Peter Pan: A Origem da Lenda

Peter Pan: A Origem da Lenda J. M. Barrie

Resenhas - PETER PAN: A ORIGEM DA LENDA

Queria Estar Lendo 14/10/2017

Resenha: Peter Pan - A Origem da Lenda
Peter Pan - A Origem da Lenda é uma história diferente do que você esperaria, caso tudo que conheça desse clássico personagem são as histórias da Disney. O livro lançado pela editora Universo dos Livros passa longe da Terra do Nunca, Tinkerbell e uma rixa com o Capitão Gancho.

Em uma Londres do início do século XX, o narrador nos conta a história de Peter Pan e sua vida nos jardins de Kensington, em Londres. Um menino que não se conformou em deixar de ser pássaro para se tornar um bebê, Peter Pan voou da janela de sua casa até os jardins quando tinha sete dias de vida, e nunca mais envelheceu.

Vivendo em meio aos pássaros e crescendo brincando durante a noite nos jardins de kensington, Peter Pan é a lenda preferida das crianças que ali brincam, que juram que podem se lembrar de suas vidas como pássaros se apertarem as mãos nas têmporas e desejam ardentemente verem os bailes das fadas.

Acho que ninguém consegue passar a vida sem conhecer Peter Pan, o clássico personagem infantil que nunca quis crescer. Mas a história como a gente conhece teve uma origem muito diferente. Nada de virar a direita na segunda estrela e seguir em frente até o amanhecer para chegar a terra do nunca. Sem capitão Gancho, Tinkerbell, Princesa Tigrinho ou os Garotos Perdidos.

Peter Pan - A Origem da Lenda é um excerto retirado do romance The Little White Bird, de JM Barrie, que foi publicado em 1902. Essa foi a primeira aparição dele na literatura e concentra-se em aventuras vividas por ele em Londres, em vez da Terra do Nunca.

Uma história narrada pelo ponto de vista infantil, que acredita em magia e criaturas míticas, com suas mitologias infantis que buscam explicar os acontecimentos da vida e criar aventuras empolgantes que apenas crianças, com sua imaginação fértil, são capazes de viver.

O livro tem a mesma mensagem de qualquer história do Peter Pan: não deixe a criança dentro de você morrer. Não há motivos para deixarmos de acreditar em magia e fadas e pássaros que se tornam bebês a pedido de mães, só porque já temos uma idade com dois digitos.

A leitura é bem fluída e rápida, uma narrativa facilmente compreensível e ideal para o público infantil. Cada capítulo é uma aventura nova, curta e fantasiosa. Apesar de uma certa estranheza com uma das últimas histórias (achei bizarrinho, mesmo considerando a época em que foi escrita), é algo que eu recomendo para uma "sala de leitura" com as crianças e também para aquelas que começaram a ler a pouco tempo.

Assim como O Mágico de Oz, Peter Pan - A Origem da Lenda é um livro que entretêm, diverte e deixa uma mensagem importante para os jovens leitores permeada em suas páginas.

A edição da Universo dos Livros é muito fofa, com as folhas em papel pólen e as margens desenhada. Se você olha muito tempo para a capa, ela passa uma sensação de Huckleberry Finn, mas no fim é adequada a história que apresenta. O fato dele ser tão curtinho também é ótimo: uma leitura tranquila para uma tarde preguiçosa.
Luh 03/06/2020minha estante
Quando eu comecei a ler eu fiquei totalmente confusa, eu pensei: "Esse autor viajou demais!" Porém vendo esses feedbacks estou tentando aceitar melhor a visão do autor sobre a origem desse personagem, pois vai muito além do que eu estava esperando na narrativa.

Ericxck 09/01/2022

Peter Pan
Li quando tinha 7 anos o que pode ser o motivo da minha avaliação baixa, porque eu não entendi bem o livro

Laurete | @queridaeusouleitora 03/10/2021

Singelo
Livro muito delicado sobre como o Peter Pan foi para nos jardins, e como são as fadas, flores e pássaros no mundo mágico.
Eu amei muito, tava empacado não estante não sei porque, leitura rápida e muito gostosa.

JAssica 14/01/2024

Peter Pan, A Origem da Lenda ?
No livro, James Mattew Barrie que é o narrador personagem, descreve suas aventuras pelos Jardins de Kensington ao lado de David - que era seu irmão mais velho dele na vida real - contando o surgimento de Peter Pan. A narrativa é clara e divertida, com personagens humanos e irreais que, com um toque de magia são importantes para a trama e o lugar onde eles estão é muito bem construída. Eu indico para todas as pessoas.

