A Desconhecida

A Desconhecida Peter Swanson

Resenhas - A desconhecida

Felipe Miranda 24/01/2016

A Desconhecida - Peter Swanson por Oh My Dog estol com Bigods
A minha irritação com o personagem principal foi meu maior impulso para terminar a leitura da obra de Peter Swanson. Eu sei que às vezes deixamos o coração falar mais alto, mas tem certas coisas que é impossível deixar de lado. Impossível não ter peso sobre nossas atitudes. E quando paro e penso nos incontáveis acontecimentos que o protagonista simplesmente ignorou por uma obsessão juvenil, a minha vontade é de que o desfecho dessa história tivesse sido totalmente diferente.

George Foss é um quarentão entediado com a vida que leva. Ele mantém um quase relacionamento de décadas com uma mulher que se tornara mais sua amiga que amante. Com uma rotina totalmente sem emoção, ele tem passado todos os dias desde que se formara na faculdade buscando em rostos e corpos alheios aquela que fora seu grande amor certa vez, mas também seu grande decreto de fracasso.

E se de uma hora para outra a mulher que você ama há décadas aparecesse depois de ter sumido do mapa te pedindo favores que colocam sua existência em risco? Ela está sendo perseguida, querem matá-la e você está dividido entre ajudá-la ou ignorá-la de uma vez por todas. É óbvio que você não só irá ajudá-la, como irá defendê-la de assassinos em série psicóticos também...

A narrativa é dividida entre passado e presente. No passado, conhecemos o romance entre Foss e Audrey e tudo o que aconteceu com eles até o momento em que ela aparentemente se suicidou. No presente, acompanhamos eles dois juntinhos, vivos e debatendo a melhor forma de saírem ilesos de uma série de burradas e crimes na ficha. O passado é revelador. Nos mostra que Audrey na verdade nunca foi Audrey e nunca será quem ela diz ser. O presente só nos deixa em dúvida, com pena e com ódio de Foss e toda a sua cegueira amorosa. Quando as pessoas ao seu redor começam a sofrer com as consequência de sua decisão em apoiá-la, Foss perde o controle de tudo. Não dá para confiar na desconhecida. Ela não inspira verdade, mesmo quando chora, se entrega para ele e perde perdão por tudo que fez e deixou de fazer.

A Desconhecida é o típico livro que poderia ser melhor do que é. Não me vi entediado ou pensando em abandonar a leitura em nenhum momento, apesar de achar que tudo poderia ser mais sombrio e levantar tantas outras questões e dúvidas no leitor. Os capítulos acabam quando a gente menos espera e sempre nos melhores momentos. O grande problema é que quando retornamos à sua continuação, o suspense gerado não corresponde tão bem as expectativas. O desfecho é um tanto que rápido demais. Como se muitas coisas se revolvessem ao mesmo tempo comparando-se a todo o ritmo com que a trama foi desenvolvida. Meus capítulos prediletos foram os que retornam ao passado, vinte anos atrás. O desfecho é um tiro. Um tiro que Foss dá. Ele finalmente se torna mais esperto que nós leitores.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2016/01/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

May Scruz 24/01/2016

PROJETO GRÁFICO
O projeto é simples, limpo e eficiente. Boa entrelinha e área de respiro. Impresso em papel Off-white.
A capa é bem bonita e cria interesse no livro.

PERSONAGENS E NARRATIVA

Temos o personagem principal George Foss, ele na verdade é um cara meio estranho. Solteirão, trabalha em uma revista que está passando por problemas por causa da "era digital".
E a "desconhecida" Liana. Uma mulher cheia de segredos que já entrou na vida dele fazendo bagunça.

