A Desconhecida

A Desconhecida Peter Swanson

Resenhas - A desconhecida

Aione 19/11/2015

Por adorar thrillers, fiquei bastante interessada pela premissa de A Desconhecida, lançamento da Editora Novo Conceito, uma vez que o livro promete bastante mistério e intrigas.

George Foss, há cerca de 20 anos, teve um intenso caso de amor durante seu primeiro ano de faculdade. Contudo, sua namorada na época, por quem ele era extremamente apaixonado, sumiu sem deixar vestígios após uma série de estranhas circunstâncias. Agora, em uma noite de sexta-feira em um bar, ela surge de repente, desesperada e clamando pela ajuda dele.

Apesar da premissa interessante, acabei perdendo o interesse pela trama desde o começo da leitura. Inicialmente, atribuí meu desinteresse pelo pouco envolvimento que os fatos estavam me proporcionando – eu simplesmente não conseguia me ater ao que estava lendo, sendo necessário, muitas vezes, retornar alguns parágrafos para reler passagens que eu mal havia captado. Ainda assim, achei interessante a estruturação dos capítulos, sendo que, em alguns, há a narração da história presente, enquanto outros trazem os fatos passados, da época em que George conheceu a misteriosa mulher que marcou sua vida. Com essa alternância, podemos compreender melhor tudo o que aconteceu 20 anos atrás e seus sentimentos atuais, além de haver uma excitação da própria curiosidade despertada sobre a trama.

Além do meu desinteresse, o próprio desenrolar do enredo não me convenceu; achei a trama como um todo um tanto quanto fraca e sem grandes atrativos, incapazes de conquistar minha atenção. Tanto que até mesmo minha leve curiosidade pelas revelações não foi forte o suficiente para que eu desejasse prosseguir a leitura com vigor.

Um dos principais motivos para que eu tenha me desmotivado com o enredo foi a figura do próprio protagonista. George, para mim, beirou a estupidez com suas escolhas, considerando-se todo o passado por ele conhecido; enquanto o leitor descobre, aos poucos, tudo o que o protagonista e sua ex-namorada viveram, George tem total conhecimento do que vivenciou e, dessa maneira, não consegui me sentir convencida por suas atitudes no presente. Assim, não pude deixar de achá-lo extremamente tolo, algo que, infelizmente, influenciou negativamente demais minha leitura.

Mesmo que, após as revelações, eu tenha achado que Peter Swanson teve boas ideias para A Desconhecida, acredito que elas não foram suficientemente bem desenvolvidas, de forma a deixar o enredo bastante previsível em alguns aspectos, e pouco convincente em outros. Muito provavelmente minha má impressão se deu pela minha experiência particular ter sido negativa, de forma que incentivo os interessados pela obra a não deixarem de lê-la, principalmente os aficionados por thrillers; cada leitor realiza uma diferente leitura de um mesmo texto, e outras experiências podem ser muito mais positivas do que a minha própria.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/11/19/resenha-a-desconhecida-peter-swanson/
Gaby 19/11/2015minha estante
:o Que pena que o autor não desenvolveu bem suas ideias... Mas quero muito ler, amo Thrillers tbm

Aione 20/11/2015minha estante
As vezes você tem uma visão totalmente diferente da minha, Gaby! Vou torcer pra você gostar :)

jufe 20/11/2015minha estante
tbm tava doida pra ler,desanimei um pouco :/

silvanasartori 23/11/2015minha estante
Olha tava maluca pra ler a resenha de alguém sobre esse livro
Pensei que era algo de terror ou coisa do tipo, mas eu acho
que vou me arriscar, nao sei se irei gostar, mas melhor tirar as conclusões antes de qualquer coisa. Mas eu achei boa sua explicação Aione. Me tirou muitas dúvidas e quero saber melhor como o autor levou a trama.

Jaque - Achei o Livro 09/08/2016minha estante
Nem vou ler então....

Ronaldo 17/12/2015

Estava indo tão bem ...
A narrativa é bem movimentada, há enigmas bem intrigantes com soluções satisfatórias que nos vão sendo apresentadas no decorrer da leitura, enquanto outras perguntas ficam com as respostas guardadas somente para o final. É uma trama bem inteligente, apesar de nos momentos finais o autor criar alguns lances bastante forçados que tiraram muito do meu entusiasmo. Mesmo assim o classificaria como um bom livro policial, não fosse o final inconclusivo. Quando virei a penúltima página e me deparei com os agradecimentos do autor me senti como uma criança cujo brinquedo foi arrancado das mãos no melhor da brincadeira. Esperava um final apoteótico para compensar os tropeços finais do autor, mas esse não veio. Na verdade, nem sei se dá para chamar aquilo de final.

