A Desconhecida

A Desconhecida Peter Swanson

Resenhas - A desconhecida

Roseane 14/08/2018minha estante
Tb achei que faltou um final mais esclarecedor mas gostei bastante.

Atila Guilherme 19/04/2018

Legal, o autor só esqueceu do final. ?

Paraíso das Ideias 04/04/2018

Uma das metas de 2018 para mim é desencalhar aqueles livros que estão na prateleira ah mais de um ano, e apesar de desconhecida não ser o mais velho, ele está no pacote. Ou seja, durante o ano, vocês que acompanham o blog vão ver resenhas de alguns livros antigos por aqui.

Em a desconhecida vamos conhecer George Foss, uma homem de 40 anos, com uma vida comum e até tediosa, George vive em relacionamento meio fadado ao fracasso, entre um vai e vem inconstante com Irene, uma antiga colega de trabalho. Gerente de negócios de uma editora que anda mau das pernas, ele até possui uma vida confortável, almas vive preso a um amor do passado, uma garota que simplesmente sumiu sem deixar rastros.

Numa bela noite, depois de anos buscando pelo rosto de Lilian em outras mulheres na multidão, George enfim a encontra em um bar. Mas nada é por acaso, Lilian foi atrás dele e precisa de um favor. Depois de ter um caso com um magnata casado e ser passada para trás, ela rouba seu amante, e agora correndo risco de vida, pede que George devolva o dinheiro afim de ter sossego. George movido pelo coração aceta ajudada-lá, mas o que ele não sabe é que está se metendo em um plano muito mais complexo do que apenas a devolução de 500 mil dólares.

George sem dúvida alguma é para mim o personagem mais panaca da literatura, calma que vou explicar porque, quando George conheceu Lili na época da escola ela se chamava Audrey, e depois das férias de Natal a mesma é dada como morta, quando ele resolve fazer sua parte e visitar a família de sua namorada de curto prazo ele descobre que a menina que morreu não era a que ele conheceu na faculdade.

Liana podia se tornar outra pessoa, e, com a mesma facilidade, podia matar o que havia se transformado, eliminando quem quer que aparecesse em seu caminho.

Só por isso você já tira que a mulher é barra pesada, mas mesmo, por algum motivo descabido que desconheço ele aceita devolver esse dinheiro, e no dia seguinte descobre que o magnata foi assassinado, e ele foi o último a vê-lo vivo. Agora sua vida corre perigo e ele nem sequer sabe porque.

George me irritou de uma forma profunda, Lilian pelo contrário é uma mulher esperta que sabe o que quer e não vai medir esforços pra isso, mesmo que tenha que se utilizar da bondade de um ex namorado. Desde o momento que ela aparece já é notável que ela não tem boas intenções, mas George levou metade do livro para se tocar disso, e por mais que no final ele tenha entendido a jogada da sua ex e até se tornado astuto, a merda já estava feita.

E por falar em final, o autor terminou o livro de uma forma abrupta. Depois de criar um personagem que de tão inoscente beirava a imbecilidade, ele simplesmente pois fim a trama deixando o leitor com um gigantesco ponto de interrogação é um enorme WTF!!!!

Apesar de tudo isso, meus pontoais positivos ficam na narrativa que prende o leitor, afinal é inacreditável que ele seja capaz de tal asneira, e ele acredita tanto em Lili que deixa o leitor em dúvida se ela está ou não envolvida no assassinato, sendo assim não resta alternativa a não ser ler até o final. Além disso a trama é narrafa entre passado e presente, mostrando ao leitor como Lili passou a perna nele na primeira vez e como isso volta a se repetir no presente.

A narrativa do autor é fluida e a trama tem Coêrencia, os planos são bem arquitetados e tudo é bem desenvolvido, não existe ponta solta, apenas uma mulher misteriosa e um homem inoscente ao extremo. Quando enfim George descobre o plano até eu fiquei admirada, a mulher era realmente inteligente e George finalmente acordou para a vida.