O livro é narrado em terceira pessoa, eu demorei um pouco para entrar na trama e os personagens não são carismáticos, logo não espere se apegar. Durante a narrativa temos diversos flashbacks que ajudam a entender o passado do George e como ele conheceu a Liana.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi uma boa leitura no geral. É um livro bem rápido, mesmo tendo demorado a pegar o ritmo. Tenho sentido que venho lendo alguns livros tem uma dinâmica mais "cinematográfica". Você não se envolve muito com a narrativa e as coisas acontecem uma sequência de cortes mais "dinâmica".
O livro é um thriller que vai construindo a narrativa de uma forma interessante e que vai te envolvendo. Não conseguimos desvendar tanto já que sabemos tanto quanto George, quisá menos...
Eu gostaria de ter lido o livro do ponto de vista da Liana, ela é uma personagem intrigante, seria interessante entender como funciona a cabeça dela e obter respostas reais, não apenas conjecturas que é o que acontece do ponto de vista do George.

Lucianoh 13/02/2017

Uma "desconhecida" não tão desconhecida assim...
Enquanto lia este livro, eu me perguntava: por que a antagonista foi batizada no título como "a desconhecida"? O protagonista foi envolvido com ela no passado, sabia de muitos de seus podres, do que ela era capaz... desconhecida pra quem, afinal?!

Sem todo àquele rebusque exagerado costumeiro em livros adultos narrados na terceira pessoa, temos uma narrativa bem escrita e segura. O problema são os inúmeros detalhes inúteis, que mais soaram como "encheção de linguiça" do que como descrição de situação e ambiente. A alternância de passado e presente entre os capítulos foi o que mais me incomodou, na verdade, pelo fato de essa transição temporal não somar muito à estória. E para piorar, nos capítulos em que o passado era narrado, foi utilizado o recurso "itálico" na fonte. Não sei vocês, mas não gosto de ler folhas e folhas com esta formatação. A leitura se torna cansativa.
O mistério em si é bem meia-boca, para não dizer óbvio. Na metade do livro, eu já tinha sacado toda a trama, e desde então, se tornou desinteressante. Não via a hora de acabar. No mais, talvez este tenha sido o livro mais fraco que eu já li do gênero.

Nainha 30/01/2016

George estava em bar esperando uma amiga quando avista uma mulher, ela parece familiar para ele. Ao fixar o olhar percebe o porque de ser tão familiar, ela é a mesma mulher que desapareceu a quase vinte anos atrás sem deixar vestígios.
"Assim que tocou o solo e começou a andar na direção de George, a dúvida acabou. ... A primeira vez que a via desde o primeiro ano na Mather College, quase vinte anos antes." Pág. 14
"... algo de importante estava prestes a acontecer, e isso era tudo de que ele precisava. Boa ou má, alguma coisa aconteceria." Pág. 16
Depois de todo esse tempo, ela aparece e pede a ajuda de George, dizendo que ele é o único capaz de salvá-la.
"- George, eu preciso de um favor. Sinto muito por estar pedindo isso a você, mas você é o único para quem posso pedir." Pág. 39

O que realmente aconteceu com ela? Por que desapareceu por quase vinte anos, reapareceu agora e está pedindo minha ajuda? Esses são alguns dos pensamentos que rondam a cabeça de George. O quanto George conhece sobre essa misteriosa mulher e porque ele irá ajudá-la.
O início do livro é um pouco maçante, mas o decorrer da narrativa melhora e nos dá vontade de continuar lendo para descobrir o que realmente está acontecendo. O livro divide a narrativa entre o que aconteceu antes e os acontecimentos do presente. Nos mostrando as facetas dessa misteriosa mulher e o porque de ter ido atrás de George.
O autor soube conduzir a história para que fossemos descobrindo os fatos junto com George, deixando sempre um quê de mistério no ar.
George é um personagem um pouco manipulável, a desconhecida sabe como fazer com que ele faça o que ela quer. Mas com decorrer da história, George vai tornando-se mais esperto e percebe que as pessoas ao seu redor estão sofrendo as consequências de sua decisão ao ajudá-la.
A desconhecida é um personagem que é uma incógnita, ela é muito esperta e sabe como manipular todos ao seu redor para atingir seus objetivos.
O livro nos leva em um suspense em que nem sempre sabemos tudo sobre quem conhecemos. Porém o final do livro é um pouco corrido e deixa a sensação de que pode ter uma continuação.