Resenha completa no blog:

Ferdy 17/05/2016minha estante
realmente assim que me senti, final decepcionante!!

Horroshow 31/01/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Este livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito

O que aconteceria se alguém por quem você se apaixonou na época da faculdade reaparecesse em um bar 20 anos depois, desesperada, pedindo favores cada vez mais absurdos? Eu sei que a minha atitude seria certamente muito diferente da que o protagonista teve, mas então não haveria livro algum, não é mesmo?

George é um cara que não demonstra ter muitas alegrias em sua vida. Tem um relacionamento razoavelmente estável com Irene, que é uma personagem tão sem graça, tão desligada, que muitas vezes esqueci até seu nome. Embora eu reconheça essa ideia de relacionamentos 100% liberais, e que muitas pessoas se dão super bem vivendo esses relacionamentos, não é muito meu estilo. Assim, muitas das atitudes que um tem com o outro me incomodam muito ao longo do livro. George se importa com ela, mas não tanto assim.

Liana é uma mulher muito peculiar, que fez escolhas seriamente questionáveis na vida, embora não pareça uma pessoa ruim. Deve ter sido difícil lidar com tantos nomes falsos. A questão é que ela estava morta, na teoria, depois de um breve relacionamento com George, na faculdade. A morte foi considerada um suicídio. Ela parece ter um imã de problemas e confusões, mas não o típico tráfico de drogas. Teve uma infância problemática, como de costume para esse tipo de personagem, e claramente alguns problemas psicológicos que deveriam ter sido tratados, pelo amor de deus. Liana é quase a definição de “Daddy Issues”.

(Continue lendo no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/01/a-desconhecida-peter-swanson.html

Atitude Literária 29/11/2015

De modo geral é bom
“(...)Ninguém pode escolher a família em que nasceu. Ninguém pode escolher o próprio nome, ou a aparência, ou que tipo de pais tem. Mas, quando ficamos adultos, temos a chance de escolher, e podemos nos tornar a pessoa que gostaríamos de ser.”

Com capítulos intercalados entre o presente e o passado, o autor tenta de várias formas nos envolver, criando um cenário de suspense e mistério que aos poucos vão se revelando, mas que ainda assim, em minha opinião seguem confusos. Thrillers realmente não é meu gênero literário preferido e mesmo que tenha me sentido atraída pela sinopse e promessa de um enredo envolvente e surpreendente, ao final da leitura me senti decepcionada.

No passado Audrey e George se conheceram na faculdade, tornaram-se amigos e logo depois namorados, com o final do semestre cada um vai para sua casa e quando George retorna para a volta das aulas recebe a notícia de que Audrey se suicidou. Indignado e sofrendo ele decidi ir até a cidade de Audrey para ver se consegue desvendar o que aconteceu e essa viagem só serve para lhe mostrar que nada era como ele se quer imaginou um dia e que Audrey possuía mais segredos do que uma pessoa “normal”. No presente vinte anos se passaram e George leva uma vida entediante, em um relacionamento confuso com sua amiga/namorada Irene. Até que o passado volta a bater em sua porta com um pedido arriscado.

O título faz jus à trama, uma vez que a personagem principal - a desconhecida - seja, exatamente isso, um ser indecifrável, confuso, conflitante e misterioso. A cada momento que pensava estar conhecendo um lado seu, eu descobria que estava enganada, a personagem em si tinha muito a ser explorado e poderia ter surpreendido, porém fiquei esperando o grande boom e nada aconteceu.

Em contra partida temos um mocinho sem graça, com atitudes idiotas e que me deixou revoltada, pois enquanto que nós temos que ler o livro inteiro para ir compreendendo quem realmente é a “Desconhecida” e o que a liga a George, ele por sua vez já a conhece, sabe seu passado, sabe no que está se metendo e mesmo assim escolhe tomar certas decisões. E o autor não me convenceu que o vínculo que possuam era suficiente para tais atitudes e aceitação. E quando cheguei ao fim da obra e vi aquele final só tive plena certeza do quanto George era estúpido. Minha vontade foi de gritar: SÉRIO ISSO PRODUÇÃO?

De modo geral as ideias para o enredo são boas, o autor teria uma trama sensacional, mas acabou se perdendo e não conseguindo desenvolver de maneira satisfatória. Senti que faltou algo, que a história não atingiu seu ápice.

Ainda assim, se você é fã do gênero e está à procura apenas de um passatempo vale a leitura, apenas não vá com grandes expectativas.

