Zen Socialismo

Zen Socialismo Cynara Menezes

Resenhas - Zen Socialismo

Paula 13/12/2015

Socialismo tropical!
“Zen socialismo – os melhores posts do blog Socialista morena” (Geração Editorial, 2015, 240 páginas), da jornalista baiana Cynara Menezes, traz um conjunto das principais ideias publicadas em seu blog intitulado Socialista Morena, blog este que permitiu à autora conquistar sua independência profissional sendo financiada exclusivamente por doações e assinaturas de seus leitores, atualmente a mesma é seguida por mais de 50 mil perfis no Facebook.

Seu blog Socialista Morena prega a necessidade de reorganização dos ideais de socialismo existentes, a autora fala, baseada em Darcy Ribeiro, de um “socialismo moreno”, à moda brasileira, mestiço, tropical e finalmente livre das amarras de ditadores como, infelizmente, vemos em muitos exemplos ao longo da história do mundo.
Contra todas as formas de intolerância, ela publica em seu blog textos curtos de forma clara, objetiva e bem humorada Cynara faz um excelente trabalho de ataque às concepções anacrônicas e equivocadas da direita brasileira e de seus seguidores mal informados, temas como sexismo, aborto, corrupção e homossexualismo são frequente explanados em seus textos.

O socialismo é abordado no livro como um estilo de vida, e não como um modelo ou regime político partidário, isso pode ser notado logo no primeiro capítulo do livro quando a autora diz “ser socialista para mim, não significa necessariamente estar ligado a um partido político que se diz socialista. Nem mesmo alcançar o poder, mas atuar como uma consciência coletiva ainda que fora dele, um contrapeso na busca por mais equilíbrio no mundo (...). Rebelar-se contra as injustiças faz parte da natureza humana”.

Os textos publicados no livro são de fácil interpretação, não exigem do leitor conhecimento político prévio, sem se tornar um livro raso. Os argumentos são bem construídos, pontuais e envolventes, permitindo dessa forma que a autora leve o leitor pelas trilhas de sua ideologia sem que o mesmo perceba a grande afinidade que está criando com a sua visão de mundo e adquirindo uma nova percepção sobre uma sociedade mais igualitária, sem grandes ilusões de que o capitalismo desaparecerá em um estalo, tornando assim o livro ainda mais palpável ao leitor.

Além disso, Cynara Menezes dividiu os textos publicados no livro em hashtags: #socialismo, #Brasil, #literatura, #camaradas, #mundo, #maconha, #jornalismo, #vida, #sexualidade, #entrevistas. Essa separação de temas deu ao livro um ar mais leve, apesar dos temas pesados que cada hashtag contém.

Um dos pontos altos da leitura é que para o leitor curioso o livro torna-se um grande banquete cultural, apresentando poetas, cineastas e outras belas influencias pouco conhecidas como a escritora Carolina Maria de Jesus e Alex Polari e outras já consagrados como por exemplo José Saramago, Zuzu Angel e Bertold Brecht, permitindo ao leitor indicações de filmes, documentários e o mais importante de tudo: um resgate ao nosso passado, principalmente no que diz respeito a ditadura militar, não apenas no Brasil, mas no mundo.

A diagramação do livro é ótima. Por se tratar sempre de textos curtos o livro assumiu uma característica muito acolhedora, usando letras grandes, espaçamentos confortáveis, permitindo uma leitura gostosa e rápida, assim como o blog Socialista Morena.

Enfim, tantos assuntos essenciais, bem escritos e acessíveis à todas as pessoas, indico Zen Socialismo com todo carinho que a obra e a escritora merecem.
Julia Carvalho 31/12/2017minha estante
Muito boa sua resenha, mas por favor, corrija o termo "homossexualismo", o correto é homossexualidade.

fenguel 04/04/2017

Maravilhoso! Cynara escreve muito bem e com os melhores posts do seu blog dá uma boa ideia do que seria esse tal de "zen socialismo"!

Ricarda Caiafa 27/01/2020

Interessante
A leitura me propôs várias reflexões, conhecimentos históricos, políticos e cotidianos.

O livro passa por Marx, Stalin, Lênin, Fidel, Che, religião, politica, maconha, sexualidade e ainda entrevistas com diversas personalidades.

Uma aula de história longe das salas de aula, um outro olhar, um olhar honesto e crítico sobre diversos atores, sobre o socialismo, sobre o capitalismo.

Tiarajú 05/02/2020

Conhecimento histórico e opiniões
Li em poucos dias. Traz vários pensamentos e visões da esquerda, que provavelmente não sejam unanimidade nem mesmo na esquerda. Ainda assim, trouxe conhecimento histórico sobre autores e líderes, o que valeu a leitura.
É bastante opinativo, como se propõe a autora.