Horroshow 31/01/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Este livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito

O que aconteceria se alguém por quem você se apaixonou na época da faculdade reaparecesse em um bar 20 anos depois, desesperada, pedindo favores cada vez mais absurdos? Eu sei que a minha atitude seria certamente muito diferente da que o protagonista teve, mas então não haveria livro algum, não é mesmo?

George é um cara que não demonstra ter muitas alegrias em sua vida. Tem um relacionamento razoavelmente estável com Irene, que é uma personagem tão sem graça, tão desligada, que muitas vezes esqueci até seu nome. Embora eu reconheça essa ideia de relacionamentos 100% liberais, e que muitas pessoas se dão super bem vivendo esses relacionamentos, não é muito meu estilo. Assim, muitas das atitudes que um tem com o outro me incomodam muito ao longo do livro. George se importa com ela, mas não tanto assim.

Liana é uma mulher muito peculiar, que fez escolhas seriamente questionáveis na vida, embora não pareça uma pessoa ruim. Deve ter sido difícil lidar com tantos nomes falsos. A questão é que ela estava morta, na teoria, depois de um breve relacionamento com George, na faculdade. A morte foi considerada um suicídio. Ela parece ter um imã de problemas e confusões, mas não o típico tráfico de drogas. Teve uma infância problemática, como de costume para esse tipo de personagem, e claramente alguns problemas psicológicos que deveriam ter sido tratados, pelo amor de deus. Liana é quase a definição de “Daddy Issues”.

(Continue lendo no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/01/a-desconhecida-peter-swanson.html

Marvin.Cross 16/02/2016

A história é boa, bem construída, mas o final deixou a desejar

Portal JuLund 22/02/2016

A Desconhecida, @Novo_Conceito
Quando li a sinopse desse livro tive a certeza de que amaria a história. Realmente amei, mas confesso que no final das contas eu esperava mais… Mania de criar expectativas e quando elas não são atendidas a culpa não é do livro, ou é. Eu realmente não sei dizer.

Apesar da sinopse, Não achei tão convincente quanto o esperado. Gostei da intercalação entre o presente e o passado, mas as vezes me confundia um pouco porque simplesmente não conseguia focar como deveria na história de George e sua sumida namorada de tantos anos atrás.

A criatura sumiu do nada, sem deixar vestígios há vinte anos e do mesmo jeito reaparece em uma noite precisando da ajuda e o cara topa em ajudá-la. Para mim, a inocência dele beirou a tolice, assim como no Garota Exemplar, o personagem masculino é tolo, algo que, infelizmente, me deixa seriamente com a opinião comprometida.

Leia resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/a-desconhecida-novo_conceito

Thamires 26/02/2016

Ardilosa mente desconhecida
Tive um atrativo quase que instantâneo por esse livro assim que o vi e li a sua sinopse. Tudo nele fez-me lembrar de A garota Exemplar, desde a capa até o enredo; como eu havia assistido Garota Exemplar antes de ler o livro -e amei- dei uma oportunidade para esse também - por que não?

O enredo conta a história de George Foss, um solteirão -em um relacionamento enrolado- que leva uma vida pacata e sem graça até Liana a garota do seu passado voltar a sua vida. É assim que o livro começa, quase que diretamente ao ponto em que a ação da história irá acontecer, quando essa mulher controversa de tantos anos atrás retorna para- pelo que parece- fazer o que sabe de melhor, bagunçar as coisas a sua volta. George nunca superou a paixão que teve por Liana nos tempos de faculdade devido a ruptura abrupta do relacionamento deles. Ela fora descoberta em uma fraude de identidade quando a menina que ela fingia ser na faculdade morre, o que fez todos virarem suspeitos no inquérito policial. E agora tantos anos depois ela surge das cinzas para pedir um favor que ela bem sabe que George não negaria, mais uma vez metida em uma confusão que envolve um crime, Liana pede que seu ex devolva uma quantidade bem grande de dinheiro ao homem que ela havia roubado.