A capa da obra está linda, a diagramação simples, mas bonita, parabéns a Editora Novo Conceito por mais um trabalho bem realizado.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2015/11/resenha-desconhecida-peter-swanson.html#more

Memórias de uma Leitora 23/08/2016

Tive um atrativo quase que instantâneo por esse livro assim que o vi e li a sua sinopse. Tudo nele fez-me lembrar de A garota Exemplar, desde a capa até o enredo; como eu havia assistido Garota Exemplar antes de ler o livro -e amei- dei uma oportunidade para esse também - por que não?

O enredo conta a história de George Foss, um solteirão -em um relacionamento enrolado- que leva uma vida pacata e sem graça até Liana a garota do seu passado voltar a sua vida. É assim que o livro começa, quase que diretamente ao ponto em que a ação da história irá acontecer, quando essa mulher controversa de tantos anos atrás retorna para- pelo que parece- fazer o que sabe de melhor, bagunçar as coisas a sua volta. George nunca superou a paixão que teve por Liana nos tempos de faculdade devido a ruptura abrupta do relacionamento deles. Ela fora descoberta em uma fraude de identidade quando a menina que ela fingia ser na faculdade morre, o que fez todos virarem suspeitos no inquérito policial. E agora tantos anos depois ela surge das cinzas para pedir um favor que ela bem sabe que George não negaria, mais uma vez metida em uma confusão que envolve um crime, Liana pede que seu ex devolva uma quantidade bem grande de dinheiro ao homem que ela havia roubado.

Ao entrar cegamente nessa empreitada George afunda o pé e o corpo inteiro em uma trama que envolve roubo, assassinato, traição e farsa um terreno que Liana conhece bem.
"Aproximando-se dos quarenta, George sentia como se o se mundo estivesse sendo lentamente privado de suas cores. Ele tinha passado da idade em que podia, razoavelmente, esperar se apaixonar loucamente por alguém e constituir uma família, ou se impressionar com o mundo, o ver algo que o surpreendesse em sua existência cotidiana"
O enredo não é cansativo pois os capítulos são alternados entre o passado -período da faculdade- e o presente. Apesar de George não ser totalmente leigo na história por diversas vezes ele mostra-se estúpido e descabido considerando todo o passado traumático já conhecido por ele. Já Liana não é uma personagem empática e com um quê que tremula entre a ardilosa mente criminosa ou um desequilíbrio mental sem tamanho. É esse empasse que surge a cada capítulo, uma pessoa que não possui sua própria identidade e parece não se reconhecer em sua própria pele. A DESCONHECIDA é um título perfeito para ela!

Envolvente e com uma linha de pensamento por vezes confusa de ser seguida, precisamos ser convencidos a cada capítulo a dar credibilidade na história dos personagens para que se torne palpável. Trama bem entrelaçada mas perto do fim acaba perdendo um pouco a consistência e deixa alguns nós importantes desatados o que me deixou -confesso -um pouco desanimada com o desfecho.
"- Eu sei disso. É que... Eu não conseguiria viver comigo mesmo se algo acontecesse com você. Se estou exagerando, então esse é o motivo."

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2016/02/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

A Desconhecida me surpreendeu bastante. É o livro de estreia de Peter Swanson e foi publicado originalmente no formato de contos, num periódico online.

George Foss tem 40 anos e trabalha numa revista literária em Boston. Ele vive uma vida normal, preso numa rotina meio sem graça, entre idas e vindas com a namorada, Irene, há mais de uma década.

Mas nos seus pensamentos mais íntimos, ele sonha reencontrar um antigo amor da época de faculdade. Liana Decter, uma jovem cercada por mistérios, que sumiu há 20 anos, sem deixar rastros.

É exatamente assim que a história começa, com George vendo a figura linda e misteriosa de Liana sentada no balcão do bar, como ele imaginou por tantas vezes!

No começo do livro, confesso que achei o George meio bobo, por se envolver numa história obviamente mal contada! Mas, no decorrer das páginas, pude perceber que ele era mais esperto do que aparentava inicialmente e avassaladoramente apaixonado por aquela mulher; desta forma, suas atitudes se tornaram mais compreensíveis.

A história se desenvolve no presente, intercalando passagens que revelam os acontecimentos de 20 anos atrás e o sumiço de Liana.

Boas doses de mistério e suspense são agregados à trama, reviravoltas e também personagens que não são de fato o que aparentam.

Gostei bastante deste livro. A narrativa me envolveu muito, tanto que na ansiedade de saber o desfecho e as revelações finais, não conseguia parar de ler. A Desconhecida traz uma história que realmente mexe com nossas emoções!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/
Eliana.Gomes 04/01/2018minha estante
Eu gostei da história, só acho q o final poderia ter algo mais, eu fiquei esperando outro fim pro livro.

