Insônia Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Insônia

mari.mcuri 06/01/2024

Total Chico!
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 13 anos. Fiquei um bom tempo tentando lembrar o nome dele, pra colocar aqui na lista do Skoob, até que, do nada, encontrei ele em uma biblioteca.

Me lembrava muito pouco da história, e confesso que o que me chamou a atenção nele pela primeira vez foi a capa, e foi justamente por isso que eu o reconheci de cara na biblioteca.

Não lembro bem qual foi minha impressão sobre ele na época. Provavelmente eu gostei, mas não o colocaria como um dos meus favoritos.

Relendo Insônia agora, começo a reparar em coisas que não devo ter prestado muita atenção quando era mais nova, ou que simplesmente achei estranho e ficou por isso mesmo.

Cláudia tem menos de 16 anos, mas já tem muitas responsabilidades. Por isso, diversas vezes ela critica os outros adolescentes da idade dela, já que ela parece ser bem mais madura que eles. Apesar disso, é óbvio que ela não é tão madura quanto pensa.

A maioria dos problemas nesse livro são decorrentes da pouca idade dela. Por exemplo, a normalização do consumo de álcool e o fato dela ficar com adultos, incluindo um homem de 27 anos.

Outra coisa que me incomodou foi a história do admirador secreto. A ideia de um romance intermediado pela internet é interessante, e poderia ter sido desenvolvida de maneira saudável, o que não foi bem o que ocorreu.

O livro nos apresenta um garoto obcecado por ela. Ele não apenas fica observando ela na rua escondido, como também pede para um amigo hackear o computador dela, tira fotos dela sem que ela saiba, imprime e cola as conversas que teve com ela na parede, etc.

Tudo isso para no final, aparecer um rapaz tímido e bonzinho. Ele inclusive conta tudo que fez para a protagonista, e ela simplesmente o acha um "garoto estranho", mas acaba confiando nele e se apaixonando mesmo assim, como se tudo que ele fez fosse completamente normal e aceitável.

Acredito que a intenção do autor tenha sido mostrar um jovem tão apaixonado a ponto de fazer loucuras, assim como dizem as poesias que ele tanto gosta. Porém, a forma como isso foi feito acabou sendo bastante problemática.

Apesar disso, por se tratar de um livro bem curto, foi uma leitura fácil e rápida. Valeu a experiência de entrar em contato com essa história novamente, por meio de outra perspectiva.

vale refeição 29/05/2023

É uma leitura divertida e, certamente, um pouco contraditória.
Ao iniciar a leitura, logo assimilei as obras de Raphael Montes, de certo esse livro lembra um pouco "Uma mulher no escuro", a diferença é que não possui mistério, ou crime.
O livro basicamente é um romance fraco, com algumas incoerências. Não há nada revolucionário além das gírias antigas (Como "total chico")

Zoi puxado 05/04/2023

Pior leitura da vida!
Desde o começo foi uma leitura arrastada, peguei na biblioteca da escola achando q ia ser legalzinho mas sinceramente Q COISA HORRIVEL! A personagem principal fica td hora querendo mostrar ser madura e o livro ainda diz ser normal beber bebidas alcoólicas na adolescência, sem contar o ft de romantizar td essa sexualidade aliás uma coisa q ela criticava tanto.

Raissa.Valderamos 09/01/2023

Insônia
Assim como "Isso ninguém me tira", esse é um livro que li múltiplas vezes pois era um dos poucos que tinha antigamente. Essa história me traz um conforto maravilhoso e amo isso.