Ao entrar cegamente nessa empreitada George afunda o pé e o corpo inteiro em uma trama que envolve roubo, assassinato, traição e farsa um terreno que Liana conhece bem.

O enredo não é cansativo pois os capítulos são alternados entre o passado -período da faculdade- e o presente. Apesar de George não ser totalmente leigo na história por diversas vezes ele mostra-se estúpido e descabido considerando todo o passado traumático já conhecido por ele. Já Liana não é uma personagem empática e com um quê que tremula entre a ardilosa mente criminosa ou um desequilíbrio mental sem tamanho. É esse empasse que surge a cada capítulo, uma pessoa que não possui sua própria identidade e parece não se reconhecer em sua própria pele. A DESCONHECIDA é um título perfeito para ela!

Envolvente e com uma linha de pensamento por vezes confusa de ser seguida, precisamos ser convencidos a cada capítulo a dar credibilidade na história dos personagens para que se torne palpável. Trama bem entrelaçada mas perto do fim acaba perdendo um pouco a consistência e deixa alguns nós importantes desatados o que me deixou -confesso -um pouco desanimada com o desfecho.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

MathRiber 02/03/2016

Resenha: A desconhecida
George Foss, ainda em sua época de faculdade teve um grande amor por Audrey Beck, mas ambos saíram em férias de seus estudos, cada um seguiu um rumo diferente.

Quando George volta à faculdade e não ver Audrey fica preocupado e decide obter respostas sobre Audrey. Ele achou sua resposta, mas não era o que ele queria ouvir, a garota Audrey Beck tinha se suicidado. George decidiu e foi até a cidade natal de Audrey, mas chegando lá descobre que o que ele pensava era totalmente diferente do que havia acontecido.

20 anos depois de todo ocorrido George está em um bar quando ele acha que viu uma pessoa que tem traços que ele jamais esqueceria Liana, ou melhor, Audrey Beck (Sim são a mesma pessoa) ele decide chegar mais perto para ter a certeza se era quem ele deveria ter visto, e tudo se confirma era ela. Depois de um bom tempo em observação ele decide chegar até ela, e para a sua surpresa, Liana estava á espera dele mesmo, ela saiba que George morava por perto, por isso foi até o bar.

Entre várias conversas, Liana pede um favor a George. Mas apesar de tudo que ela fez será que George seria capaz de ajuda a Liana? Mas ele não sabe que se ele concorda em ajuda - lá comprometerá sua vida a partir daquele momento.

O que seria esse favor? O que George teria que fazer? Porque Liana não a fez mesmo esse favor? E porque George o escolhido para essa tarefa?

Somente fazendo esse favor, George será capaz de descobrir os mistérios que ainda cerca essa pessoa que depois de 20 anos volta a aparecer.

site: http://papolivros.blogspot.com.br/

Amiga Leitora 07/03/2016

Este livro conta a história de George Foss e Liana Decter, dois jovens que se conheceram na faculdade Mather College durante uma festa de calouros. Após algumas cervejas e conversas fiadas eles ficam e a partir daí engatam um relacionamento prematuro, passaram então a ser inseparáveis mas tal conexão mudaria. Quando George retornou para Mather College em Janeiro ansiava em ver Liana novamente, mas o campus da faculdade estava denso, algumas pessoas chorando; ''por qual motivo'' se perguntava George, e quando descobre tal notícia o deixa estupefato.
Liana Decter não voltaria para a faculdade pois havia cometido suicídio na casa de seus pais na Flórida; ela não aparentava ser o tipo de garota que cometera suicídio e o que a levaria a tal? Tudo estava muito mal esclarecido, fatos irrelevantes, detalhes não ditos, espaços vagos quais precisam ser preenchidos. George os buscariam para tenta entender tudo que estava acontecendo.