Gaby 28/11/2015

Uma narrativa envolvente que prende o leitor do começo ao fim
Ela deixa rastros de caos por onde passa.

George Foss está satisfeito com sua rotina calma e seu relacionamento aberto de muitos anos com Irene. Mas, de maneira nada previsível, sua vida é revirada quando uma antiga namorada, dos tempos da faculdade, reaparece. 20 anos depois de ter sumido de sua vida sem dar satisfações e com 2 acusações de assassinato.
Ele a conheceu como Audrey, mas Liana é seu verdadeiro nome. Uma fugitiva. Assassina e manipuladora. E George sabe de tudo isso. Então porque iria ajudá-la quando ela volta tantos anos depois pedindo ajuda?
Mas, vinte anos atrás, o curto relacionamento que tiveram não terminou nada bem, deixando-o devastado e até hoje com muitas questões sem respostas. Ele irá ajudá-la, esperando entender os porquês que o atormentam, mas também esperando ter algum relacionamento com ela.

Liana Decter está fugindo da policia há quase vinte anos quando surge, do nada, para pedir a ajuda de George para que ele devolva, em seu lugar, o dinheiro que ela roubou do ex namorado milionário. Uma mulher manipuladora e fria. Que sabe fingir muito bem, já que, até o momento, a polícia ainda não conseguiu pegá-la.
George será apenas mais um degrau para alcançar seus objetivos ou ela realmente quer concertar seus erros com ele?

"George imaginara esse momento muitas vezes, mas, de alguma forma, nunca tinha pensado no que poderia ocorrer. Liana não era apenas uma ex-namorada que tinha partido seu coração; ela também era, até onde ele sabia, uma criminosa procurada, uma mulher cujas transgressões estavam mais alinhadas com as de uma tragédia grega do que uma simples indiscrição da juventude."

Ao ajudá-la com o que precisa, ele não estará apenas permitindo que ela se aproxime novamente, mas colocando sua vida e a de todos os que o cercam em risco. Ao fazer aquela entrega quase inofensiva, ele estava entrando em uma rede de intrigas e perseguições muito maior do que poderia imaginar.
Emboscadas, tiroteios e desencontros. A vida de George nunca mais será a mesma.

Sua obsessão por essa mulher pode significar problemas. De novo.
***

A Desconhecida é um Thriller de perseguição com um ritmo de leitura bem agradável e uma narrativa que une presente e passado com maestria.
A escrita do autor é simples e, ao mesmo tempo, descritiva e interativa. Mantem uma aproximação com o leitor mesmo sendo narrado em terceira pessoa.
Os capítulos são curtos e divididos entre presente e passado.
No presente somos apresentados ao George e sua rotina pacata e desinteressante, quando tudo isso é quebrado com a chegada de Liana e todas as questões que ela trás consigo e que foram acumuladas em vinte anos de espera.
No passado acompanhamos o relacionamento dos dois. Do dia em que se conheceram até o dia em que ele descobriu quem ela realmente era e tudo o que se seguiu para que ele desvendasse os mistérios que a rondavam.

Essas mudanças de tempo e ambientação são fundamentais para que o leitor entenda os dilemas do protagonista, mesmo que não concorde com suas ações e possa então saber sobre os crimes que envolvem Liana.

Como protagonista George não convence muito bem. Suas ações são impulsivas e algumas me levaram a questionar o personagem sobre sua idade mental. Aos quarenta anos, não me pareceu, em quase que momento algum, um personagem confiável e maduro, que pesa as consequências de seus atos.

Liana é uma personagem secundária misteriosa e inconstante. As cenas em que aparece são as mais movimentadas, quando o ritmo da leitura aumenta e nos deixa rapidamente ligados no enredo.
Talvez, se possuísse um ponto de vista seu no livro, a atmosfera sombria da narrativa se elevaria ainda mais.

As revelações na estória me deixaram surpresa, enquanto outras foram totalmente previsíveis.

O final foi rápido e deixa uma perguntinha sem resposta. Como se o autor desse aos seus leitores pano branco para criar seu próprio desfecho. Isso particularmente não me incomodou, mas sei que pode ser um ponto negativo para algumas pessoas.

Como uma grande fã de Thrillers fiquei extasiada quando li sobre esse lançamento e, assim que pus as mãos nele, comecei a leitura. Li em pouco mais de um dia e foi uma leitura bem gostosa e despretensiosa. Não é o melhor do gênero, mas conseguiu me entreter e me deixar bem imersa nos mistérios que rondam os personagens.