Apesar de não ser o melhor suspense que já li, a desconhecida foi uma leitura boa, não ótima, mas agradável, e a protagonista me fez lembrar de Amy, a personagem de A garota exemplar, mulher que se tornou minha ídola pela astúcia e inteligência.

Ou seja se curti um suspense leve, com mulheres espertas esse livro é para você, uma leitura rápida, leve e daquelas que te prende, mas passa rápido.

site: http://www.paraisodasideias.com

Idanisee 25/03/2018

Não atendeu minhas expectativas
Fui lendo pra ver se melhorava mas o livro todo foi maçante, e o final não sei nem se foi final ...

Michele 28/02/2018

Decepcionou
Esperava mais deste livro. Quando li a sinopse antes de compra-lo, me deixou bem curiosa, mas o desenrolar da história me fez achar uma porcaria este livro... não recomendaria

Grazi @graziliterata 08/02/2018

Final aberto
No geral eu gostei bastante, mas a resenha completa vocês podem ver mais no link que está aqui.

site: https://blogdietaecultura.wordpress.com/2018/02/08/resenha-a-desconhecida-peter-swanson/

@sentapraler 11/10/2017

Resumindo o livro em uma frase
Esse é o tipo de livro em que você pergunta: mas como assim, acabou e fim, ponto final?

Maria 06/07/2017

Um livro pra ler de uma vez
Esse livro estava na minha lista há um bom tempo. Acabou que eu praticamente o li em uma "sentada". A história foi se desenrolando e a desconfiança sobre os personagens ia mudando de acordo com o capítulo! A personagem "principal", é uma mulher que a gente ama odiar! Acredito que o livro seria mais legal se fosse narrado em primeira pessoa, mas deve ser apenas um vício meu, rs. O maior problema para mim, foi o final. Uma história dessas merecia um final melhor, mais elaborado. Por fim, 4 estrelas para um bom thriller!

Francelle 15/06/2017

Um suspense interessante, mas só.
Terminei A Desconhecida há alguns dias, e fiquei feliz por não ter tido expectativas altas demais em relação a essa leitura.

Não é um suspense ruim, mas a história não chega a reservar grandes mistérios ou soluções incríveis. Para quem ainda não está acostumado a ler livros de suspense, a obra do Peter Swanson pode ser uma introdução válida, mas para os leitores que já tem "bagagem" nesse estilo de literatura, o livro pode parecer mais do mesmo. Interessante, e só.

A trama principal é sobre uma mulher que reaparece na vida de seu ex namorado/colega de faculdade (o qual ainda é apaixonado por ela), pedindo uma ajuda que acaba colocando o personagem principal em situação de perigo.
A escrita do Swanson é muito boa, e o desenrolar da história até prende o leitor. O problema é que as coisas permanecem num certo padrão dos livros de mistério e não consegue surpreender, não sai muito do que eu já esperei que fosse acontecer.

Observando que o livro anuncia a história na quarta capa como "um quê de Hitchcock", achei que a propaganda foi um pouquinho longe demais. O livro, em geral, é bom. Mas nem tanto assim.

Suelen 26/04/2017

Tinha tudo para ser bom...
Confesso que o livro não me prendeu, li meio que forçada a terminar, o personagem principal é muito bobo, em vários momentos fiquei com raiva das atitudes infantis dele, é o famoso adulto que não cresceu totalmente e vive preso no passado do namorico de faculdade (irritante). A trama foi se desenrolando muito confusa, caótica, e no final fiquei com a sensação de que tinha sido enganada durante toda a leitura, pois quando achei que a Liane/Jane ia virar "mocinha" na verdade era tudo mais uma parte do plano mirabolante dela.
O final foi decepcionante, é o tipo de livro sem final que fica subentendido, não sei como funciona para outros leitores, mas eu gosto de iniciar e finalizar uma leitura, eu QUERO saber o que vai acontecer, como a trama vai se desenrolar por completo, e foi justamente ao contrário nesse livro. O "final" ficou meio corrido com o mocinho fugindo (quando claramente não podia sair da cidade) e não teve resposta se a Liane/Jane estava viva ou não, se ele conseguiu provar sua inocência ou não, caótico até no fim.

