DIMENSÕES ESPIRITUAIS DO CENTRO ESPÍRITA

DIMENSÕES ESPIRITUAIS DO CENTRO ESPÍRITA Suely Caldas Schubert

Resenhas - Dimensões Espirituais do Centro Espírita

Andréa Almendros 30/04/2021

Para quem está em fase de estudos, um excelente livro, que nos mostra o lado espiritual do trabalho de uma Casa Espírita.
Para que já o estudou e já se considera Espírita, um ótimo livro para releitura, principalmente no momento atual, em que devemos nos fortalecer.
ESPIRITIZAR, QUALIFICAR e HUMANIZAR....

Andre 25/12/2019

Esta obra se divide, efetivamente, em duas partes. A primeira enfoca assuntos relacionados, diretamente, ao tema do livro, dissertando sobre a estrutura da casa espírita, seus dirigentes e principais tarefas, como a reunião pública, o trabalho de passes e a reunião mediúnica - todos sob a ótica do plano espiritual, utilizando-se, para tanto, da farta documentação oferecida pela espiritualidade através das obras de Andre Luiz e Manoel Philomeno de Miranda, entre outros. A segunda parte mergulha nas tarefas de intercâmbio mediúnico que envolvem as sessões de desobsessão e esclarecimento, mergulhando profundamente nas obras dos autores espirituais citados anteriormente, balizando continuamente as reflexões nas obras básicas da Codificação Kardequiana. Um livro de essencial importância para estudo do trabalhador e, em especial, dos dirigentes das casas e atividades espíritas.

jumorgensten 05/11/2019

E daí eu li Dimensões Espirituais do Centro Espírita, onde a autora Suely Caldas Schubert aborda o apoio e suporte espiritual de uma Casa Espírita.

Ao todo são 23 capítulos onde Schubert vai percorrendo as principais seções de um estabelecimento Espírita. Mostra quais são os alicerces espirituais, as direções espirituais, os recursos magnéticos de defesa, as reuniões públicas e mediúnicas, os trabalhos de passes, as equipes espirituais e mediúnicas, as enfermagens espirituais e os dirigentes.

Depois comenta sobre as questões mediúnicas propriamente ditas como as psicofonias, as doutrinações, as possessões, os desdobramentos em serviço, os animismos, os mandatos mediúnicos, as correspondências do Além, as reuniões mediúnicas em amparo aos suicidas, as estratégias dos planos inferiores e os benfeitores espirituais.

A narrativa de Dimensões Espirituais do Centro Espírita segue o padrão das obras da Suely, onde a mesma vai abordando as questões e pegando exemplos de muitos livros espíritas já publicados e conhecidos. Passa por Allan Kardec, continua com Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e Alexandre Aksakof e chega até aos livros escritos pela própria Suely.

É impossível não sentir-se encantada com o planejamento e todo preparo da Espiritualidade para dar total amparo a uma Casa Espírita séria e aos médiuns que trabalham também.

A autora focou mais na parte mais abrangente de uma Casa Espírita: As questões espirituais. Não foram abordados temas assistencialistas como cestas básicas ou o amparo as famílias mais necessitadas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e ao mesmo tempo possui muitas informações. Ou seja: É necessário ir dosando e absorvendo o que se está lendo.

Considero essa leitura mais para pessoas desejosas de conhecer o lado "oculto" de um Centro Espírita. Para quem quer saber como funciona as reuniões mediúnicas, pois as mesmas são "escondidas" do grande público. Para quem já conhece ou trabalha dentro de uma a bastante tempo vai achar o livro um pouco chato e monótono.

Eu gostei da obra, pois é sempre bom relembrar o quanto estamos amparados dentro do nosso segundo lar. É magnífico e confortador entender que nada foge ao controle da Espiritualidade e se algo acontecer é por algum propósito maior.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/11/05/dimensoes-espirituais-do-centro-espirita-suely-caldas-schubert/

Eros 15/08/2018

Mediunidade na Casa Espírita
Esta obra de Suely Caldas Schubert bem poderia chamar-se "Mediunidade na Casa Espírita", porque afinal é do que se trata. Certamente isso não desmerece o livro, mas pelo título esperava-se uma correlação entre o mundo espiritual e as diversas tarefas da Casa (Centro). No entanto, apenas cinco dos 23 capítulos é dedicado a outras tarefas (reunião doutrinária, passe, etc.) e todo o resto foca minuciosamente as Reuniões Mediúnicas. Para quem deseja aprofundar seu conhecimento na forma de se fazer mediunidade no Brasil (a mediunidade voltada à caridade) esta é a obra certa! E Suely se aprofunda embasada em várias referências bibliográficas das obras básicas e subsidiárias do Espiritismo, legando um verdadeiro tratado sobre mediunidade brasileira. Excelente trabalho!
Rodrigo 15/08/2018minha estante
Quero ler!

AndreFernandes 27/04/2014

Apresenta cada atividade do centro espírita do ponto de vista espiritual
Infelizmente, apesar da autora ser grande conhecedora da doutrina espírita, nada que o livro apresenta é novidade para aqueles que estudam a doutrina.

Para quem leu a série de André Luiz, esse livro não passa de uma revisão daquilo que André Luiz relatou a respeito dos casas espíritas do ponto de vista espiritual.

Pode ser interessante para quem ainda não conhece muito bem o espiritismo e tem curiosidade por saber como funciona o 'lado' espiritual de um centro espírita.