O enredo me lembrou um pouco o livro Seis Anos Depois, do Harlan Coben, então quem gostou dele, pode gostar desse aqui também ;)

A edição interna está bem simples, mas a arte da capa está simplesmente magnífica. Não só a primeira capa, mas a contracapa também.
Encontrei um ou outro erro de revisão, mas nada que comprometesse a leitura.

Como é um livro curto, tentei ser o mais objetiva possível sem revelar muito do livro, para não estragar as surpresas de ninguém :)
Espero que tenham gostado!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/11/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

Danielle 01/12/2015

Bom

Resenha

A trama gira em torno de George e Liana, eles se conheceram na faculdade e tiveram um romance. George foi muito apaixonado por ela, mas aconteceram algumas circunstâncias que o leitor irá descobrir ao decorrer da trama que fez com Liana sumisse sem deixar rastros.

Vinte anos se passaram e George nunca se casou, ele mantém uma relação de sexo casual com uma ex-namorada que acabou se tornando uma amiga, mas no fundo ele nunca se esqueceu de Liana. Liana aparece do nada a procura de George e diz que precisa de um grande favor dele, só que esse favor que ela precisa é algo bem arriscado, ela deu um grande golpe em um homem muito rico e está sendo ameaçada, se diz arrependida e quer devolver o dinheiro. Com medo de ser morta ou presa ela precisa que George vá até o homem que ela deu o golpe no seu lugar.

Liana continua misteriosa e não deixa telefone e nem um local para que possam se comunicar. Ao marcar um encontro com Liana em uma cabana, George acaba sendo atacado e ameaçado por um homem que está à procura de Liana. Liana vai até o apartamento de George e ele aceita ajudá-la.

O livro intercala entre passado e presente através de uma narrativa muito fluída em terceira pessoa, aos poucos iremos conhecer a estória do casal na época da faculdade e o que aconteceu com Liana que levou ao seu desaparecimento, ao mesmo tempo que estaremos acompanhando George na situação atual de risco tentando ajudar sua antiga paixão.

Minhas Impressões

Logo que vi a capa desse livro fiquei atraída por ela, pois é uma capa bem instigante e se tratando de thriller que é um gênero que eu amo não pude deixar de conferir esse lançamento da Editora Parceira da Novo Conceito.

Logo que comecei a leitura não consegui me afeiçoar ao personagem principal George, simplesmente por ele ser um cara ingênuo demais e isso irrita em algumas partes do livro.

Até a página 50 estava lendo sem curtir muito a leitura, mas depois a leitura engrenou de tal forma que não conseguia mais largar o livro, pois a cada virada de página eu queria saber mais e mais sobre o passado de Liana e também os acontecimentos que se desenrolavam no presente.

No geral posso dizer achei o livro bom, mas não excelente, apesar de ter gostado do final ele acabou um tanto abrupto demais, fiquei com a sensação de que faltava mais informações ao leitor. Não me parece que terá uma continuação, mas senti falta de o leitor ter um outro ponto de vista que deixasse mais claro a situação final e como ficaria os personagens no futuro.

Apesar de ter gostado da trama, faltou empatia com os personagens.

Recomendo a leitura para quem gosta de thrillers.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

A Desconhecida
George Foss tem uma vida comum e simples, trabalha em uma editora e tem uma relacionamento sem compromisso com sua colega de trabalho, Irene. Durante os últimos 20 anos ele manteve um segredo e uma esperança, reencontrar Liana Decter.

Há mais de 20 anos, quando entrou na faculdade, ele conheceu essa jovem e com ela viveu um tórrido amor durante o primeiro semestre, porém ao retornar para casa, a jovem cometeu suicídio e uma nova história surgiu. A garota que ele namorou não era a jovem que havia se matado e talvez ela não tivesse realmente cometido suicídio, mas sido assassinada por aquela que assumiu sua identidade e com quem realmente George se envolveu.

“Alguma coisa fez um estalido distante na casa, e suas pernas começaram a ficar tensas. Ele percebeu que qualquer coragem e desenvoltura que o tivessem levado até ali estava indo pelo ralo.”

Sem nunca mais ter visto essa mulher em duas décadas, a vida de George está prestes a mudar quando ele a encontra no bar que sempre frequenta, e ela lhe pede um favor. Liana está de volta e com ainda mais segredos.

CAPA E EDIÇÃO
Acho que o nome e essa capa são as principais armas desse livro e são realmente o que mais instiga o leitor ao primeiro contato. Por dentro, entre suas quase 300 páginas, a narrativa varia entre o presente e o passado, para que possamos conhecer de onde nossos personagens vieram e o que os levou até o momento atual do livro.