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

A Desconhecida me surpreendeu bastante. É o livro de estreia de Peter Swanson e foi publicado originalmente no formato de contos, num periódico online.

George Foss tem 40 anos e trabalha numa revista literária em Boston. Ele vive uma vida normal, preso numa rotina meio sem graça, entre idas e vindas com a namorada, Irene, há mais de uma década.

Mas nos seus pensamentos mais íntimos, ele sonha reencontrar um antigo amor da época de faculdade. Liana Decter, uma jovem cercada por mistérios, que sumiu há 20 anos, sem deixar rastros.

É exatamente assim que a história começa, com George vendo a figura linda e misteriosa de Liana sentada no balcão do bar, como ele imaginou por tantas vezes!

No começo do livro, confesso que achei o George meio bobo, por se envolver numa história obviamente mal contada! Mas, no decorrer das páginas, pude perceber que ele era mais esperto do que aparentava inicialmente e avassaladoramente apaixonado por aquela mulher; desta forma, suas atitudes se tornaram mais compreensíveis.

A história se desenvolve no presente, intercalando passagens que revelam os acontecimentos de 20 anos atrás e o sumiço de Liana.

Boas doses de mistério e suspense são agregados à trama, reviravoltas e também personagens que não são de fato o que aparentam.

Gostei bastante deste livro. A narrativa me envolveu muito, tanto que na ansiedade de saber o desfecho e as revelações finais, não conseguia parar de ler. A Desconhecida traz uma história que realmente mexe com nossas emoções!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/
Eliana.Gomes 04/01/2018minha estante
Eu gostei da história, só acho q o final poderia ter algo mais, eu fiquei esperando outro fim pro livro.

Dear Book 18/03/2017

Para quem gosta de suspense

[Resenha com corte de trechos ilustrativos e imagens; confira no link no blog]
Tradução de Leonardo Gomes Castilhone

Por Marianne: Fazia tempo que não pegava um suspense bom, daqueles que a gente promete que vai ler só até o final do capítulo antes de dormir, e o final do capítulo só nos prende ainda mais na história. Essa foi, basicamente, minha saga de leitura com A desconhecida.

George Foss está se aproximando dos quarenta anos. Tem um emprego estável, um romance meio indefinido com uma colega de trabalho e está naquela fase em que parece que nada de novo vai surgir pra dar um tcham na vida.

Até que um dia, sentado à mesa do seu bar preferido, George tem a impressão de estar vendo a misteriosa Liana Decter, sua namorada da faculdade que sumiu misteriosamente muitos anos atrás.

Liana Decter foi a primeira namorada de George. Durante a faculdade eles viveram um romance intenso e apaixonado, típico dos primeiros amores. O namoro dos dois era o centro da vida de George na faculdade. Mas logo após as férias de verão George e os amigos de Liana receberam uma trágica notícia relacionada a jovem, que desencadeou uma série de acontecimentos bizarros na vida de George e, consequentemente, o fim do romance entre ele e Liana.

Mas agora Liana está ali, no mesmo bar que George. Será a mulher sentada à mesa a mesma Liana que George se apaixonou muitos anos atrás? Estaria ela ali por pura coincidência, ou ela sabia que George também frequentava o bar?

A história de divide em dois tempos, na época que George estava na faculdade de conheceu Liana, e no atual, onde George ainda mantem a esperança de reencontrar a ex-namorada, mesmo que isso seja um claro sinônimo de problema.

O livro se desenrola de maneira bem surpreendente e não tem como evitar a vontade de estrangular o protagonista. Sabe quando estamos vendo um filme de terror e o mocinho ouve um barulho na cozinha e ao invés de sair correndo e gritar por ajuda ele resolve IR NA COZINHA COM AS LUZES APAGADAS – POR QUE DEUS? – e a gente quer gritar CORRE SEU IMBECIL, SAI DAÍ?! Pois bem, eu passei o livro todo gritando mentalmente “George, não faz isso homi, toma tento criatura, aprende sua lição...”. Mas não adianta, a gente passa medo, raiva, desespero, e o George sai fazendo uma burrada atrás da outra. E no fim, temos um suspense dos bons.

