a jovem portuguesa? Que ligação tem ela com estas terras? Estas são só algumas coisinhas que tomam nossa mente após essa saborosa leitura. Não perca a chance de conhecer o gigante africano, a índia guerreira, o marinheiro misterioso e o fiel mestiço Taci. personagem envolventes e cativantes que com certeza você vai amar conhecer. Além de conhecer um pouco mais da cultura tupiniquim e seus deuses indígenas. A capa é linda e retrata um belo momento da trama, a fonte é pequena, mas não atrapalhar por ser uma escrita brilhante e envolvente, direta e sem muitos rodeios, deixando o leitor envolvido ate o fim.

Kimps 07/11/2016

Finalmente um livro sobre Deuses brasileiros.
Encontrei esse cara na X Bienal Internacional de Pernambuco em 2015. Ele estava fantasiado de Índio. Achei que seria só mais um maluco. Mas, ele tava vendendo um livro. Resolvi comprar esse livro. Nos dois primeiros parágrafos, eu tive que me ajeitar na cadeira. "Como alguém consegue escrever tão bem e chamar atenção nos primeiros capítulos?" Em seguida, o livro só melhorou. Ele tem ótimos personagens e uma fantástica protagonista. Anabel tem problemas reais e um psicológico bem real. "O que fazer quando você descobre que é a reincarnação de um Deus e algo muito terrível quer trazer trevas para o mundo?" Esse é o principal problema que Anabel tem e deve resolver. O livro traz deuses tão fantásticos quanto Thor e Zeus (Deuses do Trovão). Ps.: Tupã é fantástico! Outros personagens tão carismáticos quanto a protagonista se juntam a essa jornada. É um livro muito bem escrito e historicamente falando, bem colocado na época em que se passa. 1580. Quero logo o segundo livro!!!! E ainda não te perdoo pelo que aconteceu. u.u

Jéssica 04/01/2016

Uma aventura de tirar o fôlego em pleno território nacional.
Hoje estou trazendo para vocês uma resenha bem especial. O livro é As Crônicas de Pindorama - Piná e o Despertar da Escuridão. E por que ele é especial? Ele é um livro de autoria nacional, de Rafael Montenegro da PB e o seu conteúdo é de Literatura Fantástica envolvendo a mitologia indígena brasileira. É incrível pensar que podemos conhecer tão bem os deuses de outros países, outras culturas, mas temos uma carência enorme de literatura contemporânea envolvendo a nossa cultura, que é riquíssima e, minha nossa, tão boa quanto a de outros países. Para entendermos melhor:
Pindorama é o nome que os índios davam para o Brasil, que significa Terra das Palmeiras.

Conheci Rafa na Bienal de Pernambuco de 2015, que ocorreu do dia 02 até 12 de Outubro. Foi uma experiência bem bacana. Dividimos um estande de autores nacionais independentes e ele terminou me presenteando com o seu livro. Não sabia como era a escrita dele, mas a história chamou minha atenção, já que é um tipo de assunto que não vemos sendo abordado com tanta frequência.

" - Como... - Ela gaguejou ao falar. - Como você conseguiu fazer isso?
- Jamé, senhora. Mistério. Magia".

Algo que gostei, em relação a escrita, é que ele escreve muito bem hahaha Seu texto é fluído e não é cansativo, a sua pesquisa para esse livro é completamente evidente, pois vemos a utilização do modo de falar mais rebuscado - não é que nem os clássicos, o autor soube criar um balanço para a literatura contemporânea - ainda é possível observar os detalhes característicos da época, tanto de vestimentas, quanto de objetos utilizados. Algumas vezes o autor colocou notas no rodapé para uma explicação melhor, principalmente sobre medidas utilizadas. O que gostei também foi da citação de algumas lendas Tupi-Guarani e fatos históricos que ocorreram no Brasil desta época.