Jesraylanne 19/07/2023

Peter Pan: A Origem
Uma das coisas mais interessantes em Peter Pan: A Origem é a capacidade do autor de nos transportar para um mundo mágico, onde sonho e realidade se misturam. As descrições das paisagens da Terra do Nunca são encantadoras e nos fazem desejar fazer parte desse mundo fantástico.

Além disso, o livro nos faz refletir sobre a importância de manter viva a criança que existe dentro de nós, mesmo quando nos tornamos adultos. Barrie nos mostra que é possível conservar a alegria e a imaginação mesmo diante das dificuldades da vida.

Em resumo, Peter Pan: A Origem é um livro que encanta os leitores de todas as idades, com sua narrativa envolvente e repleta de emoção. É uma obra que nos faz refletir sobre a importância das memórias da infância e nos convida a embarcar em uma jornada pela magia e pela fantasia.
Livinha 21/07/2023minha estante

kethlyn 02/01/2022

Faltou magia
Um livro com uma narrativa arrastada, onde para mim faltou um pouco mais da magia que Peter Pan sempre transmite a respeito da sua vida!

Jaíne @literariafarofa 23/01/2021

É o início da história
Eu comecei a ler esse livro achando que era o clássico Peter Pan, mas descobri quase no fim que na verdade esse é um dos livros do autor sobre o menino que nunca cresce. Na verdade, esse é o início da história, como Peter Pan virou Peter Pan.
Foi uma leitura muito rápida e divertida. É uma narrativa mágica, contada por crianças e que traz saudades da infância.

Jorge Henrique 28/12/2015

A Origem do grande Ícone Infantil
A história, como já é de se imaginar pelo título, é como se fosse um prelúdio da trama de Peter Pan original que conhecemos. e consequentemente não iremos encontrar Wendy e seus irmãos em nenhum momento da história. Aqui teremos como Peter "nasceu", e cresceu até se tornar a lenda da Terra do Nunca.

"O coração de Peter era tão feliz que ele sentia que poderia cantar o dia todo, assim como os pássaros cantam de alegria"

Inicialmente, o autor nos introduz, que todas as pessoas nascem como pássaros, e aprendem a voar, mas com ao decorrer do tempo, quando são crianças, perdem esta habilidade.Os pais teriam que ir aos Jardins de Kensington, e colocar uma espécie de carta nos lagos, pedindo um filho. Esta carta chegaria ao Corvo Salomão, e ele enviaria o(s) bebê(s) para quem pediu. Mas muitas vezes Salomão gosta de "zoar" com a cara das pessoas, e enviam o contrário do que elas pedem, se querem menino, vai menina, se pedem um, vai dois, pedem crianças calmas, vai crianças agitadas, e assim por diante...

Peter foi uma dessas crianças, mas quando viu que queria voltar aos Jardins, retornou para onde nasceu, deixando sua mãe sozinha e preocupada em casa. E em meio a conflitos e indecisões, e a uma narrativa prazerosa e fantasiosa, o autor contará a história para uma criança chamada David, que é sempre citada na história, o que faz o leitor se sentir como ele, imaginar todas as cenas, como se literalmente alguém tivesse te contando uma história.

"Já os barcos chiques não têm nada para guardar. Alguém volta a essas lembranças mágicas da infância por conta dos barcos chiques que teve? Ah, isso não. É o barco de gravetos que vem carregado de memórias"

Eu gostei bastante do livro, pois cresci vendo Peter Pan, e eu adorava (e adoro mais ainda a versão maléfica de Once Upon a Time). Este ano, eu li o livro original escrito por J.M. Barrie, e também amei. Agora, saber como foi a origem deste ícone infantil, foi bem divertido e nostálgico.

Bom, eu não vou contar muito da história para vocês, pois pode ser spoiler, porque o livro é bem curtinho, espero muito que vocês leiam, principalmente se você gosta da história original de Peter Pan, tanto a animação da Disney, o filme, ou até mesmo o livro, espero que tenham gostado e até mais!

site: http://diurnosleitores.blogspot.com.br/2015/12/resenha-46-peter-pan-origem-da-lenda-j.html
Ana Carolina Feitoza 29/12/2015minha estante
Deu vontade de ler!!! ^^