A diagramação é padrão Novo Conceito, com bom tamanho de fonte e espaçamento, e sendo a história super acelerada, a leitura flui bem, podendo ser um livro para ser lido em apenas um dia.

MINHA OPINIÃO
Depois que eu conheci os livros da Gillian Flynn, sempre que vejo um livro que promete suspense psicológico eu fico bastante empolgada. O problema é que nem todo autor tem a mesma capacidade de encantar o leitor e de trazer reviravoltas interessantes como essa autora, e foi assim que A Desconhecida acabou se perdendo no meio do caminho e não atendendo a todas as expectativas.

Por a capa e a sinopse serem intrigantes, estava esperando uma história empolgante e cheia de mistério. Porém, apesar da leitura fluir super bem e o leitor ansiar pelo final, quando ele chega é de forma abrupta e inconcisa, além de não trazer nenhuma grande surpresa, permitindo que se descubra o que está acontecendo, antes mesmo de o autor apresentar a proposta.

Achei que faltou uma sacada final para que não ficasse tão previsível, já que a história não é ruim, porém carece apenas de um bom fechamento.

Além é claro, de termos o protagonista mais babaca dos últimos tempos. Imaginem comigo… você sabe que a mulher é treta pura, porque sabe que ela roubou a identidade de alguém no passado e possivelmente cometeu assassinatos, mesmo assim você tem sonhos de reencontrá-la, 20 anos depois. E tcharã, ela aparece e te pede um favor que é basicamente sinônimo de encrenca, e o que você faz? Bate continência e faz tudo o que ela pede em nome do amor. Pediu pra levar né amigo? E ele é realmente aquele homem esperançoso e até um pouco romântico que, apesar de ter um relacionamento aberto, nunca se envolveu profundamente com mais ninguém em função dessa obsessão por Liana.

Pra mim, sendo esse um livro com enredo interessante e história acelerada, o desapontamento veio realmente com o final, onde faltou o evento ser algo mais chocante e menos previsível, mas claro, serve como um bom entretenimento se você não é muito familiarizado com outras tramas do gênero ou não esteja com grandes expectativas.

site: http://resenhandosonhos.com/a-desconhecida-peter-swanson/

Marvin.Cross 16/02/2016

A história é boa, bem construída, mas o final deixou a desejar

Silvana - Blog Prefácio 06/12/2015

George Foss é um homem de quarenta anos que trabalha como gerente de negócios de uma revista literária. Foi na revista que ele conheceu Irene, a quinze anos atrás. O relacionamento deles foi muito bom durante os dois primeiros anos, depois eles foram empurrando com a barriga até hoje. Mas enquanto George continua no mesmo lugar, Irene procurou novos ares e hoje trabalha em uma divisão de websites em expansão. George está passando por uma fase difícil em sua vida, daqueles que parece que a vida foi perdendo suas cores e nada mais lhe importa, nem os rumores de que Irene estava sendo assediada por outro homem. Hoje ele vai se encontrar com ela, no mesmo bar que ele vai todo dia quando sai do escritório.

Quando chega no bar, ele vai direto para seu lugar de costume. Mas quando ele olha para as pessoas presentes, ele pensa ter visto Liana. Liana que atormenta seus pensamentos a vinte anos, que foi quando ele a viu pela última vez. Desde então, ele sempre a vê em todos os lugares, mas nunca é ela realmente. Liana que deixou um buraco no seu coração quando eles ainda estavam na faculdade. Mas dessa vez ele tem certeza que é ela e depois de se despedir de Irene ele volta ao bar. Liana vai ao seu encontro e diz que está ali para falar com ele e que precisa de um favor. Ele fica em dúvida se aceita, porque Liana ainda deve estar sendo procurada pela policia, mas seu coração fala mais alto e eles combinam de se encontrar ali no dia seguinte.

Mas Liana não aparece no encontro e quando George está pensando em ir embora, o telefone do bar toca e é Liana pedindo que ele vá encontrá-la. Quando chega no local combinado, ele não encontra Liana e sim um homem que também está a procura dela. O homem bate em George e diz que isso é um recado para Liana. George volta para seu apartamento com muitas dores e para sua surpresa, encontra Liana esperando por ele na escada. Ele fica furioso com ela, mas ainda assim concorda em ouvir o que ela tem a dizer. Ela conta que se envolveu com um cara mais velho que tem negócios ilegais e que quando ele a dispensou, ela roubou meio milhão dele. Por isso ele colocou aquele homem atrás dela. E o favor que ela quer dele, é que ele devolva o dinheiro no lugar dela. George aceita, mas não tem nem ideia de onde ele acaba de se meter.

