Tudo e Todas as Coisas

Tudo e Todas as Coisas Nicola Yoon

Resenhas - Tudo e todas as coisas

Queria Estar Lendo 06/04/2016

Resenha: Tudo e Todas as Coisas
O mais recente lançamento da editora Novo Conceito é uma história simples, e absolutamente inesquecível e marcante exatamente por isso. Madeline é alérgica ao mundo, e por isso viveu longe dele desde pequena. Quando o mundo lhe oferece uma chance de se arriscar e conhecer o que é viver, no entanto, tudo e todas as coisas dele parecerão a melhor escolha que ela tem para tomar.

A rotina de Madeline se resume ao que consome o seu tempo dentro de casa, e para ela está tudo bem assim: livros, aulas online, jogos com a mãe e conversas com a sua enfermeira particular. Isso é tudo que ela conhece do mundo, porque o seu mundo existe dentro daquelas paredes. O Lá Fora é a sua morte, mesmo tão atraente e indescritível.

"Quanto mais eu tento deixar o mundo do lado de fora, ele parece cada vez mais determinado a entrar."

Madeline não é o tipo de garota que deseja se arriscar; ela conhece os riscos bem demais. Quando a casa ao lado recebe novos moradores, no entanto, o mundo vira de cabeça para baixo. Um dos filhos da família disfuncional desperta o interesse da garota, trazendo com ele tanta vida e tantas experiências que colore a existência de Madeline com as infinitas possibilidades que existem lá fora. Vale a pena viver entre quatro paredes, quando o infinito está logo ao seu alcance?

"- Você não está viva se não tiver arrependimentos."

A narrativa da Nicola é tocante. Simples e bem precisa, muitas vezes curta, mas nunca exagerada ou fora de contexto. Ela te conta a história da Madeline através dos olhos da própria, te fazendo enxergar junto à protagonista o mundo se colorindo com todas as coisas dele. Madeline é uma menina sonhadora, apaixonada pela literatura e pelo que os livros tinham a oferecer; mas, como diria o sábio Dumbledore, você não pode viver sonhando e se esquecer de viver. Essa frase define perfeitamente o que foi o desenvolvimento da história, especialmente quando a Madeline começa a perceber que todos aqueles dezoito anos enclausurada para a sua própria sobrevivência só a impediram de conhecer a vida. A superproteção da mãe é um fato bastante importante para o psicológico da Maddy, especialmente por todos os sacrifícios e por todo o medo que a mãe carrega. A família já sofreu perdas demais; se Madeline sair, se Maddy for egoísta, o que isso vai causar na mulher que dedicou a sua vida a protegê-la?

"O mundo é grande demais e não há muito tempo para vê-lo."

Oliver, ou Olly, é o garoto da casa ao lado. O menino que está sempre vestido de preto, com um olhar indecifrável, marcado pelos problemas familiares e pela própria solidão. Ele é um rapaz cheio de vida e cheio de histórias, e é um ponto-chave para despertar Madeline. O que nasce entre eles é confuso, mas adorável. É inexplicável, mas muito forte. Através da janela, primeiro, só com olhares e sorrisos. Madeline observando a rotina dele, ele a dela, e ambos se entendendo a partir disso. Depois, mensagens de texto e trocas de conversas no computador. Por fim, o que estoura na certeza de que Madeline está incrivelmente apaixonada por Olly, e talvez vice-versa.

"A diferença entre saber e ver pessoalmente é a diferença entre sonhar que se está voando e voar de verdade."

Mas ela é uma garota doente. O mundo é a sua alergia. Como ela pode amar alguém que pertence ao mundo? Nicola trata essa doença e o medo dela com bastante delicadeza, e a narrativa e a trama crescem de acordo com o andamento das decisões da Maddy. Ela passa de uma sombra para a própria luz. O mundo se torna seu e ela se torna do mundo, e está tudo bem para ela se isso a colocar frente a frente com a morte. Alguns riscos valem a pena.

"- Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua."

A edição da Novo Conceito está um arraso. O livro tem uma diagramação viva, com alguns desenhos feitos pela Maddy, capítulos curtos, os e-mails trocados entre ela e o Olly. São pequenos detalhes que compõe a obra e a tornam tão bela quanto o seu conteúdo. A narrativa é de fácil entendimento e o desfecho do livro com certeza vai te fazer chorar. De felicidade ou de tristeza? Cabe a você decidir.

"O tempo passa em ambas as direções - para a frente e para trás - e o que acontece aqui e agora muda o que passou e o que ainda virá."