Os Deuses, divindades são muito bem utilizados. Eles não são citados apenas uma vez no início e depois esquecidos durante a narrativa. Eles estão em todo lugar da história, seja por suas aparições ou seja pela fala de algum personagem, sonhos. E isso é o que torna o livro mais palpável. Somos inseridos neste universo que está vivo por entre as páginas. Somos levados a conhecer mais de perto os nossos Deuses como: Iara, Tupã, Curupira, Nhandevuruçu, Anhangá.

Os personagens secundários são cativantes e o autor soube evidenciar suas personalidades e até mesmo a transição de personalidade de alguns deles. O que nos mostra que em determinadas situações o lado mais sombrio termina transparecendo. O Brasil dos índios termina se revelando em um universo fantástico cheio de Deuses, magia, aventuras, surpresas. Uma aventura de tirar o fôlego em pleno território nacional.

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/2016/01/resenhando-as-cronicas-de-pindorama.html
rafaelbuarquemontenegro 05/01/2016minha estante
Que coisa mais linda, Jéssica! Que bom que você gostou! :D Legal ver que você curtiu o passeio através dos mitos e mistérios de Pindorama. hehehe Aguarde as novidades! Abração! :D

Morgana Brunner 29/01/2016

[Resenha] As Crônicas de Pindorama: Piná e o despertar da escuridão (Livro 1 ) - Rafael Buarque Montenegro
Oiii gente, como vocês estão?
Eu estou bem, animada novamente (como sempre), aqui ainda está quente e não vejo a hora de vir um friozinho para colocar em dia minhas leituras. Ler com esse tempo é tenso e causa dores de cabeça. Quero café ou chá e muitos cobertores!!

Como vocês podem ver este final de ano foi um sucesso para o Blog, consegui fechar parcerias com diversos autores. Recebi diversas recomendações de outros blogs que sigo e de amigos que possuem redes sociais literárias. Isso me animou bastante!!

Este livro no qual irei resenhar para vocês, foi uma obra que me surpreendeu, tive vários momentos durante a leitura, em relação a emoção. Não vou falar tudo, porque se não vou ficar só enrolando hahaha.

Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer ao autor Rafael, pela oportunidade permitir que eu lesse este livro e além do mais, que me enviasse a obra para resenhar. Fiquei muito grata com a nossa parceria, e espero que dure bastante tempo.