alessa_fragnello 07/01/2023

Irrealista e superficial é assim que descrevo a leitura
Li esse livro como leitura obrigatória para a escola e o que posso dizer é que cada minuto de leitura foi excruciante; custei muito para terminar o livro.
Certamente esse não é um livro que se preocupa em inserir o leitor no contexto da história. Isso porque nos poucos momentos em que o autor descreve detalhes sobre o ambiente e os personagens, o faz de forma muito superficial e pouco empática.
Como adolescente me senti injustiçada e pouco representada, pois, na minha concepção, o autor traduz essa fase tão importante da vida de uma forma simplista e fantasiosa. Os personagens são rasos e não apresentam uma personalidade singular ou mesmo um caráter. São reduzidos a um conceito genérico da adolescência: de rebeldia, de exploração no âmbito sexual e de irresponsabilidade.
Creio que essa obra tinha grande potencial, poderia ter se aprofundado nas descobertas dessa fase de transição entre a infância e vida adulta e no que ela representa na formação do ser. Nesse sentido, seria importante ao escritor, enquanto adulto, buscar conhecer a visão dos indivíduos alvo da obra e buscar estudar a psiquê e as formas de agir e pensar desses indivíduos.
A impressão que me passa é de uma história repleta de PRÉconceitos, que tenta envolver jovens na leitura utilizando a "linguagem atual", mas peca ao reduzir o enredo a um clichê genérico.
Isadora243 07/01/2023minha estante
Falou tudo ???????

meowjess 03/01/2022

Esse livro é maravilhoso
Eu o li pela primeira vez em 2008, e reli ele hoje, me lembro de como fiquei a noite inteira com o abajur ligado para terminar mais rápido, sensação gostosa de nostalgia

Kabrine 28/12/2021

Uma releitura de um livro da infância
Certos livros ficam na memória da gente, com muito carinho e identificação e ao reler insônia eu pude perceber o quando amadureci e entender porque o livro mexeu tanto comigo na época em que o li.

De antemão encontrei problemas que antes não tinha visto como a forma em que Homero ficou aficionado com Cláudia: pensava nela o tempo todo, escrevia para ela, rondava a casa dela para ter um vislumbre dela, imprimiu a conversa dos dois e colou na parede.

E aí fica claro que foi um homem que escreveu esse romance.
As atitudes do jovem, que já era maior de idade e Claudia não, eram um pouco preocupantes e até possessivo.

O pai da Cláudia era muito negligente com a filha, acredito que o autor quis demonstrar que existe muita confiança na filha, porque ela já age como uma adulta por cuidar do pai e da casa, mas deixar a filha sair de noite com desconhecidos dentro do hotel e nem checar de vez em quando como estão as coisas, achei meio assim esquisito.

É uma leitura extremamente agradável mesmo com os maneirismos e gírias da garota e percebi atitudes típicas de adolescente vindo dela, o que prova que ela não era assim tão madura quanto pensava e tá tudo bem, porque é outra atitude de adolescente achar que é maduro para idade quando não é.

Ela de fato é diferente das outras garotas, tem outras responsabilidades, mas (de novo fica claro que um homem escreveu o livro) critica as outras garotas da idade dela porque só pensam em garotos e falam de garotos (o que não é verdade) e mesmo assim o livro girou em torno de... ta dã: garotos! Dela sentindo que falta algo e no fim era um namorado.

Bru 24/08/2021

Insônia
A minha primeira reclamação são as gírias, coisas como "Galisteu", "Chico", "Super isso" e "Super aquilo", e que são muito decorrentes durante a escrita, e que tornam a história totalmente cansativa.

Outra coisa que me incomodou muito foi uma parte específica, quando o autor coloca em uma das conversas da Cláudia com seu pai, que a escravidão foi um "avanço para a sociedade", diminuindo totalmente um dos maiores horrores da nossa sociedade.

E sem falar que romantiza algo sério como a exposição de uma conversa com um total desconhecido.
Aonde um garoto, o Daniel que seria o "mocinho", de 18 anos que está na faculdade, manda e-mails e tira fotos dela andando pela rua como se fosse algo natural. E que na verdade é algo bem estranho, e que deveria ser advertido no livro mostrando o quão é perigoso uma adolescente conversar com estranhos, ainda mais que às perseguem, e não ao contrário, estimulando a terem um romance e acharem isso tudo completamente natural.