O livro diz em sua sinopse, que ele tem um quê de Hitchcock. Como eu não assisti nada dele ainda, não sabia o que esperar. Imaginem a situação. Depois de vinte anos você encontra uma pessoa que aprontou com você, mentiu, enganou, colocou você em uma enrascada. Ela não vem te pedir perdão e sim querer que você entre em uma enrascada maior ainda. Se sou eu, eu tinha chamado a polícia na hora, mas George não. Ele ainda tem a esperança de ficar com ela se fizer a vontade dela e é claro aceita ajudá-la. E não é só isso. Depois quando a coisa toma grandes proporções, ele começa a mentir por ela. Cheguei a conclusão de que quando o homem dá para ser trouxa, ele capricha.

O livro me lembrou bastante Garota Exemplar, porque eu fiquei o tempo todo na dúvida se Liana era inocente ou culpada. A história é dividida entre o presente e o passado a vinte anos atrás. E quanto mais eu lia o passado, menos eu gostava dos personagens. George não conquistou minha simpatia por ser tão bobo. Liana eu me senti dividida. Se ela fosse inocente, ela estava sendo muito injustiçada. Mas se fosse culpada ela estava sendo muito inteligente. O que eu mais gostei no livro foi essa pegada de suspense. O autor consegue prender o leitor a leitura e por conta disso ela é muito rápida. Não consegui largar até descobrir toda a verdade. Agora a decepção ficou por conta do final do livro. Ele é aberto. Mas daqueles muito aberto. Não sei se tem uma continuação, mas do jeito que terminou me deixou muito frustrada. E olha que gosto de finais abertos. A edição está muito bem feita, característica da Novo Conceito.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/11/resenha-desconhecida-peter-swanson.html

@sentapraler 11/10/2017

Resumindo o livro em uma frase
Esse é o tipo de livro em que você pergunta: mas como assim, acabou e fim, ponto final?

Priscila Gatti 20/11/2016

Misterioso e Intrigante
George Foss é um homem de 40 anos, que vive em Boston, trabalha como gerente de negócios em uma revista literária e possui um relacionamento longo e sem futuro com Irene. Levando uma vida razoável e sem grandes motivações, George sente que já passou da idade em que poderia viver algo surpreendente ou se impressionar com o mundo.
Porém, ele estava enganado. Afinal, toda essa tranquilidade acaba quando a desconhecida entra em sua vida (de novo). A desconhecida é, na verdade, Audrey Beck ou Liana Decter ou ainda Jane Byrne. E nós sabemos que alguém com três nomes diferentes só pode significar uma coisa: problema.
O fato é que, mesmo sabendo que terá problemas se envolvendo com Liana, George nunca a esqueceu, desde os tempos da faculdade quando ele conheceu Audrey e juntos eles viveram um romance intenso e quente que terminou da forma mais trágica possível.

“Mas algo no pesa daquela noite específica de agosto, combinado com a presença de Liana em seu bar predileto, fez com que parecesse que algo de importante estava prestes a acontecer, e isso era tudo de que ele precisava. Boa ou má, alguma coisa aconteceria.” p. 16

Confuso? Um pouco! Delicioso de ler? Com certeza! A desconhecida é uma busca desenfreada pela real identidade dessa mulher linda, misteriosa e perigosa. O leitor vai conhecendo, aos poucos, Liana, a partir do ponto de vista de um George jovem e apaixonado e de um George maduro e desiludido.
O que ela quer? Por que voltou depois de mais de 20 anos? É recomendável confiar nela? Quem ela realmente é? George está sendo só uma ferramenta para ajudá-la a chegar onde deseja ou ela realmente nutre sentimentos por ele? Essas e outras perguntas nos atormentam ao longo das páginas, enquanto George se sacrifica e faz coisas impensáveis pelo seu antigo amor da faculdade.

“Novo nome. Novo cabelo. Transformação. Ela havia dito a ele que aquela era a maldição dela, mas não. Era o dom dela, uma especialidade, um talento. Liana podia se tornar outra pessoa, e, com a mesma facilidade, podia matar o que havia se transformado, eliminando quem quer que aparecesse em seu caminho.” p. 282