Fiquei totalmente encantada por tudo nesse livro. Tudo e Todas as Coisas é muito sobre encontrar motivos para seguir em frente, pequenos pontos de luz na vida, independente de ela estar afundada na escuridão. Madeline é um exemplo de superação, de conquista e de coragem. Ela é uma recém-jovem adulta que ama o que há do outro lado da janela, podendo isso ser apenas Olly ou apenas todas as coisas que existem no mundo.
Nay 29/05/2016minha estante
Fiquei com vontade de ler graças à sua resenha.

Ana Claudia Car 06/09/2016minha estante
Gostei, não chega a ser um livro espetacular nem inovador, porém me proporcionou uma boa e agradável leitura, e aquela reviralvolta?? confesso que esperava algo assim.

Lua Ingrid 09/04/2017minha estante
Mds que resenha... Você fez um resenha que dar vontade de ir a pé a livraria só para comprar este livro ?

Surrender_Nih 02/07/2022

" A Vida é um Dom"
Depois de cair em uma ressaca literária começando um livro de mistério e ler um livro de contos de terror, resolvi que queria algo mais light.

Comecei esse sem muita expectativa, achei que ia ser um romance morno que me faria dar 3 estrelas e reclamar sobre minha leituras fracassadas desse ano, mas confesso que me surpreende muito!

Esse livro, de certa forma, vai muito além de um romance adolescente. O jeito como os pensamentos da Maddy são bem descritos no livro me fizeram ter uma ligação com ela, com a vontade dela de conhecer o mundo além da porta de sua casa. Apesar do livro se passar bem rápido, ainda sim consegui me ligar com certos personagens.

Sobre a escrita, o livro possui capítulos curtos - o que amo de paixão -, com alguns possuindo desenhos e anotações diferentes da própria protagonista. O ritmo de leitura foi muito bom e eu facilmente poderia devorar esse livro em, no máximo, 2 dias se estivesse de férias.

Quanto ao plot twist e eu devo dizer. Se você pensa que sabe qual é o plot, provavelmente você está certo. O plot não é algo muito inacreditável ou difícil de adivinhar, mas as consequências dele me deixaram mexida. Eu não sei como reagiria se fosse a Maddy, se perdoaria...

Por último, o tumblr de resenhas com spoiler da Maddy me deixou preocupada no começo, mas no fim só fiquei com mais vontade de ler Flores para Algernon. Obrigada Nicola Yoon :(

. Quotes:

"Um pouco de turbulência pode acontecer na vida de qualquer pessoa."

"Talvez crescer signifique desapontar as pessoas que você ama."
Surrender_Nih 03/07/2022minha estante
PS: acabei de assistir o filme e, realmente, eu preferi o livro. Fizeram um bom trabalho até na ambientalização, mas teve tantas coisas cortadas e passou tão rápido que me deixou menos envolvida que o livro.

Jess 23/08/2022

Um destaque para o romance que é extremamente fofo e adorável.

Conheci a história através do filme e tinha o livro há uns anos na minha estante, então decidi me aventurar em sua obra. E amei a leitura do início ao fim.

É um livro muito fácil de ler por conta dos capítulos pequenos e dos inúmeros desenhos e gráficos que me deixaram ainda mais perto da personagem principal, como se eu tivesse realmente entrado em seu mundo e me tornado a sua melhor amiga.

A personagem, assim como o seu par romântico, são encantadores e foi muito bom acompanhar cada momento deles enquanto todo aquele drama acontecia ao fundo, e também a forma como eles lidavam com isso.

Foi uma leitura bem divertida e que me prendeu muito, tanto que levei apenas um dia para terminar.

Luna 17/07/2021

Para deixar o coração Quentinho
Recomendado por uma amiga, Tudo e Todas as coisa fala sobre uma garota que possuí uma deficiência no sistema imunológico e isso a impede de deixar sua casa, mas a chegada de um novo vizinho a faz repensar, repensar tudo.

E no final ainda é marcado por uma descoberta que eu não estávamos esperando.

Camila.Godoy 17/05/2021

Esperava mais de um livro que estava tão bem falado.
Achei a história legal, apenas legal. Sem um desenvolvimento mais profundo em nenhum dos assuntos, seja no romance, seja na doença, seja na mãe. Achei um livro meio água com açúcar. Bom pra distrair, por ser uma leitura rápida e dinâmica.

Thiago Araujo 04/08/2021

Aquele bolo caseiro?
Sabe aquela receita que todo mundo segue e é difícil dar errado? Assim foi feito Tudo e Todas as Coisas.