E o Romance, assim dizendo, é relatado de forma rápida e sem aprofundamento nenhum entre os personagens principais .
Isadora243 17/02/2023minha estante
????????????

7lyth 17/08/2021

Li esse livro quando tinha 11/12 anos. Foi uma experiência estranha para mim. Ficou marcado na minha memória, ainda mais a descrição no final.
Não me deixa surpresa que um homem romantize pedofilia/stalker, o que me choca mesmo é ele mostrar a ideia "genial" dele pro público adolescente que estava começando a ter contato com o mundo virtual, inserindo isso de maneira tão irresponsável e grotesca.
Quando eu terminei de ler "insônia" (sim eu me lembro até hoje) sabia que um limite tinha sido ultrapassado e que não estava certo. Até cheguei a esconder o livro dos meus pais e fiquei um pouco triste. Apesar que outra parte de mim tinha gostado muito do livro porque foi um dos primeiros que eu li que tinham "várias" páginas.
Hoje eu vejo que a tal da Claudia não tinha nada de "mais madura pra idade dela" que é jargão de pedofilo pra manipular... Com 15 ngm sabe de nada, só pensa que sabe. Por isso esse livro é um puta de um problema e nem imagino como deve ter sido má influência para tantas crianças.

Lido entre 2008-2009

gabs 14/08/2021

Muito ruim, eu simplesmente odiei.
Eu, uma garota de 15 anos, comecei a ler esse livro pois vi na biblioteca da minha antiga escola e li apenas para passar o tempo.

Confesso que demorei muito para fazer essa resenha pois achei uma coisa decadente.

A minha primeira reclamação são as gírias, coisas como "Chico", "Galileu" entre outras que são bem presentes e juro que não entendi nada. Como sei que o livro foi postado antes dos anos 2000 fui perguntar aos meus parentes mais velhos se usavam gírias como essa e advinha? Não, eles não usavam.

A personagem principal é a típica garota que se acha "muito madura pra idade dela", quando na verdade ela só é uma garota mimada que tem umas responsabilidades a mais.

Além de se intrometer demais na vida amorosa do pai, ela começa a decidir totalmente sobre a vida dele.

Uma coisa que me incomodou muito foi uma parte específica, quando o autor simplesmente colocou o pai da Cláudia, a protagonista, para dizer que a escravidão foi "um avanço para sociedade". Tipo, moço essa foi um dos maiores horrores da nossa sociedade, por favor estude história novamente. Isso em momento algum é contestado no livro o que me faz crer que é uma ideologia do autor. E não vi um momento que essa fala agregaria na obra.

Ela vai para um resort com um pai e lá conhece uma mulher mais velha, a Dea, depois de dar uma de "sou diferente das outras garotas" elas se sentam e começam a conversar, até dois caras mais velhos virem e começarem a conversar com elas marcando um jantar, me surpreende o fato do pai dela simplesmente não perguntar quem são as pessoas que a garota vai sair e simplesmente deixar, moço o senhor não assiste o noticiário?

A Claudia, uma adolescente, começa a conversar com um adulto, o Pedro, um cara de 27 anos, e apesar de Claudia ter deixado óbvio sua idade, depois de muitos discursos eles se beijam, ele é um ADULTO beijando uma ADOLESCENTE.

Enfim, por incrível que pareça, essa não é a parte mais problemática do livro. Muita coisa acontece no livro e tals. Vou pular muitas partes pra ir pra que mais me incomodou.

A Claudia faz parte de um gruoo de bate papo olnine onde entra o "Homero", que fica mandando poemas em seu email privado, aí eu achei fofo mas ficou muito problemático. Ele mandou uma foto dela para o email de Claudia e ela não foi chamar a polícia imediatamente, ao contrário, ela continuou conversando com ele.