Camila.VAzquez 22/09/2016minha estante
Muito original que deu o conto clássico. O PAN filme (http://hbomax.tv/movie/TTL603315/Peter-Pan) eu gostei tanto que eu vou ver, foi uma estreia que me surpreendeu e excedeu as minhas expectativas. Foi trazido de volta para a tela grande com um roteiro original e bem feito, o ritmo do filme é constante e é adequado para pequenos e grandes.

anabomi 20/11/2021

Meh
Achei chatinho demais
A escrita não me passou a magia das crianças, como lembro bem em sentir ao ler Anne de green gables.
Tiveram partes desconfortáveis também
Sei lá, não foi par mim at all

Julião 19/04/2020

O que falar de um conto de fadas?
Não da para contextualizar o quão mágico é ler um conto. Você precisa abandonar suas construções e teses sobre o mundo e aceitar um novo universo. Muito, muito, muito maravilhoso.

Essa história de 1902 do Berrie é fantástica e eu recomendo a leitura.

?... porque ter fé é ter asas?

trizieize 06/08/2020

Agradável.
De início, o livro é um tanto confuso. Muitas informações sobre o lugares e personagens que eu não entendi muito bem. Porém, se torna uma leitura rápida e agradável.

_Du_ 14/01/2021

Mágico
É uma história mágica, me lembrou em alguns momentos Alice no País das Maravilhas e em outros O Pequeno Príncipe. Mas também é única em seu modo ser. Gostei muito da leitura e a forma de narrativa.

Nina.escrito 08/04/2024

Um dia você será velho o suficiente para voltar a ler contos de fadas, as eles estarão diferentes, como você"

Eu sempre amei contos de fadas, assim como suas releituras e desconstruções
Quer dizer, quem nunca sonhou com um lugar fantástico, cheio de fadas, piratas e elfos?????
Tão fascinante ler sobre eles, enfeitados ou desmascarados, clássicos ou atuais, como o autor escreveu, ou como realmente seria na vida real
Não seria diferente com Peter Pan!

Claro que o conheci como o garoto que nunca cresce, que leva crianças para aventuras na Terra do Nunca, enfrenta piratas e é amigo das fadas
Mas tal qual foi minha paixão ao ler "O la drão de crianças" de Gerald Brom em sua versão desconstruída onde Peter é um assa ss1no cruel e egoísta que r0uba crianças?
Também foi nesse livro, nas notas do autor que descobri sobre "O pequeno pássaro branco" (The little white bird/não lido) onde aparentemente acontece a primeira aparição de Peter
E "Peter Pan - A origem da lenda" (original Peter Pan in Kensington Gardens), onde J. M. Barrie conta de uma forma poética e lindamente triste sobre como Peter se tornou o primeiro garoto perdido
Ele conta que as crianças antes de serem enviadas às mães eram pássaros, e que até os 2 anos de idade nos lembramos e temos costumes desse passado mas que esquecemos com os anos

Peter, quando tinha 7 dias de idade, pela janela de seu quarto, voou até os Jardins de Kensington, e lá se entreteu por muito tempo vivendo entre os pássaros e se divertindo com as fadas que quando voltou para casa encontrou sua janela (que sempre ficava aberta para o caso dele voltar) com grades, e sua mãe dormindo abraçada à outro garotinho. Em sua tristeza e decepção, ele voltou para os jardins chorando, onde vive suas aventuras e se tornou a lenda que conhecemos hoje, com a origem de várias passagens dos filmes e livros sobre a lenda de Peter Pan sendo contada nas páginas, incluindo a história do dedal/beijo e uma tal cabra...

Giovanna.Pinhal 31/12/2023

O Pequeno Pássaro Branco
Não sei explicar como vivi tantas emoções em um livro tão curto; curto e cheio de história. Essa obra retrata a origem do Peter Pan, quem era ele antes da figura específica que conhecemos.

J. M. Barrie tem uma imaginação e uma criatividade fora do comum. Acho incrível como sua mente viaja de forma tão linda a fim de contar uma história tão tocante, linda e singular como a do Peter. Eu, particularmente, sou apaixonada, e ter sido introduzida ao início de tudo, nesse livro, foi mágico.

Os mínimos detalhes encontrados aqui me enchem da mais pura emoção, e é possível reparar que muitos elementos desse livro foram aproveitados no filme, principalmente no live-action de 2003.

Adorei conhecer o início de tudo. Gostaria de ser uma eterna criança com o Peter. Ou um pássaro.

Dani 15/10/2023

Eles esqueciam de como dançar quando ficavam tristes e só se lembravam novamente quando estavam felizes. David me disse que as fadas nunca dizem "estpu feliz", o que elas dizem é "estou dançante".