Básico, sem firulas ou inovações, mas que entrega uma história interessante, porém pouco emocionante.

Seguindo passo a passo da receita de bolo a narrativa amorosa da jovem que se apaixona por um novo vizinho, mas tem uma doença que atrapalha tudo, sendo quase impossível o futuro do casal.

O roteiro não tem grandes surpresas, por isso se tornou mais um.

Não é por ser um romance que precisa ter sempre a mesma fórmula. Vamos lá, nos surpreenda. Nem só de representatividade pode viver um bom livro.

KandyMiller 31/10/2021

Esse livro é muito bom, é ótimo para sair da resseca literária. Conta a história de Madeline que tem alergia ao mundo e não pode sair de casa, então ela conhece Olly que munda tudo o que ela conhece sobre a vida.

Lindybooks 08/11/2021

E se a sua vida fosse diferente?
Quando comei a ler achei que seria como muitos outros, mais não é, e nunca estive tão enganada, o final é simplismente uma bomba, chocante e maravilhoso, você não sabe que podia sentir tantas emoções juntas e eu sente.
É aquele livro que vai ler com a pulga atras da orelha morrendo de medo do pior aconteçer, de dar tudo errado e vc acabar chorando. O romance é muito bom, foi magico, só achei meio rápido, tipo na própria sinopse ela fala que qnd ela vê ele ela já sabe que vai se apaixonar.
Se vc for ler e assistir o filme ou vice e versa saiba que um é bem diferente do outro e sinceramente isso me irrita, sabe? Tipo vc vê uma sena e pensa, ei, isso não acontece no livro, isso não é assindo.
O livro foi legal, mais achei crueldade oq a mãe dela fez mano, mais da pra entender, não justifica, mais da pra entender
Pelo menos ela teve o final feliz dela né, deve ser muito difícil isso
Mais vale a pena ler e assistir então recomendo!
@Lindy

Beatriz.Barbosa 28/07/2020

Leitura extremamente gostosa, com uma personagem cativante e viva.
Ivania 28/07/2020minha estante
Me sinto influencer. Que bom que gostou ?

Lorena 28/07/2020minha estante
Adorei esse livro! Super fofo! Muito legal!

skuser02844 22/05/2021

Faltou a química do casal...
Madeline Whittier tem uma doença muito rara, imunodeficiência combinada grave, seu sistema imunológico é extremamente frágil, e qualquer contato que ela tenha com o ar infectado da rua, pode ser fatal a ela.
Em 17 anos de vida, Madeline nunca se importou em ter contato somento com a mãe e com a sua enfermeira e sem conhecer o mundo. Sua vontade de viver muda quando Olly vira seu vizinho e sua mais nova paixonite e agora ela ta disposta a arriscar a própria vida para ficar com ele.

Bea Gomes 23/04/2021

Madeline tem uma doença rara, vocês já devem ter ouvido falar de uma pessoa que vive em uma bolha isolada de tudo, por que tudo lhe faz mal.
Madeline é alérgica ao mundo! Isso nunca havia lhe incomodado muito, uma vez que já estava conformada com sua situação, e sabia que se incomodar não a levaria a nada.
Até que um dia um caminhão de mudança encosta na casa ao lado.
Madeline viu Olly.
Madeline sabia que iria se apaixonar por Olly.
Madeline sabia que se apaixonar por Olly seria uma catástrofe e que isso mudaria sua vida.

Minha opinião: É um livro lindo, li absurdamente rápido, e chorei igual uma criança depois de perder seu doce. Fiquei com muito, mas muita raiva e depois fiquei feliz e chorei mais um pouco.
Eu sempre enrolo para ler esse tipo de livro mesmo sabendo que vou amar. E eu amei, amei demais essa história que me comoveu e me causou uma revolta gigantesca e que me emocionou demais. Esse livro sempre vai ter um lugar no meu coração!
thais 23/04/2021minha estante
esse livro é tão bomm!!!

Bea Gomes 26/04/2021minha estante
Muito melhor do que eu imaginava kkk

mwnuzitta 20/03/2022

"A vida é um dom. Não esqueça de vivê-la."???
- Uma amiga (Joana) que me indicou esse livro e confesso que não confiei tanto. Fui com 0 expectativas, e me surpreendi positivamente.