Eu gostei bastante do livro e a história me conquistou logo no início. É intrigante e nos prende já nas primeiras páginas. A narrativa é feita em terceira pessoa e os capítulos se alternam entre passado e presente.
George e Liana são o extremo oposto. Ela é egoísta e fará qualquer coisa para conseguir o que deseja, até mesmo cometer crimes. Já ele é generoso, beirando a estupidez, e fará o que for preciso para ajudá-la, até mesmo se envolver com pessoas perigosas e se expor a enormes riscos e, infelizmente, Liana sabe disso e usará todo seu charme para reacender os sentimentos de George.
É preciso comentar também a capa do livro, que é linda, chama a atenção e traduz o clima de mistério do livro. O único defeito que, infelizmente, fez com que o livro não fosse tão bom quanto poderia ser é o final, que deixa muito a desejar. No entanto, mesmo assim, o livro é muito bom e eu recomendo.

site: http://www.lostgirlygirl.com/

Paraíso das Ideias 04/04/2018

Uma das metas de 2018 para mim é desencalhar aqueles livros que estão na prateleira ah mais de um ano, e apesar de desconhecida não ser o mais velho, ele está no pacote. Ou seja, durante o ano, vocês que acompanham o blog vão ver resenhas de alguns livros antigos por aqui.

Em a desconhecida vamos conhecer George Foss, uma homem de 40 anos, com uma vida comum e até tediosa, George vive em relacionamento meio fadado ao fracasso, entre um vai e vem inconstante com Irene, uma antiga colega de trabalho. Gerente de negócios de uma editora que anda mau das pernas, ele até possui uma vida confortável, almas vive preso a um amor do passado, uma garota que simplesmente sumiu sem deixar rastros.

Numa bela noite, depois de anos buscando pelo rosto de Lilian em outras mulheres na multidão, George enfim a encontra em um bar. Mas nada é por acaso, Lilian foi atrás dele e precisa de um favor. Depois de ter um caso com um magnata casado e ser passada para trás, ela rouba seu amante, e agora correndo risco de vida, pede que George devolva o dinheiro afim de ter sossego. George movido pelo coração aceta ajudada-lá, mas o que ele não sabe é que está se metendo em um plano muito mais complexo do que apenas a devolução de 500 mil dólares.

George sem dúvida alguma é para mim o personagem mais panaca da literatura, calma que vou explicar porque, quando George conheceu Lili na época da escola ela se chamava Audrey, e depois das férias de Natal a mesma é dada como morta, quando ele resolve fazer sua parte e visitar a família de sua namorada de curto prazo ele descobre que a menina que morreu não era a que ele conheceu na faculdade.

Só por isso você já tira que a mulher é barra pesada, mas mesmo, por algum motivo descabido que desconheço ele aceita devolver esse dinheiro, e no dia seguinte descobre que o magnata foi assassinado, e ele foi o último a vê-lo vivo. Agora sua vida corre perigo e ele nem sequer sabe porque.

George me irritou de uma forma profunda, Lilian pelo contrário é uma mulher esperta que sabe o que quer e não vai medir esforços pra isso, mesmo que tenha que se utilizar da bondade de um ex namorado. Desde o momento que ela aparece já é notável que ela não tem boas intenções, mas George levou metade do livro para se tocar disso, e por mais que no final ele tenha entendido a jogada da sua ex e até se tornado astuto, a merda já estava feita.

E por falar em final, o autor terminou o livro de uma forma abrupta. Depois de criar um personagem que de tão inoscente beirava a imbecilidade, ele simplesmente pois fim a trama deixando o leitor com um gigantesco ponto de interrogação é um enorme WTF!!!!

Apesar de tudo isso, meus pontoais positivos ficam na narrativa que prende o leitor, afinal é inacreditável que ele seja capaz de tal asneira, e ele acredita tanto em Lili que deixa o leitor em dúvida se ela está ou não envolvida no assassinato, sendo assim não resta alternativa a não ser ler até o final. Além disso a trama é narrafa entre passado e presente, mostrando ao leitor como Lili passou a perna nele na primeira vez e como isso volta a se repetir no presente.

A narrativa do autor é fluida e a trama tem Coêrencia, os planos são bem arquitetados e tudo é bem desenvolvido, não existe ponta solta, apenas uma mulher misteriosa e um homem inoscente ao extremo. Quando enfim George descobre o plano até eu fiquei admirada, a mulher era realmente inteligente e George finalmente acordou para a vida.

Apesar de não ser o melhor suspense que já li, a desconhecida foi uma leitura boa, não ótima, mas agradável, e a protagonista me fez lembrar de Amy, a personagem de A garota exemplar, mulher que se tornou minha ídola pela astúcia e inteligência.

Ou seja se curti um suspense leve, com mulheres espertas esse livro é para você, uma leitura rápida, leve e daquelas que te prende, mas passa rápido.

site: http://www.paraisodasideias.com

Roseane 14/08/2018minha estante
Tb achei que faltou um final mais esclarecedor mas gostei bastante.