O autor nos proporciona a ler um livro completamente histórico. Nos leva a viver na época da chegada dos portugueses ao Brasil, em que é uma situação bem difícil e delicada de se lidar.
O que traz Annabel para o Brasil é um segredo que é revelado durante a leitura, mas que causa um belo enredo, revive histórias que muitas pessoas tiveram oportunidade de viver antigamente e que hoje em dia podemos pesquisar ou são lendas.
"Se Annabel soubesse o que estava por vir, talvez tivesse implorado ao seu gigante gentil para ter ficado em Portugal." Pág. 21
Annabel sempre foi uma menina de bom coração, acreditava que os escravos não mereciam sofrer naquela maneira, pois eram pessoas e não animais. Annabel tinha razão, mas ninguém escutava a garota, os escravos eram apenas para servir no trabalho e nada além disso.
Quando chegaram no Brasil, tiveram uma grande surpresa, se apaixonaram completamente pelo lugar, possuía uma natureza incrível que Annabel já estava ansiosa para vasculhar e conhecer, seus pais não deixavam a menina sair, por ser perigoso de se machucar.
"-Estás louca, menina. Ele vai matá-la se levá-lo contigo, senhorita. Entendes?" Pág. 82
Até que um dia conheceu um garoto, chamado Taci, possuía uma pele meio morena, não era escravo e era órfã. Uma criança que era diferente das outras, apesar de ter uma vida de tristeza e acontecimentos que nunca iria conseguir esquecer.
Taci é um dos meus personagens favoritos da história. Ele é toda meigo, carinhoso e possuía uma inteligência e conhecimento daquela terra que poucos tinham. Sabia explicar detalhadamente as guerras que acontecerem antigamente e o que fizera ser um menino órfão.
"A grande noite está chegando, foi o que dissera a menina das flores e algo dizia a Annabel que as primeiras sombras já tinham começado a cair sobre aquelas terras."
Pág 113
Annabel e Taci se tornaram grandes amigos e começaram a conhecer as terras que estavam ali por perto, o menino a levara para o rio. Ensinara a garota tudo que a vida podia lhe trazer, aventuras, felicidades e encontros inesperados.
Mas, em uma noite algo inesperado aconteceu e Annabel mudou completamente seu jeito e começou a esconder segredos de quem conviva com ela, e principalmente de Taci, seu único e fiel amigo que tivera.
Estava tranquila em seu quarto, até que de repente algo a atacou em seus sonhos, será que era realidade? Annabel ficou apavorada e achou que daquela noite não iria continuar viva.
"Aos poucos, um a um, as pessoas foram se levantando, trazendo em seus rostos olhares que eram uma mistura de surpresa, medo e reverência." Pág 245
Acordou e percebeu que seu corpo possuía marcas diferentes que nunca tivera em nenhuma vez em sua vida, e tive que arrumar uma forma de esconder. Algo que ninguém notasse e se alguém percebesse iria perguntar como e quem havia feito isso com ela e por qual motivo. Mas, isso não teria explicação.
Até que um dia, Taci e Annabel resolveram apostar uma aventura, Annabel teria que subir em uma árvore e entrar em uma casa, no qual eu não vou falar a casa porque vai ter uma cena detonadora e arrebatadora que vai deixar vocês de queixo caído haha!

Além disso, o leitor enfrenta diversos seres mitológicos que fizeram e que fazem partes de cotidianos de diversos tribos de índios. Como Jurupari, quem conhece afinal? Antes de ler o livro, eu já sabia bastante dos seres que ali eram seus deuses e isso me deixou completamente encantada.

Com essa leitura, é possível viajar em várias situações e épocas que cada personagem viveu, conhecer universos e mundos diferentes que apenas conseguimos viver em nossa imaginação ou durante nossos sonhos. É uma obra repleta de curiosidade e novidades que nos fazem refletir e querer cada vez mais.

A escrita do Rafael me surpreendeu bastante, é algo que não leio a muito tempo mesmo! O último livro que li tão maravilhoso dessa forma foi O Herdeiro de Eddon que também já resenhei aqui no Blog.

A forma em que ele escreve conseguiu me cativar completamente. E sabe o que eu mais gostei? Ele não enrolou na história, foi direto ao assunto, mas deixando aquele suspense no ar e aquele gostinho de quero mais. E sem falar nos detalhes, que me senti dentro da história.
Durante a leitura, tive crises de risadas e chorei umas três vezes (sem exagero), pois me apeguei profundamente com os personagens e suas personalidades, cada um do seu jeitinho soube me convencer, até os que eram do mal hahahah Coisa difícil, hein pessoal!

Não vejo a hora de ler seu próximo livro, o segundo! Vai estar cheio de mistérios e novidades.
Eu queria e quero que todos tivessem a oportunidade de ler este livro, eu gostei muuuito e está nos meus FAVORITOS no Skoob!!!
Quero agradecer novamente pelo Rafael aceitar seu meu parceiro e aguentar as minhas crises depois de terminar o livro.
Espero que tenham gostado dessa resenha e continuem acompanhando o blog!

