O passageiro secreto

O passageiro secreto Joseph Conrad

Resenhas - O Passageiro Secreto

lgcorporativo 20/11/2021

Esta é uma breve história sobre o encontro de um capitão de navio que acolheu, em segredo, o fugitivo de uma outra embarcação encontrado em alto mar.

É um livro curto, centrado na relação de imediata confiança, cumplicidade e identificação que se estabeleceu entre os dois. "Meu duplo", assim se referia o capitão a Leggat, o passageiro secreto.

"Aquela impressão mental de estar em dois lugares ao mesmo tempo chegava a me afetar fisicamente, como se a atmosfera de segredo impregnasse até a minha alma".

Apesar de uma confissão surpreendente de Leggat sobre como e porque chegou até o navio, o capitão o mantém em segredo do resto da tripulação.

A incerteza sobre o destino de Leggat e até quando a presença dele no navio seria mantida em segredo é o que nos motiva a seguir na leitura.

Joseph Conrad tem uma escrita elegante e conhece bem o universo ficcional da história, presente em outros livros de sua autoria. Trabalhou na Marinha Mercante durante muitos anos, quando jovem.

Conrad nasceu na Ucrânia, mas era filho de pais poloneses. Ficou órfão aos 11 anos. Quando adulto, conseguiu cidadania inglesa.

A edição da extinta editora Cosaic Naify contém ilustrações dobráveis em todas as páginas, uma experiência sensorial capaz de ser experimentada somente em livros de papel.

Alessandra 17/08/2021

Surpreendente
Um livro curtinho, com apenas 56 páginas, mas que consegue te prender com suspense e magnetismo.
O capitão de um navio resgata um náufrago e o esconde em sua cabine. A partir daí você não consegue parar de ler até saber o final!

Tábata Kotowiski 03/02/2021

Um capitão encontra um homem no mar e resolve ajudá-lo. E durante essa ajuda, ao conhecer um pouco mais daquele estranho, ele questiona sua existência como ser e capitão do navio, levantando a questão de como ambos são estranhos a sua maneira... ele chega a apontar o fato do estranho ser seu dobro, sua cópia, o que intriga bastante e nos faz esperar por um plot twist.
Esperava mais, pra ser sincera, mas a história prende e tem um que de mistério que permeia o conto.

site: randomicidades.wordpress.com

Fernanda 01/10/2019

Obra curta, mas que vale por 1000 páginas.
A proposta misteriosa somadas à diagramação desta coleção da Cosac Naify me deixaram curiosa sobre este livro do renomado autor Joseph Conrad. Depois de pesquisar um pouco sobre o autor, li que realmente possuía muita experiência à bordo, inclusive baseava alguns de seus personagens em pessoas que teve contato nestas viagens, como dá para perceber nesta obra, que lembra um diário de bordo.

São apenas 56 páginas, mas com muito conteúdo. Os diferenciais do autor estão no caráter psicológico, na escrita incisiva e no conhecimento marítimo. Esta não é uma trama complexa, ou uma história pretensiosa, mas consegue aguçar muito bem a atenção do leitor. Tem um "quê" de realista na escrita, vai direto ao ponto sem rodeios, descreve o essencial, mas com símbolos, metáforas e significados ocultos em suas palavras, com várias interpretações, perfil difícil de ser encontrado na literatura popular hiper-orientada ao resultado deste século.

Realmente, não é um livro de leitura fácil, tanto pelos aspectos da linguagem da época, quanto pelas gírias e termos marítimos (mesmo com o glossário disponível), ou que seria apreciado ou recomendado para qualquer pessoa.
Para apreciar melhor e compreender este tipo de obra, é necessário atenção redobrada na leitura, já que o importante não está no final da história, mas na jornada. O espelho, o duplo, o conflito de identidade e o "eu" que eu vejo nos outros e o "eu" que eles veem são temas a se refletir.

Talvez pela falta de costume com livros desta época, pessoalmente, o final não trouxe muita satisfação, já que muitas expectativas foram levantadas e a trama (se podemos chamar de trama) trata de algo cotidiano, mas que é elevado a níveis fantásticos pelo autor, transformado em incomum, como o conceito de normalidade "inquietante" de Freud, então não há ocorrências que são fora do comum no livro, apenas nos aspectos psicológicos.
Enfim, cada obra deve ser apreciada pelos méritos e não apenas opinião pessoal, e por isto, esta com certeza vale muito a pena a leitura.

Georgeton.Leal 20/10/2018

Uma pequena novela que surpreende
Em poucas páginas, Conrad consegue fazer o que muitos escritores não fazem em mil! "O Passageiro Secreto" é uma pequena novela que traz suspense, cumplicidade e precisão sem ter que apelar para clichês e redundâncias narrativas. Uma prova de que para surpreender o leitor, tamanho nem sempre é documento. Outro elemento interessante presente aqui é o "tema do duplo", o qual é bem trabalhado pelo autor na figura do capitão do navio em contraste com o náufrago resgatado.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/11/uma-pequena-novela-que-surpreende.html

Priscila (@priafonsinha) 24/07/2017

Uma pequena obra!
Livro curtinho de Joseph Conrad, muito interessante e de leitura viciante.
Conta a história de um capitão que resgata um náufrago e o esconde em sua pequena cabine. O capitão cria uma relação de "espelho" nesse passageiro secreto, como se fosse seu duplo, pois em muitos atos ele se vê naquele. Uma história intrigante e muito bem contada!
Conhecia pouca coisa sobre o autor, adquiri de olhos fechados, encantada pela Cosac e sua belíssima edição! O livro vem dentro de uma caixinha, e as folhas da história são uma espécie de "página sanfonada" com desenhos entre elas, como se estivéssemos dentro da cabine do capitão. Uma verdadeira pequena obra!

Dani Moraes 22/02/2017

Exploração do duplo e espelho
Uma relação entre um capitão e seu hospede inesperado, que acaba que por se ver refletir nos olhos do outro.
Para uma opinião completa clique no link abaixo.

site: http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2017/02/o-passageiro-secreto.html

IvaldoRocha 19/12/2015

Não se deixe enganar, um livro com 56 páginas mais que surpreende.
Um dos livros da “Coleção Particular” da Cosac Naify. Os projetos editoriais desta coleção, tem como meta criar os chamados “livros-objetos” que estão sempre relacionados à história do livro.
Realmente uma coleção fascinante que vai deixar saudades para os amantes de livros, que não podem deixar de conhecê-la em detalhes no site da editora, antes que a Cosac Naify encerre suas atividades.
É difícil acreditar que outra editora possa lançar novamente estes livros.
O passageiro Secreto foi editado como brochura com páginas sanfonadas e armazenado (ou escondido) em uma caixa.
O livro de poucas páginas que traz um “thriller” de suspense impressionante. Um capitão, na sua primeira viagem em comando, recolhe um fugitivo que em muito se parece com ele e o esconde no navio, até que possa deixa-lo fugir.
Um livro imperdível.