? Madeline é uma garota "alérgica ao mundo" as únicas pessoas que convive é a sua enfermeira (um amor, por sinal.) e sua mãe. Ela nunca conheceu o que seria viver de verdade e passou 18 anos da sua vida trancafiada em casa, um lugar que ela chama de "aquário."
Mas, tudo isso muda quando seu novo vizinho Olly, chega a casa ao lado...
Vi muitas pessoas questionarem certas atitudes da "Maddy" mas sinceramente, eu acho que a personalidade, desenvolvimento e decisões dela foram todas muito bem trabalhadas pela autora. Maddy só agiu como qualquer um que viveu toda a vida isolada do mundo agiria.
Seguindo o rumo de desenvolvimento, gostaria de falar que foi algo que a autora conseguiu fazer muito bem no romance.
A história trata de assuntos pesados de forma leve, mas acho que esse "leve" acabou se tornando raso e algumas coisas que deveriam ser mais exploradas passaram impune.
(Meia estrela tirada por este motivo.)
? Ainda assim, foi um livro incrível e cativante. Uma ótima protagonista, que ainda por cima é leitora, o que acarretou ao livro várias e ótimas citações de outros livros. Um maravilhoso par romântico e um final presciso.
(Mesmo que eu tenha sentido falta de um epílogo.)
E também não poderia deixar de citar que tem uma escrita sensacional, na qual me arrisco a dizer que foi a mais fluida que já li até hoje, tiraria qualquer um de uma ressaca literária.

"A segurança não é tudo. Há mais na vida do que se manter vivo."
xelaoloc 20/03/2022minha estante
c devia confiar mais na bugboo hein manuzera

mwnuzitta 20/03/2022minha estante
depois dessa vou dar +10 pontos de confiança nela!

cara amei a resenhaaaaaaa

obgg anatwo ?

A resenha meuuuuuuu WOW

isalivs 20/03/2022minha estante
eita Joana, tá com crédito ?

mwnuzitta 20/03/2022minha estante
obgg amorecaa (sim, ela tá.

xelaoloc 20/03/2022minha estante
joana jaq c ta com credito manda um dindin ai to precisando

KAJDHAKSKDJSJAKKDJDHAKAKSKAKAKAKAKKAKAKAK MANO

to precisando poKAHDJJSJSKGSAKJD

ana two bro

daisywjgi 20/03/2022minha estante
mds vc escreve mto bem akjsjaksj

daisywjgi 20/03/2022minha estante
esse livro é tudinho

xelaoloc 20/03/2022minha estante
eu so dmais eu sei gringa

mwnuzitta 20/03/2022minha estante
obrigadaa gioo!!!! (sim, ele é tudinho mesmo!

ellen s 20/03/2022minha estante
mãe joana tá podendo hein

Bruu 21/03/2022minha estante
Concordo com a ana two hein

Amei a resenhaaa

Bruu 21/03/2022minha estante
Vamo da crédito pra gnt q nois tá precisando hein joana

Joana 21/03/2022minha estante
É o poder
Obrigada a todos que acreditaram em mim?

KAJKAKAKA

obg bruu?

isalivs 21/03/2022minha estante
O mood da Joana: ?É o poder, aceita pq dói menos?

AMEI a resenha aaa

beatriz2061 21/03/2022minha estante
Juro, agora q eu lembrei q eu tô de ressaca KDKDKFKKDKGKFFKVKKVK então né

MANO, ISA EU TAMBÉM PENSEO NESSA MSC

obgda aninhaaa

Gabi Petrecca 02/06/2020

Otimo
Gostei muito desse livro. O casal é bem gostosinho de acompanhar e o final surpreendente
Fancy 02/06/2020minha estante
Pelo menos o livro é bom, pq a adaptação foi bem xoxa.

Douglas P Da Silva 10/05/2020

Adorei a leitura e super recomendo.
Tudo e Todas as Coisas foi um dos livros mais ágeis que li nos últimos tempos. Não só a narrativa em primeira pessoa na voz de Maddie é extremamente fluida, principalmente por seu caráter intrínseco, tão ligado as suas emoções, quanto a própria estrutura narrativa permite essa agilidade. Há capítulos curtos, formados por um ou dois parágrafos, além de inúmeras ilustrações, próprias de Maddie, ilustrando seus pensamentos. Também, há trechos unicamente formados por trocas de mensagens entre Ollie e a garota, o que também aumenta essa fluidez.

Simone 01/07/2021

A vida de Madeline muda com a chegada de seus novos vizinhos
Seu mundo se limita a sua casa onde vive protegida das ameaça de fora. Ela estuda, ler e passa o tempo com sua mãe, só ver o exterior pela janela e computador.
Com a chegada de Olly ela sente que esse mundo não basta e se arrisca a explorar lugares que nunca esteve.