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/
rafaelbuarquemontenegro 01/02/2016minha estante
Muitíssimo obrigado pela linda resenha, Morgana! Foi um prazer fazer essa parceria com você! Abração! :D

Nina 09/02/2016

Prova de Qualidade
Normal nos dias de hoje encontrar "leitores" , difícil encontrar leitores de sua própria cultura e raiz. Enquanto cresce o mercado literário em torno das "celebridade" internacionais, onde boa parte das histórias nos relata não só o cotidiano ao qual não nos identificamos, também em geral tem em seus protagonistas pessoas idealizadas por uma sociedade que busca perfeição inexistente. O que dizer quando você tem em mãos não só uma fantasia que consegue ser quase uma aula interessante de historia, mas te leva a conhecer pessoas que poderia ser qualquer um de nós. As Crônicas de Pindorama não é só um livro de fantasia, ele nos remete ao Brasil colonial, ele apresenta nossas raízes, nossa história, nosso povo diversificado e nossa cultura. Aqui o autor consegue com uma escrita dinâmica prender a atenção do leitor do inicio ao fim. A aventura de Annabel passar no ano de 1590, recém chegada a "Terra das Palmeiras" essa jovem será alvo do Deus dos Pesadelos Jurupari e ao lado de novos amigos ou não, ela terá que descobri o que ele quer e por que dela ser confundida com a Grande Piná e quem seria esta. Os personagens são bem desenvolvidos e ao longo de toda uma teia de intrigas e reviravoltas o leitor chega ao fim dessa aventura ansiando por mais e lamentando ter terminado. Um livro para dar tapa na cara das editoras que deviam correr atrás dos talentos brasileiros e valorizar mais a nossa literatura.
rafaelbuarquemontenegro 10/02/2016minha estante
Nina, muitíssimo obrigado por suas palavras. Fico realmente feliz que você tenha gostado do livro a esse ponto. Obrigado pelo apoio, isso me motiva a continuar escrevendo, procurando melhorar a cada dia e trazer uma história ainda mais fantástica no livro 2. Um forte abraço! :D

Bells 29/03/2016

Resenha: Piná e o despertar da escuridão
O livro narra a estória de uma garota chamada Annabel Dias de Albuquerque. Uma garota com seus 12 anos que mora em Lisboa (Portugal) com seus pais e seu irmão. Até que Gaspar Dias de Albuquerque diz que eles virão morar no Brasil, a nova colonia descoberta.

Após a chegada de Annabel no Brasil ela conhece um garoto chamado Taci, que se tornou seu melhor amigo e a primeira amizade que ela fez ao chegar no novo país. Ele esteve ao seu lado durante todo o tempo, demonstrando sua lealdade a amiga até mesmo nos momentos mais difíceis, mas ainda assim enfrentaram momentos difíceis na amizade.

Logo quando chegou ao Brasil, Annabel teve um sonho estranho que logo se tornou realidade, e depois dele coisas estranhas começaram acontecer com ela. Tudo o que ela sabia era que tinha alguma coisa com o que aquele ser havia lhe dito em sonho.

A estória se desenvolve em torno disso, de Piná. Existe uma profecia que um dia a grande noite irá chegar, e Annabel terá que descobrir o que isso significa e decidir o que irá fazer, pois as suas escolha poderão mudar o destino da humanidade.

Bom, o livro é de mitologia indígena e possui passagens na história do Brasil, como o período de cana-de-açúcar, etc. Além disso, é narrado em terceira pessoa. Os capítulos são um pouco longos, e possui alguns errinhos na escrita, mas nada que atrapalhe o entendimento. As letras estão em um tamanho bom, entretanto as páginas são brancas, mas não me incomodou. Gostei bastante do livro, ele mostra uma parte da cultura brasileira que as vezes até nos é um pouco esquecida. Pra quem gosta do gênero essa é uma boa aquisição, pra quem ainda vai começar, essa também é uma boa opção.

Acho que a resenha ficou um pouco confusa, mas acho que deu pra entender um pouco da essência da estória. É um livro ótimo.

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2016/03/as-cronicas-de-pindorama-pina-e-o.html
rafaelbuarquemontenegro 01/04/2016minha estante
Obrigado Brenna! :D :D