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/01/resenha-desconhecida-editora_4.html

Laryssa.Pinheiro 01/06/2016

A Trama: George está entediado com sua vida há algum tempo, o trabalho com que tanto sonhou perdeu o brilho, e o relacionamento com Irene, agora esporádico, se tornou um incomodo prático. Enquanto sua vida passa, ele já esta com quase 40, não consegue deixar de pensar em Liana - sua namorada da época da faculdade, ele continua a vê-la e a procurá-la em todos os lugares. Por isso, quando ela aparece inesperadamente em um bar local, ao qual George frequenta, pedindo que a ajude com um favor, no mínimo duvidoso, ele decide ajudá-la. A trama se desenvolve de forma que fiquemos muito curiosos, intercalando acontecimentos do passado e do presente narrados por George.

O Protagonista: George é...um protagonista lastimável (para ser educada), obcecado pela mesma mulher a anos, que aparentemente não o valoriza, ele faz questão de não enxergar a vida estável e sortuda que tem. É covarde, de certo modo me pareceu preguiçoso, um tanto burro ou talvez ingênuo, me proporcionou vários momentos de irritação.

Personagens Secundários: Não há muitos personagens secundários dos quais eu possa dar muitos detalhes...Irene é uma mulher bem sucedida de personalidade comum, apaixonada por George. Nora (obviamente minha personagem favorita é a gata Maine Coon do protagonista), ciumenta e gulosa está sempre implorando por atenção. Liana é o grande mistério deste livro, sexy e manipuladora faz o que quer com todos os homens que encontra.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é instigante e gosto do jogo de letras, não gostei do título dado a edição brasileira, apesar de fazer sentido acho que o título original combina muito mais com a obra - mesmo não ficando muito bonito traduzido. A diagramação é simples e a fonte muda de acordo com a linha temporal da história. A escrita é fluida e magnética, me manteve curiosa até o final.

Concluindo: Fiquei um pouco decepcionada com A Desconhecida, a trama é criativa e o livro bem escrito, o mistério está bem feito e sua resolução é interessante, mas o protagonista é chato e cansativo e o final do livro em si não é muito conclusivo nem inspirador, inclusive apesar de não acontecer um "ponto final" o autor não deixa a impressão de que haverá continuação, o que me deixou frustrada.

site: http://www.fomedelivros.com/2016/03/resenha-desconhecida.html

Memórias de uma Leitora 23/08/2016

"Aproximando-se dos quarenta, George sentia como se o se mundo estivesse sendo lentamente privado de suas cores. Ele tinha passado da idade em que podia, razoavelmente, esperar se apaixonar loucamente por alguém e constituir uma família, ou se impressionar com o mundo, o ver algo que o surpreendesse em sua existência cotidiana"

"- Eu sei disso. É que... Eu não conseguiria viver comigo mesmo se algo acontecesse com você. Se estou exagerando, então esse é o motivo."

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2016/02/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Danny Mou 27/08/2016

George Foss tem 40 anos e trabalha numa revista literária em Boston. Ele vive uma vida normal, preso numa rotina meio sem graça, entre indas e vindas com a namorada, Irene, há mais de uma década.

Mas nos seus pensamentos mais íntimos, ele sonha reencontrar um antigo amor da época de faculdade. Liana Decter, uma jovem cercada por mistérios, que sumiu há 20 anos, sem deixar rastros.

No começo do livro, confesso que achei o George meio bobo, por se envolver numa história obviamente mal contada! Mas, no decorrer das páginas, pude perceber que ele era mais esperto do que aparentava inicialmente e avassaladoramente apaixonado por aquela mulher; desta forma, suas atitudes se tornaram mais compreensíveis.

A história se desenvolve no presente, intercalando passagens que revelam os acontecimentos de 20 anos atrás e o sumiço de Liana.