Homero disse para Claudia que ele havia tirado a foto dela é eles continuaram a conversar como se fosse uma corriqueira um estranho tirar fotos suas no meio da rua.

Eles continuam a conversar e acabam criando uma amizade, mas enquanto eu lia só conseguia pensar que esse tal de "Homero" poderia ser um pedofilo, mas pra minha total supressa ele nao é.

A Claudia conhece o "Homero" pessoalmente na verdade é o Daniel, eles conversam e ele pede para levar ela a um lugar, eu fiquei desperada achando que era um sequestro organizado, mas não era.

Ele levou ela para um porto, isso daria um ótimo filme de sequestro se alguém pegasse o plot e mudasse o final. Alguns dias se passam eles saiem cada vez mais e no final ficam juntos, assim como a Dea e o pai da Cláudia.

Sinceramente acho que o livro teria sido mais interessante se eles tivessem ensinado a adolescentes como eu a não confiarem em gente da internet.

Mah 13/07/2021

Eu li esse livro quando eu era adolescente e agora resolvi revisita lo. Confesso que parte do encanto se perdeu, mas esse é uma leitura gostosa, de um dia, uma vez só pra relembrar? e isso!

Rezendduda 17/06/2021

Escrita por mim em 2013
A história é narrada por Cláudia, uma garota que perdeu a mãe muito cedo e vivia com o pai. Ela conhece um admirador secreto pela Internet, que é no mínimo interessante.
Claudia vai a uma viagem de negócios com o pai e lá conhece uma garota que vai agitar um pouco as coisas.
Eu, sinceramente, achei que o final deixou a desejar, mas é um livro interessante para ler durante as férias.

Erica 17/09/2019

Insônia
Esse livro marcou minha vida, li ele a muito tempo atrás, a mais de 9 anos e nunca esqueci dele. Perfeito demais

Joh 20/09/2016

Minha primeira paixão pelos livros
Eu li esse livro há 7 anos atrás, e posso dizer que se hoje eu gosto de ler devo a esse livro. Nunca tinha terminado de ler um livro na vida, as professoras passavam trabalhos literários e eu achava que estava pagando algum pecado, não lia o livro e sempre pegava os "resumos" dos colegas que tinham lido. Até que um dia eu subi na biblioteca com umas amigas para pegar uns livros pedagógicos e então uma amiga que tinha o costume de ler viu esse livro e leu a sinopse, eu dei uma olha e logo de cara me chamou a atenção, a capa diferente com cores vivas e lindas, quando virei o livro e li a sinopse vi que trava de assuntos super juvenis me bateu aquela curiosidade de saber a historia.
Devo dizer que a historia me prendeu e me fez "comer" o livro não ler, e quando terminei eu já estava louca para ler mais livros.
Agradeço ao Marcelo carneiro por me apresentar o mundo da leitura e me envolver nele.
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!
E para os que dizem que Livros brasileiros são ruins só digo uma coisa "livros brasileiros são bons sim e esse é uma prova disso".
Giovana.Lins 23/05/2019minha estante
MEU JESUS AMADO, esse é o comentário da minha vida, faça de suas palavras, as minhas. Eu acabei de ler "Insonia", confesso que peguei o livro por pura pressão, todos os dias que chegava da escola, minha mãe me cobrava um livro pra ler, nunca gostei muito de ler, minha praia mesmo é falar e falar. Porém esse livro dever ter algum toque de magia, ele é incrível, foi o único livros dentre anos que conseguiu prender minha atenção, eu realmente queria conhecer o auto e parabenizado ele pessoalmente, porque ele sim é um cara de muito talento. Em um certo dia ouvi a frase " se você não gosta de ler é porque não descobriu do que gosta" e eu nunca levava a serio, mas hj eu posso garantir que é a PURA VERDADE.

Giovana.Lins 23/05/2019minha estante
Parece que nossos gostos para livro são os mesmo, então se tiver um outro livro que vc tbm gostou, me indique, pfv