Apesar do patetismo de George o personagem não soa artificialmente inocente como os mocinhos de filme de terror, os flashbacks do livro mostram que desde mocinho o personagem tem um tiquinho de obsessão por Liana. E convenhamos, quarentão, solteiro, sem filhos e cansado da rotina, nada como uma ex-namorada misteriosa/bandida/desaparecida do passado que reaparece linda e loira pra dar aquela balançada na vidinha mais ou menos né gente.

Adorei Liana, apesar de o livro focar pouco no desenvolvimento dela. A personagem é melindrosa sem ser estereotipada, Liana é do tipo que corre atrás do que quer doa a quem doer – George, risos.

Ainda falta muito arroz com feijão para os autores aprenderem a descrever uma personagem feminina sem cair nos velhos estereótipos de vilã bruxa-malvada, mocinha inocente, mocinha super determinada, mocinha vamos-viver-a-vida-sem-pensar-nas-consequencias-e-eu-só-existo-na-cabecinha-miíuda-dos-autores, etc. Mas vamos dizer que A desconhecida cumpriu bem seu papel nesse quesito.

Recomendo muito a leitura pra quem gosta de suspense. Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima! J

site: http://www.dear-book.net/2016/09/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Lucianoh 13/02/2017

Uma "desconhecida" não tão desconhecida assim...
Enquanto lia este livro, eu me perguntava: por que a antagonista foi batizada no título como "a desconhecida"? O protagonista foi envolvido com ela no passado, sabia de muitos de seus podres, do que ela era capaz... desconhecida pra quem, afinal?!

Sem todo àquele rebusque exagerado costumeiro em livros adultos narrados na terceira pessoa, temos uma narrativa bem escrita e segura. O problema são os inúmeros detalhes inúteis, que mais soaram como "encheção de linguiça" do que como descrição de situação e ambiente. A alternância de passado e presente entre os capítulos foi o que mais me incomodou, na verdade, pelo fato de essa transição temporal não somar muito à estória. E para piorar, nos capítulos em que o passado era narrado, foi utilizado o recurso "itálico" na fonte. Não sei vocês, mas não gosto de ler folhas e folhas com esta formatação. A leitura se torna cansativa.
O mistério em si é bem meia-boca, para não dizer óbvio. Na metade do livro, eu já tinha sacado toda a trama, e desde então, se tornou desinteressante. Não via a hora de acabar. No mais, talvez este tenha sido o livro mais fraco que eu já li do gênero.

Zumi 31/12/2016

Apenas BOM
Um amor nunca esquecido por uma garota cheia de mistérios. É assim que A Desconhecida pode ser definido do primeiro ao último momento.
George, o personagem principal, deixa claro desde o início que nunca superou sua namorada da faculdade, apesar de todos os segredos que ela mantinha e do fato de simplesmente desaparecer e não deixar vestígios. Ele é um cara até que simpático e esperto, se não fosse por esse pequeno detalhe; só é preciso que essa mulher reapareça para que George se torne um idiota que não enxerga o que está a um palmo de seu nariz ao que diz respeito a ex namorada e a tudo que está fazendo, fator que, inclusive, faz com que o leitor tenha vontade de entrar na história e sacudi-lo até que o infeliz enxergue as coisas com clareza.
Liana, a "garota da faculdade", é uma manipuladora oportunista e isso é mostrado logo nos primeiros momentos dela com George. Sua personalidade, seu passado e sua capacidade e inteligência são mostrados ao decorrer do livro, a passos razoavelmente lentos, porém que entretém o leitor.
Quando finalmente George cai na real quanto a Liana e QUASE tudo se revela (muitos mistérios não são resolvidos), é possível aplaudir de pé a engenhosidade da garota e a esperteza de George em desvendá-la. No entanto, isso dura pouco, pois o personagem principal decepciona novamente e o final é, de certa forma, inconclusivo.

Por essas e outras, não é uma leitura horrível ou ruinzinha, mas também não é incrível ou maravilhosa. É simplesmente um livro BOM. E só.