Boas doses de mistério e suspense são agregados à trama, reviravoltas e também personagens que não são de fato o que aparentam.

Gostei bastante deste livro. A narrativa me envolveu muito, tanto que na ansiedade de saber o desfecho e as revelações finais, não conseguia parar de ler. A Desconhecida traz uma história que realmente mexe com nossas emoções!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Marianne 04/12/2016

A Desconhecida (Peter Swanson)
Fazia tempo que não pegava um suspense bom, daqueles que a gente promete que vai ler só até o final do capítulo antes de dormir, e o final do capítulo só nos prende ainda mais na história. Essa foi, basicamente, minha saga de leitura com A desconhecida.
George Foss está se aproximando dos quarenta anos. Tem um emprego estável, um romance meio indefinido com uma colega de trabalho e está naquela fase em que parece que nada de novo vai surgir pra dar um tcham na vida.
Até que um dia, sentado à mesa do seu bar preferido, George tem a impressão de estar vendo a misteriosa Liana Decter, sua namorada da faculdade que sumiu misteriosamente muitos anos atrás.
Liana Decter foi a primeira namorada de George. Durante a faculdade eles viveram um romance intenso e apaixonado, típico dos primeiros amores. O namoro dos dois era o centro da vida de George na faculdade. Mas logo após as férias de verão George e os amigos de Liana receberam uma trágica notícia relacionada a jovem, que desencadeou uma série de acontecimentos bizarros na vida de George e, consequentemente, o fim do romance entre ele e Liana.
Mas agora Liana está ali, no mesmo bar que George. Será a mulher sentada à mesa a mesma Liana que George se apaixonou muitos anos atrás? Estaria ela ali por pura coincidência, ou ela sabia que George também frequentava o bar?
A história de divide em dois tempos, na época que George estava na faculdade de conheceu Liana, e no atual, onde George ainda mantem a esperança de reencontrar a ex-namorada, mesmo que isso seja um claro sinônimo de problema.
O livro se desenrola de maneira bem surpreendente e não tem como evitar a vontade de estrangular o protagonista. Sabe quando estamos vendo um filme de terror e o mocinho ouve um barulho na cozinha e ao invés de sair correndo e gritar por ajuda ele resolve IR NA COZINHA COM AS LUZES APAGADAS – POR QUE DEUS? – e a gente quer gritar CORRE SEU IMBECIL, SAI DAÍ?! Pois bem, eu passei o livro todo gritando mentalmente “George, não faz isso homi, toma tento criatura, aprende sua lição...”. Mas não adianta, a gente passa medo, raiva, desespero, e o George sai fazendo uma burrada atrás da outra. E no fim, temos um suspense dos bons.
Apesar do patetismo de George o personagem não soa artificialmente inocente como os mocinhos de filme de terror, os flashbacks do livro mostram que desde mocinho o personagem tem um tiquinho de obsessão por Liana. E convenhamos, quarentão, solteiro, sem filhos e cansado da rotina, nada como uma ex-namorada misteriosa/bandida/desaparecida do passado que reaparece linda e loira pra dar aquela balançada na vidinha mais ou menos né gente.
Adorei Liana, apesar de o livro focar pouco no desenvolvimento dela. A personagem é melindrosa sem ser estereotipada, Liana é do tipo que corre atrás do que quer doa a quem doer – George, risos.
Ainda falta muito arroz com feijão para os autores aprenderem a descrever uma personagem feminina sem cair nos velhos estereótipos de vilã bruxa-malvada, mocinha inocente, mocinha super determinada, mocinha vamos-viver-a-vida-sem-pensar-nas-consequencias-e-eu-só-existo-na-cabecinha-miíuda-dos-autores, etc. Mas vamos dizer que A desconhecida cumpriu bem seu papel nesse quesito.
Recomendo muito a leitura pra quem gosta de suspense. Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

site: http://www.dear-book.net/2016/09/resenha-desconhecida-peter-swanson.html